INTRODUÇÃO:
Questões referentes à
concordância verbal, concordância nominal, formação de palavras, funções da
linguagem, pontuação, palavras e suas funções. São 55 questões divididas entre
abertas e objetivas.
VERBOS: concordância NOMINAL
QUESTÃO
01 (Uelondrina)
A concordância verbal está plenamente respeitada na alternativa:
a)
Nem mesmo um vestígio dos livros que
lhe emprestamos há dez dias foram encontrados.
b)
Entre todas as obras expostas,
impressionou-nos mais a que vocês trouxeram.
c)
Ainda não havia chegado nem os tios,
nem os primos, quando a festa começou.
d)
Se fôssemos para levar em conta tudo o
que ela diz, ficaríamos ofendidos o tempo todo.
e)
Acho que qualquer uma dessas roupas
poderiam me servir.
QUESTÃO
02 (Uelondrina)
Está adequadamente
flexionada a forma em destaque na alternativa:
a)
Ele não deixou SATISFEITO nem a
crítica, nem o público.
b)
Todos achamos DIFÍCEIS, nas provas de
Física e Matemática, a resolução das questões finais.
c)
O sofá e a banqueta ganharam outro
aspecto depois de CONSERTADO.
d)
A culpa deles aparecia como que
INSCRITAS em suas feições, denunciando-os.
e)
Ele considerou INÚTEIS, na atual
circunstância, as medidas que ela sugeria.
QUESTÃO
03 (Ufes - Adaptação)
O texto que OBEDECE
às regras de concordância verbal da norma-padrão
é:
a)
Com
a alta dos juros, o saldo devedor dos financiamentos habitacionais deverão
aumentar cerca de 6% caso a TR permaneça elevada por seis meses. Isso significa
que uma dívida de R$62.867 aumentará para R$66.432 no período de dozes meses. (O GLOBO - 13/9/98)
b)
Dos
dois mil eleitores de todo o país consultados pelo Ibope entre 6 e 10 de
agosto, 22% disseram que costumam assistir ao programa até o fim e 30 %,
algumas partes. Mas 33% desligam a TV e 9% mudam para o canal a cabo ou para o
vídeo. Os maiores índices dos que assistem a todo o programa estão entre os de
menor grau de instrução... (A GAZETA - 16/7/98)
c)
A
utilização competente destes instrumentos processuais têm permitido que o
judiciário, principalmente nos casos de vícios presumíveis nos editais de venda
e transferência de controle das empresas estatais para empresas privadas,
decidam (pre)liminarmente pela suspensão dos editais ou de cláusulas específicas.
(O GLOBO - 26/7/98)
d)
O
Ministério da Saúde lançou ontem, no Rio, o Programa de Combate ao Câncer de
Colo Uterino, que pretende atingir pelo menos 4 milhões de mulheres este ano.
Entre as metas do programa estão a redução de incidência da doença e do número
de óbitos motivados principalmente pela falta de um diagnóstico precoce.
(O ESTADO DE MINAS - 1/8/98)
e)
A
redução das alíquotas do IPI vinha sendo pleiteada pelas montadoras desde
novembro passado, quando foram elevadas em cinco pontos, dentro do pacote de
ajuste fiscal do governo. Na época havia estimativas de que o aumento do IPI
dos carros, em cinco pontos percentuais, e das bebidas, em dez pontos,
proporcionariam uma arrecadação extra de R$800 milhões neste ano.
(O
ESTADO DE MINAS - 1/8/98)
QUESTÃO 04
(FURG-RS) A alternativa em que a concordância verbal está
correta é:
a) No
centro da cidade, viam-se os representantes dos professores grevistas.
b) Dá-se
aulas gratuitamente.
c) Durante
a passeata, atirou-se muitos objetos nos falsos grevistas.
d) Responderam-se
a todas as cartas.
e) Nesta
cidade, assistiram-se aos melhores espetáculos circenses.
QUESTÃO 05
(UF SANTA MARIA-RS) Assinale a
alternativa em que a frase está gramaticalmente correta:
a)
Falta apenas, dois minutos para o
término do jogo.
b)
Precisam-se de vendedores com
experiências.
c)
Se existissem recursos, poderia haver
mais obras.
d)
Não se aceita reclamações após a
entrega da mercadoria.
e)
Fazem cinco anos que moro nesta cidade.
QUESTÃO 06
(UE FEIRA DE SANTANA-BA) "Toda a
verdade dos fatos..., ainda que... as revelações."
a)
será apurado - doa
b)
será apurados - doa
c)
serão apurados - doa
d)
serão apurada - doam
e)
será apurada - doam
QUESTÃO 07
(UF VIÇOSA-MG) Assinale a alternativa
correta:
a)
Sem educação não podem haver cidadãos
conscientes.
b)
Os prefeitos são de opinião que devem
haver escolas em todos os bairros.
c)
Se as coisas continuarem assim, têm de
haver decepções.
d)
Quantos há de haver que silenciam o
coração.
e)
Amanhã vão haver muitas surpresas.
QUESTÃO 08
(UFSE) "Já ... 8 horas quando
se... os debates sobre cinema e literatura..."
a)
seria - iniciou - brasileira
b)
seria - iniciaram - brasileiras
c)
seria - iniciou - brasileiros
d)
seriam - iniciaram - brasileira
QUESTÃO
09
(UNICAMP) Apesar de consideradas
erradas, construções como "No segundo turno nós conversa", "A
gente fomos", "Subiu os preços" obedecem às regras de
concordância sistemáticas, características principalmente de dialetos de pouco
prestígio social.
O trecho abaixo, extraído de um
editorial de jornal (portanto representativo da modalidade culta), contém uma
construção que é de fato um erro de concordância.
"Pode-se argumentar, é certo, que
eram previsíveis os perçalços que enfrentariam qualquer programa de
estabilização (...) necessário no Brasil."
(In "Folha de
S. Paulo", 7.11.90)
a) Transcreva
o trecho em que ocorre um erro de concordância.
b) Lendo
atentamente o texto, você descobrirá que existe uma explicação para esse erro.
Qual é?
c) Reescreva
o trecho de forma a adequá-lo à modalidade escrita culta.
QUESTÃO 10
(FUVEST-SP) Reescreva as frases abaixo,
substituindo existir por haver e vice-versa:
a)
"Existiam jardins e manhãs naquele
tempo; havia paz em toda parte."
b)
"Se existiam mais homens honestos, não
haveria tantas brigas e injustiças."
QUESTÃO 11
(UNICAMP-SP) No dia 19 de Novembro de
1989, a "Folha de São Paulo" publicou a seguinte nota na seção
Painel:
Pane Gramatical
"Os computadores do TSE emitiam o
aviso, ontem, no intervalo dos boletins: 'Dentro de instantes será divulgado
novos resultados'."
Nesse mesmo dia e no mesmo jornal,
lê-se o seguinte:
"É exatamente essa grande maioria
que chamamos, abstratamente, de povo. São os cidadãos humildes, que vivem de
pequenos serviços na periferia das grandes cidades(...)
São para esses cidadãos anônimos, que
ganharam personalidade dia 15 de Novembro, que o novo governo deverá estar
voltado". (Leo W. Cochrane Jr., "O recado do
povo")
a)
Que trecho do segundo texto poderia
também ser considerado um caso de "pane gramatical"?
b)
Reescreva corretamente os dois trechos
problemáticos.
QUESTÃO 12
(PUC-SP) Leia o seguinte trecho:
"Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos.
(...) Fazia horas que procuravam uma sombra". (Graciliano Ramos)
a)
No texto acima, explique a concordância
do verbo fazer na expressão fazia horas.
b)
Atentando-se para outra possibilidade
do uso do verbo fazer, empregue-o, nas orações abaixo, sempre no presente do
indicativo:
......................o trabalho com
dedicação esses alunos.
......................anos
que não nos vemos.
......................alguns minutos
que eles se retiraram.
QUESTÃO 13 - (Pitagóras-BH)
Paulo
Caruso
Aprensenta...
|
AVENIDA
BRASIL
|
em...
“APAGADOR DE
PROMESSAS”
|
“A concordância se mostra
muito permeável à influência da expressidade. Talvez seja por isso que a
gramática normativa, nessa área de sintaxe, não tenha conseguido eliminar as
variações de uso e a liberdade da escolha.” Vilma de Sousa / Ângela Souto.
Observe a charge, associe-a
às idéias contidas na citação e responda:
a)
Qual a intenção do chargista ao empregar flexões
verbais “inesperadas” na fala da personagem?
b)
Quem fui que
apaguei a luz? / Quem foi que apagou a luz?
Considerando os estudos
feitos sobre concordância verbal, redija um pequeno texto EXPLICITANDO o valor argumentativo das frases.
Como
era uma senhora solteira, ficava até um pouco puxado para o tarado o fato de
ela não se dedicar a um bicho qualquer. É aqui que entra a papagaia, aliás, é
aqui que ficou chato, porque a papagaia era levadíssima da breca, começou a
dizer palavrões homéricos e a citar trechos completos da última peça de Nelson
Rodrigues, inclusive confessando desejos incontidos. Já ia mandar a papagaia
pro raio Qua a partisse, quando chegou o vizinho em visita. Ele quando soube do
drama disse que tinha dois papagaios comportadíssimos, tão comportados, que
passavam o dia rezando. “Eu boto a sua papagaia perto, pode ser que ela se
manque e fique igual a eles, rezadeira”. A senhora agradeceu e a papagaia foi.
Conforme o prometido, o vizinho deixou a papagaia num poleiro, entre os dois
papagaios. Foi aí que um deles abriu o olho e ficou só observando a novidade.
Quando teve certeza de que a papagaia era mesmo da pá virada, cutucou o outro e
ordenou: “Pode parar de rezar ou eu me engano ou nossas preces acabam de ser
atendidas!”
QUESTÃO 14
Comentário:
Como
está posto, havia dois papagaios rezadores e uma papagaia pornô. Houvessem
os papagaios continuado rezando, não teríamos a piada, o desfecho
inesperado ocorrido na última frase, após toda a expectativa criada.
O
que você vai fazer:
Construindo
textos coesos e coerentes, justifique as flexões respectivamente no singular e
no plural do verbo haver igualmente sublinhado no texto acima.
a)
Razão(ões) por que o verbo haver está no
singular em “... havia dois papagaios rezadores e uma papagaia pornô.”
b)
Razão(ões) por que o verbo haver está no
plural em “houvessem os papagaios continuado rezando...”
QUESTÃO 15
Comentário:
O papagaio que “abriu o olho e ficou só observando a
novidade” poderia ter pensado:
¾
Para estabelecer uma relação apenas a dois nessa história, eu ou o meu colega teremos
de sobrar...
Você vai dizer:
¾
De fato, nestas condições, o papagaio 1 ou o papagaio 2 terá de sobrar!
O
que você vai fazer:
Construindo
textos coesos e coerentes, justifique as flexões respectivamente no plural e no
singular do verbo ter igualmente sublinhado no texto acima.
a)
Razão(ões) por que o verbo ter está no
plural em “... eu ou o meu colega teremos de sobrar...”
b)
Razão(ões) por que o verbo ter está no
singular em “... o papagaio 1 ou o papagaio 2 terá de sobrar!”
VERBOS: REGÊNCIA VERBAL
QUESTÃO 16
(Unicamp)
O Jornal da Imprensa de Goiás, de 10 a 16/09/95, dedicou ao jornalismo
daquele estado um longo "Especial", do qual foi transcrita sem
alterações a passagem a seguir:
Hoje,
apenas dois jornais diários existem em Goiás: O Popular e o Diário da Manhã. As
redações são modernas, sendo que a informatização já chegou ao Diário da
Manhã, e está anunciada para completa
implantação em O Popular no máximo
até dezembro. Os salários seguem pisos mínimos, contando-se nos dedos os
jornalistas que contam com vencimentos, nas redações dos diários, à exceção dos
editores, superiores a R$ 1000 por mês.
a)
Nesse trecho, foi empregado duas vezes
o verbo contar. Transcreva a única
ocorrência em que contar dá a idéia
de número.
b)
As
duas ocorrências de contar diferem na
construção e no sentido. Explique essas duas diferenças.
c) Considerando
que, no diagrama abaixo:
·
os círculos A, B, C e D identificam
conjuntos de indivíduos que compartilham uma das seguintes propriedades:
"ser jornalista", "trabalhar numa redação do jornal",
"ser editor" e "ganhar mais de mil reais";
·
a área preta identifica o tipo de
profissional que, segundo o artigo do jornal, é raro em Goiás;
diga a que conjuntos correspondem as letras A, B, C e D.
QUESTÃO
17 (FGV - Adaptação)
Conheci Marcos Rey há mais de vinte anos, quando sonhava
tornar-me escritor.
a)
Reescreva a frase acima, substituindo o
verbo haver pelo verbo fazer.
b)
Você consideraria adequada a introdução
do termo atrás na oração do verbo haver: ...há mais de vinte anos atrás...? Justifique.
QUESTÃO
18 (FGV - Adaptação)
Tornei-me
escritor.
Reescreva a frase acima, substituindo tornei por tornaria.
Faça as adaptações necessárias.
QUESTÃO 19
(EFOA-ALFENAS) Assinale a alternativa em que a regência de ambos os verbos está correta, de acordo com a gramática normativa.
a)
Todos aspiram ao perfume das flores.
Aquele médico assiste a muitos
pacientes.
b)
O aluno esqueceu o compasso.
O filme não agradou aos críticos.
c)
O caçador visou o alvo.
Quero muito bem meus avós.
d)
O bom motorista obedece às regras de
trânsito.
Todos assistiram atentamente o debate.
e)
Ele preferiu advocacia do que o
magistério.
O diretor perdoou aos atos de
indisciplina.
QUESTÃO
20
(FAFI-BH) Segundo a norma culta, há
erro de regência em :
a)
Há vários livros especializados que
descrevem como a teoria se aplica à prática.
b)
Em algumas tarefas, chega-se a solução
quando um ponto crucial é resolvido.
c)
Prefiro isto àquilo.
d)
O médico não havia assistido o doente.
QUESTÃO
21
(PUC/CAMPINAS-SP) Considere as
seguintes frases :
I -
João informou-o de que chegaram os
livros.
II -
João informou-lhe que chegaram os
livros.
III -
João informou-o que chegaram os livros.
IV -
João informou-lhe de que chegaram os
livros.
Podemos dizer, a respeito da regência
do verbo informar, que as frases:
a)
II e IV estão corretas.
b)
I e III estão corretas.
c)
I, II, III estão corretas.
d)
I e II estão corretas.
e)
N.d.a
QUESTÃO
22
(E.TERRA) Assinale a alternativa em que
o uso do verbo custar não está de
acordo com a norma culta:
a)
Custou-me entender o fato.
b)
Custou ao aluno entender o fato.
c)
Custa-me resolver este problema.
d)
O trabalho custou muito esforço ao
aluno.
e)
O aluno custou para entender o
exercício.
QUESTÃO 23
1.
|
Esta
é a funcionária de quem lhe falei.
|
2.
|
Esta
é a funcionária que falei dela com você.
|
3.
|
Esta
é a funcionária Æ que
lhe falei.
|
Das
três frases acima, a primeira é a única aceita pela escola, a segunda é
estigmatizada, discriminada socialmente e a terceira, a mais usada pelo
falante, tem prestígio na fala urbana.
Na
Propaganda, verifica-se a mesma ocorrência da frase 3. Identifique o erro de
regência e reescreva a frase publicitária corretamente.
QUESTÃO 24
‘’Nova York’’ sugere que é mais
sábio mantê-los na folha de pagamento (...) do que gastar US$2.000 para
alimenta-los.
REESCREVA
a citação acima substituindo a expressão sublinhada pela forma adequada do
verbo PREFERIR, fazendo,
penas, as alterações necessárias.
QUESTÃO 25 – (UFV)
Comentário:
Considere as duas frases:
(1)
Os papagaios aspiravam o ar puro das montanhas.
(2)
Os papagaios aspiravam ao ar puro das montanhas.
O que você vai fazer:
Construindo textos coesos e
coerentes, explique a diferença de sentido entre a frase (1) e a frase (2) e
aponte a causa.
a)
Sentido da frase (1):
b)
Sentido da frase (2):
QUESTÃO 26 – (UFV)
Razão pela qual a frase (1)
é diferente da frase (2):
CONCORDÂNCIA NOMINAL
QUESTÃO 27
(M. CAMPOS)
I.
" A luz é necessária."
Luz é necessário.
II.
"Só se sentia o cheiro doce do
sangue."
Só
se sentia os cheiros insuportáveis dos vagões.
III.
Perante grande número de advogados, o
delegado ouviu vários passageiros.
Um
grande número de advogados ouviu vários passageiros.
