INTRODUÇÃO
A concordância verbal em português tem sido
o fenômeno lingüístico mais investigado nos últimos anos, sobretudo sob a
perspectiva da teoria da variação e mudança. No entanto, no ambiente escolar,
estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o
sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Contudo, há uma série de casos e
considerações que merecem discussão. Nesse sentido, a aula visa a apresentar
alguns casos especiais de concordância verbal, propiciando a reflexão acerca
das possibilidades de registro empregadas em várias situações da norma culta.
□
Tema/Assunto:
Concordância verbal.
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Objetivos:
§
Identificar estruturas sintáticas do português-padrão e
não-padrão no que se refere à concordância verbal.
§
Perceber a origem e a significação social dos conceitos de certo
e errado em linguagem.
§
Perceber o papel dos objetivos e da situação comunicativa na
escolha das variedades lingüísticas de concordância verbal.
§
Reconhecer a norma-padrão de concordância verbal.
§
Avaliar a correção de frases apresentadas, considerando as
regras de concordância estabelecidas pela norma-padrão e/ou pela norma culta do
português brasileiro.
§
Usar a norma-padrão de concordância verbal em situações
comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
§
Corrigir textos, observando as normas de concordância
estabelecidas pela norma-padrão e/ou pela norma culta do português brasileiro.
§
Produzir textos orais e escritos, observando as normas de
concordância estabelecidas pela norma-padrão e/ou pela norma culta do português
brasileiro.
§
Desenvolver uma atitude crítica e não-preconceituosa diante das
variedades lingüísticas.
□
Orientações de como
desenvolver a aula:
O conteúdo explorado na aula é bastante extenso. Assim,
sugere-se ao professor que divida a apresentação em duas aulas. Pode-se, antes
mesmo da apresentação, sugerir aos alunos que pesquisem sobre o tema, para só
então apresentar alguns tópicos explorados. O professor pode ainda solicitar
aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre casos específicos de concordância
verbal. Desse modo, os alunos terão como participar ativamente da aula.
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