Pular para o conteúdo principal



Ensinar a história da Língua Portuguesa é dar espaço, na sala de aula, para a ampliação da cultura de nossos alunos. Refletir acerca das variações lingüísticas e do preconceito existente em torno das diversas formas de expressão de uma língua é papel da escola. Nesse sentido, esta aula visa a apresentar o conteúdo do capítulo “Língua Portuguesa: variação e mudança”, propiciando a reflexão e a discussão no ambiente escolar. O nosso foco será permitir ao aluno concluir que toda produção lingüística depende de diversos fatores como localização geográfica e segmento social de quem fala/escreve, assunto e época histórica em que a produção ocorre, tipo de texto que está sendo produzido. Tudo isso acaba gerando muitas variedades do Português: popular ou culto, formal ou informal, arcaico ou contemporâneo, em linguagem corrente ou técnica, com ou sem gíria. E em cada uma dessas formas existe uma norma própria, além da norma culta estabelecida para a língua portuguesa.



   Tema/Assunto:

Variação lingüística e história da Língua Portuguesa.


   Objetivos:

§  Avaliar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações de uso da  língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro, dialetos).
§  Compreender, a partir da percepção da variação, os valores sociais nela indicados e,           conseqüentemente, o preconceito contra os falares populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos.
§  Avaliar as diferenças de sentido e de valor em função da presença ou ausência de (arcaísmo, neologismo, polissemia, empréstimo).
§  Aplicar os conhecimentos relativos a variação lingüística e diferenças entre oralidade e escrita na  produção de textos.







   Orientações de como desenvolver as aulas:

O conteúdo explorado na aula é bastante extenso. Assim, sugere-se ao professor que divida a apresentação em duas aulas. Pode-se, antes mesmo da apresentação, sugerir aos alunos que pesquisem sobre o tema, para só então apresentar alguns tópicos explorados. O professor pode ainda solicitar aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre tipos específicos de variação lingüística. Desse modo, os alunos terão como participar ativamente da aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...