questões referentes a intertextualidade, inferências, signo e textualidade e propostas de redação. São 44 questões divididas entre objetivas e objetivas.
QUESTÃO 154
Os textos de todas as alternativas exploram a polissemia dos signos verbais, EXCETO:
Existem muitos bancos virtuais. Só um é Real.
Abra sua conta.
De um anúncio do Banco Real.
Navegar às vezes enjoa. Por isso o banco1.net tem atendimento por telefone 24 horas.
De um anúncio do banco1.net
ABAIXO A MONARQUIA!
Desacreditada, realeza britânica vê seus súditos cada vez mais seduzidos por ideais republicanos
ISTOÉ 1628, 13 dez. 2000. p.136-137.
UNIÃO DE CLASSES
Escolas de elite do Rio abrem suas portas para o morro e alunos dão aulas como voluntários
ISTOÉ 1628, 13 dez. 2000. p.56-57.
Instrução
Leia o texto ao lado, um anúncio da revista ISTOÉ, e então responda às questões de 155 a 159.
QUESTÃO 155
Baseando-se nas palavras da reportagem de capa da revista anunciada ¾ Às vésperas de ser julgado pela Inquisição, Galileu Galilei afirma em entrevista exclusiva: a Terra não é o centro do Universo ¾ e no seu conhecimento prévio a respeito, explique por que o papa estaria errado.
QUESTÃO 156
a) O que representa o símbolo da coroa no texto?
O que representa a figura do sol coroado?
QUESTÃO 167
Publicada desde 1976,necessária desde 1611.
Por que a revista ISTOÉ teria sido necessária em 1611?
QUESTÃO 158
Que relação você estabelece entre o slogan ISTOÉ
independente e o enunciado O PAPA ESTÁ ERRADO?
QUESTÃO 159Redija um pequeno texto, explicando de que recursos o autor da capa ao lado se valeu para sugerir que ela teria saído numa edição de 1611. |
Publicada desde 1976,necessária desde 1611.ISTOÉindependente |
QUESTÃO 160
Leia o texto a seguir e então responda às questões propostas.
Fala, galera |
|
Vejao quealgumasgatinhasfalaramsobre oassunto |
Quando opríncipe......vira sapo! |
è Quando ele mente, chega contando vantagens e se acha um gostosão, vira sapo na hora! E tem muito cara que acha que é príncipe e que na verdade é sapo. Eu, além de me afastar dele, já chego pra todo mundo e conto que ele não é o que elas estão pensando. Vou logo queimando o filme dele. Só dou uma outra chance, se ele mudar bastante. Nesse caso, a gente vai ter um papo franco, mas antes disso, nem pensar. |
Caracterize o locutor indicado pela setinha no texto acima, procurando identificar, na medida do possível, sua origem geográfica, classe social, faixa etária, sexo, nível de escolaridade, etc.
Infira do próprio texto a situação comunicativa em que foi provavelmente produzido. Justifique sua resposta.
Para responder às questões 164 e 165, leia com atenção o texto abaixo, produzido por um aluno de 2º grau, como resultado de uma atividade em que a professora pedia a reformulação de uma nota supostamente produzida por um jornal, com o objetivo de torná-la adequada à veiculação em um jornal de circulação nacional.
Morte no terreno
O corpo do jovem desaparecido, à noite, foi encontrado morto, na Quinta-feira, próximo ao terreno baldio, no parque dos Timbiras, no saco plástico, jogado junto com outros dejetos. O saco foi achado por policiais, pois os catadores de lixo que freqüentam o local não alegaram nada. A família de Frederico Silva, sabendo que naquele dia haviam encontrado um cadáver ali, apressou-se em comparecer no Lixão, admitindo que ele havia sumido após a festa da vizinha e que não havia motivo para isso acontecer.
QUESTÃO 161
(PUC-MINAS/jun99) Assinale a alternativa que apresenta análise INADEQUADA do texto.
Como se trata de texto a ser veiculado em jornal, o uso de “Quinta-feira” é informação suficiente para que o leitor precise a data do acontecimento.
Com o uso do artigo em “próximo ao terreno baldio”, pode-se concluir que o parque dos Timbiras possui um único terreno baldio.
O uso do artigo em “no saco plástico” mostra que o autor está tratando esta informação como sendo de conhecimento do leitor.
A segunda utilização do vocábulo “saco” não apresenta inadequação, pois o leitor já tivera conhecimento da existência de um saco.
Ao utilizar a expressão “outros desetos”, o autor permite que se conclua que o corpo encontrado é também um dejeto.
QUESTÃO 162
(PUC-MINAS/jun99) Assinale a alternativa que apresenta análise INADEQUADA do texto.
O trecho “pois os catadores de lixo que freqüentam o local não alegaram nada” não constitui explicação clara para o fato de os policiais terem encontrado o corpo.
Pode-se supor que Frederico Silva é o nome do jovem desaparecido, mas não há garantias no texto de que ele o seja de fato.
O uso do vocábulo “Lixão” estaria indicando que esse é o nome através do qual também é conhecido o terreno baldio.
No trecho “naquele dia haviam encontrado um cadáver ali”, os itens “naquele dia” e “ali” `têm o seu referente recuperado pelas informações do texto.
O vocábulo “isso”, na última linha, não recupera nenhum referente expresso no texto, mas, nesse contexto, somente pode se referir à morte.
INSTRUÇÃO: As questões 163 e 164 referem-se aos quadrinhos abaixo.
Rosinha corre em direção a Chico Bento com uma câmera fotográfica na mão e grita:
__ Chico! Chico, ouvindo Rosinha, abre as calças, em um gesto de obediência, no momento em que ela vai bater a foto.
O flash dispara.
Rosinha quebra a câmera fotográfica na cabeça de Chico e sai indignada.
Chico, com uma expressão de quem não sabe o que se passou, diz:
__ Quem intendi as muié?
QUESTÃO 163
(ENEM/2000 Nessa história, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha na primeira fala, que é
Faz uma pose bonita!
Quer tirar um retrato?
Sua barriga está aparecendo!
Olha o passarinho!
Cuidado com o flash!
QUESTÃO 164
Considere o uso do verbo olhar no modo imperativo, usado por Rosinha, e indique seu papel semântico.
QUESTÃO 165
Tudo que você conhece
dos CHOCOLATES SUIÇOS
agora ainda em
mais mais mais
GOSTOSOS BISCOITOS.
Nestlé – São Luiz
No texto publicitário acima, o adjunto adverbial mais é repetido. Analise e responda:
Identifique a palavra que ele modifica e indique a classe gramatical da mesma.
Qual é o valor semântico do adjunto adverbial mais.
Qual é a intenção provável do anunciante ao repetir o sintagma adverbial mais.
Há um sentido comparativo do produto. Indique a que ele é comparado.
QUESTÃO 166
Há grandes possibilidades de matizes semânticos e enfáticos nas frases seguintes em decorrência da alteração da ordem de colocaçaõ do sintagma adverbial só. Identifique os efeitos de sentido produzidos a cada deslocamento proposto abaixo.
Só ele ganhou cem reais pela redução do consumo de energia durante duas semanas.
Ele só ganhou cem reais pela redução do consumo de energia durante duas semanas.
Ele ganhou cem reais só pela redução do consumo de energia durante duas semanas.
Ele ganhou cem reais pela redução só do consumo de energia durante duas semanas.
QUESTÃO 167
(FGV/2000) Explique a diferença de sentido entre as duas ocorrências do verbo achar, abaixo.
“...se me visse abrir o embrulho e achar dentro uma dúzia de lenços velhos...” (Machado de Assis)
Por achar que não tinha febre, expôs-se ao frio da madrugada.
INSTRUÇÃO: As questões 171, 172 e 173 referem-se ao trecho abaixo.
Baseando-se na declaração, analise as propagandas e indique o valor discursivo do termo em destaque.
“Alguns advérbios e expressões adverbiais modificam toda a frase ou parte dela, traduzindo a avaliação que o locutor faz do que ele mesmo diz. Funcionam como modalizadores da enunciação.” (Vilma de Souza e Ângela Souto)
QUESTÃO 168
“Um deles é exatamente assim, do jeito que você estava procurando.” (Computadores Itautec)
QUESTÃO 169
“São apenas 3 anos de trabalho. mas já dá para notar o que a telemar tem feito.”
QUESTÃO 170
“Estima-se que, atualmente, o rebanho de zebuínos chegue a 110 milhões de cabeças...” (Serrana – Nutrição Animal)
QUESTÃO 171 (Unicamp)
O título da nota ao lado, SEM COMENTÁRIOS, é, na verdade, um comentário que expressa o ponto de vista do jornal, motivado por um problema gramatical no discurso lido por A. C. Reboredo.Que problema gramatical provocou o comentário do jornal?Explicite o comentário que está sugerido, neste caso específico, pela expressão sem comentários. |
SEM COMENTÁRIOSDo delegado regional do Ministério da Educação no Rio, Antônio Carlos Reboredo, ao ler ontem um discurso de agradecimento ao seu chefe, o ministro Eraldo Tinoco: "Os convênios assinados traduz (sic)[1] os esforços... "FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 12 set. 1992. Painel. |
QUESTÃO 172
(UFMG) "O homem não nasce com preconceitos, ele os aprende socialmente."
Todas as alternativas apresentam inferências que podem ser feitas a partir dessa afirmativa, EXCETO
As pessoas preconceituosas relacionaram-se socialmente com pessoas que apresentavam preconceitos.
As pessoas que têm preconceito de cor aprenderam esse preconceito no convívio social.
Os preconceitos não são herdados geneticamente.
Os preconceitos são mais numerosos entre prisioneiros do que entre cidadãos em liberdade.
Tarzã, antes do contato humano, seria um bom exemplo de ausência de preconceitos.
QUESTÃO 173
Leia a tira a seguir e responda as perguntas:
Da leitura dos dois primeiros quadros, depreende-se uma opinião geral do garoto Calvin sobre proibições. Que opinião é essa?
Observe o que faz Calvin no último quadro da tira e explique o que essa ação significa no contexto da história.
Suponha a seguinte situação: numa auto-estrada de alta velocidade, uma placa de sinalização diz "Não pare na pista". Bem à vista da placa, um motorista trafega em marcha ré, no acostamento. Pela lógica de Calvin este motorista está errado? Justifique.
QUESTÃO 174 (Univ. Est. de Londrina)
Em painéis colocados estrategicamente nas saídas de Londrina, uma propaganda em que se destaca a logomarca de uma empresa de telecomunicações apresenta o seguinte texto:
Agora você já sabe por que todo mundo fala bem de Londrina.
A respeito da ambigüidade desse texto publicitário, considere as seguintes afirmações:
A ambigüidade da sentença decorre do fato de todas as expressões usadas terem sentido genérico.
Os locais onde foram afixados os painéis e o fato de se tratar de anúncios de uma empresa de telecomunicações constituem o contexto que facilita a percepção de diferentes leituras.
Existe uma interpretação mais ligada ao serviço de telefonia. Nessa, a expressão de Londrina deve ser entendida como lugar de procedência da chamada telefônica.
Sobre as afirmativas acima, é CORRETO afirmar:
apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
apenas a afirmativa I é verdadeira
apenas a afirmativa II é verdadeira
apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
QUESTÃO 175 (FUVEST)
Orientação para uso deste medicamento: antes de você usar este medicamento, verifica se o rótulo consta as seguintes informaçòes, seu nome, nome de seu médico, data de manipulaçào e validade e fórmula do medicamento solicitado.
Há no texto desvios em relação à norma culta. Reescreva-o, fazendo as correções necessárias.
A que se refere, no contexto, o pronome seu da expressão “seu nome”? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 176 (VUNESP)
Idéia fixa
Só pra variar, o “SBT Repórter” de hoje à noite mostra como é a vida em uma colônia de nudismo.
(“Outro canal”, coluna do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo, 27/10/99)
No contexto, a expressão “só pra variar” é lida em sentido irônico, diverso de seu sentido literal. Baseado nessa afirmação.
identifique o elemento do texto que desencadeia essa leitura
explique qual é o sentido literal da expressão “só pra variar” e que sentido tem no conjunto do texto.
QUESTÃO 177
A supressão do termo em destaque nas alternativa só NÃO altera o sentido da passagem em
Não deu muitas alegrias aos pais.
...continuaram olhando Flávia com uma expressão superior.
¾ Você não acha que já passou um pouco da idade, filho?
Pensar em coisas mais sérias, desenvolver outras atividades.
Resolveu imitar as outras mães, e além da natação colocou Paulinho na ginástica olímpica...
ESSAS MÃES MARAVILHOSAS E SUAS MÁQUINAS INFANTIS |
Flávia logo percebeu que as outras moradoras do prédio, mães dos amiguinhos do seu filho, Paulinho, seis anos, olhavam-na com um ar de superioridade. Não era para menos. Afinal o garoto até aquela idade ¾ imaginem ¾ se limitava a brincar e ir à escola. Andava em total descompasso com os outros meninos, que já desenvolviam múltiplas e variadas atividades desde a mais tenra idade. O recorde, por sinal, pertencia ao garoto Peter, filho de uma brasileira e um canadense, nascido em Nova Iorque. Peter, tão logo veio ao mundo entrou para um curso de amamentação ("Como tirar o leite da mãe em 10 lições"). A mãe descobriu numa revista uma pesquisa feita por médicos da Califórnia informando sobre a melhor técnica de mamar (chamada técnica de Lindstorm, um psicanalista, autor da pesquisa, que para realizar seu trabalho mamou até os 40 anos). A maneira da criança mamar, afirmam os doutores, vai determinar suas neuroses na idade adulta. |
Uma tarde, Flávia percebeu duas mães cochichando sobre seu filho: que se pode esperar de um menino que aos seis anos só brinca e vai à escola? Flávia começou a se sentir a última das mães. Pegou o marido pelo braço dizendo que os dois precisavam ter uma conversa com o filho. |
¾ O que você gostaria de fazer, Paulinho? ¾ perguntou o pai dando uma de liberal que não costuma impor suas vontades. |
¾ Brincar... |
O pai fez uma expressão grave. |
¾ Você não acha que já passou um pouco da idade, filho? A vida não é uma eterna brincadeira. Você precisa começar a pensar no futuro. Pensar em coisas mais sérias, desenvolver outras atividades. Você não gostaria de praticar algum esporte? |
¾ Compra um time de botão pra mim. |
¾ Botão não é esporte, filho. |
¾ Arco e flecha! |
Os pais se entreolharam. Nenhum dos meninos do prédio fazia curso de arco e flecha. Paulinho seria o primeiro. Os vizinhos certamente iriam julgá-lo uma criança anormal. Flávia deu um calção de presente ao garoto e perguntou por que ele não fazia natação. |
¾ Tenho medo. |
Se tinha medo, então era para a natação mesmo que ele iria entrar. Os medos devem ser eliminados na infância. Paulinho ainda quis argumentar. Sugeriu alpinismo. Foi a vez de os pais tremerem. Mas o medo dos pais é outra história. Paulinho entrou para a natação. Não deu muitas alegrias aos pais. Nas competições chegava sempre em último, e as mães dos coleguinhas continuavam olhando Flávia com uma expressão superior. As mães, vocês sabem, disputam entre elas um torneio surdo nas costas dos filhos. Flávia passou a desconfiar de que seu filho era um ser inferior. Resolveu imitar as outras mães, e além da natação colocou Paulinho na ginástica olímpica, cursinho de artes, inglês, judô, francês, terapeuta, logopedista. Botou até aparelho nos dentes do filho. Os amiguinhos da rua chamavam Paulinho para brincar depois do colégio. |
¾ Não posso, tenho aula de hipismo. |
¾ Depois do hipismo? |
¾ Vou pro caratê |
¾ E depois do caratê? |
¾ Faço sapateado. |
¾ Quando poderemos brincar?¾ Não sei. Tenho que ver na agenda. |
Paulinho andava com uma agenda Pombo debaixo do braço. À noitinha chegava em casa mais cansado do que o pai em dia de plantão. Nunca mais brincou. Tinha todos os brinquedos da moda, mas só para mostrar aos amiguinhos do prédio. Paulinho dava um duro dos diabos. "Mas no futuro ele saberá nos agradecer", dizia o pai. O garoto estava sendo preparado para ser um super-homem. E foi ficando adulto antes do tempo, como uma fruta que amadurece de véspera. Um dia Flávia flagrou o filho com uma gravata à volta do pescoço tentando dar um laço. Quando fez sete anos disse ao pai que a partir daquele dia queria receber a mesada em dólar. Aos oito anos abriu o berreiro porque seus pais não lhe deram um cartão de crédito de presente. Com oito anos, entre uma aula de xadrez e de sânscrito, Paulinho saiu de casa muito compenetrado. Os amiguinhos da rua perguntaram onde ele ia: |
¾ Vou ao banco. |
Caminhou um quarteirão até o banco, sentou-se diante do gerente, pediu sugestões sobre aplicações e pagou a conta de luz como um homenzinho. A façanha do garoto correu o prédio. A vizinhança começou a achá-lo um gênio. As mães dos amiguinhos deixaram de olhar Flávia com superioridade. Os pais, enfim, puderam sentir-se orgulhosos. "Estamos educando o menino no caminho certo", declarou o pai batendo no peito. Na festa de 11 anos, que mais parecia um coquetel do corpo diplomático, um tio perguntou a Paulinho o que ele queria ser quando crescesse. |
QUESTÃO 178
Em todas alternativas, a versão original tem mais força argumentativa dentro do texto do que teria a alteração proposta, EXCETO em:
VERSÃO ORIGINAL ¾ Paulinho andava com uma agenda Pombo debaixo do braço.
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Paulinho andava com uma agenda debaixo do braço.
VERSÃO ORIGINAL ¾ Tinha todos os brinquedos da moda, mas só para mostrar aos amiguinhos do prédio.
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Tinha os brinquedos da moda para mostrar aos amiguinhos do prédio.
VERSÃO ORIGINAL ¾ Os pais tinham sonhos de vê-lo na Presidência do Banco Central.
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Os pais tinham sonhos de vê-lo na presidência de um banco.
VERSÃO ORIGINAL ¾ À noitinha chegava em casa mais cansado do que o pai em dia de plantão. Nunca mais brincou.
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ À noitinha chegava em casa mais cansado do que o pai em dia de plantão. Não brincava mais.
VERSÃO ORIGINAL ¾ Paulinho cresceu. Cresceu fazendo cursos e mais cursos.
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Paulinho cresceu. Cresceu fazendo cursos sobre cursos.
QUESTÃO 179 (Ufes)
A mudança de posição dos termos, PREJUDICA o sentido pretendido no texto original apenas em
TEXTO ORIGINAL ¾ Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. É impossível falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado em apenas um minuto', justificou,... (ESTADO DE MINAS - 1/8/98)
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. "É impossível, em apenas um minuto, falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado", justificou,...
TEXTO ORIGINAL ¾ A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado até os presos escondidos dentro de galinhas assadas. (A GAZETA - 12/8/98)
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado, escondidos dentro de galinhas assadas, até os presos.
TEXTO ORIGINAL ¾ Apesar de os atiradores estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos, que estavam em uma moto Honda XL250. (A GAZETA - 12/8/98)
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Apesar de os atiradores, que estavam em uma moto Honda XL250, estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos.
TEXTO ORIGINAL ¾ Victor dá posse amanhã a Rômulo Penina, para a casa civil, que acumulará os dois cargos. (A GAZETA - 1/4/98)
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Victor dá posse amanhã, para a casa civil, a Rômulo Penina, que acumulará os dois cargos.
TEXTO ORIGINAL ¾ Com essa aquisição, a Saraiva, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos, deu um passo largo para dominar o mercado. (A GAZETA - 27/8/98)
ALTERAÇÃO PROPOSTA ¾ Com essa aquisição, a Saraiva deu um passo largo para dominar o mercado, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos.
QUESTÃO 180
(PROVA DIAGNÓSTICA – 3º ANO EM – COL. PITÁGORAS-BH) Em todas as alternativas, aparecem textos que retiram sua força comunicativa de jogo de palavras, EXCETO
Tá louco o mundo? “Todos juntos” se escreve separado e “separado” se escreve tudo junto?
(Grafite de Montevideo apud Agenda Archipélago, 1994)
Papagaio velho não aprende a falar. (provérbio)
Brinquedos importados para quem é muito importante.
(Frase de anúncio de loja de brinquedos importados. Aparece ao lado de uma imagem de criança.)
Todos esses que aí estão.
Atravancando o meu caminho.
Eles passarão...
Eu passarinho! (Mário Quintano)
QUESTÃO 181
Explique de que decorre o efeito humorístico da tirinha.
QUESTÃO 182
Leia os fragmentos abaixo e, a seguir, responda à questão proposta.
Fragmento I
‘’O uso do álcool, porém, vem crescendo e está muito ‘’associado a brigas, a lesões interpessoais, a acidentes de trânsito e a outras violências’’.
Fragmento II
‘’Para que se tenha uma idéia da gravidade do problema da violência no Sudoeste, segundo o IBGE, se, na região, o índice de mortes por causas externas, que inclui também acidentes de trânsito, fosse igual à média nacional, a expectativa de vida dos homens no Brasil, hoje de 64,1 anos, saltaria para 67,6. Ou seja subiria nada menos que três anos e meio. São números estarrecedores, que expõem uma realidade terrível.’’
‘’Dá para ser jovem neste belo país ?’’ Franklin Martim
Revista Época – 15/03/99
A partir da leitura dos fragmentos I e II pode-se deduzir, EXCETO:
O álcool é um elemento desagregador, causador de violências e mortes.
Se, no Brasil, governo e sociedade se empenhassem mais em desenvolver estratégias educativas, cresceria a expectativa de vida do homem da região sudeste.
Os problemas de nossa realidade social, apontados nos dois fragmentos, estão associados ao stress, à vida urbana e consequentemente à vida das metrópoles.
Os ‘’números estarrecedores’’ de que fala o fragmento II dizem respeito à população mais jovem da sociedade.
QUESTÃO 183 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em que a mudança de posição entre o substantivo e o adjetivo NÃO pode acarretar alteração semântica:
O grande traficante assusta a polícia. / O traficante grande assusta a polícia.
O pobre viciado sofre muito! / O viciado pobre sofre muito!
O bom filho à casa torna. / O filho bom à casa torna.
O alto traficante assusta a polícia. / O traficante alto assusta a polícia.
O velho amigo é que socorreu o viciado. / O amigo velho é que socorreu o viciado.
QUESTÃO 184 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em que a presença/ausência de preposição acarreta alteração semântica:
Meu filho sempre aspirou ao ar puro aqui do campus. / Meu filho sempre aspirou o ar puro aqui do campus.
Meu filho sempre assistiu a futebol pela tv. / Meu filho sempre assistiu futebol pela tv.
