Pular para o conteúdo principal

A crônica O Lixo

E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo? Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto. Sugestão de Atividades O Texto 2 trata-se de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo, em que ele fala de lixo com muito humor. - Pergunte aos alunos se já conheciam o autor. - Proponha a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, com um aluno lendo as falas da personagem masculina e outro as falas da personagem feminina. - Discuta com a turma o conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor. - Na sala de informática, peça que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo, apontem quais os assuntos abordados nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os à reflexão sobre esse gênero discursivo. - Peça que os alunos façam pesquisas em dicionários, enciclopédias e na internet sobre o histórico das crônicas no Brasil. - Promova a socialização das informações pesquisadas e da reflexão sobre o gênero discursivo. - Divida a turma em grupos e defina temas para que pesquisem crônicas de diversos autores. Cada grupo assume um tema e tem a tarefa de compartilhar crônicas sobre o tema escolhido na aula seguinte. Alerte-os de que na internet encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa, atribuídos a autores famosos, devendo-se, portanto, analisar a procedência da informação e a autoria do site. - Ao final, promova um sarau de crônicas. E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo? Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...