Pular para o conteúdo principal

A crônica O Lixo Língua Portuguesa – 8°Ano


Língua Portuguesa – 8°Ano
NA FICHA 1
“O que é bom para o lixo é bom para a poesia.”
Manoel de Barros
                                            Amigo(a) Pofessor(a)
A primeira atividade, tem como temática o lixo.
“A produção de lixo na vida moderna se inicia antes de nascermos e continua além de nossa morte, num processo contínuo e
infindável ao qual estamos tão acostumados que pouco nos damos conta.
Na cultura ocidental poucos conceitos são ensinados e transmitidos com tanta eficiência quanto a ideia de lixo. Assim são
chamadas as coisas para as quais não temos mais uso, especialmente aquelas de origem orgânica, que com o tempo apodrecem e
nos provocam asco.
Junto ao aprendizado do conceito, há o estímulo a um comportamento que, de tão incorporado ao inconsciente coletivo, parece
instintivo: a repulsa ao lixo – a necessidade de afastá-lo de nossas vistas, narizes e lembranças, seja ensacado em plástico negro,
enterrado, exportado em imundos caminhões ou simplesmente atirado pelas janelas dos carros.
Lixo requer atenção especial por inúmeras razões.
Somos mais de seis bilhões de pessoas produzindo-o diariamente, independente de raça, credo, nacionalidade ou do índice de
desenvolvimento humano – IDH.
Os avanços tecnológicos modificaram a qualidade do lixo, introduzindo materiais tóxicos e de dificílima decomposição.
O modo de produção capitalista e a sociedade de consumo alteraram significativamente a quantidade do lixo com os
descartáveis, os obsoletos e a ansiedade pelo novo.
O que desperdiçamos seria suficiente para alimentar, vestir e abrigar a humanidade.
Nos comportamos como avestruzes quando se trata de lixo: se não vemos, não existe.
Milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem de e no lixo.
Com raras exceções, pouco se criou – e se escreveu – sobre o assunto.
Sendo assim, esse material pode nos ajudar a reciclar o pensamento.”
Adaptado de Leituras Compartilhadas, dezembro de 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno