Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

As aulas de pontuação e substantivo pretendem provocar no aluno uma reflexão sobre o uso da língua e seus recursos expressivos.

ORIENTAÇÕES

   Tema/Assunto: Pontuação e substantivos (concretos, abstratos, comuns, próprios)

   Objetivos:

Ampliar as habilidades lingüísticas a partir da reflexão sistemática sobre os recursos disponíveis da língua, seus significados e efeitos na comunicação;
Reconhecer e aplicar corretamente os sinais de pontuação em diversos textos;
Reconhecer o substantivo no texto e refletir sobre a sua importância.

   Orientações de como desenvolver as aulas:

  • “Por que pontuar?” é a frase que problematiza o tema a ser estudado.
A idéia é fazer com que o aluno reflita sobre o texto, analise-o utilizando-se da comparação.
As imagens são iguais, mas as frases, por terem sido pontuadas de maneira diferente, não são iguais. Leve-o a perceber a mudança provocada no texto ao mudarmos a pontuação. Peça a eles que pontuem de outra forma, buscando outro sentido possível.
A primeira passa o sentimento de satisfação, de segurança. Já a segunda, expressa surpresa, dúvida. Pergunte aos alunos qual das frases dialoga com a imagem e por quê.

  • No segundo slide, explorar os conhecimentos prévios dos alunos.
Caixa de texto:

  • Leitura da história em quadrinhos


Caixa de texto: O terceiro e quarto slides consistem na apresentação da história em quadros do Snoopy. O texto deve ser reproduzido para o aluno e entregue no momento da leitura. Material para o aluno:




Escolha dois alunos e peça que façam leitura expressiva do texto.

  • O slide 5 propõe uma análise do texto, chamando a atenção para os elementos verbais e não-verbais, além dos sentimentos das personagens, o que o ajudará na compreensão do uso da pontuação.

  1. Espera-se que o aluno perceba que Charlie está ansioso para falar com o cão que há alguém que quer vê-lo. Ele sai da casa correndo e ao dar a notícia, fala com entusiasmo.
  2. O cão está magoado, triste com a moça que, em outro momento, o decepcionou.
  3. A lembrança do cão mostra que ele era feliz, brincalhão, antes de conhecer Patrícia. A decepção fez dele um cão triste, quieto, calado...
  4. O graveto é a lembrança concreta do desastroso primeiro encontro com a menina. É o elemento que não o deixa esquecer o quanto ficou magoado com a atitude de Patrícia.
  5. Os quadros marcam o início e o fim da lembrança do cachorro, representa que a narrativa dele naquele momento está no passado.

  • No slide 6 o aluno deve utilizar a própria lista de regras para explicar a pontuação do texto. Nesse momento, é importante acompanhar cada uma das regras elaboradas por eles, para se assegurar de que estejam claras e bem definidas. É interessante listar no quadro as regras criadas pelos alunos para oportunizar a todos estar em contato com a linguagem dos colegas.

SUGESTÃO:
Explore na história os elementos narrativos: personagens (peça aos alunos a caracterização), espaço, tempo (inclusive falar das partes principais que constituem uma história – início, meio e fim), o fato que move a história. É possível também pedir aos alunos que reescrevam a história na 3ª pessoa, passando as falas do discurso direto para o indireto.

Peça aos alunos que reescrevam os diálogos da história em quadrinhos no caderno, criando uma introdução narrativa e explorando as pontuações (dois pontos e travessão).

  • Na seqüência, há três slides onde serão observados três usos diferentes da vírgula: Aposto, vocativo e enumeração. Trabalhar com os alunos de forma que eles construam uma regra para cada situação a partir da comparação entre os textos. Caso os alunos não conheçam os termos, introduza-os.

  • No slide 10, levar o aluno a concluir que os sinais de pontuação são importantes para a organização do texto escrito e que seu uso correto está ligado ao sentido que se quer dar ao que se escreve.



  • “As palavras são todas do mesmo tipo?” é a pergunta que levará os alunos a pensarem nas diferenças entre as palavras e nas funções que elas exercem num texto. Leia a manchete com eles, pergunte se fora do suporte original, o jornal, a manchete mantém sua significação. Trabalhe com esses questionamentos nos slides 11, 12 e no 13 conclua a presença das diferenças e comente sobre a importância de cada um dos termos no texto.

  • No slide 14, há um texto sem os substantivos. Deve-se instigar os alunos na tentativa de descobrir o que diz o texto original, pelas marcas textuais. Como os substantivos estão ausentes, não é possível saber do que se trata com segurança. Passa ao slide 15 e já com algumas informações adicionais, pedir que os alunos reescrevam o texto completando as lacunas.

  • O slide 16 permitirá ao aluno a construção do conceito de substantivo.

  • O slide 17 dá ao aluno a oportunidade de aplicar o conhecimento desenvolvido no slide anterior. Explore a imagem com os alunos percebendo nela o todo – a cidade – e as partes. Peça que dêem um nome ao lugar e explore os substantivos próprios contrapondo aos substantivos comuns.

  • O slide 18 apresenta os substantivos abstratos e concretos. Peça outros exemplos a partir dos modelos apresentados.

  • O slide 19 reforça o conceito de substantivo próprio e comum.

  • O slide 20 proporciona a prática consciente do uso dos substantivos estudados. É importante nesse momento levar o aluno a tirar conclusões sobre o conteúdo estudado, perceber se foi construído o conceito, se ele consegue compreender a função do termo na frase.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...