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PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICA

Oralidade

Professor, o objetivo dessa sondagem é justamente partir do conhecimento que os
alunos já têm sobre o assunto, ampliando-os, neste momento de conversa, com suas
contribuições. Evidentemente, você pode elaborar outras questões, solicitando aos
estudantes que reflitam sobre o tema.

Páginas 3-4
Após essa conversa, apresente-lhes a ideia da Gincana de Produções de Narrativas e
de Letras de Música, reforçando o caráter lúdico e educativo da proposta. É muito
importante, neste momento, que os estudantes compreendam o desafio desse tipo de
gincana: colocar em prática seu conhecimento sobre a língua materna, sobre os gêneros
textuais propostos nesta série e sobre a própria estrutura do jogo, a fim de realizarem as
tarefas e receberem pontuação.
A pesquisa sobre o tema “gincana” deve propiciar aos estudantes o conhecimento
sobre os tipos de gincana existentes, sua organização e suas regras, tipos de premiação,
a necessidade de trabalhar em grupo etc.

Páginas 4-6
1. Professor, é muito importante estimular os estudantes a observarem o tema principal
do texto, indicado no próprio título “Gincana da crônica”. É evidente que a questão
da gincana, aqui, tem sentido figurado, uma vez que a autora não está participando de
uma gincana oficial. No entanto, ao ter de vencer tantos obstáculos até chegar ao
prêmio almejado (publicar sua crônica em uma revista), ela se sente como se
estivesse em uma gincana. Nessa primeira leitura, não faça nenhuma interferência
direta, para avaliar a percepção que os alunos conseguem ter do texto. Mas, antes de
solicitar que eles respondam às demais questões, é interessante que você verifique
oralmente as análises e as anotações que os alunos fizeram, a fim de observar a
compreensão que tiveram do texto. Assim, você terá como orientá-los
adequadamente para que compreendam o enunciado e a proposta das questões
seguintes.
2.
a) Conjunto de ações:
• escrever uma crônica sobre o primeiro sutiã
• conseguir um colaborador do sexo masculino, paulistano, que escrevesse
crônicas;
• selecionar candidatos que se encaixassem nos critérios;
• entrar em contato com os possíveis autores;
• fazer a proposta para o autor e aguardar que ele escrevesse o texto;
• enviar os textos para a revista.
b) No momento em que se propôs encontrar um escritor do sexo masculino para
compor, com ela, a matéria sobre seios e pelos.
3. Toda gincana pressupõe um objetivo principal que deve ser almejado pelos
participantes. No entanto, para alcançá-lo, é preciso cumprir muitas tarefas
intermediárias. É importante que os estudantes percebam, com essa atividade, que
participar de uma gincana não é só realizar um conjunto de ações, mas lidar com
vários obstáculos e superá-los a fim de completar a tarefa solicitada.

Estudo da língua
Páginas 6-8
1. A maioria dos blogs é semelhante a um diário pessoal. A linguagem utilizada pelos
autores é informal, próxima do tom de uma conversa, mais subjetiva. A notícia é
mais objetiva e busca transmitir a verdade dos fatos. Por isso, sua linguagem deve ser
formal, de acordo com o registro escrito.
2. De fato, temos a impressão de que a autora está conversando com o leitor, relatando a
experiência vivida para publicar sua crônica em uma revista. Como acontece com a
maioria dos textos publicados em blogs, esse também é curto, rápido e ágil, para que
o leitor se sinta estimulado a lê-lo e a retornar para ler outros textos publicados pelo
mesmo autor do blog.
3.
Falas da autora
Lúcia Carvalho
Falas da editora
da revista
Falas de Anna,
amiga de Lúcia
Falas de Jayme,
amigo de Lúcia
“Olha moça”... “e se
eu arrumar um
colaborador do sexo
masculino,
paulistano, que
escreva crônicas
bárbaras e que tope
escrever ainda
hoje?”
– Alô! Anna, aqui é
a Lúcia, do
“frankamente...”
Preciso da sua ajuda.
– Jayme, você pode
escrever hoje?
“... tivemos
problemas com
nosso colaborador
do sexo masculino e
precisamos
cancelar...”
“Você pode tentar,
mas não damos
garantia de
publicação, pois não
conhecemos a
pessoa. Porém, se
ele entrar, você
entra. O tema para o
sexo masculino é
pelos. Os primeiros
pelos.”
– Uau, o tema é
ótimo, Lúcia! E eu
tenho o telefone do
Jayme, vamos ligar
já.
– Olha que legal.
Claro que eu topo.
Pelos? Genial, pelos,
já tenho um monte
de ideias.
– Posso, ora. Vou
voltar para o
escritório e quando
acabar eu te mando.
Peraí.

4. Ela usa as convenções da língua escrita, ou seja, aspas e travessão.
5. Mil desculpas, blá-blá-blá. Ô coisa. Droga. E o que eu faço com essa minicrônica de
sutiã? Nada cai do céu, diz minha mãe, a gente tem que ir atrás.
6. É importante que os estudantes observem as várias vozes do texto, diferenciando-as
de acordo com as informações apresentadas pela narradora. Há no texto o uso dos
discursos direto e indireto, mas nem sempre com a pontuação convencional para sua
introdução. Por isso, é possível que os estudantes apresentem dificuldade para
diferenciar falas, necessitando de seu auxílio para executar a tarefa.
7.
a) Professor, é importante que os estudantes percebam que a pontuação utilizada no
texto recria a agilidade da conversa oral e, ao mesmo tempo, do próprio clima de
gincana no qual a autora se insere.
b) Claro, dona editora
Oba
A crônica prontinha
Mil desculpas, blá-blá-blá. Ô coisa. Droga.
Hahahaha
c) É importante que, neste momento, eles percebam que a autora muitas vezes
mistura essas falas às próprias, tornando ágil o modo como conta sua experiência.
Isso ajuda a dar ao texto uma impressão de que a autora realmente conversa com o
leitor oralmente.
d) Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos respondam afirmativamente e
justifiquem dizendo que o gênero blog, em geral, tem um tom de conversa,
procurando criar um clima de intimidade com o leitor.
Produção escrita
Páginas 8-9
Professor, a sugestão apresentada no quadro Regras coletivas para o projeto
Gincana pode ser utilizada pelos grupos, mas espera-se que os estudantes possam
adequá-la à sua realidade escolar. Por isso, é importante que você os estimule a pensar

sobre as regras mais importantes para o bom funcionamento de um projeto coletivo que
tem por objetivo criar uma gincana de produções textuais.

Atividade em grupo
Páginas 9-10
1. Professor, o objetivo é que eles formem equipes produtivas e colaborativas, nas quais
cada integrante realize suas tarefas e auxilie seus pares nas eventuais dificuldades
que apresentem.
2. Professor, sobre a pontuação designada a cada tarefa, você pode optar por uma
avaliação conjunta com seus alunos. Nossa sugestão é que, ao final de cada etapa, as
equipes apresentem o que fizeram para toda a turma, o modo como realizaram as
atividades, as dificuldades que encontraram e se todos cumpriram seus papéis,
avaliando seu próprio desempenho. Os colegas, por sua vez, podem dizer sua opinião
sobre o resultado final do trabalho, considerando a apresentação da equipe. E você,
tendo acompanhado as produções, feito as devidas intervenções e considerado a
qualidade do trabalho final, deve apontar algumas questões pertinentes ao processo,
revelando suas impressões. A pontuação atribuída à equipe deve ser um consenso ou
uma média entre as três avaliações feitas (a da própria equipe, a dos colegas da turma
e a sua).
Página 10
1. (V)
2. (V)
3. (V)
4. (V)
5. (V)
6. (F)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
O CONTO E SEUS POSSÍVEIS FINAIS
Páginas 12-13
1. O objetivo desta etapa é fazer que os estudantes pratiquem a habilidade de ler
enunciados, compreender comandos, fazer associações e inferências com base em
informações recebidas. Eles terão de encontrar um dos cinco contos espalhados pela
escola (cada equipe ficará responsável pelo conto que encontrar).
2 e 3. Após terem encontrado o conto, cada equipe deverá lê-lo, observando que não
possui um final. Depois, realizar uma discussão sobre o tema desse conto, bem como
sobre sua composição narrativa (personagens, tempo, espaço, enredo); pensar
possíveis finais e escrever um final que seja compatível e coerente com a história.

Produção escrita
Página 13
Professor, aqui é importante observar se os estudantes conseguiram construir um
desfecho coerente com os acontecimentos/conflitos da história; se a resolução
encontrada está coerente com o perfil das personagens; se eles mantiveram o foco
narrativo e o respeito à ordem cronológica dos acontecimentos. Também é possível
verificar a falta ou o excesso de informações necessárias à compreensão do leitor. No
entanto, todos esses aspectos devem ser considerados de acordo com a faixa etária e o
contexto no qual seus alunos se inserem.
É importante que eles se inteirem da tarefa de produção escrita como algo que só
pode acontecer em etapas, em um processo de elaboração, revisão e reformulação.

Páginas 13-14
Professor, embora essa atividade de pesquisa tenha sido proposta para que os
estudantes conheçam o autor do conto, é interessante que os grupos troquem as
informações encontradas para avaliar seu repertório.
Página 14
1, 2 e 3. Professor, antes de solicitar que os estudantes escrevam a continuação da
história, é muito importante estimulá-los a pensar sobre o que o trecho lido traz como
tema. Há uma situação aparentemente assustadora, porque a personagem Rafaela
presencia uma cena “terrível” e foge “assustada”, tentando “escapar” do que ou de quem
viu. Esses fatos criam certo ar de mistério e assombro na história. Os estudantes
precisam ter clareza disso para conseguir escrever uma continuação que mantenha o
mesmo tom.
4.
• Professor, esta atividade deve gerar a curiosidade dos estudantes sobre o
propósito das narrativas de enigma. Espera-se que eles apresentem em sua história
algumas das características já estudadas na atividade de leitura e produção de textos
anteriores, agregando a ela justamente a questão do mistério ou do fato que precisa
ser desenvolvido. No entanto, eles precisarão de sua ajuda para desenvolver o texto.
• Espera-se que eles consigam observar que todos os contos de enigma apresentam
necessariamente um mistério a ser desvendado, ou seja, são aqueles que tratam de
uma história que tem crimes que precisam ser investigados.

Páginas 14-15
Professor, é muito importante que seu aluno se familiarize com esses momentos de
autoavaliação, considerando sua responsabilidade pelo próprio processo de
aprendizagem. Refletir sobre os caminhos percorridos e as tarefas executadas contribui
para compreender as demandas do processo, retomar conteúdos já aprendidos para a
resolução de problemas e identificar possíveis caminhos para resolver as dificuldades
encontradas.
Atividade em grupo
Página 15
1 e 2. Resposta do grupo. No entanto, espera-se que os estudantes reconheçam as
peculiaridades de sua produção escrita, observando o que conseguiram manter, no
desfecho, da história original para compor o seu final. Não há necessidade, nem isso
pode ser garantido, de que os estudantes escrevam desfechos que se assemelhem –
mas devem ser compatíveis com as informações que já possuem da história.
3. Resposta do grupo. Espera-se que, ao considerarem os elementos da história original,
o desfecho seja coerente e bem articulado. No entanto, caso não o seja, você pode
retomar o conto com eles, fazendo um novo levantamento das informações
depreendidas, a fim de analisar a incoerência do desfecho criado e orientá-los para
que escrevam o desfecho de modo coerente.
4. Resposta do grupo. Espera-se, no entanto, que eles percebam certa maleabilidade no
texto ficcional com relação às possibilidades de encaminhamentos e condução da
história. É muito importante que os estudantes compreendam que os textos narrativos
estão a serviço da mimese, da imaginação e, portanto, desde que respeitem certa
lógica interna, podem gerar desfechos diferentes. Compare essa atividade do
desfecho com as narrativas construídas para novelas televisivas.
5. Resposta pessoal construída com base nas questões anteriores e, evidentemente, na
opinião que cada estudante tem sobre o conto. É muito importante que elas sejam
respeitadas e valorizadas neste momento.

Oralidade
Página 15
Professor, é muito importante que os estudantes se familiarizem com as
apresentações orais, adequando sua fala ao momento: mais formal, com objetivos
predefinidos etc. Estimule-os a trocar experiências de leitura e de produção textual,
considerando as dificuldades e as soluções encontradas pelas equipes para dar conta das
tarefas.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
A CENA E A LETRA DE MÚSICA
Páginas 17-21
1. Professor, nesta atividade é importante que os estudantes observem o que cada uma
das fotos apresenta como tema ou cena. Por exemplo, há imagens que tratam de
situações esportivas (surf, futebol na praia); outras revelam a destruição da natureza,
com a poluição do ar e o desmatamento; o tema animais também é apresentado
(canguru e cachorro); e os pontos turísticos também são contemplados, com a
presença do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e do Museu de Arte de São Paulo. Os
alunos devem compreender que essas imagens também são consideradas textos, mas
não verbais, e transmitem diversas mensagens que podem e devem ser interpretadas
pelo leitor.
2.
(IV) Imagem 1
(VI) Imagem 2
(V) Imagem 3
(III) Imagem 4
(VII) Imagem 5
(I)
Imagem 6
(III) Imagem 7
(VI) Imagem 8
(VIII) Imagem 9
(IX) Imagem 10
(II)
Imagem 11
(IX) Imagem 12
(VIII) Imagem 13

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