Pular para o conteúdo principal

TEXTO 2 Poções Épicas

60% dos americanos estão acima do peso saudável. Os americanos consome, em média 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás - o suficiente para acrescentar 9 quilos à silhueta a cada ano. Uma criança que come em casa ingere, em média, 130 calorias a menos por refeição do que nos dias em que almoça num restaurante fast-food. Um refrigerante super size* contém o equivalente a 48 colheres de chá de açúcar. Seria preciso andar 7 horas seguidas para queimar uma refeição super size com refrigerante, fritas e Big Mac* 1 Big Mac americano contém 600 calorias e fornece 51% da quantidade de gordura recomendada para ingestão diária. Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor: O Big Mac contém 490 calorias e fornece 31% da gordura que um adulto deve ingerir em um dia O lanche mais pecaminoso do McDonald's americano vem na caixa de dez unidades de tiras de peito de frango empanadas: são 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura VEJA, 18 agosto 2004, p. 116. QUESTÃO 08 (Descritor: comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema) Assunto: Relações entre textos Em relação às principais idéias do Texto 1, o Texto 2 somente NÃO realiza uma: a) confirmação b) complementação c) oposição d) argumentação QUESTÃO 09 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico ou tabela com as constantes no corpo de um texto) Assunto: Procedimentos de leitura Todos os recursos abaixo estão relacionados às informações presentes no texto, EXCETO: a) o sanduíche sendo pesado na balança. b) a posição do ponteiro e o valor sugerido. c) a seta, em vermelho, que segue o ponteiro. d) o fio que segura a tabela à balança. QUESTÃO 10 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese – global ou local – e os argumentos oferecidos para sustentá-la) Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto A tese central do texto é defendida por todos os tipos de argumentos citados abaixo, EXCETO: a) o emprego de números absolutos. b) a amostragem percentual. c) o uso de comparações. d) a opinião de especialistas. QUESTÃO 11 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente) Assunto: Coesão e coerência no processamento do texto Em todas as alternativas abaixo, fez-se CORRETAMENTE a relação entre o termo destacado e a expressão entre parênteses, EXCETO em: a) “... 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás – o suficiente para acrescentar 9 quilos...” (uma década) b) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (lanchonetes McDonald’s no Brasil) c) “Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor...” (a relação entre calorias e percentual de gordura) d) “... 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura” (calorias) QUESTÃO 12 (Descritor: depreender de uma informação explicita outra informação implícita no texto) Assunto: Procedimentos de leitura O texto só NÃO nos permite deduzir que: a) a gordura é um elemento bastante prejudicial à saúde. b) os hábitos alimentares dos americanos, hoje, são piores do que há 10 anos. c) a obesidade pode se tornar um sério problema de saúde na América. d) As refeições feitas em casa, geralmente, são mais saudáveis que nos fast-food. QUESTÃO 08: C QUESTÃO 09: D QUESTÃO 10: D QUESTÃO 11: A QUESTÃO 12: A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...