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Caro professor, prezada professora,

 

         A nossa proposta pedagógica prevê que o texto seja o ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua materna. A recepção e a produção de textos, portanto, devem ser também a tônica das avaliações. Ao escolher os textos e questões propostos neste Banco, vocês estarão avaliando se os alunos são capazes de cumprir seus objetivos comunicativos e suas intenções interlocutórias por meio da prática da compreensão da produção de textos diversos e da análise lingüística (aqui entendida, frise-se bem, como a utilização eficiente dos recursos expressivos que a língua coloca à disposição de todos para efeito de interação lingüística em qualquer situação comunicativa)

         Esperamos que, nessa interação aluno-texto, vocês possam identificar se os alunos compreendem o que lêem e produzem textos usando recursos lingüísticos adequados às situações; se eles percebem a leitura e a escrita como práticas que exigem a apropriação consciente das finalidades e intenções, dos ditos e não-ditos e das estratégias usadas pelo locutor para atingir os objetivos de seu texto. É dessa forma, enfim, que eles poderão desenvolver os saberes necessários à constituição de sua competência discursiva.

O presente Banco de Questões prevê que as competências e habilidades necessárias aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental sejam avaliadas, no 2º semestre/2006, por meio de questões relativas aos gêneros textuais estudados no Livro 2 da Coleção. Espero que as questões, se usadas, se tornem um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem, revelando os sucessos do aluno na construção de seus conhecimentos, apontando necessidades e problemas e redefinindo estratégias para a maior eficiência na interação com o aluno.

Abaixo, apresenta-se um quadro que contempla cada uma das questões deste Banco, distribuídas nos cinco temas básicos de nossa Matriz de Referência.

 

Matriz de Referência de Língua Portuguesa – 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental

 

Tema / Assunto

Questões

1. Procedimentos de Leitura.

2, 3, 4, 10, 11, 13, 17, 19, 21, 23, 26, 28, 31, 32, 35, 39

2. Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

5, 15

3. Relação entre textos.

1, 7, 18, 25

4. Coerência e coesão no processamento do texto.

6, 9, 14, 16, 27, 30, 33, 36, 37, 40

5. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

8, 12, 20, 22, 24, 29, 34, 38

6. Variação lingüística.

-

 

 

 

Francisco de Assis Assunção

 

 

 

 

 

 

SUGESTÕES DE QUESTÕES

 

 

I)             QUESTÕES OBJETIVAS

 

 

TEXTO 1

 

O código dos vinte

 

“Os mensaleiros petistas podem voltar a Brasília a bordo de mandatos renovados. Mas o PT terá ficado no caminho, como um cadáver pesado demais para a tropa carregar”

 

Os dirigentes do PT em São Paulo resolveram consultar a militância sobre os nomes preferenciais para candidatos na próxima eleição. O resultado é um deboche. Em Osasco, mais de 900 petistas querem que o candidato seja João Paulo Cunha, que mandou a mulher pegar 50.000 reais no valerioduto. Outros 150 preferem José Genuíno, que avalizou os empréstimos fajutos no Banco Rural. Gente como  Professor Luizinho e José Mentor aparecem muito bem cotados na preferência dos petistas. Em Ribeirão Preto, 300 querem que a vaga de candidato fique com Antônio Palocci, indiciado em oito crimes na violação da conta bancária do caseiro e nas trambicagens como prefeito. O presidente do PT na cidade, Jorge Parada, explicou que não há constrangimento em lançar um candidato indiciado em oito crimes. “A pessoa só fica constrangida quando é condenada.”

Por trás desse deboche, está claro que os vinte petistas envolvidos em escândalos diversos, do mensalão à quebra do sigilo bancário do caseiro, criaram um código: ignorar tudo e lutar pelo poder, sempre. O que talvez não percebam é que esse comportamento está completando a falência do PT – o que pode até ser bom para tucanos e outros adversários políticos, mas não chega a ser bom para o Brasil. Era melhor que houvesse um partido tentando ficar de pé, lutando para reunir seus cacos, empenhado em recuperar alguma dignidade. Mas não. O PT dá sinais de que está confortável no convívio com o crime. Nessa destruição ética, repete o processo acrítico e devastador, que conduziu à sua destruição ideológica. (...)

Assim como renunciar à ideologia deu certo para chegar ao poder, talvez a renúncia à recuperação ética também dê certo – e os mensaleiros acabem de volta a Brasília a bordo de mandatos renovados. Pode ser, mas o PT terá ficado pelo caminho, como um cadáver pesado demais para a tropa carregar. E não lhes restará nem o consolo de dizer que ficaram apenas parecidos com os outros, parecidos com as sanguessugas. Espelhar-se nos outros dá uma imagem que Narciso não gosta de ver.

 

Veja, 17 de maio de 2006, p. 47.

 

 

QUESTÃO 01 (Descritor: reconhecer referências ou remissões explícitas a outros textos)

 

Assunto: Relações entre textos.

 

Uma das características marcantes da crônica lida é o diálogo intertextual. Dentre os elementos abaixo, o único que NÃO comprova esse diálogo é:

 

a escolha de “O código dos vinte” como título.

a referência ao personagem Narciso.

a comparação do PT a um cadáver.

a citação dos nomes dos políticos envolvidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUESTÃO 02 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos.)

 

Assunto: Procedimentos de leitura.

 

Leia atentamente as informações abaixo:

 

A lenda de Narciso, surgida provavelmente da superstição grega segundo a qual contemplar a própria imagem prenunciava má sorte, possui um simbolismo que fez dela uma das mais duradouras da mitologia grega. Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco – segundo outras fontes, do jovem Amantis – e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se.

 

www.nomismatike.hpg.ig.com.br

Agora, releia a passagem do texto:

 

“Espelhar-se nos outros dá uma imagem que Narciso não gosta de ver.”

 

O autor do texto recorre ao mito de Narciso para sugerir a idéia de que o PT tem todas as características abaixo, EXCETO:

 

preocupa-se apenas em manter o poder, o que o levará à própria destruição.

nega-se a reconhecer que é um partido tão corrupto como os demais.

recusa-se a ter vida longa como partido que prima pela ética.

empenha-se em consultar a imagem de seus candidatos junto aos militantes.

 

 

Questão 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões).

 

Assunto: Procedimentos de leitura.

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“... os vinte petistas envolvidos em escândalos diversos, do mensalão à quebra do sigilo bancário do caseiro, criaram um código: ignorar tudo e lutar pelo poder, sempre.”

 

No contexto em que foi usada, a palavra “código” significa:

 

padrão.

enigma.

símbolo.

mistério.

 

 

Questão 04 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico.)

 

Assunto: Procedimentos de leitura.

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“Os mensaleiros petistas podem voltar a Brasília a bordo de mandatos renovados.”

 

O verbo “poder”, na passagem transcrita, exprime idéia de:

 

permissão.

possibilidade.

exigência.

confirmação.

Questão 05 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem.)

 

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

 

Todas as passagens abaixo apresentam tom persuasivo, EXCETO:

 

“... os vinte petistas envolvidos em escândalos diversos, do mensalão à quebra do sigilo bancário do caseiro, criaram um código...”

“... esse comportamento está completando a falência do PT – o que pode até ser bom para tucanos (...) mas não chega a ser bom para o Brasil.”

“Era melhor que houvesse um partido tentando ficar de pé, lutando para reunir seus cacos, empenhado em recuperar alguma dignidade.”

“Pode ser, mas o PT terá ficado pelo caminho, como um cadáver pesado demais para a tropa carregar.”

 

 

Questão 06 (Descritor: avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência: hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto.

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“Pode ser, mas o PT terá ficado pelo caminho, como um cadáver pesado demais para a tropa carregar.”

 

A forma verbal em destaque na passagem transcrita, “terá ficado”, expressa uma ação que:

 

acontecerá no futuro, independentemente de qualquer outro fato.

ocorrerá somente no futuro, antes de outra ação também futura.

ocorrerá com certeza no futuro, dependendo de uma ação do passado.

aconteceria hipoteticamente no futuro, se os fatos do presente fossem favoráveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 2

 

A seleção do mensalão

 

Na semana em que o Brasil iniciou os treinos para a Copa, a Câmara dos Deputados acabou de escalar os craques da impunidade: o time do mensalão. O último convocado foi Vadão Gomes. Ele foi o 11º acusado de participar do esquema a ser absolvido.

 

José Dirceu. Técnico. Cassado, dá as instruções da arquibancada. Seu auxiliar técnico é Bob Marques

 

Wanderval Santos. Lateral-esquerdo. O rei da tabelinha. Sacou 150 000 reais e passou adiante.

 

Romeu Queiroz. Meia-armador. Fominha,levou sozinho, 450.000 reais.

 

João Paulo Cunha. Atacante. Sua mulher secou 50.000 reais. Enganou a imprensa, mas fez gol contra.

José Mentor. Goleiro. Pega todas as bolas. Só de Valério, foram 120.000 reais.

Sandro Mabel. Zagueiro. Não sai da defesa, Jura que não operou o mensalão do PL

Professor Luizinho. Volante. Acima do peso, joga para o time. Levou 20.000 reais, mas deu tudo do ao PT.

Josias Gomes. Atacante. Mata no peito. Fez, pessoalmente, dois saques de 50.000 reais.

 

Pedro Henry. Zagueiro. Retranqueiro. Nega até hoje ser o chefe do esquema no PP.

