Pular para o conteúdo principal

TEXTO 1 ISSO É QUE É TER ESTÔMAGO

QUESTÃO 02 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas) Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Releia, com atenção, a passagem abaixo: “Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food...” O uso dos parênteses na passagem “(mero acaso, divulgou a empresa)” tem a função de: a) destacar que a empresa deu uma informação essencial para a notícia. b) abrir o comentário de que a informação da empresa pode ser falsa. c) garantir o direito que a empresa tem de se defender das acusações. d) demonstrar que o texto é favorável à argumentação feita pela empresa. QUESTÃO 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões) Assunto: Procedimentos de leitura Assinale a única alternativa em que a palavra destacada foi CORRETAMENTE interpretada. a) “Foi enquanto estava vendo televisão, largado no sofá da mãe...” (largado = abandonado) b) “... atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações.” (corporações = lanchonetes) c) “Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea...” (fastio = tédio) d) “Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar...” (gastronômica = gigantesca) QUESTÃO 04 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação) Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Leia, com atenção, o conceito abaixo: Eufemismo. Consiste em suavizar a expressão de uma idéia molesta, substituindo o termo exato por palavras ou circunlocuções menos desagradáveis ou mais polidas. Exemplo: Fulano foi desta para melhor. [= morreu] CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 1988, p. 525. A passagem do texto que também pode exemplificar “eufemismo” é: a) “...adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana.” b) “... posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso...” c) “Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha.” d) “... à rejeição completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro.” QUESTÃO 05 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto) Assunto: Procedimentos de leitura O texto nos permite deduzir que, para Morgan Spurlock, os americanos comuns têm todas as características abaixo EXCETO: a) são, hoje, um povo que sempre busca obter vantagens através de processos contra empresas. b) dedicam, de maneira geral, pouquíssimas horas para a realização de atividades físicas. c) estão sempre dispostos a ganhar uma pechincha, até mesmo na oferta de sanduíches super size. d) buscam sempre consumir alimentos muito calóricos, mesmo que isso custe aumento de peso. QUESTÃO 06 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto) Assunto: Procedimentos de leitura A caracterização CORRETA do texto é: a) uma resenha, cujo objetivo principal é informar o leitor sobre o conteúdo do filme “Super Size Me” e as reflexões que ele promove. b) uma reportagem, que tem como finalidade básica denunciar o quanto as redes de lanchonetes estão prejudicando a saúde das pessoas. c) uma análise científica sobre os hábitos alimentares dos americanos comuns, o que os tem levado cada vez mais a ficar obesos. d) uma notícia sobre a capacidade que o ser humano tem de se submeter a experiências difíceis com o objetivo de comprovar suas idéias. QUESTÃO 07 (Descritor: analisar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia) Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto Releia, com atenção, a passagem a seguir: “Após trinta dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano para perder.” O uso da forma verbal “demoraria”, na passagem acima, sugere que o diretor Morgan Spurlock: a) poderia levar mais de um ano para perder os 11 quilos adicionais. b) só voltou ao seu peso normal mais de um ano após a experiência. c) desejou perder os 11 quilos adicionais um ano após a experiência. d) estendeu a sua experiência com a fast-food a mais de um ano. QUESTÃO 02: B QUESTÃO 03: C QUESTÃO 04: D QUESTÃO 05: D QUESTÃO 06: A QUESTÃO 07: B

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno