Pular para o conteúdo principal

PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICAA gincana da crônica



A editora da revista me escreveu no começo da semana passada. Será que eu poderia escrever sobre meu primeiro sutiã até quarta feira? Seria uma matéria sobre crianças pré adolescentes, sobre quando é a hora certa para fazer isso ou aquilo.
Claro, dona editora. Oba, publicação, pensei, animada. A única maldade é que o texto era pra ser curtinho. Eu gosto de me estender.
Bom, na quarta no final da tarde, eu com a crônica prontinha quando chega um e-mail da moça. Toda cheia de desculpa. Eles sentiam muito, mas cancelaram a minha participação pois o colaborador do sexo masculino tinha desistido. Mil desculpas, blá, blá, blá.
Ô coisa. Droga.
Fiquei naquela sem graceza sem saber o que fazer, lendo e relendo “... tivemos problemas com nosso colaborador do sexo masculino e precisamos cancelar...”
E o que eu faço com essa mini crônica de sutiã?
Responder ao remetente, cliquei. “Olha moça”, argumentei, “e se eu arrumar um colaborador do sexo masculino, paulistano, que escreva crônicas bárbaras e que tope escrever ainda hoje?”
“Você pode tentar”, ela escreveu em seguida, “mas não damos garantia de publicação, pois não conhecemos a pessoa. Porém, se ele entrar, você entra. O tema para o sexo masculino é pêlos. Os primeiros pêlos”.
Uma luz no fim do túnel. Era só achar um colaborador do sexo masculino, paulistano, que escreva crônicas e que topasse escrever sobre pêlos ainda naquela noite. Hahahaha. Impossível? Nunca!
Nada cai do céu, diz minha mãe, a gente tem que ir atrás. E como obviamente um colaborador do sexo masculino, paulistano, que escreva crônicas e que topasse escrever sobre pêlos naquela noite não cairia mesmo do céu, era melhor ir a luta.
Quem eu chamaria? Obviamente eliminei os amigos escritores famosos. Uma coisa dessas, que é legal mas que beira um... mico, é só para gente como eu, uma escritora sem lombada. Foi quando me lembrei do meu grupo de escritores de blogs, os e-néditos (link ao lado). Ora, gente que escreve em blogs tem rapidez, pique e boa vontade. E embora a linguagem da internet seja o máximo, os blogueiros adoram dar uma escapadinha para o papel.
E-néditos, aqui vou eu, pensei. Olhei a lista. Bom, retirando as mulheres e os homens dos outros estados ou cidades, cheguei no Pecus e no Jayme. Eu estava achando aquilo muito engraçado. Além disso, tive certeza que tanto um como o outro poderia escrever muitíssimo bem sobre pêlos, mesmo sem saber se eles são homens peludos ou não.
O Pecus me deu o telefone dele num email uma vez, mas eu não encontrava de modo algum. No meio da procura, achei o telefone da Anna, a mais animada das leitoras.
- Alô! Anna, aqui é a lúcia, do “frankamente...”. Preciso da sua ajuda.
Ela se animou toda. O clima era de gincana.
- Uau, o tema é ótimo, Lúcia! E eu tenho o telefone do Jayme, vamos ligar já.
Achei o Jayme, esbaforido, quando já era noite. Parecia que ele estava numa academia, ou no meio de uma maratona.
- Olha que legal. Claro que eu topo. Pêlos? Genial pêlos – ele estava tranquilíssimo – Já tenho um monte de idéias.
- Jayme, você pode escrever hoje?
- Posso, ora. Vou voltar para o escritório e quando acabar eu te mando. Peraí.
Ah, por isso que é bom ser amigo de blogueiro. E, cá entre nós, o Jayme escreve muito, mas muito bem.
E plim, as nove e meia chegou um email. Eram os pêlos do Jayme. Li, adorei. Eu estava salva e praticamente publicada. Só faltava a moça gostar, o que, obviamente, aconteceu.
E ontem fizemos a nossa dupla na revista. Lúcia, a colaboradora do sexo feminino e Jayme, o colaborador do sexo masculino.
Ahahahaha.
Uma questão de peitos e pêlos, que não caem do céu. 
                                                                                       lúcia carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno