Pular para o conteúdo principal

TEXTO 2 Poções Épicas

60% dos americanos estão acima do peso saudável. Os americanos consome, em média 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás - o suficiente para acrescentar 9 quilos à silhueta a cada ano. Uma criança que come em casa ingere, em média, 130 calorias a menos por refeição do que nos dias em que almoça num restaurante fast-food. Um refrigerante super size* contém o equivalente a 48 colheres de chá de açúcar. Seria preciso andar 7 horas seguidas para queimar uma refeição super size com refrigerante, fritas e Big Mac* 1 Big Mac americano contém 600 calorias e fornece 51% da quantidade de gordura recomendada para ingestão diária. Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor: O Big Mac contém 490 calorias e fornece 31% da gordura que um adulto deve ingerir em um dia O lanche mais pecaminoso do McDonald's americano vem na caixa de dez unidades de tiras de peito de frango empanadas: são 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura VEJA, 18 agosto 2004, p. 116. QUESTÃO 08 (Descritor: comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema) Assunto: Relações entre textos Em relação às principais idéias do Texto 1, o Texto 2 somente NÃO realiza uma: a) confirmação b) complementação c) oposição d) argumentação QUESTÃO 09 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico ou tabela com as constantes no corpo de um texto) Assunto: Procedimentos de leitura Todos os recursos abaixo estão relacionados às informações presentes no texto, EXCETO: a) o sanduíche sendo pesado na balança. b) a posição do ponteiro e o valor sugerido. c) a seta, em vermelho, que segue o ponteiro. d) o fio que segura a tabela à balança. QUESTÃO 10 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese – global ou local – e os argumentos oferecidos para sustentá-la) Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto A tese central do texto é defendida por todos os tipos de argumentos citados abaixo, EXCETO: a) o emprego de números absolutos. b) a amostragem percentual. c) o uso de comparações. d) a opinião de especialistas. QUESTÃO 11 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente) Assunto: Coesão e coerência no processamento do texto Em todas as alternativas abaixo, fez-se CORRETAMENTE a relação entre o termo destacado e a expressão entre parênteses, EXCETO em: a) “... 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás – o suficiente para acrescentar 9 quilos...” (uma década) b) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (lanchonetes McDonald’s no Brasil) c) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (a relação entre calorias e percentual de gordura) d) “... 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura” (calorias) QUESTÃO 12 (Descritor: depreender de uma informação explicita outra informação implícita no texto) Assunto: Procedimentos de leitura O texto só NÃO nos permite deduzir que: a) a gordura é um elemento bastante prejudicial à saúde. b) os hábitos alimentares dos americanos, hoje, são piores do que há 10 anos. c) a obesidade pode se tornar um sério problema de saúde na América. d) As refeições feitas em casa, geralmente, são mais saudáveis que nos fast-food. QUESTÃO 08: C QUESTÃO 09: D QUESTÃO 10: D QUESTÃO 11: A QUESTÃO 12: A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno