60% dos americanos estão acima do peso saudável.
Os americanos consome, em média 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás - o suficiente para acrescentar 9 quilos à silhueta a cada ano.
Uma criança que come em casa ingere, em média, 130 calorias a menos por refeição do que nos dias em que almoça num restaurante fast-food.
Um refrigerante super size* contém o equivalente a 48 colheres de chá de açúcar.
Seria preciso andar 7 horas seguidas para queimar uma refeição super size com refrigerante, fritas e Big Mac*
1 Big Mac americano contém 600 calorias e fornece 51% da quantidade de gordura recomendada para ingestão diária. Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor:
O Big Mac contém 490 calorias e fornece 31% da gordura que um adulto deve ingerir em um dia
O lanche mais pecaminoso do McDonald's americano vem na caixa de dez unidades de tiras de peito de frango empanadas: são 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura
VEJA, 18 agosto 2004, p. 116.
QUESTÃO 08 (Descritor: comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema)
Assunto: Relações entre textos
Em relação às principais idéias do Texto 1, o Texto 2 somente NÃO realiza uma:
a) confirmação
b) complementação
c) oposição
d) argumentação
QUESTÃO 09 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico ou tabela com as constantes no corpo de um texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
Todos os recursos abaixo estão relacionados às informações presentes no texto, EXCETO:
a) o sanduíche sendo pesado na balança.
b) a posição do ponteiro e o valor sugerido.
c) a seta, em vermelho, que segue o ponteiro.
d) o fio que segura a tabela à balança.
QUESTÃO 10 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese – global ou local – e os argumentos oferecidos para sustentá-la)
Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto
A tese central do texto é defendida por todos os tipos de argumentos citados abaixo, EXCETO:
a) o emprego de números absolutos.
b) a amostragem percentual.
c) o uso de comparações.
d) a opinião de especialistas.
QUESTÃO 11 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)
Assunto: Coesão e coerência no processamento do texto
Em todas as alternativas abaixo, fez-se CORRETAMENTE a relação entre o termo destacado e a expressão entre parênteses, EXCETO em:
a) “... 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás – o suficiente para acrescentar 9 quilos...” (uma década)
b) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (lanchonetes McDonald’s no Brasil)
c) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (a relação entre calorias e percentual de gordura)
d) “... 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura” (calorias)
QUESTÃO 12 (Descritor: depreender de uma informação explicita outra informação implícita no texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
O texto só NÃO nos permite deduzir que:
a) a gordura é um elemento bastante prejudicial à saúde.
b) os hábitos alimentares dos americanos, hoje, são piores do que há 10 anos.
c) a obesidade pode se tornar um sério problema de saúde na América.
d) As refeições feitas em casa, geralmente, são mais saudáveis que nos fast-food.
QUESTÃO 08: C
QUESTÃO 09: D
QUESTÃO 10: D
QUESTÃO 11: A
QUESTÃO 12: A
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Comentários
Postar um comentário