Pular para o conteúdo principal
  • Quando alguém diz que “veio dar uma força” devemos ficar felizes?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    Nesta atividade, pode-se partir do texto irônico de Verissimo, para destacar a distorção no uso de alguns conceitos científicos. Por exemplo: a)Quando nos referimos a força, em Física, consideramos uma grandeza capaz de modificar a situação de movimento de um corpo, seja o valor de sua velocidade (módulo) seja sua direção de movimento. Assim, se alguém disser que “vai dar uma força”, no sentido físico poderá ser um empurrão ou um safanão (embora no senso comum, essa expressão seja dar um apoio). b)Em Física, energia é a capacidade de realizar trabalho, mudando a situação de energia de outro corpo ou sistema. Quando alguém diz que uma determinada pedra consegue “passar energia para a pessoa”, interpretando do ponto de vista físico, essa pedra poderá ser radioativa, portanto, muito perigosa por emanar energia...; c)Quando as pessoas se referem a um produto (pão) como natural não atentam para o fato de que não há árvores desse produto, sendo, então, inevitavelmentei ndustrializado.
  • Companies
    Cultura e Trabalho  Língua Estrangeira - Inglês  Nível II
    O texto trata de forma bem-humorada do uso de jargão técnico em diversas áreas. É importante, então, apresentar parte do vocabulário típico de empresas, em alguns casos mesmo no Brasil, que adotam muitos termos do inglês
  • Anglicismos
    Cultura e Trabalho  Português  Nível II
    Pergunte aos seus alunos: Vocês vão ao clube? Jogam futebol? Tomam lanche à tarde? Já usaram biquíni? Não consegue abandonar a calça jeans? O português se form

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...