Vadão Gomes. Meia-armador. Valério diz que ele distribuiu 3,7 milhões de reais.

Ângela Guadagin. Chefe de torcida. Rebola quando o juiz esquece o cartão vermelho.

 

Veja, 31 de maio de 2006, p. 31.

 

 

Questão 07 (Descritor: comparar textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos formais utilizados pelo autor)

 

Assunto: Relações entre textos

 

São elementos comuns aos textos 1 e 2, EXCETO:

 

o emprego de analogias e comparações.

o posicionamento crítico diante dos fatos.

a preferência pelo humor e pela ironia.

a alusão ao grande risco da impunidade.

 

 

Questão 08 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos gráficos – diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

A disposição espacial das fotos e das legendas está coerente com o modo como o assunto foi tratado pela revista. Isso porque tal disposição:

 

destaca de maneira eficaz os políticos que mais se beneficiaram do esquema.

lembra um famoso e tradicional esquema tático do futebol, o 4-4-2.

capta a atenção do leitor para o grave problema da impunidade.

permite a inclusão de pessoas que se envolveram indiretamente no mensalão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 09 (Descritor: correlacionar, em um texto, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“Ele foi o 11º acusado de participar do esquema a ser absolvido.”

 

A melhor redação para a frase acima, considerando-se os critérios de clareza, unidade de sentido e intenções do locutor, seria:

 

“Acusado de participar do esquema, ele foi o 11º a ser absolvido.

“11º acusado de participar do esquema, ele foi absolvido.

“Ele foi o 11º absolvido acusado de participar do esquema.”

“Absolvido, ele foi o 11º acusado de participar do esquema.”

 

 

QUESTÃO 10 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Na “seleção do mensalão”, todas as posições abaixo são ocupadas por “jogadores” com as mesmas características, EXCETO:

 

Zagueiros.

Laterais.

Atacantes.

Meia-armadores.

 

 

TEXTO 3

 

O FUTEBOL BRASILEIRO EVOCADO NA EUROPA

 

 

A bola não é inimiga

como o touro, numa corrida;

e embora seja um utensílio

caseiro e que se usa sem risco,

não é o utensílio impessoal,

sempre manso, de gesto usual:

é um utensílio semivivo,

de reações próprias como bicho,

e que, como bicho, é mister

(mais que bicho, como mulher)

usar com malícia e atenção

dando aos pés astúcias de mão.

 

MELO NETO, João Cabral. Museu de tudo: poesia, 1966-1974. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975, p. 81.

 

Vocabulário:

Mister: propósito, meta, objetivo, aquilo que é necessário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 11 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Pode-se depreender do poema que o futebol brasileiro é lembrado na Europa por todas as características a seguir, EXCETO:

 

os jogadores tratam a bola como a uma amiga.

os jogadores conseguem dominar as reações imprevisíveis da bola.

os jogadores se acostumam a não ver riscos no trato com a bola.

os jogadores sabem ser maliciosos e espertos, mas sem enganação ou maldade.

 

 

Questão 12 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Todas as passagens a seguir exemplificam o recurso expressivo predominante no texto, a comparação, EXCETO:

 

“A bola não é a inimiga

como o touro, numa corrida;”

 

“é um utensílio semivivo,

de reações próprias como bicho...”

 

“e que, como bicho, é mister

(mais que bicho, como mulher)”

 

“usar com malícia e atenção

dando aos pés astúcias de mão.”

 


TEXTO 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copa da Alemanha com NET é tudo. É  a melhor transmissão com cobertura de cada lance. E quem é NET tem muito mais opções: tem o SportTV, o SportTV Copa, um canal exclusivo com 24 horas de transmissão do maior evento do futebol mundial, com jogos ao vivo em videscreen. E tem também o ESPN Brasil e o ESPN Internacional. Com NET, você não perde nenhum detalhe e acompanha cada jogada, cada drible, cada grife de gol com muito mais emoção, Se você não tem esses canais, mude já e aproveite. Porque o mundo da bola também é dos NETs

 

 

Questão 13 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“... torça para o Brasil fazer o mesmo que você: não perder nenhum lance da Copa.”

 

O termo “Brasil”, na passagem acima, se refere:

 

à seleção brasileira de futebol.

à nação brasileira em geral.

a todos os assinantes de TV a cabo.

a todas as pessoas que assinam NET.

 

 

 

 

 

 

 

Questão 14 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática – temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Releia, com atenção, o trecho a seguir e observe os termos sublinhados:

 

“Assine os canais de esporte da NET e torça para o Brasil fazer o mesmo que você: não perder nenhum lance da Copa.

 

A função dos termos sublinhados na passagem transcrita está CORRETA em todas as alternativas a seguir, EXCETO:

 

e torça: acrescentar mais uma ação ao processo.

para o Brasil fazer: indicar o objetivo.

que você: estabelecer uma comparação.

não perder nenhum lance da Copa: completar o sentido do verbo.

 

 

QUESTÃO 15 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero – ficcional ou não-ficcional – e/ou locutor e interlocutor)

 

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

De Net

Para Net

 

Assine os canais de esportes da Net e torça para o Brasil fazer o mesmo que você: não perder nenhum lance da Copa.

 

Os interlocutores envolvidos no anúncio são representados por uma mesmo palavra, “Net”, como se pode observar no trecho “De Net / Para Net”. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta análise INADEQUADA sobre esse recurso.

 

A expressão “De Net” representa a NET, emissora de TV a cabo.

O termo “Para Net” dá também ao assinante da TV o nome de “Net”.

“De Net / Para Net” reforça a dificuldade de se recusar a proposta.

“Para Net” reforça o leitor previsto para o anúncio: quem já é assinante.

 

 

Questão 16 (Descritor: avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência: hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia.)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto.

 

Compare as frases:

 

O mundo da bola é dos Nets.

Porque o mundo da bola também é dos Nets.

 

O emprego da palavra “também”, em II, provoca um efeito de sentido que se caracteriza por:

 

restringir o argumento de I.

confirmar o argumento de I.

contradizer o argumento de I.

reforçar o argumento de I.

 

 

 

 

 

Questão 17 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico e/ou tabela com as constantes no corpo de um texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Assinale a única alternativa que NÃO tem relação com a ilustração usada no anúncio:

 

“O mundo da bola é dos Nets.”

“O mundo é dos Nets.”

“Se você não tem esses canais, mude já...”

“Consulte disponibilidade técnica e condições.”

 

 

QUESTÃO 18 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

 

Assunto: Relações entre textos

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“... um canal exclusivo com 24 horas de transmissão do maior evento do futebol mundial, com jogos ao vivo em widescreen.”

 

O uso, sem tradução, do estrangeirismo “widescreen” faz supor que o seu significado:

 

seja conhecido pelo público-alvo do anúncio.

possa ser facilmente deduzido pelo leitor.

dê sofisticação para o produto anunciado.

atenda a leitores do mundo inteiro.

 

 

TEXTO 5

 

Seleção do mensalão

 

Nessa época de disputas de futebol, examinei atentamente a escalação da seleção do mensalão (Contexto, 31 de maio), na condição de integrante da torcida do time adversário. Devo admitir que fiquei esperançoso: a defesa deles comete faltas em excesso e fica sujeita à marcação de pênaltis, o primeiro volante rouba poucas bolas, os meias são fominhas e não distribuem o jogo e os atacantes, acomodados, contentam-se com poucos gols. Assim, a despeito do volume da torcida e do fato de os juízes serem escalados por eles, creio que meu time tem boa chance de vitória.

Arnaldo de Melo Dutra

Belo Horizonte,MG

 

Veja, 7 de junho de 2005, p. 45, Seção Cartas.

 

Questão 19 (Descritor: Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“Assim, a despeito do volume da torcida e do fato de os juízes serem escalados por eles, creio que meu time tem boa chance de vitória.”

 

Ao se referir a “volume da torcida”, o locutor quer expressar:

 

os protestos da sociedade brasileira contra a corrupção.

o pessimismo dos brasileiros com relação à punição dos corruptos.

a quantidade de leitores que escrevem às redações das revistas.

o hábito de os políticos sempre quererem encobrir as denúncias.

 

Questão 20 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“... a defesa deles comete faltas em excesso e fica sujeita a marcação de pênaltis, o primeiro volante rouba poucas bolas, os meias são fominhas e não distribuem o jogo e os atacantes, acomodados, contentam-se com poucos gols.”

 

 

Na passagem acima, há um trecho problemático com relação à pontuação. Assinale-o.

 

 

“... a defesa deles comete faltas em excesso e fica sujeito à marcação de pênaltis...”

“... o primeiro volante rouba poucas bolas, os meias são fominhas...”

“... os meias são fominhas e não distribuem o jogo e os atacantes, acomodados...”

“... os atacantes, acomodados, contentam-se com poucos gols.”

 

 

II.               QUESTÕES ABERTAS

 

TEXTO 6

 

FUTEBOL. ISCANTEIO, FAL. PÊNAL

 

Repito (sem nada contra): ”O futebol é a única atividade que transfere a inteligência da cabeça pros pés”.

Por isso senti (será que só eu?) o enorme ridículo quando o governo federal lançou aquela gigantesca propaganda de divulgação do livro. Naturalmente a propaganda pretendia ser popular e usava para divulgar livros...jogadores de futebol. Rapaziada que nem sabia como se segurava um livro, se com uma mão só, se com as duas. E o último a apresentar o livro era – pô, vocês nunca acreditam em mim! – o Zagalo!

