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INTRODUÇÃO

As aulas de pontuação e substantivo pretendem provocar no aluno uma reflexão sobre o uso da língua e seus recursos expressivos.

ORIENTAÇÕES

   Tema/Assunto: Pontuação e substantivos (concretos, abstratos, comuns, próprios)

   Objetivos:

Ampliar as habilidades lingüísticas a partir da reflexão sistemática sobre os recursos disponíveis da língua, seus significados e efeitos na comunicação;
Reconhecer e aplicar corretamente os sinais de pontuação em diversos textos;
Reconhecer o substantivo no texto e refletir sobre a sua importância.

   Orientações de como desenvolver as aulas:

  • “Por que pontuar?” é a frase que problematiza o tema a ser estudado.
A idéia é fazer com que o aluno reflita sobre o texto, analise-o utilizando-se da comparação.
As imagens são iguais, mas as frases, por terem sido pontuadas de maneira diferente, não são iguais. Leve-o a perceber a mudança provocada no texto ao mudarmos a pontuação. Peça a eles que pontuem de outra forma, buscando outro sentido possível.
A primeira passa o sentimento de satisfação, de segurança. Já a segunda, expressa surpresa, dúvida. Pergunte aos alunos qual das frases dialoga com a imagem e por quê.

  • No segundo slide, explorar os conhecimentos prévios dos alunos.
Caixa de texto:

  • Leitura da história em quadrinhos


Caixa de texto: O terceiro e quarto slides consistem na apresentação da história em quadros do Snoopy. O texto deve ser reproduzido para o aluno e entregue no momento da leitura. Material para o aluno:




Escolha dois alunos e peça que façam leitura expressiva do texto.

  • O slide 5 propõe uma análise do texto, chamando a atenção para os elementos verbais e não-verbais, além dos sentimentos das personagens, o que o ajudará na compreensão do uso da pontuação.

  1. Espera-se que o aluno perceba que Charlie está ansioso para falar com o cão que há alguém que quer vê-lo. Ele sai da casa correndo e ao dar a notícia, fala com entusiasmo.
  2. O cão está magoado, triste com a moça que, em outro momento, o decepcionou.
  3. A lembrança do cão mostra que ele era feliz, brincalhão, antes de conhecer Patrícia. A decepção fez dele um cão triste, quieto, calado...
  4. O graveto é a lembrança concreta do desastroso primeiro encontro com a menina. É o elemento que não o deixa esquecer o quanto ficou magoado com a atitude de Patrícia.
  5. Os quadros marcam o início e o fim da lembrança do cachorro, representa que a narrativa dele naquele momento está no passado.

  • No slide 6 o aluno deve utilizar a própria lista de regras para explicar a pontuação do texto. Nesse momento, é importante acompanhar cada uma das regras elaboradas por eles, para se assegurar de que estejam claras e bem definidas. É interessante listar no quadro as regras criadas pelos alunos para oportunizar a todos estar em contato com a linguagem dos colegas.

SUGESTÃO:
Explore na história os elementos narrativos: personagens (peça aos alunos a caracterização), espaço, tempo (inclusive falar das partes principais que constituem uma história – início, meio e fim), o fato que move a história. É possível também pedir aos alunos que reescrevam a história na 3ª pessoa, passando as falas do discurso direto para o indireto.

Peça aos alunos que reescrevam os diálogos da história em quadrinhos no caderno, criando uma introdução narrativa e explorando as pontuações (dois pontos e travessão).

  • Na seqüência, há três slides onde serão observados três usos diferentes da vírgula: Aposto, vocativo e enumeração. Trabalhar com os alunos de forma que eles construam uma regra para cada situação a partir da comparação entre os textos. Caso os alunos não conheçam os termos, introduza-os.

  • No slide 10, levar o aluno a concluir que os sinais de pontuação são importantes para a organização do texto escrito e que seu uso correto está ligado ao sentido que se quer dar ao que se escreve.



  • “As palavras são todas do mesmo tipo?” é a pergunta que levará os alunos a pensarem nas diferenças entre as palavras e nas funções que elas exercem num texto. Leia a manchete com eles, pergunte se fora do suporte original, o jornal, a manchete mantém sua significação. Trabalhe com esses questionamentos nos slides 11, 12 e no 13 conclua a presença das diferenças e comente sobre a importância de cada um dos termos no texto.

  • No slide 14, há um texto sem os substantivos. Deve-se instigar os alunos na tentativa de descobrir o que diz o texto original, pelas marcas textuais. Como os substantivos estão ausentes, não é possível saber do que se trata com segurança. Passa ao slide 15 e já com algumas informações adicionais, pedir que os alunos reescrevam o texto completando as lacunas.

  • O slide 16 permitirá ao aluno a construção do conceito de substantivo.

  • O slide 17 dá ao aluno a oportunidade de aplicar o conhecimento desenvolvido no slide anterior. Explore a imagem com os alunos percebendo nela o todo – a cidade – e as partes. Peça que dêem um nome ao lugar e explore os substantivos próprios contrapondo aos substantivos comuns.

  • O slide 18 apresenta os substantivos abstratos e concretos. Peça outros exemplos a partir dos modelos apresentados.

  • O slide 19 reforça o conceito de substantivo próprio e comum.

  • O slide 20 proporciona a prática consciente do uso dos substantivos estudados. É importante nesse momento levar o aluno a tirar conclusões sobre o conteúdo estudado, perceber se foi construído o conceito, se ele consegue compreender a função do termo na frase.













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