Atividade de produção de Texto- crônica de Luis Fernando Veríssimo motivando o reconto––6º ao 9º ano
- Vamos então à atividade.
- Pode –se introduzir com muito entusiasmo, na sala de aula, “hoje vamos saber tudo sobre uma crônica, e a crônica que eu escolhi para essa primeira vez é muito engraçada e vocês vão adorar” ( e vão mesmo, pode acreditar).
“Sabem o que é uma crônica?” O professor pode relatar todo a história, ou
deixar para um segundo momento e resumir assim:
A crônica enquanto estilo literário:
Ligada à vida quotidiana; Narrativa informal, familiar, intimista; Uso da
oralidade na escrita: linguagem coloquial; Sensibilidade no contato com a
realidade; Síntese; Leveza; Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa
fiada; Uso do humor; É um fato moderno: está sujeita à rápida transformação e à
fugacidade da vida moderna. Enfim, é uma história do dia-a-dia, com uma pitada
de humor, transformada em textos maravilhosos aí, o humor faz com que
fique mais interessante.
Essa é uma característica bem
marcante do Luis Fernando Veríssimo .
A crônica que hoje vamos conhecer é
também é intextualizada, significa que Veríssimo escreveu sobre um texto de um
outro autor. .
Estratégia da Produção, reprodução ou
reconto
1-Conhecimento Prévio dos Alunos
Quem Conhece a historinha “Cinderela”?
(explorar o tema com os alunos)
-2-Fazer a leitura do texto original ( no livrinho infantil, resumidinho,
mesmo, de preferência) – Cinderela ou a Gata Borralheira .
2- Extrapolação do texto:
Pedir aos alunos que comparem fatos
marcantes, como princesas que esperavam os príncipes de suas vidas, para a vida
moderna atual.Esse tempo existiu, em que as mulheres esperavam pelos homens que
seriam seus maridos e “sonhavam com príncipes encantados”, isso ainda existe,
na vida moderna?
Comentários
Postar um comentário