INTRODUÇÃO
As aulas de pontuação e substantivo pretendem provocar no aluno
uma reflexão sobre o uso da língua e seus recursos expressivos.
ORIENTAÇÕES
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Tema/Assunto: Pontuação e
substantivos (concretos, abstratos, comuns, próprios)
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Objetivos:
Ampliar as habilidades lingüísticas a partir da reflexão
sistemática sobre os recursos disponíveis da língua, seus significados e
efeitos na comunicação;
Reconhecer e aplicar corretamente os sinais de pontuação em
diversos textos;
Reconhecer o substantivo no texto e refletir sobre a sua
importância.
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Orientações de como
desenvolver as aulas:
- “Por que pontuar?” é a frase que problematiza o tema a ser estudado.
A idéia é fazer com que o aluno reflita sobre o texto, analise-o
utilizando-se da comparação.
As imagens são iguais, mas as frases, por terem sido pontuadas
de maneira diferente, não são iguais. Leve-o a perceber a mudança provocada no
texto ao mudarmos a pontuação. Peça a eles que pontuem de outra forma, buscando
outro sentido possível.
A primeira passa o sentimento de satisfação, de segurança. Já a
segunda, expressa surpresa, dúvida. Pergunte aos alunos qual das frases dialoga
com a imagem e por quê.
- No segundo slide, explorar os conhecimentos prévios dos alunos.
- Leitura da história em quadrinhos
Material para o aluno:
Escolha dois alunos e peça que façam leitura expressiva do
texto.
- O slide 5 propõe uma análise do texto, chamando a atenção para os elementos verbais e não-verbais, além dos sentimentos das personagens, o que o ajudará na compreensão do uso da pontuação.
- Espera-se que o aluno perceba que Charlie está ansioso para falar com o cão que há alguém que quer vê-lo. Ele sai da casa correndo e ao dar a notícia, fala com entusiasmo.
- O cão está magoado, triste com a moça que, em outro momento, o decepcionou.
- A lembrança do cão mostra que ele era feliz, brincalhão, antes de conhecer Patrícia. A decepção fez dele um cão triste, quieto, calado...
- O graveto é a lembrança concreta do desastroso primeiro encontro com a menina. É o elemento que não o deixa esquecer o quanto ficou magoado com a atitude de Patrícia.
- Os quadros marcam o início e o fim da lembrança do cachorro, representa que a narrativa dele naquele momento está no passado.
- No slide 6 o aluno deve utilizar a própria lista de regras para explicar a pontuação do texto. Nesse momento, é importante acompanhar cada uma das regras elaboradas por eles, para se assegurar de que estejam claras e bem definidas. É interessante listar no quadro as regras criadas pelos alunos para oportunizar a todos estar em contato com a linguagem dos colegas.
SUGESTÃO:
Explore na história os
elementos narrativos: personagens (peça aos alunos a caracterização), espaço,
tempo (inclusive falar das partes principais que constituem uma história –
início, meio e fim), o fato que move a história. É possível também pedir aos
alunos que reescrevam a história na 3ª pessoa, passando as falas do discurso
direto para o indireto.
Peça aos alunos que
reescrevam os diálogos da história em quadrinhos no caderno, criando uma
introdução narrativa e explorando as pontuações (dois pontos e travessão).
- Na seqüência, há três slides onde serão observados três usos diferentes da vírgula: Aposto, vocativo e enumeração. Trabalhar com os alunos de forma que eles construam uma regra para cada situação a partir da comparação entre os textos. Caso os alunos não conheçam os termos, introduza-os.
- No slide 10, levar o aluno a concluir que os sinais de pontuação são importantes para a organização do texto escrito e que seu uso correto está ligado ao sentido que se quer dar ao que se escreve.
- “As palavras são todas do mesmo tipo?” é a pergunta que levará os alunos a pensarem nas diferenças entre as palavras e nas funções que elas exercem num texto. Leia a manchete com eles, pergunte se fora do suporte original, o jornal, a manchete mantém sua significação. Trabalhe com esses questionamentos nos slides 11, 12 e no 13 conclua a presença das diferenças e comente sobre a importância de cada um dos termos no texto.
- No slide 14, há um texto sem os substantivos. Deve-se instigar os alunos na tentativa de descobrir o que diz o texto original, pelas marcas textuais. Como os substantivos estão ausentes, não é possível saber do que se trata com segurança. Passa ao slide 15 e já com algumas informações adicionais, pedir que os alunos reescrevam o texto completando as lacunas.
- O slide 16 permitirá ao aluno a construção do conceito de substantivo.
- O slide 17 dá ao aluno a oportunidade de aplicar o conhecimento desenvolvido no slide anterior. Explore a imagem com os alunos percebendo nela o todo – a cidade – e as partes. Peça que dêem um nome ao lugar e explore os substantivos próprios contrapondo aos substantivos comuns.
- O slide 18 apresenta os substantivos abstratos e concretos. Peça outros exemplos a partir dos modelos apresentados.
- O slide 19 reforça o conceito de substantivo próprio e comum.
- O slide 20 proporciona a prática consciente do uso dos substantivos estudados. É importante nesse momento levar o aluno a tirar conclusões sobre o conteúdo estudado, perceber se foi construído o conceito, se ele consegue compreender a função do termo na frase.
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