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Caro professor, prezada professora,
           
            O início dessa série é para o aluno um novo desafio. A segmentação das disciplinas, que em muitas escolas se inicia nesse ano, já serve de transtorno para a cabeça dessa criança. Organização é a palavra chave nesse momento, para que ele continue trilhando o caminho da construção do conhecimento.
Lembrando que esse mesmo aluno pensa, sonha, planeja, sofre, vibra, tudo isso na Língua Portuguesa, não seria importante que nós o preparássemos para fazer o melhor uso dessa ferramenta?! É isso que continuaremos a fazer.
Contudo, todo processo deve ser avaliado para que possamos avançar na descoberta do conhecimento com nossos alunos. Por isso, é preciso pensar nas atividades que nos apontam caminhos a seguir. Este banco de questões foi desenvolvido com base em descritores, que especificam as habilidades e as competências esperadas dos alunos, de acordo com a idade, e tem por objetivo auxiliar o professor na tarefa da elaboração de provas ou atividades de sala.
            Sendo o texto o nosso ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua materna, a recepção e a produção de textos devem ser a tônica das avaliações. Através delas – sejam formais ou processuais – o que queremos é identificar se os alunos compreendem o que lêem e produzem usando recursos lingüísticos adequados às mais diversas situações comunicativas. Ou seja, perceber se os alunos estão desenvolvendo os saberes necessários à constituição de sua competência discursiva.    
O presente Banco de Questões prevê que as competências e habilidades necessárias aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental sejam avaliadas, no 1º semestre/2008, por meio de questões relativas aos gêneros textuais estudados no Livro 1. Espero que as questões, se usadas, tornem-se um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem, revelando os sucessos do aluno na construção de seus conhecimentos, apontando necessidades e problemas e redefinindo estratégias para a maior eficiência na interação com o aluno.



Distribuição das questões/tema da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do
Ensino Fundamental II – 5ª série

Conteúdos
Questões
Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação
Q. 3, 9, 10, 12, 14, 16, 21, 28, 30, 40
Recursos verbais e não verbais
Q. 2, 11, 22, 31, 38
Entrevista; estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do entrevistado
Q. 6, 7, 8
Textos científicos: finalidades, portadores e linguagem
Q. 32
O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade
Q. 17, 25, 26, 27, 33
Auto-retratos e diários: uso da 1ª pessoa e dos discursos narrativo e descritivo
Q. 1, 15
Fato X opinião
Q. 19, 29, 39
Textos jornalísticos: o artigo de opinião, características formais e de linguagem
Q. 20
Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos
Q. 4, 5, 13, 23, 34, 35, 37
Relações de concordância entre determinantes e determinados
Q. 18, 24
Flexões dos substantivos, adjetivos e artigos
Q. 36

             
 
I) QUESTÕES OBJETIVAS

TEXTO 1

O AUTO-RETRATO
Mário Quintana

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!


TEXTO 2


Caixa de texto:

































Norman Rockwell, Triple Self-Portrait, Lithograph 31.5 x 23.5 inches (paper)
Saturday Evening Post cover - Feb. 13, 1960


Questão 01 (Descritor: identificar a presença de discurso descritivo, narrativo e de tempos verbais nos enunciados.)

Assunto: Auto-retrato: uso de discursos narrativo e descritivo

Leia o verbete abaixo, proposto no dicionário Houaiss.

AUTO-RETRATO s. m.
retrato feito por um indivíduo de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral)

De acordo com o verbete, ambos os textos podem ser exemplos de auto-retrato. Qual das opções abaixo NÃO é VERDADEIRA em relação aos textos acima?

a)     Tanto a imagem quanto as palavras são recursos de descrição utilizados.
b)    No poema encontra-se também uma narração do personagem.
c)     O conjunto de objetos da imagem constitui uma narrativa.
d)    Os textos estão representados no tempo presente.



Questão 02 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação interlocutiva.)

Assunto: Recursos verbais e não-verbais.

Ao relacionarmos os dois textos, é possível AFIRMAR que

a)     os autores do poema e da pintura foram fiéis à realidade ao se descreverem.
b)    na imagem é possível saber exatamente como é o autor – Norman Rockwell.
c)     no poema é possível conhecer física e psicologicamente Mário Quintana.
d)    sendo a descrição pessoal, cada autor construiu a sua imagem como gostaria de ser.


