Pular para o conteúdo principal

A crônica O Lixo Língua Portuguesa – 8°Ano

HABILIDADES TRABALHADAS NESTE CADERNO
• Reconhecer a leitura de textos verbais como possibilidade de fruição e de acesso a diferentes informações.
• Antecipar / identificar o assunto/tema de um texto a partir do gênero, do suporte, das características gráficas,
do título, subtítulo e imagens.
• Localizar informações explícitas em um texto dissertativo / argumentativo.
• Inferir informações e outros conteúdos implícitos em textos dissertativo/argumentativo e literários.
• Reconhecer as estruturas textuais de diferentes gêneros estudados.
• Comparar paráfrases / paródia, avaliando sua maior ou menor fidelidade ao texto original e identificando os
efeitos de humor e/ou ironia.
• Identificar as diferentes intenções e comparar as opiniões/pontos de vista em textos com o mesmo tema que
misturam descrições, análises e opiniões.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos sobre um mesmo assunto,
em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
• Reconhecer e utilizar marcas típicas da modalidade oral, adequando o padrão de linguagem à situação de
comunicação.
• Identificar os contextos de produção das diversidades da forma de falar.
• Reconhecer formas de expressão características de uma época, região ou classe social.
• Identificar as marcas de coloquialidade em textos que usam a variação linguística como recurso estilístico.
•Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
•Identificar o tema e/ou a tese de um texto informativo e / ou argumentativo.
•Reconhecer os recursos não verbais como elemento fundamental para a compreensão das histórias em
quadrinhos, propagandas etc..
• Inferir o sentido denotativo e/ou conotativo de uma palavra ou expressão no texto.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que controem a narrativa.
• Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
• Reconhecer as intenções/efeitos de sentido do uso de pontuação, de gírias, de expressões coloquiais, de transgressões
intencionais dos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, implicitamente ou marcadas por conjunções, advérbios etc.
• Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
•Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para sua continuidade.
•Diferenciar a parte principal das secundárias de um texto.
•Identificar os efeitos de sentido consequentes do uso de pontuação; aspas; recursos prosódicos (rima onomatopeia);
recursos morfossintáticos (diminutivos / aumentativos, advérbios, conjunções etc); recursos gráficos; linguagem figurada
(metáfora, hipérbole, eufemismo); discurso direto ou indireto.
•Estabelecer, conforme o projeto textual, articulações de fato/opinião; conflito/solução; anterioridade/posterioridade;
causa/consequência; comparação e oposição, segmentando o texto em parágrafos.
• Aplicar os conhecimentos relativos à variação linguística e diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
•Reconhecer e empregar as relações morfossemânticas das diferentes classes de palavras e a função que a
palavra/expressão pode exercer no texto.
• Empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero:
- Mecanismos básicos de coesão (retomada pronominal, repetição, substituição lexical).
- Sinais de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, vírgula, dois pontos etc).
- Recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafo, letra maiúscula).
- Formas ortográficas resultantes de padrões regulares e de palavras de uso mais frequentes.
- Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
•Analisar o próprio texto, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação, observando os mecanismos
básicos de coesão, os recursos gráficos suplementares, os esquemas temporais básicos, a pontuação, a ortografia e os
mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno