Caro professor, prezada professora,
O início dessa série é para o aluno
um novo desafio. A segmentação das disciplinas, que em muitas escolas se inicia
nesse ano, já serve de transtorno para a cabeça dessa criança. Organização é a
palavra chave nesse momento, para que ele continue trilhando o caminho da
construção do conhecimento.
Lembrando que esse mesmo aluno pensa, sonha, planeja, sofre,
vibra, tudo isso na Língua Portuguesa, não seria importante que nós o preparássemos
para fazer o melhor uso dessa ferramenta?! É isso que continuaremos a fazer.
Contudo, todo processo deve ser avaliado para que possamos
avançar na descoberta do conhecimento com nossos alunos. Por isso, é preciso
pensar nas atividades que nos apontam caminhos a seguir. Este banco de questões
foi desenvolvido com base em descritores,
que especificam as habilidades e as competências esperadas dos alunos, de
acordo com a idade, e tem por objetivo auxiliar o professor na tarefa da
elaboração de provas ou atividades de sala.
Sendo o texto o nosso ponto de partida e o de chegada nas
atividades de ensino-aprendizagem da língua materna, a recepção e a produção de
textos devem ser a tônica das avaliações. Através delas – sejam formais ou
processuais – o que queremos é identificar se os alunos compreendem o que lêem
e produzem usando recursos lingüísticos adequados às mais diversas situações
comunicativas. Ou seja, perceber se os alunos estão desenvolvendo os saberes
necessários à constituição de sua competência discursiva.
O presente Banco de
Questões prevê que as competências e habilidades necessárias aos alunos da 5ª
série do Ensino Fundamental sejam avaliadas, no 1º semestre/2008, por meio de
questões relativas aos gêneros textuais estudados no Livro 1. Espero que as
questões, se usadas, tornem-se um momento privilegiado do processo
ensino-aprendizagem, revelando os sucessos do aluno na construção de seus
conhecimentos, apontando necessidades e problemas e redefinindo estratégias
para a maior eficiência na interação com o aluno.
Distribuição das questões/tema da Matriz de
Referência de Língua Portuguesa do
Ensino Fundamental II – 5ª série
Conteúdos
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Questões
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Textos orais e escritos: linguagem, situação de comunicação
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Q. 3, 9, 10, 12, 14, 16,
21, 28, 30, 40
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Recursos verbais e não verbais
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Q. 2, 11, 22, 31, 38
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Entrevista; estrutura, interlocutores, recursos gráficos
predominantes, ponto de vista do entrevistado
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Q. 6, 7, 8
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Textos científicos: finalidades, portadores e linguagem
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Q. 32
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O verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns,
finalidade
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Q. 17, 25, 26, 27, 33
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Auto-retratos e diários: uso da 1ª pessoa e dos discursos
narrativo e descritivo
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Q. 1, 15
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Fato X opinião
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Q. 19, 29, 39
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Textos jornalísticos: o artigo de opinião, características
formais e de linguagem
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Q. 20
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Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos
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Q. 4, 5, 13, 23, 34,
35, 37
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Relações de concordância entre determinantes e determinados
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Q. 18, 24
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Flexões dos substantivos, adjetivos e artigos
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Q. 36
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I) QUESTÕES OBJETIVAS
TEXTO 1
O AUTO-RETRATO
Mário Quintana
No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
TEXTO 2
Norman
Rockwell, Triple
Self-Portrait, Lithograph 31.5 x 23.5 inches (paper)
Saturday Evening Post cover - Feb. 13, 1960
Saturday Evening Post cover - Feb. 13, 1960
Questão 01 (Descritor: identificar
a presença de discurso descritivo, narrativo e de tempos verbais nos enunciados.)
Assunto: Auto-retrato:
uso de discursos narrativo e descritivo
Leia o verbete abaixo,
proposto no dicionário Houaiss.
AUTO-RETRATO s. m.
retrato feito por um indivíduo de si mesmo (sob forma de
desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral)
De acordo com o verbete,
ambos os textos podem ser exemplos de auto-retrato. Qual das opções abaixo NÃO é VERDADEIRA em relação aos textos
acima?
a)
Tanto a imagem quanto as
palavras são recursos de descrição utilizados.
b)
No poema encontra-se
também uma narração do personagem.
c)
O conjunto de objetos da
imagem constitui uma narrativa.
d)
Os textos estão
representados no tempo presente.
Questão 02 (Descritor: estabelecer
relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos,
das ilustrações e da situação interlocutiva.)
Assunto: Recursos
verbais e não-verbais.
Ao relacionarmos os dois
textos, é possível AFIRMAR que
a)
os autores do poema e da
pintura foram fiéis à realidade ao se descreverem.
c)
no poema é possível
conhecer física e psicologicamente Mário Quintana.
d)
sendo a descrição
pessoal, cada autor construiu a sua imagem como gostaria de ser.
Questão 03 (Descritor: inferir o
significado de palavras considerando o contexto específico.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Observe a palavra destacada neste
trecho: “e, desta lida,”. Das opções abaixo, qual NÃO poderia
substituí-la nesse contexto?
a)
Agitação.
b)
Esforço.
c)
Afazer.
d)
Trabalho.
QUESTÃO 04 (Descritor: identificar substantivos em
enunciados diversos.)
Assunto: Classes
de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.
Das palavras abaixo,
retiradas do poema, qual NÃO foi
empregada como substantivo nesse contexto?
a)
eterna.
b)
criança.
c)
desenho.
d)
retrato.
Questão 05 (Descritor: perceber as
mudanças de sentido decorrentes do emprego ou não-emprego dos artigos diante
dos substantivos.)
Assunto: Classes
de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.
Conhecendo a importância
do uso dos artigos nas frases, analise as afirmações abaixo e assinale a opção VERDADEIRA.
a)
O artigo “um”, se
colocado no lugar do “o”, no título, não mudaria o sentido deste.
b)
Ao utilizar o artigo
indefinido em “um desenho”, o autor quer sugerir que há um só desenho.
c)
Na expressão “um louco”,
fica claro que se trata de um ser conhecido do autor.
d)
Ao retiramos do título o
artigo “o”, o texto ganha o sentido de generalização.
TEXTO 3
Revista SET
– Agosto de 2005, p. 82
Questão 06 (Descritor: identificar
a situação de comunicação, o assunto, o tipo de linguagem e o perfil dos
interlocutores em entrevistas diversas.)
Assunto: Entrevista:
estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do
entrevistado.
Após a leitura da
entrevista, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo.
( )
“Encontramos o simpático pirralho nas Bahamas...” – esta maneira do
entrevistador dizer revela que a entrevista teve um tom informal.
( )
O entrevistador explorou diversos assuntos, porque o ator - apesar de mirim – é
muito informado sobre o que acontece à sua volta.
( )
Tanto Freddie quanto Rodrigo mostraram-se objetivos durante a entrevista, o que
se pode perceber pela forma direta de perguntar e de responder.
( )
Rodrigo Salem deixa clara a sua intenção de divulgar o filme “A fantástica
fábrica de chocolate” ao fazer as oito primeiras perguntas.
Marque abaixo a seqüência CORRETA encontrada por você.
a)
VVVF.
b)
VFVF.
c)
FFFV.
d)
FVFV.
Questão 07 (Descritor: reconhecer a
estrutura da entrevista.)
Assunto: Entrevista:
estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do
entrevistado.
Encontre a afirmativa que
NÃO é verdadeira quanto à estrutura
desta entrevista.
a)
A entrevista está
publicada numa seção chamada “Ponto final”.
b)
O nome do entrevistado
foi utilizado como título do texto.
c)
O subtítulo está extenso,
mas apresenta o objetivo principal.
d)
O repórter tem seu nome
revelado ao final da entrevista.
Questão 08 (Descritor: reconhecer a
função discursiva dos sinais gráficos empregados em entrevistas.)
Assunto: Entrevista:
estrutura, interlocutores, recursos gráficos predominantes, ponto de vista do
entrevistado.
Qual das pontuações
abaixo tem sua função CORRETAMENTE
definida entre parênteses?
a)
Você ainda quer ser
jogador de futebol? – (interrogação
para duvidar do outro)
b)
“ Tim Burton é um ótimo
diretor “ – (aspas para indicar a
fala de alguém)
c)
Acredito que o modo como
Johnny ( Depp ) – (parênteses
para apresentar a personagem)
d)
Johnny Depp me falou que
você o ensinou a jogar xadrez... – (reticências
para destacar uma informação)
Questão 09 (Descritor: identificar
características típicas da linguagem oral em textos escritos.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Qual das palavras abaixo NÃO se apresenta no texto como
característico da linguagem oral?
a)
Legal.
b)
Cara.
c)
Bacana.
d)
Estrela.
Questão 10 (Descritor: inferir o
significado de palavras e expressões considerando o contexto específico.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Os significados a seguir
foram retirados do dicionário HOUAISS.
Qual significado das
palavras destacadas nas frases a seguir - observando o contexto – NÃO está adequado?
a)
MEIO - lugar que dista
igualmente de todos os pontos a seu redor.
b)
FILMOGRAFIA – lista de filmes
agrupados segundo algum critério.
c)
RENDERAM - ter como conseqüência,
como efeito.
d)
PIRRALHO - menino, guri, criança.
TEXTO 4
Postado
por Lugosi em 10/03/2007
QUESTÃO 11 (Descritor: estabelecer relações entre
informações escritas e as informações extraídas dos grafismos, das ilustrações
e da situação interlocutiva.)
Assunto: Recursos
verbais e não verbais.
Qual das afirmativas
abaixo REVELA o humor da tirinha?
a)
Mafalda desrespeitar o
amigo e ele ficar furioso.
b)
Manolito ficar com raiva
de uma coisa que nem sabe o que é.
c)
Expressões bem exageradas
no rosto das personagens.
d)
Pirambaba ser uma palavra
desconhecida por Manolito.
Questão 12 (Descritor: substituir,
em textos diversos, palavras e expressões por outras de sentido equivalente.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Ao consultar o
dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba
não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo,
qual SUBSTITUI a palavra mencionada
sem prejuízo de sentido?
a)
zeloso
b)
perseverante
c)
persistente
d)
desaplicado
Questão 13 (Descritor: identificar
adjetivos em enunciados diversos indicando os substantivos aos quais se referem.)
Assunto: Classes
de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.
Nos enunciados abaixo, qual adjetivo foi
destacado CORRETAMENTE?
a) você é pirambaba – refere-se a “você”
b) fez a lição de casa – refere-se a “casa”
c) nota baixa de novo –
refere-se a “novo”
d) nota baixa de novo – refere-se
a “baixa”
TEXTO 5
MACFARLANE, Aidan & MCPHERSON, Ann. O diário de Susie. Trad. Rubens Figueiredo.
São Paulo, Editora 34, 1997. p. 110-1, 115-6.
Questão 14 (Descritor: localizar
informações explícitas no texto.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Após ler o texto acima, assinale
com quem o narrador conversa num diário.
a)
Com a mãe.
b)
Com o diário.
c)
Com o leitor.
d)
Com ele mesmo.
Questão 15 (Descritor: identificar
o narrador em 1ª pessoa no texto diário.)
Assunto: Auto-retratos
e diários: uso da 1ª pessoa e dos discursos narrativo e descritivo.
Todas os exemplos abaixo
confirmam a pessoa em que um diário é narrado, EXCETO
a)
“Ainda não consegui
definir minhas opções...”
b)
“Volta às aulas daqui a
três dias.”
c)
“Não consigo encarar os
fatos.”
d)
“Olhei hoje de manhã no
espelho e pensei:”
Questão
16 (Descritor: localizar informações explícitas no texto.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Nessa página de diário é
possível perceber o predomínio do relato de
a)
fatos.
b)
opiniões.
c)
confissões.
d)
dúvidas.
QUESTÃO 17 (Descritor: identificar o melhor significado
para uma palavra de um texto apresentado, a partir da consulta ao verbete de
dicionário.)
Assunto: O
verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.
Ao reler a frase - “Quando
fico nesse estado, acabo desforrando em alguém” – observe o verbete em destaque. Nesse
contexto, qual das opções abaixo explica o seu significado?
a)
Recuperação de vantagem perdida em jogo, desforro, vingança.
b)
Recuperação do que se perdeu; compensação, indenização.
c)
Reparação de afronta, de ofensa; desagravo.
d)
Qualquer coisa que castiga; castigo, pena.
Questão 18 (Descritor: perceber as
mudanças semânticas decorrentes da mudança de posição dos adjetivos em relação
ao seu determinado.)
Assunto: Relações
de concordância entre determinantes e determinados.