Questão 03 (Descritor: inferir o significado de palavras considerando o contexto específico.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Observe a palavra destacada neste trecho: “e, desta lida,”. Das opções abaixo, qual NÃO poderia substituí-la nesse contexto?

a)     Agitação.
b)    Esforço.
c)     Afazer.
d)    Trabalho.


QUESTÃO 04 (Descritor: identificar substantivos em enunciados diversos.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.

Das palavras abaixo, retiradas do poema, qual NÃO foi empregada como substantivo nesse contexto?

a)     eterna.
b)    criança.
c)     desenho.
d)    retrato.


Questão 05 (Descritor: perceber as mudanças de sentido decorrentes do emprego ou não-emprego dos artigos diante dos substantivos.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.

Conhecendo a importância do uso dos artigos nas frases, analise as afirmações abaixo e assinale a opção VERDADEIRA.

a)     O artigo “um”, se colocado no lugar do “o”, no título, não mudaria o sentido deste.
b)    Ao utilizar o artigo indefinido em “um desenho”, o autor quer sugerir que há um só desenho.
c)     Na expressão “um louco”, fica claro que se trata de um ser conhecido do autor.
d)    Ao retiramos do título o artigo “o”, o texto ganha o sentido de generalização.



TEXTO 3


Revista SET – Agosto de 2005, p. 82


Questão 06 (Descritor: identificar a situação de comunicação, o assunto, o tipo de linguagem e o perfil dos interlocutores em entrevistas diversas.)

Assunto: Entrevista: estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do entrevistado.

Após a leitura da entrevista, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo.

(           ) “Encontramos o simpático pirralho nas Bahamas...” – esta maneira do entrevistador dizer revela que a entrevista teve um tom informal.
(           ) O entrevistador explorou diversos assuntos, porque o ator - apesar de mirim – é muito informado sobre o que acontece à sua volta.
(           ) Tanto Freddie quanto Rodrigo mostraram-se objetivos durante a entrevista, o que se pode perceber pela forma direta de perguntar e de responder.
(           ) Rodrigo Salem deixa clara a sua intenção de divulgar o filme “A fantástica fábrica de chocolate” ao fazer as oito primeiras perguntas.

Marque abaixo a seqüência CORRETA encontrada por você.

a)     VVVF.
b)    VFVF.
c)     FFFV.
d)    FVFV.


Questão 07 (Descritor: reconhecer a estrutura da entrevista.)

Assunto: Entrevista: estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do entrevistado.

Encontre a afirmativa que NÃO é verdadeira quanto à estrutura desta entrevista.

a)     A entrevista está publicada numa seção chamada “Ponto final”.
b)    O nome do entrevistado foi utilizado como título do texto.
c)     O subtítulo está extenso, mas apresenta o objetivo principal.
d)    O repórter tem seu nome revelado ao final da entrevista.


Questão 08 (Descritor: reconhecer a função discursiva dos sinais gráficos empregados em entrevistas.)

Assunto: Entrevista: estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do entrevistado.

Qual das pontuações abaixo tem sua função CORRETAMENTE definida entre parênteses?

a)     Você ainda quer ser jogador de futebol? – (interrogação para duvidar do outro)
b)    Tim Burton é um ótimo diretor “ – (aspas para indicar a fala de alguém)
c)     Acredito que o modo como Johnny ( Depp ) – (parênteses para apresentar a personagem)
d)    Johnny Depp me falou que você o ensinou a jogar xadrez...(reticências para destacar uma informação)


Questão 09 (Descritor: identificar características típicas da linguagem oral em textos escritos.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Qual das palavras abaixo NÃO se apresenta no texto como característico da linguagem oral?

a)     Legal.
b)    Cara.
c)     Bacana.
d)    Estrela.

Questão 10 (Descritor: inferir o significado de palavras e expressões considerando o contexto específico.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Os significados a seguir foram retirados do dicionário HOUAISS.
Qual significado das palavras destacadas nas frases a seguir - observando o contexto – NÃO está adequado?

a)     MEIO - lugar que dista igualmente de todos os pontos a seu redor.
b)    FILMOGRAFIA – lista de filmes agrupados segundo algum critério.
c)     RENDERAM - ter como conseqüência, como efeito.
d)    PIRRALHO - menino, guri, criança.



TEXTO 4


Postado por Lugosi em 10/03/2007


QUESTÃO 11 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação interlocutiva.)

Assunto: Recursos verbais e não verbais.