Conforme os padrões cultos da
linguagem, reformulou-se a estrutura, mantendo-se CORRETA a concordância
(nominal ou verbal) apenas em:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e III
d)
I
e)
III
QUESTÃO 28
(FUMEC) Assinale a alternativa em que a
concordância nominal seja de acordo com a norma culta:
a)
Para combater o tráfico de drogas, foi
necessário a intervenção do exército.
b)
Fica proibido por prazo indeterminado a
formação de novos consórcios.
c)
Serão distribuídos entre os Estados de
mais baixa renda per capita o restante da verba destinada à aquisição de
materiais escolares.
d)
No túmulo do piloto foram depositados
flores, bandeiras e muitas homenagens.
e)
Para se lidar com bancos é necessário,
antes de mais nada, paciência.
FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Crianças brasileiras
adotadas por famílias americanas são tratadas como mercadorias e devolvidas por
apresentarem “defeito de fabricação”.
(Especial-ISTOÉ/1546)
Sem-pátria
A última insensatez de que tomei conhecimento foi o fato de
o governo americano permitir que crianças adotadas no Brasil por pais daquele
país possam ser devolvidas no caso de elas não corresponderem aos seus sonhos.
Posso bem imaginar como essas pessoas acreditam ser uma família: um filho para
eles deve ser perfeito, tanto física quanto emocionalmente, que possa ser
mandado para a escola, não dar problemas para ninguém, depois crescer e ir para
a faculdade e, no final, depois de crescido, eles orgulhosos poderem contar aos
seus vizinhos as conquistas do filho. Quero dizer com isso os americanos não
estão se importando com algo como amor, atenção e carinho para com seus filhos
e sim apenas em mostrar que eles têm a
capacidade financeira de poder criar um filho de um país como o Brasil. Não
posso tirar outra conclusão quando vejo pessoas daquele país mandarem de volta
ao Brasil crianças que foram adotadas anos atrás. Onde é que ficam os
sentimentos com o ser humano? “Os sem-pátria”.
(Marlon A Perelo-München/Alemanha-Cartas/ISTOÉ/1548)
QUESTÃO 29
Apesar de não ter lido a reportagem, analisando a sua
chamada e a carta indignada do leitor reproduzida acima, você pode deduzir o
sentido para o título do texto. O processo de formação de palavras usado para a
palavra-título, carregada de sentido, foi
a) derivação
prefixal e sufixal.
b) composição
por aglutinação.
c) conversão.
d) composição
por justaposição.
QUESTÃO 30
Identifique o tipo de processo de formação de palavras que
foi usado nas palavras grifadas das expressões.
a) “As
batalhas têm sempre muitas baixas
porque a guerra é sempre uma baixeza.”
b) “Seja
criativo, faça o seu próprio eclipse: feche os olhos ao meio-dia.”
c) “Para
alguns, filosofia é apenas uma frase que se pinta em pára-choques de caminhão.”
d) “SEPULTURAS
_ Casa própria para todo o sempre.”
e) “PLIM-PLIM NO CAIXA – Faz
diferença de verdade quem traz dinheiro.”
f) “Latas de lixo – é lá onde você
joga aquelas malas diretas, frasqueiras diretas, valises diretas, baús diretos,
arcas diretas... e nossas listas das 10 mais.”
g) “Promoção
M & M 2000 – o chocolate
oficial do ano 2000.”
QUESTÃO 31
“Um pouquinho por mês e o futuro do filho está garantido”
Na
propaganda da Caixa Econômica Federal, o valor discursivo, criado com o uso do
diminutivo, pode ser identificado como
a) um
esforço para convencer o cliente de que o produto é necessário.
b) uma
forma suave de dizer que o tempo é insignificante.
c) ênfase
na idéia de que o valor pago é pequeno em relação aos benefícios.
d) neutralidade
diante da relação custo-benefício.
QUESTÃO 32
“Adiante o despertador para ficar mais um pouquinho.”
(Tok & Stok)
O valor discursivo criado com o uso do diminutivo, na
palavra em destaque, pode ser identificado como
a) um
esforço para convencer o leitor de que dormir é necessário.
b) uma
forma suave de dizer que o tempo é insignificante.
c) enfatizar
que o tempo será pequeno, mas trará grandes benefícios.
d) neutralidade
diante do tempo e da necessidade de dormir.
QUESTÃO 33
“Nescafé. O café sempre fresquinho.”
“Depois da geração saúde, chegou a geração fofura.”
(Sabonete Fofo)
Marque a alternativa que identifica o
processo de formação das palavras destacadas acima e o valor discursivo que seu
uso apresenta.
a) Derivação
sufixal - Altera o valor semântico de forma depreciativa.
b) Derivação
sufixal - Carrega o produto de sentido positivo, destacando sua qualidade.
c) Derivação
prefixal - Torna evidente a intenção de elogiar o produto.
d) Derivação
prefixal e sufixal – Muda o sentido das palavras, sem identificação de análise
subjetiva.
QUESTÃO 34
A SOCIEDADE GLOBAL
As pessoas se alimentam, se vestem,
moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais,
utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.
Suponhamos que você vá com seus amigos
comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme
de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes.
Ao chegar em casa, liga seu aparelho de
TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um
CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.
Veja quantas empresas transnacionais
estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
(Adap. Praxedes et
alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997. – Texto usado no Enem/98)
Identifique, no texto, todos os processos de formação das
palavras destacadas abaixo.
a) Big
Mac
b) Coca-cola
c) TV
Philips
d) videoclip
e) BMG
f) CD
g) transnacionais
h) capitalismo
QUESTÃO
35 (FGV)
Um homem gordinho e simpático entrou na sala.
Os manuais de língua portuguesa ensinam que inho é um sufixo diminutivo, normalmente
aplicado aos substantivos. Qual o sentido de gordinho, no texto?
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
QUESTÃO
36 (FUVEST)
Tentei rir, para mostrar que não tinha nada. Nem por isso
permitiu adiar a confidência, pegou em mim, levou-me ao quarto dela, acendeu
vela, e ordenou-me que lhe dissesse tudo. Então eu perguntei-lhe, para
principiar, quando é que ia para o seminário.
- Agora só para o ano, depois das férias.
(Machado de Assis,
"Dom Casmurro")
Neste excerto, que narra um fato ocorrido entre Bentinho e
sua mãe, observa-se o emprego do discurso direto e do discurso indireto.
a) Transcreva
os trechos em que é empregado o discurso indireto.
b) Transponha
esses trechos para o discurso direto, efetuando as necessárias adaptações.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
QUESTÃO
37 (ITA - Adaptação)
Assinale a alternativa que apresenta as duas funções de
linguagem predominantes nos fragmentos a seguir:
Maria Rosa quase que aceitava, de uma
vez, para resolver a situação, tal o embaraço em que se achavam. Estiveram um
momento calados.
¾
Gosta de versos?
¾ Gosto...
¾
Ah...
Posou os olhos numa oleografia.
¾
É brinde de farmácia?
¾
É.
¾
Bonita...
¾
Acha?
¾
Acho... Boa reprodução...
Orígenes Lessa. O feijão e
o sonho.
|
Sentavam-se
no que é de graça: banco de praça pública.
E ali acomodados, nada os distinguia
do resto do nada. Para a grande glória de Deus.
Ele: ¾
Pois é.
Ela: ¾
Pois é o quê?
Ele: ¾
Eu só disse "pois é"!
Ela: ¾
Mas "pois é" o quê?
Ele: ¾
Melhor mudar de conversa porque você não me entende.
Ela: ¾
Entender o quê?
Ele: ¾
Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já.
Clarice
Lispector. A hora da estrela.
|
a)
poética e fática
b)
fática e emotiva
c)
emotiva e referencial
d)
referencial e conativa
e)
conativa e poética
QUESTÃO 38 (VUNESP)
As questões
seguintes tomam por base o fragmento de uma peça oratória do Padre Antônio
Vieira (Lisboa, 1608 Bahia, 1697) - o Sermão da Sexagésima pregado na Capela
Real de Lisboa no ano de 1655.
SERMÃO DE VIEIRA
Será
porventura o não fazer fruto hoje a palavra de Deus, pela circunstância da
pessoa? Será por que antigamente os pregadores eram santos, eram varões
apostólicos e exemplares, e hoje os pregadores são eu, e outros como eu? - Boa
razão é esta. A definição do pregador é a vida e o exemplo. Por isso Cristo no
Evangelho não o comparou ao semeador, senão ao que semeia. Reparai. Não diz
Cristo: saiu a semear o semeador, senão, saiu a semear o que semeia. (...)
Entre o semeador e o que semeia há muita diferença: uma coisa é o soldado e
outra coisa o que peleja; uma coisa é o governador e outra o que governa. Da
mesma maneira, uma coisa é o semeador, e outra o que semeia; uma coisa é o
pregador e outra o que prega. O semeador e o pregador é nome; o que semeia e o
que prega é ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter nome de
pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o
exemplo, as obras, são as que convertem o Mundo.
VIEIRA, Antônio (Pe). Os Sermões. Seleção de Jamil Almansur
Haddad. São Paulo: Melhoramentos, 1963, p.80.
O texto oratório,
por sua natureza persuasiva, realiza em alto grau a função conativa (ou
apelativa) da linguagem, ou seja, centra sua mensagem explícita e diretamente
no público destinatário. Neste fragmento, o orador faz clara referência a seus
ouvintes, visando a provocar neles uma reação. Com base neste comentário,
a) aponte a frase em que Vieira se dirige
diretamente ao público;
b) indique o modo e a pessoa verbais que
revelam a função conativa (ou apelativa) da linguagem.
PONTUAÇÃO
QUESTÃO 39
Indique
a pontuação adequada para a seguinte frase
“Brincalhão ele sempre diz alguma frase
engraçada.” (Sacconi)
a)
“Brincalhão, ele sempre diz alguma
frase engraçada.”
b)
“Brincalhão, ele, sempre, diz alguma
frase engraçada.”
c)
“Brincalhão, ele sempre diz: alguma
frase engraçada.”
d)
“Brincalhão, ele; sempre diz: alguma
frase engraçada.”
QUESTÃO 40
(FGV/2000) Nas frases a seguir, em cada traço,
você poderá colocar ou não um sinal de pontuação. Quando decidir usar ponto, é
necessário corrigir, com letra maiúscula, a palavra seguinte.
a)
Os funcionários _
desenvolvem _ várias atividades _ dentre elas _ podemos destacar _ o cálculo
das horas extras _ e a elaboração de relatórios _
b)
O objetivo _ do
relacionamento _ é melhorar _ a comunicação _ e _ a confiança do cliente _ o
que torna essa atividade _ útil _ para os órgãos da administração direta _
c)
A empresa _ foi
constituída _ por duas pessoas _ Sérgio A. Davenport _ e Telma Senna Cruz _ que
a dirigiram por quinze anos _
d)
Não podemos _
sentar-nos _ disse o jogador _ antes _ que sejam definidos os baralhos com que
vamos jogar _
e)
Havia _ porém _
casos mais graves _ do que aqueles _ para serem analisados _ pelo médico _
QUESTÃO
41 (Uviçosa)
Das
alterações feitas na pontuação de passagens do texto, aquela em que houve
sensível mudança de sentido é
a)
Peter
tão logo veio ao mundo entrou para um curso de amamentação...
