Ensinar a história da Língua Portuguesa é dar espaço, na sala de
aula, para a ampliação da cultura de nossos alunos. Refletir acerca das
variações lingüísticas e do preconceito existente em torno das diversas formas
de expressão de uma língua é papel da escola. Nesse sentido, esta aula visa a
apresentar o conteúdo do capítulo “Língua Portuguesa: variação e mudança”,
propiciando a reflexão e a discussão no ambiente escolar. O nosso foco será
permitir ao aluno concluir que toda produção lingüística depende de diversos
fatores como localização geográfica e segmento social de quem fala/escreve,
assunto e época histórica em que a produção ocorre, tipo de texto que está
sendo produzido. Tudo isso acaba gerando muitas variedades do Português:
popular ou culto, formal ou informal, arcaico ou contemporâneo, em linguagem
corrente ou técnica, com ou sem gíria. E em cada uma dessas formas existe uma
norma própria, além da norma culta estabelecida para a língua portuguesa.
□
Tema/Assunto:
Variação lingüística e história da Língua Portuguesa.
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Objetivos:
§
Avaliar a adequação ou
inadequação de determinados registros em diferentes situações de uso da língua (modalidade oral e escrita, níveis de
registro, dialetos).
§
Compreender, a partir da
percepção da variação, os valores sociais nela indicados e, conseqüentemente, o preconceito
contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente
favorecidos.
§
Avaliar as diferenças de
sentido e de valor em função da presença ou ausência de (arcaísmo, neologismo,
polissemia, empréstimo).
§
Aplicar os conhecimentos
relativos a variação lingüística e diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
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Orientações de como
desenvolver as aulas:
O conteúdo explorado na aula é bastante extenso. Assim,
sugere-se ao professor que divida a apresentação em duas aulas. Pode-se, antes
mesmo da apresentação, sugerir aos alunos que pesquisem sobre o tema, para só
então apresentar alguns tópicos explorados. O professor pode ainda solicitar
aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre tipos específicos de variação
lingüística. Desse modo, os alunos terão como participar ativamente da aula.
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