Qual das afirmativas abaixo REVELA o humor da tirinha?

a)     Mafalda desrespeitar o amigo e ele ficar furioso.
b)    Manolito ficar com raiva de uma coisa que nem sabe o que é.
c)     Expressões bem exageradas no rosto das personagens.
d)    Pirambaba ser uma palavra desconhecida por Manolito.


Questão 12 (Descritor: substituir, em textos diversos, palavras e expressões por outras de sentido equivalente.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Ao consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI a palavra mencionada sem prejuízo de sentido?

a)     zeloso
b)    perseverante
c)     persistente
d)    desaplicado


Questão 13 (Descritor: identificar adjetivos em enunciados diversos indicando os substantivos aos quais se referem.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.

Nos enunciados abaixo, qual adjetivo foi destacado CORRETAMENTE?

a)     você é pirambaba – refere-se a “você”
b)    fez a lição de casa – refere-se a “casa”
c)     nota baixa de novo – refere-se a “novo”
d)    nota baixa de novo – refere-se a “baixa”


TEXTO 5


MACFARLANE, Aidan & MCPHERSON, Ann. O diário de Susie. Trad. Rubens Figueiredo.
São Paulo, Editora 34, 1997. p. 110-1, 115-6.


Questão 14 (Descritor: localizar informações explícitas no texto.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Após ler o texto acima, assinale com quem o narrador conversa num diário.

a)     Com a mãe.
b)    Com o diário.
c)     Com o leitor.
d)    Com ele mesmo.

Questão 15 (Descritor: identificar o narrador em 1ª pessoa no texto diário.)

Assunto: Auto-retratos e diários: uso da 1ª pessoa e dos discursos narrativo e descritivo.

Todas os exemplos abaixo confirmam a pessoa em que um diário é narrado, EXCETO

a)     “Ainda não consegui definir minhas opções...”
b)    “Volta às aulas daqui a três dias.”
c)     “Não consigo encarar os fatos.”
d)    “Olhei hoje de manhã no espelho e pensei:”


Questão 16 (Descritor: localizar informações explícitas no texto.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Nessa página de diário é possível perceber o predomínio do relato de

a)     fatos.
b)    opiniões.
c)     confissões.
d)    dúvidas.


QUESTÃO 17 (Descritor: identificar o melhor significado para uma palavra de um texto apresentado, a partir da consulta ao verbete de dicionário.)

Assunto: O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.

Ao reler a frase - “Quando fico nesse estado, acabo desforrando em alguém” – observe o verbete em destaque. Nesse contexto, qual das opções abaixo explica o seu significado?

a)     Recuperação de vantagem perdida em jogo, desforro, vingança.
b)    Recuperação do que se perdeu; compensação, indenização.
c)     Reparação de afronta, de ofensa; desagravo.
d)    Qualquer coisa que castiga; castigo, pena.


Questão 18 (Descritor: perceber as mudanças semânticas decorrentes da mudança de posição dos adjetivos em relação ao seu determinado.)

Assunto: Relações de concordância entre determinantes e determinados.

Observe os trechos abaixo. Houve mudança de posição dos adjetivos na frase. Qual deles teve sua significação na frase modificada?

a)     “confusão total” – total confusão
b)    “um grande homem” – um homem grande
c)     “o próximo período” – o período próximo
d)    “minhas próprias decisões” – minhas decisões próprias



TEXTO 6



Vocabulário de acordo com dicionário Houaiss:

Intelectualidade: s. f.
1      qualidade, caráter ou natureza do que é intelectual
2      faculdade de compreender; inteligência, intelecto

Notoriedade: s. f.
1      qualidade, estado ou condição de quem é notório; condição de quem é de conhecimento público
2      importância social, fama proveniente de ações, opiniões de um indivíduo consideradas valorosas pela sociedade


QUESTÃO 19 (Descritor: distinguir fato de opinião.)

Assunto: Fato x opinião

Identifique nos trechos abaixo um fato.

a)     “As grandes, ou pequenas redes televisivas, não encontraram uma maneira de destacar a cultura e a comunidade como deveria ser.”
b)    “A necessidade de notoriedade de qualquer ser humano deveria ser medida também pela sua competência intelectual e social.”
c)     “Os negros e negras só estarão bem representados em quaisquer meios quando forem citados por sua intelectualidade(...)”
d)    “Ou seja, de acordo com essa proporção, a representatividade da parcela negra da população está bem representada na televisão brasileira.”

QUESTÃO 20 (Descritor: identificar a intenção comunicativa.)

Assunto: Textos jornalísticos: o artigo de opinião, características formais e de linguagem.

