E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo? Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto.
Sugestão de Atividades
O Texto 2 trata-se de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo, em que ele fala de lixo
com muito humor.
- Pergunte aos alunos se já conheciam o autor.
- Proponha a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo,
com um aluno lendo as falas da personagem masculina e outro as falas da
personagem feminina.
- Discuta com a turma o conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida
pelo autor.
- Na sala de informática, peça que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo,
apontem quais os assuntos abordados nos textos e o que caracteriza a produção
textual desse autor, levando-os à reflexão sobre esse gênero discursivo.
- Peça que os alunos façam pesquisas em dicionários, enciclopédias e na internet
sobre o histórico das crônicas no Brasil.
- Promova a socialização das informações pesquisadas e da reflexão sobre o gênero
discursivo.
- Divida a turma em grupos e defina temas para que pesquisem crônicas de diversos
autores. Cada grupo assume um tema e tem a tarefa de compartilhar crônicas sobre o
tema escolhido na aula seguinte. Alerte-os de que na internet encontram-se muitos
textos que têm autoria duvidosa, atribuídos a autores famosos, devendo-se, portanto,
analisar a procedência da informação e a autoria do site.
- Ao final, promova um sarau de crônicas.
E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo?
Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto.
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Comentários
Postar um comentário