QUESTÃO 02 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Releia, com atenção, a passagem abaixo:
“Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food...”
O uso dos parênteses na passagem “(mero acaso, divulgou a empresa)” tem a função de:
a) destacar que a empresa deu uma informação essencial para a notícia.
b) abrir o comentário de que a informação da empresa pode ser falsa.
c) garantir o direito que a empresa tem de se defender das acusações.
d) demonstrar que o texto é favorável à argumentação feita pela empresa.
QUESTÃO 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões)
Assunto: Procedimentos de leitura
Assinale a única alternativa em que a palavra destacada foi CORRETAMENTE interpretada.
a) “Foi enquanto estava vendo televisão, largado no sofá da mãe...” (largado = abandonado)
b) “... atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações.” (corporações = lanchonetes)
c) “Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea...” (fastio = tédio)
d) “Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar...” (gastronômica = gigantesca)
QUESTÃO 04 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Leia, com atenção, o conceito abaixo:
Eufemismo. Consiste em suavizar a expressão de uma idéia molesta, substituindo o termo exato por palavras ou circunlocuções menos desagradáveis ou mais polidas. Exemplo:
Fulano foi desta para melhor. [= morreu]
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 1988, p. 525.
A passagem do texto que também pode exemplificar “eufemismo” é:
a) “...adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana.”
b) “... posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso...”
c) “Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha.”
d) “... à rejeição completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro.”
QUESTÃO 05 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
O texto nos permite deduzir que, para Morgan Spurlock, os americanos comuns têm todas as características abaixo EXCETO:
a) são, hoje, um povo que sempre busca obter vantagens através de processos contra empresas.
b) dedicam, de maneira geral, pouquíssimas horas para a realização de atividades físicas.
c) estão sempre dispostos a ganhar uma pechincha, até mesmo na oferta de sanduíches super size.
d) buscam sempre consumir alimentos muito calóricos, mesmo que isso custe aumento de peso.
QUESTÃO 06 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
A caracterização CORRETA do texto é:
a) uma resenha, cujo objetivo principal é informar o leitor sobre o conteúdo do filme “Super Size Me” e as reflexões que ele promove.
b) uma reportagem, que tem como finalidade básica denunciar o quanto as redes de lanchonetes estão prejudicando a saúde das pessoas.
c) uma análise científica sobre os hábitos alimentares dos americanos comuns, o que os tem levado cada vez mais a ficar obesos.
d) uma notícia sobre a capacidade que o ser humano tem de se submeter a experiências difíceis com o objetivo de comprovar suas idéias.
QUESTÃO 07 (Descritor: analisar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)
Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto
Releia, com atenção, a passagem a seguir:
“Após trinta dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano para perder.”
O uso da forma verbal “demoraria”, na passagem acima, sugere que o diretor Morgan Spurlock:
a) poderia levar mais de um ano para perder os 11 quilos adicionais.
b) só voltou ao seu peso normal mais de um ano após a experiência.
c) desejou perder os 11 quilos adicionais um ano após a experiência.
d) estendeu a sua experiência com a fast-food a mais de um ano.
QUESTÃO 02: B
QUESTÃO 03: C
QUESTÃO 04: D
QUESTÃO 05: D
QUESTÃO 06: A
QUESTÃO 07: B
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
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