Observe os trechos
abaixo. Houve mudança de posição dos adjetivos na frase. Qual deles teve sua significação
na frase modificada?
a)
“confusão total” – total
confusão
b)
“um grande homem” – um
homem grande
c)
“o próximo período” – o
período próximo
d)
“minhas próprias
decisões” – minhas decisões próprias
TEXTO 6
Vocabulário de acordo com
dicionário Houaiss:
Intelectualidade: s. f.
1 qualidade, caráter ou natureza do que é intelectual
2 faculdade de compreender; inteligência, intelecto
Notoriedade: s. f.
1 qualidade, estado ou condição de quem é notório; condição de
quem é de conhecimento público
2 importância social, fama proveniente de ações, opiniões de um
indivíduo consideradas valorosas pela sociedade
QUESTÃO 19
(Descritor: distinguir
fato de opinião.)
Assunto: Fato
x opinião
Identifique nos trechos abaixo um fato.
a)
“As grandes, ou pequenas
redes televisivas, não encontraram uma maneira de destacar a cultura e a
comunidade como deveria ser.”
b)
“A necessidade de
notoriedade de qualquer ser humano deveria ser medida também pela sua
competência intelectual e social.”
c)
“Os negros e negras só
estarão bem representados em quaisquer meios quando forem citados por sua
intelectualidade(...)”
d)
“Ou seja, de acordo com
essa proporção, a representatividade da parcela negra da população está bem
representada na televisão brasileira.”
QUESTÃO 20 (Descritor: identificar a intenção
comunicativa.)
Assunto: Textos
jornalísticos: o artigo de opinião, características formais e de linguagem.
Qual é a intenção comunicativa do autor do
texto?
a) Convencer o leitor de uma realidade racista ainda existente no
Brasil.
b) Apresentar o negro como personagem de importância social na
televisão.
c) Apresentar ao leitor opiniões diversas sobre um mesmo assunto.
d) Mostrar que há um espaço na revista Escala do qual todos podem
participar.
II) QUESTÕES ABERTAS
TEXTO 7
O MENINO O BURRO E O
CACHORRO
Um menino foi buscar lenha na floresta com seu burrico e
levou junto seu cachorro de estimação. Chegando no meio da mata, o menino
juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro e exclamou:
- Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro!
Então o jumento virou-se para ele e respondeu:
- É claro, não é você quem vai levar.
O menino, muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar a casa, quase sem fôlego, ele disse:
- Pai, eu tava na mata juntano lenha e depois de prepará uma carga pra trazê, disse que ia colocá ela lá na garupa do burro, e, acredite se quisé, ele virô pra mim e disse: "Claro, não é você que vai leva."
- Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro!
Então o jumento virou-se para ele e respondeu:
- É claro, não é você quem vai levar.
O menino, muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar a casa, quase sem fôlego, ele disse:
- Pai, eu tava na mata juntano lenha e depois de prepará uma carga pra trazê, disse que ia colocá ela lá na garupa do burro, e, acredite se quisé, ele virô pra mim e disse: "Claro, não é você que vai leva."
O pai do menino olhou-o
de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
- Você está dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!
Nesse momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
- Foi verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro. Nesse momento, aconteceu algo ainda mais curioso... O machado começou a tremer em suas mãos e falou com a voz temerosa:
- O senhor tenha cuidado, este cachorro pode me morder!
- Você está dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!
Nesse momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
- Foi verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro. Nesse momento, aconteceu algo ainda mais curioso... O machado começou a tremer em suas mãos e falou com a voz temerosa:
- O senhor tenha cuidado, este cachorro pode me morder!
Nota: conto popular do Nordeste de origem
desconhecida.
Questão 21 (Descritor: identificar
características típicas da linguagem oral em textos escritos.)
Assunto: Textos
orais e escritos: linguagem, situação de comunicação.
Norma-padrão é a
variante da língua usada na maioria dos documentos escritos, como jornais e
livros escolares.
No texto acima, foi
registrada, além da norma-padrão, a linguagem oral.
a)
Identifique no texto três
palavras típicas da linguagem oral.
b)
Crie uma frase para cada
palavra, reescrevendo-a de acordo com a norma-padrão.
Questão 22 (Descritor: inferir as
normas de emprego de sinais de pontuação a partir da pontuação em textos
diversos.)
Assunto: Recursos
verbais e não-verbais.
Nesse enunciado aparecem
algumas pontuações pouco comuns em outros tipos de texto: os dois pontos e o
travessão.
a)
Cite pelo menos dois
outros tipos de texto nos quais essa pontuação aparece.
b)
Observe o emprego dessas
pontuações no texto e escreva uma regra para o uso de cada um desses sinais.
QUESTÃO 23 (Descritor: perceber os adjetivos como
palavras modificadoras dos substantivos.)
Assunto: Classes
de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.
“o menino juntou um grande
feixe de lenha”
a)
A qual palavra os
segmentos destacados se referem no texto?
b)
Se você as substituir por
outras, como “extenso” e “de luz”, o que ocorre no texto?
c)
Qual a função dos
adjetivos na frase?
Questão
24 (Descritor: perceber as mudanças
semânticas decorrentes da mudança de posição dos adjetivos em relação ao seu
determinado.)
Assunto: Relações de concordância
entre determinantes e determinados.
Releia o trecho abaixo, retirado do texto:
Assustado, o camponês
pobre, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava
encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro.
a)
Identifique e reescreva o trecho modificado no período acima.
b)
Essa mudança provocou alteração de sentido na frase? EXPLIQUE sua resposta.
Questão 25 (Descritor: identificar
o melhor significado para uma palavra de um texto apresentado a partir da
consulta ao verbete de dicionário.)
Assunto: O
verbete de dicionário: estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.
Leia com atenção o
verbete abaixo retirado do dicionário Houaiss:
a) Qual é o sentido da expressão “de lascar” no contexto?
b)
Escreva uma frase utilizando a outra
expressão proposta no verbete.
TEXTO 8
Questão 26 (Descritor: inferir o significado de palavras e expressões
considerando o contexto específico.)
Assunto: O verbete de dicionário:
estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.
O que significa, no
contexto, “ocupações irregulares”?
Questão 27 (Descritor: identificar o melhor significado para uma palavra de
um texto apresentado a partir da consulta ao verbete de dicionário.)
Assunto: O verbete de dicionário:
estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.
Manancial s. m.
1 mina de água; olho-d’água,
nascente, fonte
De
acordo com o verbete acima e com o contexto, EXPLIQUE o que deve ser “uma área de proteção de mananciais”.
Questão 28 (Descritor: estabelecer relações entre informações escritas e as
informações extraídas dos grafismos, das ilustrações e da situação
interlocutiva.)
Assunto: Textos orais e escritos:
linguagem, situação de comunicação.
Degradação – s. f.
Acepção
4 - Derivação: por extensão de sentido: destruição, estrago, devastação
Locução:
degradação
ambiental
Rubrica: ecologia.
esgotamento ou inutilização de um recurso renovável devido a sua
utilização em ritmo maior do que o de sua reposição natural.
De acordo com o verbete
acima e com o contexto, por que a degradação da serra oferece riscos aos
mananciais próximos a ela? JUSTIFIQUE
a sua resposta.
Questão 29 (Descritor: distinguir
fato de opinião.)
Assunto: Fato x opinião
Sendo este texto uma
notícia, ele nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta.
TEXTO 9
Questão 30 (Descritor: localizar
informações explícitas no texto.)
Assunto: Textos orais e escritos:
linguagem, situação de comunicação.
Após a leitura da imagem
acima, responda:
a)
Quem é a personagem e o
que ela está fazendo?
b)
Como você interpreta a
atitude dela?
QUESTÃO 31 (Descritor: estabelecer
relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos,
das ilustrações e da situação interlocutiva.)
Assunto: Recursos verbais e não
verbais.
Estabeleça a relação entre a imagem acima e a notícia
“Cantareira é novo alvo de ocupações”.
TEXTO 10
Leia o verbete abaixo,
retirado do Dicionário Houaiss.
Poeta. s. m.
1 escritor que compõe poesia
2 autor cuja obra é impregnada de poesia
Ex.:
compositores como Chopin e Debussy são verdadeiros p.
3 ser humano com o dom da poesia
Ex.:
um pugilista com alma de p.
4 aquele que tem imaginação inspirada
5 aquele que é dado a devaneios ou tem caráter idealista
TEXTO 11
AUTOPSICOGRAFIA
Fernando Pessoa
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é
dor
A dor que deveras sente.