(par.1)
Peter,
tão logo veio ao mundo, entrou para um curso de amamentação.
b)
A
mãe descobriu numa revista uma pesquisa feita por médicos da Califórnia...
(par.1)
A
mãe descobriu, numa revista, uma pesquisa feita por médicos da Califórnia.
c)
...que
se pode esperar de um menino que aos seis anos só brinca e vai à escola?
(par.2)
...que
se pode esperar de um menino que, aos seis anos, só brinca e vai à escola?
d)
Se
tinha medo, então era para a natação mesmo que ele iria entrar. (par.12)
Se
tinha medo então, era para a natação mesmo que ele iria entrar.
e)
Um
dia Flávia flagrou o filho com uma gravata à volta do pescoço tentando dar um laço.
(par.20)
Um
dia, Flávia flagrou o filho com uma gravata à volta do pescoço tentando dar um
laço.
QUESTÃO 42
(Milton Campos) ‘’O
culpado, chegou a ser dito, foi Rennó, presidente da Petrobras.’’
Redija um pequeno texto JUSTIFICANDO
o uso das vírgulas na citação acima.
QUESTÃO 43 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em
que a presença/ausência da(s) vírgula(s) acarreta alteração semântica:
a)
A sociedade seria talvez mais feliz se fosse
menos egoísta. / A sociedade seria, talvez, mais feliz se fosse menos egoísta.
b)
Na Holanda, houve a liberação geral do uso do
tóxico! / Na Holanda houve a liberação geral do uso do tóxico!
c)
O Governo tem, na Colômbia, um problema intenso
com o narcotráfico. / O Governo tem na Colômbia um problema intenso com o
narcotráfico.
d)
O traficante, que é viciado, precisa de polícia
e de família. / O traficante que é viciado precisa de polícia e de família.
e)
Que a sociedade seja mais altruísta, e os jovens
mais felizes! / Que a sociedade seja mais altruísta e os jovens mais felizes!
PALAVRAS E SUAS FUNÇÕES
QUESTÃO 44 (USP)
“Assim dos lábios
a vida corre.” O termo destacado exerce a função sintática de:
a) objeto
direto.
b) adjunto
adnominal.
c) objeto
direto preposicionado.
d) adjunto
adverbial.
e) agente
da passiva.
QUESTÃO 45 (Fuvest-95)
Ao ligar dois termos de uma oração, a
preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal,
espacial ou nocional. Nos versos “Amor
total e falho...Puro e Impuro...Amor de velho adolescente...”a preposição de estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação
ocorre em
a)
“Este fundo de hotel é um fim de
mundo.”
b)
“A quem sonha de dia e sonha de noite,
sabendo todo sonho vão.”
c)
“Depois fui pirata mouro, flagelo da
Tripolitânia.”
d)
“Chegarei de madrugada, quando cantar a
siriema.”
e)
“Só os roçados da morte compensam aqui
cultivar.”
QUESTÃO 46 (FESP-SP-Adaptação)
Assinale a alternativa em que a palavra
destacada NÃO corresponde à
afirmação.
a)
“Uma das técnicas que podemos usar é a de transformar...” __ artigo
definido que acompanha a palavra técnica;
b)
“Servem a mesa pessimamente” __ advérbio que indica uma circunstância de
modo em relação ao verbo servir;
c)
“Muito
bom!” __ advérbio que intensifica o adjetivo;
d)
“Os
humoristas, como se sabe...” __ artigo definido que determina o substantivo humoristas.
Rosinha
corre em direção a Chico Bento com uma câmera fotográfica na mão e grita:
-
Chico!
Chico, ouvindo Rosinha, abre as calças, em um gesto
de obediência, no momento em que ela vai bater a foto.
O flash dispara.
Rosinha
quebra a câmera fotográfica na cabeça de Chico e sai indignada.
Chico,
com uma expressão de quem não sabe o que passou, diz:
-
Quem intendi as muié?
QUESTÃO 47
Considere o uso do verbo olhar no modo imperativo, usado por Rosinha, e indique seu
papel semântico.
QUESTÃO 48 (PAES-UNIMONTES/1999)
“Foi então que se lembrou que,
provavelmente, Vicente nunca lera o Machado...”
|
Com relação à construção da frase
acima, é INCORRETO afirmar que:
a)
em
“lera Machado” ocorre metonímia.
b)
as
vírgulas foram usadas para separar adjunto adverbial antecipado.
c)
a
ação expressa por “ler” é posterior à ação de “lembrar”.
d)
o
verbo lembrar-se deveria ter sido usado com a preposição “de”.
QUESTÃO 49 (PAES-UNIMONTES/1999)
Com relação ao período “Já agora, o
caso de Zefinha lhe parecia mesquinho e sem importância” é INCORRETO afirmar que
a)
“Zefinha”
é núcleo do termo oracional “o caso da Zefinha”.
b)
“mesquinho”
e “sem importância” são determinantes de “o caso da Zefinha”.
c)
O
pronome “lhe” refere-se a “Conceição”, sendo, portanto, elemento de coesão
textual.
d)
“agora”
relaciona-se com o verbo “parecer”.
QUESTÃO 50
(PAES-UNIMONTES-Adaptação) Identifique,
na oração abaixo, a função de cada termo.
“Em seu lindo semblante acendia o pejo vivos rubores.”
a) em seu lindo semblante:
b) acendia:
c) vivos rubores:
d) o pejo:
QUESTÃO 51
ALTÉIA
Cláudio Manuel da Costa
Aquele pastor amante,
Que nas úmidas ribeiras
Deste cristalino rio
Guiava as brancas ovelhas;
Aquele, que muitas vezes
Afinando a doce avena,
Parou as ligeiras águas,
Moveu as bárbaras penhas;
Sobre uma rocha sentado
Caladamente se queixa:
Que para formar as vozes,
Teme, que o ar as perceba.