Qual é a intenção comunicativa do autor do texto?

a)     Convencer o leitor de uma realidade racista ainda existente no Brasil.
b)    Apresentar o negro como personagem de importância social na televisão.
c)     Apresentar ao leitor opiniões diversas sobre um mesmo assunto.
d)    Mostrar que há um espaço na revista Escala do qual todos podem participar.


II) QUESTÕES ABERTAS

TEXTO 7

O MENINO O BURRO E O CACHORRO
Um menino foi buscar lenha na floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação. Chegando no meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro e exclamou:
             - Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro!
             Então o jumento virou-se para ele e respondeu:
             - É claro, não é você quem vai levar.
             O menino, muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar a casa, quase sem fôlego, ele disse:
             - Pai, eu tava na mata juntano lenha e depois de prepará uma carga pra trazê, disse que ia colocá ela lá na garupa do burro, e, acredite se quisé, ele virô pra mim e disse: "Claro, não é você que vai leva."
O pai do menino olhou-o de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
            - Você está dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!
            Nesse momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
            - Foi verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
           Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro. Nesse momento, aconteceu algo ainda mais curioso... O machado começou a tremer em suas mãos e falou com a voz temerosa:
            - O senhor tenha cuidado, este cachorro pode me morder!

Nota: conto popular do Nordeste de origem desconhecida.


Questão 21 (Descritor: identificar características típicas da linguagem oral em textos escritos.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Norma-padrão é a variante da língua usada na maioria dos documentos escritos, como jornais e livros escolares.
No texto acima, foi registrada, além da norma-padrão, a linguagem oral.

a)     Identifique no texto três palavras típicas da linguagem oral.
b)    Crie uma frase para cada palavra, reescrevendo-a de acordo com a norma-padrão.



Questão 22 (Descritor: inferir as normas de emprego de sinais de pontuação a partir da pontuação em textos diversos.)

Assunto: Recursos verbais e não-verbais.

Nesse enunciado aparecem algumas pontuações pouco comuns em outros tipos de texto: os dois pontos e o travessão.

a)     Cite pelo menos dois outros tipos de texto nos quais essa pontuação aparece.
b)    Observe o emprego dessas pontuações no texto e escreva uma regra para o uso de cada um desses sinais.


QUESTÃO 23 (Descritor: perceber os adjetivos como palavras modificadoras dos substantivos.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.

“o menino juntou um grande feixe de lenha”

a)     A qual palavra os segmentos destacados se referem no texto?
b)    Se você as substituir por outras, como “extenso” e “de luz”, o que ocorre no texto?
c)     Qual a função dos adjetivos na frase?


Questão 24 (Descritor: perceber as mudanças semânticas decorrentes da mudança de posição dos adjetivos em relação ao seu determinado.)

Assunto: Relações de concordância entre determinantes e determinados.

Releia o trecho abaixo, retirado do texto:
Assustado, o camponês pobre, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro.

a)     Identifique e reescreva o trecho modificado no período acima.
b)    Essa mudança provocou alteração de sentido na frase? EXPLIQUE sua resposta.


Questão 25 (Descritor: identificar o melhor significado para uma palavra de um texto apresentado a partir da consulta ao verbete de dicionário.)

Assunto: O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.

Leia com atenção o verbete abaixo retirado do dicionário Houaiss:

Caixa de texto: Lascar:
de l. 
 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
 muito bom ou ruim
pra l.
 Regionalismo: Nordeste do Brasil. Uso: informal.
 em grande quantidade









a)     Qual é o sentido da expressão “de lascar” no contexto?
b)    Escreva uma frase utilizando a outra expressão proposta no verbete.



TEXTO 8



Questão 26 (Descritor: inferir o significado de palavras e expressões considerando o contexto específico.)

Assunto: O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.

O que significa, no contexto, “ocupações irregulares”?


Questão 27 (Descritor: identificar o melhor significado para uma palavra de um texto apresentado a partir da consulta ao verbete de dicionário.)

Assunto: O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.

Manancial s. m.
1          mina de água; olho-d’água, nascente, fonte

De acordo com o verbete acima e com o contexto, EXPLIQUE o que deve ser “uma área de proteção de mananciais”.


Questão 28 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação interlocutiva.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Degradação – s. f.
Acepção 4 - Derivação: por extensão de sentido: destruição, estrago, devastação
Locução:
degradação ambiental
    Rubrica: ecologia.
esgotamento ou inutilização de um recurso renovável devido a sua utilização em ritmo maior do que o de sua reposição natural.