Meu filho sempre obedeceu a seus superiores. / Meu filho sempre obedeceu seus superiores.
Meu filho sempre precisou de que o amparassem. / Meu filho sempre precisou que o amparassem.
Meu filho sempre necessitou de que o amparassem. / Meu filho sempre necessitou que o amparassem.
QUESTÃO 185 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em que a mudança da posição da conjunção acarreta alteração semântica:
Está tubo bem com o jovem, contudo não tem o apoio da família. / Está tudo bem com o jovem; não tem, contudo, o apoio da família.
Está tudo bem com o jovem, todavia não tem o apoio da família. / Está tudo bem com o jovem; não tem, todavia, o apoio da família.
Está tudo bem com o jovem, porém não tem o apoio da família. / Está tudo bem com o jovem; não tem, porém, o apoio da família.
Está tudo bem com o jovem, entretanto não tem o apoio da família. / Está tudo bem com o jovem; não tem, entretanto, o apoio da família.
Está tudo bem com o jovem, pois tem o apoio da família. / Está tudo bem com o jovem; tem, pois, o apoio da família.
QUESTÃO 186 (UFV 2001)
Assinale a alternativa em que a mudança de estrutura do período implica mudança semântica:
Meu filho não faria isso! / Filho meu não faria isso!
Um traficante adotou meu filho! / Meu filho foi adotado por um traficante!
Vivo o problema do meu filho 24 horas por dia! Vivo, 24 horas por dias, o problema do meu filho!
Meus filhos jamais mexeram com tóxicos, graças a Deus! / Graças a Deus, meus filhos jamais mexeram com tóxico!
Sempre procurei dar o bom exemplo a meu filho. / Sempre procurei dar a meu filho o bom exemplo.
QUESTÃO 187 (UFV)
Comentário:
O papagaio que antes abrira o olho e ficara “só observando a novidade” finalmente se encontrou com a papagaia no seu poleiro.
O que você vai fazer:
Construindo textos coesos e coerentes, mostre as duas interpretações possíveis em razão da presença do possessivo e reescreva o texto acima, de modo que não haja ambigüidade.
Primeira interpretação:
Segunda interpretação:
QUESTÃO 188 (UFV)
Complete o texto reescrito de acordo com a:
Primeira interpretação: O papagaio que antes abrira o olho e ficara “só observando a novidade” finalmente se encontrou com a papagaia no .
Segunda interpretação: O papagaio que antes abrira o olho e ficara “só observando a novidade” finalmente se encontrou com a papagaia no .
Instrução
Para responder às questões leia o texto a seguir.
Com este símbolo a MERIDIONAL mostra que sabe facilitar a vida do cliente.
claro.
É assim que a MERIDIONAL COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS encara o problema: proteção, segurança e
assistência absoluta. Na MERIDIONAL você encontra todo tipo de seguro: vida, roubo, incêndio, automóvel, etc.
A MERIDIONAL é uma Companhia grande, dinâmica, forte e que sabe como proteger.
MERIDIONAL COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS
QUESTÃO 189 (Faap)
O símbolo escolhido pela companhia de seguros, de pronto, oferece-nos a idéia de
proteção |
|
desespero |
|
afliçãoingenuidadeelegância |
|
QUESTÃO 190 (Faap)
Também deste símbolo pode-se inferir
respeito |
|
vigilância |
|
dignidadesolidãoangústia |
|
QUESTÃO 191 (Faap)
Observando atentamente o filhote na bolsa materna, sentimos a sensação de
força e valentia |
|
tristeza e ansiedade |
|
comodidade e tranqüilidadeira e suspeitaelegância e suspeita |
|
QUESTÃO 192 (Faap)
Se você tivesse que eleger uma empresa de que o canguru fosse símbolo, escolheria uma companhia de
alimentoroupas feitaslivros didáticostransporteslocação de vídeo |
Comentários
Postar um comentário