(in
POEMAS de Cláudio Manuel da Costa. São Paulo: Cultrix, 1966, p. 156.)
Levando em conta que as três estrofes citadas constituem um
período completo:
a) Aponte a função sintática de “Aquele
pastor amante”.
b) Classifique a oração integrada pelos
versos: “Aquele pastor amante”, “Sobre uma rocha sentado” e “Caladamente se
queixa”.
QUESTÀO 52 (FUVEST)
" O major mal
podia conter o assombro."
"... falava com tal simplicidade,
que o major pensou ter visto mal."
a) Em cada frase, qual o sentido da
palavra mal?
b) Sem alterar o sentido da segunda frase,
completar: O major pensou ter visto mal, ...
QUESTÃO
53
(FAFI) Em todas as opções, os termos destacados exercem a
função de sujeito, EXCETO
a)
Depois se interligam institutos de pesquisas, empresas
jornalísticas, comerciais.
b)
Daí surgiram as manifestações sexuais, as declarações de posições políticas, as
campanhas pró ou contra algo ou alguém.
c)
Existe, no máximo, classificação de idade para certos eventos.
d)
A
rede alcança hoje praticamente todos os países.
QUESTÃO
54
(FAFI) O sujeito NÃO esta corretamente destacado em :
a)
‘’Meu
leitor já sabe que a clonagem é a reprodução de cópias...’’
b)
‘’Pela clonagem, mediante sofisticada
engenharia genética, os cientistas podem, de agora em diante,
tirar de uma célula embrionária tantos clones quantos quiserem.’’
c)
‘’Cultivá-las em ambiente de 37 graus
centígrados e constar que cada célula
se desenvolve por dinamismo Próprio’ ...’’
d)
‘’Moralistas
católicos de renome internacional vêem na clonagem uma ‘opção
intrinsecamente perversa’...’’
QUESTÃO 55
(Milton Campos) ‘’Todo o barulho em torno da morte da
princesa só amplifica a questão das
responsabilidades individuais’’
Na citação, o vocábulo ‘’só’’ desempenha uma função adverbial. Elabore uma frase em que ‘’só’’ passe a desempenhar uma função
adjetiva.
GABARITO VERBOS CONCORDÂNCIA
QUESTÃO 01:
|
B
|
QUESTÃO 05:
|
C
|
|
QUESTÃO 02:
|
E
|
QUESTÃO 06:
|
E
|
|
QUESTÃO 03:
|
B
|
QUESTÃO 07:
|
D
|
|
QUESTÃO 04:
|
A
|
QUESTÃO 08:
|
D
|
QUESTÃO 09
a)
"...Os percalços que enfrentariam
qualquer programa"
b)
O locutor enganou-se quanto ao sujeito
da oração: Julgando que a frase se encontrava na ordem direta, considerou
"percalços" como sujeito, e não "qualquer programa de
estabilização", esse sim, o agente da ação verbal enfrentaria. Ou
seja; Qualquer programa de estabilização no Brasil enfrentaria percalços.
c)
Pode-se argumentar, é certo, que eram
previsíveis os percalços que enfrentaria qualquer programa de estabilização
(...) necessário no Brasil.
QUESTÃO 10
a)
Havia jardins e manhãs
naquele tempo; existia paz por toda a parte.
b)
Se houvesse mais homens honestos, não
existiriam tantas brigas e injustiças.
QUESTÃO 11
a)
" São para esses cidadãos
anônimos, que ganharam personalidade dia 15 de Novembro, que o novo governo
deverá estar voltado."
b)
1 - Dentro de instantes serão
divulgados novos resultados.
c)
2 - É para esses cidadãos anônimos
(...) que o novo governo deverá estar voltado.
QUESTÃO 12
a)
verbo "fazer" indicando
tempo, por ser um verbo impessoal, mantem-se na 3º pessoa do singular.
b)
Fazem
Faz
Faz
QUESTÃO 13
a)
O
chargista usou a 1ª pessoa em lugar da 3ª com o objetivo de denunciar a
responsabilidade da crise energética no Brasil.
b)
Quando
usa os verbos na 1ª pessoa “fui, apaguei”, tem-se uma concordância ideológica
que visa a criticar o papel do governo no caso da energia, desconstruindo o
valor indefinido do pronome “quem”. O uso do verbo na 3ª pessoa, concordando
gramaticalmente com o pronome indefinido “quem”, demonstra o desconhecimento do
agente da ação verbal.
QUESTÃO 14
a)
O
verbo haver no sentido de existir é impessoal, ou seja, não tem
sujeito, permanecendo, portanto, na 3ª pessoa do singular.
b)
Na
frase o verbo haver funciona como auxiliar, sendo pessoal e concordando
com o sujeito papagaios. Por isso está flexionado na 3ª pessoa do
plural.
QUESTÃO 15
a)
O
conetivo ou nessa frase tem o valor da conjunção e, aditiva,
somando os sujeitos e levando o verbo para o plural.
b)
Na
Segunda frase o ou é excludente, ou seja, concorda com uma das partes do
sujeito excluindo a outra e levando o verbo para o singular.
GABARITO VERBOS REGÊNCIA
QUESTÃO
16
a)
...contando-se
nos dedos...
b)
Em contando-se nos dedos os jornalistas..., o verbo é
transitivo direto, com o significado
de verificar a quantidade; em que contam com vencimentos..., o verbo
transitivo indireto, com o significado de receber.
c)
A: jornalistas. B: quem ganha mais de 1000 reais. C: quem trabalha na redação do jornal. D: editores.
QUESTÃO
17
a)
Conheci Marcos Rey faz mais de vinte anos, quando sonhava tornar-me escritor.
b)
Não; seria dispensável, uma vez que, na
frase, o verbo haver já indica tempo decorrido. O uso de atrás seria um caso de redundância.
QUESTÃO 18
Eu
me tornaria escritor. Tornar-me-ia escritor.
QUESTÃO 19:
|
B
|
QUESTÃO 20:
|
B
|
|
QUESTÃO 21:
|
D
|
QUESTÃO 22:
|
E
|
QUESTÃO
23
‘’O tipo de sapato de
que você gosta.’’ O verbo gostar é
transitivo indireto e por isso exige o uso da preposição.
QUESTÃO
24
Nova York prefere
mantê-los na folha de pagamento a gastar US$ 2000 para alimentá-los.
QUESTÃO 25
a)
Os
papagaios respiravam o ar puro da montanha.
b)
Os
papagaios desejavam o ar puro da montanha.
QUESTÃO 26
De acordo com as regras de regência
verbal, o verbo “aspirar” usado como transitivo direto, tem o sentido de sorver,
respirar, sugar. Já o mesmo verbo, usado como transitivo indireto, tem o
sentido de desejar, almejar.
GABARITO CONCORDÂNCIA NOMINAL
QUESTÃO 27
B
QUESTÃO 28
E
GABARITO FORMAÇÃO DE PALAVRAS
QUESTÃO
29
D
QUESTÃO 30
a)
muitas
baixas – processo de conversão da classe da palavra de adjetivo para
substantivo
b)
meio-dia – processo de composição por
justaposição
c)
pára-choques – processo de composição por
justaposição
d)
o
sempre – processo de conversão da classe da palavra de advérbio para
substantivo
e)
PLIM-PLIM – processo de criação de palavra:
onomatopéia
f)
Latas
de lixo – processo de
composição por justaposição
g)
M
& M – processo de
composição por sigla
QUESTÃO
31
C
QUESTÃO 32
C
QUESTÃO 33
B
QUESTÃO 34
a)
estrangeirismo
– processo de composição por justaposição
b)
estrangeirismo
– processo de composição por justaposição
c)
processo
de composição por abreviação
d)
estrangeirismo
- processo de composição por justaposição
e)
estrangeirismo
– processo de composição por sigla
f)
processo
de composição por sigla (do inglês compact disc – estrangeirismo)
g)
processo
de formação por derivação prefixal
h)
processo
de formação por derivação sufixal
QUESTÃO 35
O
sufixo inho revela aí que o escritor
era um pouco gordo, não muito, e sua aparência despertava afeição, simpatia. O
termo gordinho tem, assim, caráter
modalizador: expressa uma avaliação pessoal do locutor sobre o escritor.
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
QUESTÃO 36
a) "e
ordenou-me QUE LHE DISSESSE TUDO"
"perguntei-lhe, para principiar, QUANDO É QUE IA PARA O
SEMINÁRIO"
b) ...e
ordenou-me:
- DIGA-ME TUDO.
...
perguntei-lhe, para principiar:
- QUANDO É QUE
VOU PARA O SEMINÁRIO?
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
QUESTÃO 37
A
QUESTÀO 38
a) A frase é "Reparai" que
interrompe a argumentação e envolve o leitor.
b) A função conativa (ou apelativa) da
linguagem se faz através do uso do Imperativo afirmativo, na
segunda pessoa do plural: "Reparai" (vós)
PONTUAÇÃO
QUESTÃO
39
A
QUESTÃO 40
a)
Os funcionários_ desenvolvem_ várias atividades; dentre elas, podemos destacar: o cálculo das
horas extras _ e a elaboração de
relatórios.
b)
O objetivo _ do relacionamento_ é melhorar _ a
comunicação _ e_ a confiança do
cliente, o que torna essa atividade_ útil
_ para os órgãos da administração
direta .
c)
A empresa _ foi constituída _ por duas pessoas: Sérgio A. Davenport _ e Telma Senna Cruz, que a dirigiram por quinze anos.
d)
Não podemos _ sentar-nos, disse o jogador, antes _ que sejam definidos os baralhos com
que vamos jogar.
e) Havia, porém,
casos mais graves _ do que aqueles,
para serem analisados _ pelo médico .
QUESTÃO 41
D
QUESTÃO
42
As vírgulas usadas antes de ‘’chegou’’
e depois de ‘’dito’’ separam uma oração intercalada, deslocada de seu lugar
original. Já a vírgula usada depois de ‘’Rennó’’ separa o aposto (presidente da
Petrobras)
QUESTÃO 43
D
PALAVRAS E SUAS FUNÇÕES
QUESTÃO 44
D
QUESTÃO 45
E
QUESTÃO 46
A
QUESTÃO 47
Em “Olha o passarinho”, o que se pretende é destacar a ação verbal,
levando o interlocutor à realização da ação, transformando-se em agente da ação
desejada.
QUESTÃO 48
C
QUESTÃO 49
A
QUESTÃO 50
a) natureza adverbial – determinante de acendia.
b) ação expressa - determinante do agente da ação verbal.
c) objeto direto – determinante do verbo acendia.
d) funciona como agente da ação verbal.
QUESTÃO 51
a)
Sujeito
do verbo queixar-se, da última estrofe.
b)
Oração
principal.
QUESTÀO 52
a)
Nos
dois casos, mal é advérbio, tendo o sentido oposto de bem.
b)
O
major pensou ter visto mal, já que falava com tanta simplicidade.
QUESTÃO 53
C
QUESTÃO 54
D
QUESTÃO
55
Ela gostava de estar
só.
Só, ela ouvia as
músicas de que gostava .
Eles estavam sós na
sala.
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