De acordo com o verbete acima e com o contexto, por que a degradação da serra oferece riscos aos mananciais próximos a ela? JUSTIFIQUE a sua resposta.


Questão 29 (Descritor: distinguir fato de opinião.)

Assunto: Fato x opinião

Sendo este texto uma notícia, ele nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta.



TEXTO 9




Questão 30 (Descritor: localizar informações explícitas no texto.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Após a leitura da imagem acima, responda:
a)     Quem é a personagem e o que ela está fazendo?
b)    Como você interpreta a atitude dela?


QUESTÃO 31 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação interlocutiva.)

Assunto: Recursos verbais e não verbais.

Estabeleça a relação entre a imagem acima e a notícia “Cantareira é novo alvo de ocupações”.

 
TEXTO 10
 
Leia o verbete abaixo, retirado do Dicionário Houaiss.

Poeta. s. m.
1      escritor que compõe poesia
2      autor cuja obra é impregnada de poesia
Ex.: compositores como Chopin e Debussy são verdadeiros p.
3      ser humano com o dom da poesia
Ex.: um pugilista com alma de p.
4      aquele que tem imaginação inspirada
5      aquele que é dado a devaneios ou tem caráter idealista


TEXTO 11

AUTOPSICOGRAFIA
Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente. [...]



Questão 32 (Descritor: distinguir o texto científico do texto literário considerando a linguagem empregada.)

Assunto: Textos científicos: finalidades, portadores e linguagem.

Após ler os textos 10 e 11, responda:
Qual dos dois textos é classificado como científico? Qual deles é literário? JUSTIFIQUE, comparando as características entre eles.


Questão 33 (Descritor: reconhecer a composição do verbete de dicionário, identificando o significado das abreviaturas utilizadas.)

Assunto: O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.

No verbete proposto “poeta”, há três abreviaturas. Reescreva-as e EXPLIQUE o significado delas.


Questão 34 (Descritor: perceber as mudanças de sentido decorrentes do emprego ou não-emprego dos artigos diante dos substantivos.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.

De acordo com o dicionário Houaiss, uma das definições para a palavra “psicografia” é: descrição psicológica de uma pessoa. Considerando essa informação, pode-se afirmar que nesse poema o poeta faz uma descrição dele mesmo.

Com base nessas informações, EXPLIQUE se a mudança no texto, proposta abaixo, alteraria o sentido do poema.

Poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente. [...]



TEXTO 12



QUESTÃO 35 (Descritor: perceber os adjetivos como palavras modificadoras dos substantivos.)

Assunto: Relações de concordância entre determinantes e determinados.

Mesmo repetindo a palavra “gente” no texto, é possível afirmar que o autor não está se referindo às mesmas pessoas. Que elemento(s) no texto torna(m) essa afirmativa verdadeira? JUSTIFIQUE sua reposta.


Questão 36 (Descritor: flexionar adjetivos em grau, percebendo seus efeitos de sentido.)

Assunto: Flexões dos substantivos, adjetivos e artigos.

Após a leitura do anúncio acima, faça o que se pede:

a)     Flexione os seguintes adjetivos no grau diminutivo – boa; bacana.
b)    Que efeito de sentido é produzido no texto quando se empregam os adjetivos flexionados?


Questão 37 (Descritor: identificar substantivos em enunciados diversos.)

Assunto: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.


“O substantivo estará nas bancas toda semana.”

Qual é o substantivo a que a frase se refere?



TEXTO 13



QUESTÃO 38 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação interlocutiva.)

Assunto: Recursos verbais e não verbais.

Explique o porquê da expressão no rosto do amigo de Mafalda, no 4º quadro da primeira tirinha.


QUESTÃO 39 (Descritor: distinguir fato de opinião.)

Assunto: Fato X opinião

Observe a segunda tirinha. Mafalda nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta com elementos do texto.


Questão 40 (Descritor: emitir opinião sobre temas diversos oralmente e por escrito, identificando os recursos lingüísticos próprios de cada um.)

Assunto: Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.

Após a leitura das tirinhas da Mafalda, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre o tema abordado. JUSTIFIQUE o seu ponto de vista.


GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS



QUESTÃO 01
C

QUESTÃO 11
B
QUESTÃO 02
D

QUESTÃO 12
D
QUESTÃO 03
A

QUESTÃO 13
A
QUESTÃO 04
B

QUESTÃO 14
C
QUESTÃO 05
D

QUESTÃO 15
B
QUESTÃO 06
A

QUESTÃO 16
D
QUESTÃO 07
C

QUESTÃO 17
C
QUESTÃO 08
B

QUESTÃO 18
D
QUESTÃO 09
D

QUESTÃO 19
A
QUESTÃO 10
A

QUESTÃO 20
C

 

 

GABARITO DAS QUESTÕES DISCURSIVAS


QUESTÃO 21
a) Há várias opções: vô; coloca; lascá; tava; juntano...
b) O aluno irá criar frases empregando corretamente as palavras.

QUESTÃO 22
a) O aluno pode mencionar a entrevista e o texto de teatro.
b) O aluno deve conseguir construir a regra, percebendo que, antes de toda fala, foram empregados os dois pontos, e todas as falas vêm antecedidas pelo travessão.

QUESTÃO 23
a) Feixe.
b) Espera-se que o aluno perceba que o texto muda de sentido se trocarmos os adjetivos, pois esses modificam o substantivo.
c) O aluno deve concluir que os adjetivos modificam os substantivos na frase.

QUESTÃO 24
a)     “o camponês pobre”.
b)    Ao inverter a posição do adjetivo em relação ao substantivo ao qual ele se refere, criou-se novo sentido no texto. Essa segunda forma de escrever aponta um camponês sem recursos financeiros; já na primeira versão, o homem é um coitado.

QUESTÃO 25
a) O sentido é “muito boa”.
b) Resposta pessoal: ex. “O garoto tem jogos pra lascar.”

QUESTÃO 26
Pelo contexto é possível explicar que a ocupação irregular é uma ação do homem de instalar-se num determinado espaço que, pela lei, não é permitido.

QUESTÃO 27
A área de proteção de mananciais é uma região rica em nascentes de água, protegida pelo Governo, contra a poluição causada pelo próprio homem.

QUESTÃO 28
Espera-se que o aluno, ao ler a definição proposta, entenda que ao destruir as regiões próximas aos mananciais, estes ficarão vulneráveis à destruição, conseqüentemente ao esgotamento de seus recursos.

QUESTÃO 29
O texto apresenta um fato, pois narra um acontecimento real e não o que o autor pensa sobre o tema.

QUESTÃO 30
a) A personagem é uma árvore que está indo embora da cidade grande.
b) A imagem mostra uma cidade com muitos prédios juntos, sem espaço físico suficiente para as árvores viverem.

QUESTÃO 31
Os textos são semelhantes na sua temática: a desvalorização da natureza. A ocupação irregular, ou desenfreada, sem controle, traz como conseqüência a ausência da natureza, a retirada das árvores, por exemplo.

QUESTÃO 32
O texto 10 (o verbete) deve ser apontado como texto científico. Apresenta linguagem real (denotativa), clara, direta, é informativa, está na 3ª pessoa. Já o texto 11 (o poema) apresenta uma linguagem pessoal, figurada, não tem o compromisso com o real, mas com os sentimentos e pensamentos do poeta, e, apesar de estar na 3ª pessoa, sabe-se que ele fala de si mesmo.

QUESTÃO 33
s.m. – substantivo masculino; ex. – exemplo; p. - poetas

QUESTÃO 34
Ao retirar o artigo definido do texto, ocorre uma generalização da idéia, ou seja, o texto passa a referir-se a qualquer poeta. Isso mudaria o sentido do texto, pois este poeta fala dele mesmo neste texto, e não de qualquer poeta.

QUESTÃO 35
O aluno deve perceber que a presença do adjetivo altera o sentido de cada substantivo repetido, apontando para o leitor a diversidade de “gentes” presente na revista.

QUESTÃO 36
a)     boazinha; bacaninha
b)    Nesse caso, o diminutivo carrega uma idéia de inferioridade, de desprezo, de ofensa, pejorativa.

QUESTÃO 37
O substantivo “Gente”, o nome da revista.

QUESTÃO 38
O amigo de Mafalda se espanta ao ver que o doente ao qual a menina se referia com tanto cuidado era o globo terrestre. Ele parece não entender o que se passa ali.

QUESTÃO 39
Apesar de Mafalda usar um globo para ilustrar que o doente é o planeta Terra, ela nos apresenta um fato e isso se comprova quando ela consulta o noticiário para verificar como está o doente .

QUESTÃO 40
Resposta pessoal, mas o aluno deve apresentar consistência ao elaborar seu texto. Observar se ele argumentou sobre o ponto de vista assumido. Ele poderá usar exemplos, comparações, citações...

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