Pular para o conteúdo principal



Ensinar a história da Língua Portuguesa é dar espaço, na sala de aula, para a ampliação da cultura de nossos alunos. Refletir acerca das variações lingüísticas e do preconceito existente em torno das diversas formas de expressão de uma língua é papel da escola. Nesse sentido, esta aula visa a apresentar o conteúdo do capítulo “Língua Portuguesa: variação e mudança”, propiciando a reflexão e a discussão no ambiente escolar. O nosso foco será permitir ao aluno concluir que toda produção lingüística depende de diversos fatores como localização geográfica e segmento social de quem fala/escreve, assunto e época histórica em que a produção ocorre, tipo de texto que está sendo produzido. Tudo isso acaba gerando muitas variedades do Português: popular ou culto, formal ou informal, arcaico ou contemporâneo, em linguagem corrente ou técnica, com ou sem gíria. E em cada uma dessas formas existe uma norma própria, além da norma culta estabelecida para a língua portuguesa.



   Tema/Assunto:

Variação lingüística e história da Língua Portuguesa.


   Objetivos:

§  Avaliar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações de uso da  língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro, dialetos).
§  Compreender, a partir da percepção da variação, os valores sociais nela indicados e,           conseqüentemente, o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos.
§  Avaliar as diferenças de sentido e de valor em função da presença ou ausência de (arcaísmo, neologismo, polissemia, empréstimo).
§  Aplicar os conhecimentos relativos a variação lingüística e diferenças entre oralidade e escrita na  produção de textos.







   Orientações de como desenvolver as aulas:

O conteúdo explorado na aula é bastante extenso. Assim, sugere-se ao professor que divida a apresentação em duas aulas. Pode-se, antes mesmo da apresentação, sugerir aos alunos que pesquisem sobre o tema, para só então apresentar alguns tópicos explorados. O professor pode ainda solicitar aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre tipos específicos de variação lingüística. Desse modo, os alunos terão como participar ativamente da aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno