Pular para o conteúdo principal

A crônica O Lixo

E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo? Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto. Sugestão de Atividades O Texto 2 trata-se de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo, em que ele fala de lixo com muito humor. - Pergunte aos alunos se já conheciam o autor. - Proponha a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, com um aluno lendo as falas da personagem masculina e outro as falas da personagem feminina. - Discuta com a turma o conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor. - Na sala de informática, peça que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo, apontem quais os assuntos abordados nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os à reflexão sobre esse gênero discursivo. - Peça que os alunos façam pesquisas em dicionários, enciclopédias e na internet sobre o histórico das crônicas no Brasil. - Promova a socialização das informações pesquisadas e da reflexão sobre o gênero discursivo. - Divida a turma em grupos e defina temas para que pesquisem crônicas de diversos autores. Cada grupo assume um tema e tem a tarefa de compartilhar crônicas sobre o tema escolhido na aula seguinte. Alerte-os de que na internet encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa, atribuídos a autores famosos, devendo-se, portanto, analisar a procedência da informação e a autoria do site. - Ao final, promova um sarau de crônicas. E você? O que pensa sobre o assunto? Seu planeta realmente está um lixo? Professor(a), ajude seus alunos a refletirem sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…