QUESTÃO 02 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Releia, com atenção, a passagem abaixo:
“Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food...”
O uso dos parênteses na passagem “(mero acaso, divulgou a empresa)” tem a função de:
a) destacar que a empresa deu uma informação essencial para a notícia.
b) abrir o comentário de que a informação da empresa pode ser falsa.
c) garantir o direito que a empresa tem de se defender das acusações.
d) demonstrar que o texto é favorável à argumentação feita pela empresa.
QUESTÃO 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões)
Assunto: Procedimentos de leitura
Assinale a única alternativa em que a palavra destacada foi CORRETAMENTE interpretada.
a) “Foi enquanto estava vendo televisão, largado no sofá da mãe...” (largado = abandonado)
b) “... atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações.” (corporações = lanchonetes)
c) “Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea...” (fastio = tédio)
d) “Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar...” (gastronômica = gigantesca)
QUESTÃO 04 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Leia, com atenção, o conceito abaixo:
Eufemismo. Consiste em suavizar a expressão de uma idéia molesta, substituindo o termo exato por palavras ou circunlocuções menos desagradáveis ou mais polidas. Exemplo:
Fulano foi desta para melhor. [= morreu]
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 1988, p. 525.
A passagem do texto que também pode exemplificar “eufemismo” é:
a) “...adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana.”
b) “... posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso...”
c) “Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha.”
d) “... à rejeição completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro.”
QUESTÃO 05 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
O texto nos permite deduzir que, para Morgan Spurlock, os americanos comuns têm todas as características abaixo EXCETO:
a) são, hoje, um povo que sempre busca obter vantagens através de processos contra empresas.
b) dedicam, de maneira geral, pouquíssimas horas para a realização de atividades físicas.
c) estão sempre dispostos a ganhar uma pechincha, até mesmo na oferta de sanduíches super size.
d) buscam sempre consumir alimentos muito calóricos, mesmo que isso custe aumento de peso.
QUESTÃO 06 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
A caracterização CORRETA do texto é:
a) uma resenha, cujo objetivo principal é informar o leitor sobre o conteúdo do filme “Super Size Me” e as reflexões que ele promove.
b) uma reportagem, que tem como finalidade básica denunciar o quanto as redes de lanchonetes estão prejudicando a saúde das pessoas.
c) uma análise científica sobre os hábitos alimentares dos americanos comuns, o que os tem levado cada vez mais a ficar obesos.
d) uma notícia sobre a capacidade que o ser humano tem de se submeter a experiências difíceis com o objetivo de comprovar suas idéias.
QUESTÃO 07 (Descritor: analisar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)
Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto
Releia, com atenção, a passagem a seguir:
“Após trinta dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano para perder.”
O uso da forma verbal “demoraria”, na passagem acima, sugere que o diretor Morgan Spurlock:
a) poderia levar mais de um ano para perder os 11 quilos adicionais.
b) só voltou ao seu peso normal mais de um ano após a experiência.
c) desejou perder os 11 quilos adicionais um ano após a experiência.
d) estendeu a sua experiência com a fast-food a mais de um ano.
QUESTÃO 02: B
QUESTÃO 03: C
QUESTÃO 04: D
QUESTÃO 05: D
QUESTÃO 06: A
QUESTÃO 07: B
PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos . I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
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