 

FERNANDES, Millôr. Veja, 25 junho 2006, p. 25 (fragmento)

 

 

Questão 21 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

 

Releia, com atenção, a passagem seguir:

 

“O futebol é a única atividade que transfere a inteligência da cabeça pros pés.”

 

Empregada em outro contexto, a frase acima poderia se converter em um elogio. Produza um pequeno texto, COMPROVANDO essa afirmativa.

 

 

Questão 22 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de uma transgressão intencional ou involuntária aos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Observe a palavra “ISCANTEIO”. Como você sabe, a grafia correta do termo é “ESCANTEIO”. O uso incorreto, podemos afirmar, foi uma escolha consciente do autor. Considerando o contexto em que foi usada, o que justificaria essa escolha?

 

 

 

 

 

Questão 23 (Descritor: utilizar informações oferecidas por um verbete de dicionário e/ou de enciclopédia na compreensão ou interpretação de um texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Leia, com atenção, os verbetes a seguir:

 

escanteio. [Dev. de escantear] S.m. Bras. Tut. V. córner. Chutar para escanteio. Chutar para córner.

 

córner. [Do ingl. córner] S.m. Infração que consiste na saída da bola pela linha de fundo, tocada por um jogador que defende, escanteio, esquinado, tiro de canto.

 

falta. Transgressão das regras de um jogo, infração.

 

pênalti. [Do ingl. Penalty, “penalidade”] S.m. 1. Falta máxima, dentro da grande área cometida por jogador que defende, e que é punida por um tiro direto, sem barreira.

 

NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Nova Fronteira. 2ª ed.

 

Observe que todos os verbetes acima se relacionam à idéia de “infração” (desrespeito a alguma regra). Com base nessas informações, produza um pequeno texto, EXPLICANDO a relação entre a escolha dessas palavras para o título e o conteúdo do texto.

 

 

Questão 24 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Releia, com atenção, as passagens a seguir:

 

“Naturalmente a propaganda pretendia ser popular e usava para divulgar livros...jogadores de futebol.”

 

“E o último a apresentar o livro era – pô, vocês nunca acreditam em mim! – o Zagalo!”

 

O uso das reticências (“divulgar livros...jogadores de futebol”) e da exclamação (“– o Zagalo!”) tem uma função semelhante. Que função é essa?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FERNANDES, Millôr. Veja, 25 de junho de 2006, p.25.

 

 

QUESTÃO 25 (Descritor: reconhecer referências ou remissões explícitas a outros textos)

 

Assunto: Relações entre textos

 

A compreensão do texto exige que o leitor retome o significado original (ou pelo menos o contexto de uso) da expressão “quadrado mágico”. Que significado é esse?

 

 

Questão 26 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Produza um pequeno parágrafo, RELACIONANDO o gênero a que pertence o texto e a sua finalidade básica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 8

 

OS ALCKMISTAS

 

Djota, cartunista e professor da PUC de Campinas, leu a entrevista com o governador Geraldo Alckmin em Veja (7 de junho) e enviou uma charge em que demonstra a dificuldade do candidato tucano à Presidência em decolar nas pesquisas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja, 14 de junho de 2006, p. 32

 

 

QUESTÃO 27 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese – global ou local – e os argumentos oferecidos para sustentá-la)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Qual é a tese defendida no texto? Justifique sua resposta.

 

 

QUESTÃO 28 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

O Cartum de Djota só faz sentido para o leitor comum porque está acompanhado de uma pequena nota explicativa. Produza um pequeno parágrafo, COMPROVANDO essa afirmativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 29 (Descritor: Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Leia, com atenção, o verbete a seguir:

 

alquimia. S.f. A química da Idade Média e da Renascença, que procurava, sobretudo, descobrir a pedra filosofal, fórmula secreta para transmudar metais comuns em ouro.

 

 

NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Nova Fronteira – 2ª ed.

 

O significado de “alquimia” nos comprova, por extensão, que os termos “chuchu” e “ouro” ganham, no Cartum, sentido especial (figurado). Explique que sentidos são esses.

 

 

Questão 30 (Descritor: avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência: hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Que função argumentativa exerce no texto a palavra “ainda” (“Nada ainda...”) na fala do segundo personagem?

 

 

TEXTO 9

 

 

NUTRIÇÃO

14 MILHÕES NO BRASIL

Erradicação da fome aumenta

 

De acordo com o relatório de 2005 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura 9FA0), 17% dos habitantes dos países em desenvolvimento sofrem de má nutrição. Os números são preocupantes porque a baixa no número da população porque a baixa no número da população atingida, cerca de 3% entre 1992 e 2002, foi anulada pelo aumento natural da população. A redução da média de vítimas de fome para 2015 ainda é um objetivo ilusório. No Brasil, os famintos somam 14 milhões.

 

Em países como o nosso, quando a fome aperta, as florestas sofrem mais. Em 85% dos países que têm uma taxa de má nutrição, entre 20% e 34% subsidiam o desflorestamento no lugar de terra cultiváveis.

 

851 MILHÕES - de serem humanos (13,7% da humanidade) sofrem de fome, 95,6% deles são de países em desenvolvimento.

 

3 ANOS E MEIO - É a duarção média da escolaridade africana subsaariana, zona mais atingida pela fome (33% da população sofre de má nutrição)

 

73% - Da população da Eritréia é mal nutrida totalizando 2,8 milhões de vítimas

 

                                                                    GALILEU, julho 2006, nº 180, p. 17.

 

 

QUESTÃO 31 (Descritor: localizar informações num texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Releia, com atenção, o lead da reportagem:

 

“Erradicação da fome aumenta”

 

Que informação o texto oferece para comprovar o lead?

QUESTÃO 32 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Releia, com atenção, a manchete e o lead:

 

“14 milhões no Brasil”

Erradicação da fome aumenta.

 

A leitura isolada da manchete e do lead pode levar a uma interpretação equivocada da notícia. Produza um pequeno parágrafo, JUSTIFICANDO essa afirmação.

 

 

Questão 33 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática: temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Releia, com atenção, a seguinte passagem:

 

“Em países como o nosso, quando a fome aperta, as florestas sofrem mais. Em 86% dos países que têm uma taxa de má nutrição, entre 20% e 43% subsidiam o desflorestamento no lugar de terras cultiváveis”.

 

Produza um pequeno parágrafo, EXPLICANDO a relação de causalidade entre fome e sofrimento das florestas.

 

 

Questão 34 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos gráficos – diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial, etc.)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Observe atentamente as três reproduções do globo terrestre usadas na notícia. Em cada uma delas, há destaque para um continente ou hemisfério. Além disso, elas estão dispostas de maneira especial: não estão uma ao lado da outra, em linha reta, mas, sim, de um modo a sugerir uma linha ascendente, crescente. Com base nessas informações, produza um pequeno texto, EXPLICANDO a relação entre esses recursos e o conteúdo da notícia.

 

 

Questão 35 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

 

Assunto: Procedimentos de leitura

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“3 anos e meio é a duração média da escolaridade africana subsaariana, zona mais atingida pela fome (33% da população sofre de má nutrição).”

 

A passagem transcrita permite uma dedução sobre o relacionamento entre educação e desenvolvimento. Produza um pequeno parágrafo, EXPLICITANDO essa relação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 10

 

Ni shuo zhong wen ma?

 

FERNANDA COLAVITTI

fcolavitti@edglobo.com.br

 

 

Depois da acumputura, das artes marciais e do budismo, agora os chineses querem exportar a sua língua. Será esse o sinal que faltava para testemunharmos a ascensão definitiva do império vermelho?

 

Não cometemos nenhum erro de digitação no título, nem estamos pirados. A frase significa: “você fala mandarim?”. Provavelmente essa é a primeira vez que lhe fazem essa pergunta, mas num futuro, ao que parece, não tão distante, ela poderá se tornar tão corriqueira quanto a fatídica “do you speak english?” (“você fala inglês?”). Trata-se de um fenômeno impulsionado por interesses compatíveis.

De um lado, pessoas de todo o mundo que estão de olho em futuros negócios com a quarta maior economia do mundo – cuja maioria da população não fala inglês. A China já vem crescendo há 15 anos, num ritmo anual de cerca de 10%, e parece se confirmar num desenvolvimento sustentável. O Banco Mundial estima que o país ocupará o lugar dos Estados Unidos como líder econômico global em 2020.

De outro, um governo ávido por aumentar sua influência no mundo, por meio de medidas que contribuam para a difusão de uma imagem atraente do seu país no exterior. Esse conjunto de iniciativas, diplomáticas, econômicas e culturais foi denominado de “soft power” (contrário à coerção do “hard power” militar) por Joseph Nye, professor de relações internacionais da Universidade de Harvard. A difusão do idioma e da cultura são as principais apostas dessa estratégia. “A cultura tradicional chinesa sempre teve um grande apelo de atração na Europa e na América. Agora, a China está usando os Institutos Confúcio para promover sua linguagem e cultura”, disse Nye.

Os Institutos Confúcio são centros para o aprendizado da língua e de estudos culturais do país, criados como Língua Estrangeira, conhecido como Hanban. O objetivo é exportar o mandarim e torná-lo tão popular no exterior quanto a acupuntura, as artes marciais ou o budismo. Já existem 41 deles localizados sobretudo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, como França e Alemanha. Segundo o Hanban, em breve esse número deverá chegar a 100, em mais países. A idéia é fazer com que os 30 milhões de pessoas que estudam mandarim como segunda língua atualmente passem para 100 milhões até 2010.

O investimento governamental no projeto é de cerca de US$ 25 milhões por ano. No ano passado, o Hanban mandou mais de mil professores voluntários para o Cazaquistão, Filipinas, Vietnã, Nigéria, Colômbia e outros 16 países. O órgão também fornece dinheiro e material didático. Essa “ofensiva mandarim” pode ser comparada, guardadas as devidas proporções, às de outros países no passado com suas respectivas línguas.

Mas por que um país aumenta sua influência ao popularizar seu idioma? “Basta lembrar que os britânicos mandaram professores de inglês para onde antes haviam enviado navios de guerra. Em outras palavras, o ‘soft propaganda’ tornou-se um modo mais efetivo de projetar influência. Por meio do aprendizado da linguagem, as pessoas assimilam também a cultura de um povo. E assim fica mais fácil expor essas pessoas à ‘soft propaganda’, promovida pela linguagem, como filmes”, diz o lingüista inglês David Graddol, autor do estudo “English Next”, sobre a perda da hegemonia da língua inglesa em relação a outras em ascensão, como o chinês e o espanhol.

 

GALILEU, julho de 2006, nº 180, p. 57-8 (fragmento)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 36 (Descritor: avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência: hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Compare as frases a seguir, observando com atenção os verbos destacados.

 

Será esse o sinal que faltava para testemunharmos a ascensão definitiva do império vermelho?

Será esse o sinal que falta para testemunharmos a ascensão definitiva do império vermelho?

 

A opção do locutor pela frase I, com o verbo no passado, é de fato a mais adequada para as intenções do texto. Por quê?

 

 

Questão 37 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

As expressões “De um lado” e “De outro” abrem, respectivamente o 2º e o 3º parágrafos do texto. Explique a função que tais expressões têm em relação ao 1º parágrafo.

 

 

Questão 38 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva)

 

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

Releia, com atenção, a seguinte passagem:

 

“Essa “ofensiva mandarim” pode ser comparada, guardadas as devidas proporções, às de outros países no passado com suas respectivas línguas.”

 

Com que intenção o termo “ofensiva mandarim” foi empregado entre aspas?

 

 

Questão 39 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões).

 

Assunto: Procedimentos de leitura.

 

Com base nas informações oferecidas pelo texto, explique o significado atribuído ao termo “propaganda”.

 

 

Questão 40 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.)

 

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

 

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

 

“...diz o lingüista inglês David Graddol, autor do estudo “English Next”, sobre a perda da hegemonia da língua inglesa em relação a outras em ascensão, como o chinês e o espanhol.”

 

Que argumentos o texto oferece para sustentar a tese do “English Next” (“O Próximo Inglês”)?


GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

 

QUESTÃO 01:

D

 

QUESTÃO 11:

C

QUESTÃO 02:

D

 

QUESTÃO 12:

D

QUESTÃO 03:

A

 

QUESTÃO 13:

A

QUESTÃO 04:

B

 

QUESTÃO 14:

D

QUESTÃO 05:

A

 

QUESTÃO 15:

C

QUESTÃO 06:

B

 

QUESTÃO 16:

A

QUESTÃO 07:

C

 

QUESTÃO 17:

D

QUESTÃO 08:

B

 

QUESTÃO 18:

A

QUESTÃO 09:

A

 

QUESTÃO 19:

B

QUESTÃO 10:

D

 

QUESTÃO 20:

C

 

 

GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS

 

 

QUESTÃO 21

 

Usada em outro contexto, a frase poderia, sim, ser um elogio. Afinal, transferir a inteligência para os pés, no caso de um jogador de futebol, significaria ampliar muitas vezes as chances de sucesso durante uma partida. Em outras palavras, os pés ficariam inteligentes a ponto de conseguir colocar a bola onde quisessem.

 

 

QUESTÃO 22

 

O erro proposital em “iscanteio” faz sugerir a crítica do autor à propaganda. O governo teria feito uma jogada errada, feia, ridícula (assim como o erro ortográfico em questão) ao colocar jogadores de futebol incentivando a leitura.

 

 

QUESTÃO 23

 

As palavras usadas no título dão nome a diferentes infrações no mundo do futebol. O time ou jogador que as comete receberá algum tipo de punição. Estão, portanto, adequadas ao texto na medida em que o objetivo do autor é mostrar que o governo, com a tal propaganda, comete erros atrás de erros. E merece ser punido com a penalidade máxima.

 

 

QUESTÃO 24

        

O uso das reticências e das aspas nas passagens transcritas revela a intenção do locutor de criticar a escolha de jogadores de futebol e do técnico Zagalo como protagonistas de uma propaganda de incentivo à leitura

 

 

QUESTÃO 25

 

A expressão “quadrado mágico” é uma referência ao esquema tático de ataque usado pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O “quadrado” era formado, como o próprio nome sugere, por quatro jogadores: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano (ou Robinh).

 

 

 

 

QUESTÃO 26

 

O texto de Millôr Fernandes é uma charge, e como tal tem a função de dirigir uma crítica a uma  propaganda do governo, especificamente a que tenta incentivar a leitura se valendo dos depoimentos de jogadores de futebol.

 

 

QUESTÃO 27

 

A tese do texto é de que serão infrutíferas as tentativas de fazer com que Geraldo Alckmin seja um bom candidato à presidência da República. Ele continuará sendo um candidato inexpressivo, sem chances de vitória.

 

 

QUESTÃO 28

 

Somente através da nota explicativa pode-se compreender o significado de “alckminstas” (referência a Geraldo Alckmin), assim como saber por que os personagens são tucanos (pássaro-simbolo do partido político de Geraldo Alckmin).

 

 

QUESTÃO 29

 

“Chuchu”, em sentido figurado, significa algo sem graça, sem gosto, incapaz de despertar o desejo nas pessoas. Seria essa a imagem de Geraldo Alckmin: um candidato sem chances de vitória nas eleições; “ouro”, por sua vez, é um símbolo de riqueza, de expressividade. A charge, então, ganha o seu sentido: para Geraldo Alckmin vencer, seria necessário transformar “chuchu” em “ouro”. Duas ações completamente impossíveis.

 

 

QUESTÃO 30

 

A palavra “ainda”, no contexto em que foi usada, serve para demonstrar que os tucanos acreditam ser possível fazer com que a candidatura de Geraldo Alckmin possa ter sucesso. Eles ainda vão tentar, apesar das dificuldades.

 

 

QUESTÃO 31

 

Para comprovar a informação do lead, o texto oferece a informação de que houve uma baixa de cerca de 3% no número da população atingida pela fome. O fato ocorreu entre 1992 e 2002.

 

 

QUESTÃO 32

 

A leitura isolada da manchete e do lead pode levar a uma interpretação equivocada da notícia: a de que 14 milhões de brasileiros deixaram de sofrer com a fome. Não é isso que o texto informa.

 

 

QUESTÃO 33

 

A relação de causalidade é a seguinte: em épocas de fome, desmatam-se florestas para o plantio de gêneros capazes de alimentar as populações. Daí o sofrimento das florestas.

 

 

QUESTÃO 34

 

Os globos terrestres estão colocados dessa forma para informar dois fatos básicos. Em primeiro lugar, a informação de que o continente mais atingido pela fome é a África, seguido da América do Sul e Central e, por último, países da Ásia. Em segundo lugar, o grau de erradicação da fome: na África, essa erradicação é menor; na América do Sul e Central, observa-se um acréscimo na taxa de erradicação, que cresce consideravelmente quando se trata de países asiáticos.

 

QUESTÃO 35

 

A relação é bastante simples: quanto menos escolarizada é uma população, piores são as suas condições de vida e sobrevivência. Uma população com tais características tem poucas chances de produzir riqueza e se desenvolver.

 

 

QUESTÃO 36

 

A escolha do verbo “faltava”, no passado, sugere que o sinal já chegou, já se faz presente na sociedade. Assim, reforça-se a idéia de que não há a menor dúvida de que o império chinês está mesmo em ascensão.

 

 

QUESTÃO 37

 

As expressões retomam a idéia principal do 1º parágrafo para dar continuidade ao tema e progressão ao texto. Explicando melhor, elas retomam os “interesses compatíveis”, mencionados na introdução. “De um lado” representa os interesses de quem quer fazer negócios com a China; “De outro”, os interesses do próprio governo chinês.

 

 

QUESTÃO 38

 

A intenção é destacar o sentido diferente de “ofensiva”. Não se trata de uma ofensiva de guerra, militar; é uma ofensiva cultural: o domínio pela linguagem, pela cultura.

 

 

QUESTÃO 39

 

“Propaganda” tem um sentido diferente do que o senso comum consagrou cotidianamente. “Propaganda”, no caso, é o processo de influenciar outros países através da linguagem, dos filmes, dos produtos culturais e dos valores. 

 

 

QUESTÃO 40

 

Os argumentos são os seguintes: a China vem crescendo há 15 anos, num ritmo anual de cerca de 10%; esse crescimento mostra-se sustentável; em 2020 superará economicamente os Estados Unidos; em 2010 é possível que mais de 100 milhões de pessoas tenham o mandarim como segunda língua. 

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