HABILIDADES TRABALHADAS NESTE CADERNO
• Reconhecer a leitura de textos verbais como possibilidade de fruição e de acesso a diferentes informações.
• Antecipar / identificar o assunto/tema de um texto a partir do gênero, do suporte, das características gráficas,
do título, subtítulo e imagens.
• Localizar informações explícitas em um texto dissertativo / argumentativo.
• Inferir informações e outros conteúdos implícitos em textos dissertativo/argumentativo e literários.
• Reconhecer as estruturas textuais de diferentes gêneros estudados.
• Comparar paráfrases / paródia, avaliando sua maior ou menor fidelidade ao texto original e identificando os
efeitos de humor e/ou ironia.
• Identificar as diferentes intenções e comparar as opiniões/pontos de vista em textos com o mesmo tema que
misturam descrições, análises e opiniões.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos sobre um mesmo assunto,
em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
• Reconhecer e utilizar marcas típicas da modalidade oral, adequando o padrão de linguagem à situação de
comunicação.
• Identificar os contextos de produção das diversidades da forma de falar.
• Reconhecer formas de expressão características de uma época, região ou classe social.
• Identificar as marcas de coloquialidade em textos que usam a variação linguística como recurso estilístico.
•Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
•Identificar o tema e/ou a tese de um texto informativo e / ou argumentativo.
•Reconhecer os recursos não verbais como elemento fundamental para a compreensão das histórias em
quadrinhos, propagandas etc..
• Inferir o sentido denotativo e/ou conotativo de uma palavra ou expressão no texto.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que controem a narrativa.
• Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
• Reconhecer as intenções/efeitos de sentido do uso de pontuação, de gírias, de expressões coloquiais, de transgressões
intencionais dos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, implicitamente ou marcadas por conjunções, advérbios etc.
• Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
•Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para sua continuidade.
•Diferenciar a parte principal das secundárias de um texto.
•Identificar os efeitos de sentido consequentes do uso de pontuação; aspas; recursos prosódicos (rima onomatopeia);
recursos morfossintáticos (diminutivos / aumentativos, advérbios, conjunções etc); recursos gráficos; linguagem figurada
(metáfora, hipérbole, eufemismo); discurso direto ou indireto.
•Estabelecer, conforme o projeto textual, articulações de fato/opinião; conflito/solução; anterioridade/posterioridade;
causa/consequência; comparação e oposição, segmentando o texto em parágrafos.
• Aplicar os conhecimentos relativos à variação linguística e diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
•Reconhecer e empregar as relações morfossemânticas das diferentes classes de palavras e a função que a
palavra/expressão pode exercer no texto.
• Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero:
- Mecanismos básicos de coesão (retomada pronominal, repetição, substituição lexical).
- Sinais de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, vírgula, dois pontos etc).
- Recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafo, letra maiúscula).
- Formas ortográficas resultantes de padrões regulares e de palavras de uso mais frequentes.
- Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
•Analisar o próprio texto, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação, observando os mecanismos
básicos de coesão, os recursos gráficos suplementares, os esquemas temporais básicos, a pontuação, a ortografia e os
mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
• Reconhecer a leitura de textos verbais como possibilidade de fruição e de acesso a diferentes informações.
• Antecipar / identificar o assunto/tema de um texto a partir do gênero, do suporte, das características gráficas,
do título, subtítulo e imagens.
• Localizar informações explícitas em um texto dissertativo / argumentativo.
• Inferir informações e outros conteúdos implícitos em textos dissertativo/argumentativo e literários.
• Reconhecer as estruturas textuais de diferentes gêneros estudados.
• Comparar paráfrases / paródia, avaliando sua maior ou menor fidelidade ao texto original e identificando os
efeitos de humor e/ou ironia.
• Identificar as diferentes intenções e comparar as opiniões/pontos de vista em textos com o mesmo tema que
misturam descrições, análises e opiniões.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos sobre um mesmo assunto,
em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
• Reconhecer e utilizar marcas típicas da modalidade oral, adequando o padrão de linguagem à situação de
comunicação.
• Identificar os contextos de produção das diversidades da forma de falar.
• Reconhecer formas de expressão características de uma época, região ou classe social.
• Identificar as marcas de coloquialidade em textos que usam a variação linguística como recurso estilístico.
•Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
•Identificar o tema e/ou a tese de um texto informativo e / ou argumentativo.
•Reconhecer os recursos não verbais como elemento fundamental para a compreensão das histórias em
quadrinhos, propagandas etc..
• Inferir o sentido denotativo e/ou conotativo de uma palavra ou expressão no texto.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que controem a narrativa.
• Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
• Reconhecer as intenções/efeitos de sentido do uso de pontuação, de gírias, de expressões coloquiais, de transgressões
intencionais dos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, implicitamente ou marcadas por conjunções, advérbios etc.
• Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
•Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para sua continuidade.
•Diferenciar a parte principal das secundárias de um texto.
•Identificar os efeitos de sentido consequentes do uso de pontuação; aspas; recursos prosódicos (rima onomatopeia);
recursos morfossintáticos (diminutivos / aumentativos, advérbios, conjunções etc); recursos gráficos; linguagem figurada
(metáfora, hipérbole, eufemismo); discurso direto ou indireto.
•Estabelecer, conforme o projeto textual, articulações de fato/opinião; conflito/solução; anterioridade/posterioridade;
causa/consequência; comparação e oposição, segmentando o texto em parágrafos.
• Aplicar os conhecimentos relativos à variação linguística e diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
•Reconhecer e empregar as relações morfossemânticas das diferentes classes de palavras e a função que a
palavra/expressão pode exercer no texto.
• Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero:
- Mecanismos básicos de coesão (retomada pronominal, repetição, substituição lexical).
- Sinais de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, vírgula, dois pontos etc).
- Recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafo, letra maiúscula).
- Formas ortográficas resultantes de padrões regulares e de palavras de uso mais frequentes.
- Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
•Analisar o próprio texto, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação, observando os mecanismos
básicos de coesão, os recursos gráficos suplementares, os esquemas temporais básicos, a pontuação, a ortografia e os
mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Comentários
Postar um comentário