[...]
Questão 32 (Descritor: distinguir o
texto científico do texto literário considerando a linguagem empregada.)
Assunto: Textos científicos:
finalidades, portadores e linguagem.
Após ler os textos 10 e
11, responda:
Qual dos dois textos é
classificado como científico? Qual deles é literário? JUSTIFIQUE, comparando as características entre eles.
Questão 33 (Descritor: reconhecer a composição
do verbete de dicionário, identificando o significado das abreviaturas
utilizadas.)
Assunto: O verbete de dicionário:
estrutura, abreviaturas mais comuns, finalidade.
No verbete proposto
“poeta”, há três abreviaturas. Reescreva-as e EXPLIQUE o significado delas.
Questão 34 (Descritor: perceber as mudanças de sentido decorrentes do
emprego ou não-emprego dos artigos diante dos substantivos.)
Assunto: Classes de palavras:
substantivos, adjetivos e artigos.
De acordo com o dicionário Houaiss,
uma das definições para a palavra “psicografia” é: descrição psicológica de
uma pessoa. Considerando essa informação, pode-se afirmar que nesse poema o
poeta faz uma descrição dele mesmo.
Com base nessas informações, EXPLIQUE se a mudança no texto, proposta abaixo, alteraria o sentido do poema.
Poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é
dor
A dor que deveras sente.
[...]
TEXTO 12
QUESTÃO 35 (Descritor: perceber os adjetivos como
palavras modificadoras dos substantivos.)
Assunto: Relações de concordância
entre determinantes e determinados.
Mesmo repetindo a palavra
“gente” no texto, é possível afirmar que o autor não está se referindo às mesmas pessoas. Que elemento(s) no texto
torna(m) essa afirmativa verdadeira? JUSTIFIQUE
sua reposta.
Questão 36 (Descritor: flexionar adjetivos em grau, percebendo seus efeitos de
sentido.)
Assunto: Flexões dos
substantivos, adjetivos e artigos.
Após a leitura do anúncio
acima, faça o que se pede:
a)
Flexione os seguintes
adjetivos no grau diminutivo – boa;
bacana.
b)
Que efeito de sentido é
produzido no texto quando se empregam os adjetivos flexionados?
Questão 37 (Descritor: identificar substantivos em enunciados diversos.)
Assunto: Classes de palavras:
substantivos, adjetivos e artigos.
“O substantivo estará nas bancas toda semana.”
Qual é o substantivo a
que a frase se refere?
TEXTO 13
QUESTÃO 38 (Descritor: estabelecer
relações entre informações escritas e as informações extraídas dos grafismos,
das ilustrações e da situação interlocutiva.)
Assunto: Recursos verbais e não
verbais.
Explique o porquê da expressão no rosto do amigo
de Mafalda, no 4º quadro da primeira tirinha.
QUESTÃO 39 (Descritor:
distinguir fato de opinião.)
Assunto: Fato X opinião
Observe a segunda
tirinha. Mafalda nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta com elementos do texto.
Questão 40 (Descritor: emitir opinião sobre temas diversos oralmente e por
escrito, identificando os recursos lingüísticos próprios de cada um.)
Assunto: Textos orais e escritos:
linguagem, situação de comunicação.
Após a leitura das
tirinhas da Mafalda, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre o tema
abordado. JUSTIFIQUE o seu ponto de
vista.
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 01
|
C
|
|
QUESTÃO 11
|
B
|
QUESTÃO 02
|
D
|
|
QUESTÃO 12
|
D
|
QUESTÃO 03
|
A
|
|
QUESTÃO 13
|
A
|
QUESTÃO 04
|
B
|
|
QUESTÃO 14
|
C
|
QUESTÃO 05
|
D
|
|
QUESTÃO 15
|
B
|
QUESTÃO 06
|
A
|
|
QUESTÃO 16
|
D
|
QUESTÃO 07
|
C
|
|
QUESTÃO 17
|
C
|
QUESTÃO 08
|
B
|
|
QUESTÃO 18
|
D
|
QUESTÃO 09
|
D
|
|
QUESTÃO 19
|
A
|
QUESTÃO 10
|
A
|
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QUESTÃO 20
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C
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GABARITO DAS QUESTÕES DISCURSIVAS
QUESTÃO 21
a) Há várias opções: vô;
coloca; lascá; tava; juntano...
b) O aluno irá criar
frases empregando corretamente as palavras.
QUESTÃO 22
a) O aluno pode mencionar
a entrevista e o texto de teatro.
b) O aluno deve conseguir
construir a regra, percebendo que, antes de toda fala, foram empregados os dois
pontos, e todas as falas vêm antecedidas pelo travessão.
QUESTÃO 23
a) Feixe.
b) Espera-se que o aluno
perceba que o texto muda de sentido se trocarmos os adjetivos, pois esses
modificam o substantivo.
c) O aluno deve concluir
que os adjetivos modificam os substantivos na frase.
QUESTÃO 24
a)
“o camponês pobre”.
b)
Ao inverter a posição do
adjetivo em relação ao substantivo ao qual ele se refere, criou-se novo sentido
no texto. Essa segunda forma de escrever aponta um camponês sem recursos
financeiros; já na primeira versão, o homem é um coitado.
QUESTÃO 25
a) O sentido é “muito boa”.
b) Resposta pessoal: ex. “O garoto tem jogos pra lascar.”
QUESTÃO 26
Pelo contexto é possível
explicar que a ocupação irregular é uma ação do homem de instalar-se num
determinado espaço que, pela lei, não é permitido.
QUESTÃO 27
A
área de proteção de mananciais é uma região rica em nascentes de água,
protegida pelo Governo, contra a poluição causada pelo próprio homem.
QUESTÃO 28
Espera-se que o aluno, ao
ler a definição proposta, entenda que ao destruir as regiões próximas aos
mananciais, estes ficarão vulneráveis à destruição, conseqüentemente ao
esgotamento de seus recursos.
QUESTÃO 29
O texto apresenta um fato, pois narra um acontecimento real e
não o que o autor pensa sobre o tema.
QUESTÃO 30
a) A personagem é uma
árvore que está indo embora da cidade grande.
b) A imagem mostra uma
cidade com muitos prédios juntos, sem espaço físico suficiente para as árvores
viverem.
QUESTÃO 31
Os textos são semelhantes
na sua temática: a desvalorização da natureza. A ocupação irregular, ou
desenfreada, sem controle, traz como conseqüência a ausência da natureza, a
retirada das árvores, por exemplo.
QUESTÃO 32
O texto 10 (o verbete)
deve ser apontado como texto científico. Apresenta linguagem real (denotativa),
clara, direta, é informativa, está na 3ª pessoa. Já o texto 11 (o poema)
apresenta uma linguagem pessoal, figurada, não tem o compromisso com o real,
mas com os sentimentos e pensamentos do poeta, e, apesar de estar na 3ª pessoa,
sabe-se que ele fala de si mesmo.
QUESTÃO 33
s.m. – substantivo
masculino; ex. – exemplo; p. - poetas
QUESTÃO 34
Ao retirar o artigo
definido do texto, ocorre uma generalização da idéia, ou seja, o texto passa a
referir-se a qualquer poeta. Isso mudaria o sentido do texto, pois este poeta
fala dele mesmo neste texto, e não de qualquer poeta.
QUESTÃO 35
O aluno deve perceber que
a presença do adjetivo altera o sentido de cada substantivo repetido, apontando
para o leitor a diversidade de “gentes” presente na revista.
QUESTÃO 36
a)
boazinha; bacaninha
b)
Nesse caso, o diminutivo
carrega uma idéia de inferioridade, de desprezo, de ofensa, pejorativa.
QUESTÃO 37
O substantivo “Gente”, o
nome da revista.
QUESTÃO 38
O amigo de Mafalda se espanta ao ver que o
doente ao qual a menina se referia com tanto cuidado era o globo terrestre. Ele
parece não entender o que se passa ali.
QUESTÃO 39
Apesar de Mafalda usar um
globo para ilustrar que o doente é o planeta Terra, ela nos apresenta um fato e
isso se comprova quando ela consulta o noticiário para verificar como está o
doente .
QUESTÃO 40
Resposta pessoal, mas o
aluno deve apresentar consistência ao elaborar seu texto. Observar se ele
argumentou sobre o ponto de vista assumido. Ele poderá usar exemplos,
comparações, citações...
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