Pular para o conteúdo principal
  • Quando alguém diz que “veio dar uma força” devemos ficar felizes?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    Nesta atividade, pode-se partir do texto irônico de Verissimo, para destacar a distorção no uso de alguns conceitos científicos. Por exemplo: a)Quando nos referimos a força, em Física, consideramos uma grandeza capaz de modificar a situação de movimento de um corpo, seja o valor de sua velocidade (módulo) seja sua direção de movimento. Assim, se alguém disser que “vai dar uma força”, no sentido físico poderá ser um empurrão ou um safanão (embora no senso comum, essa expressão seja dar um apoio). b)Em Física, energia é a capacidade de realizar trabalho, mudando a situação de energia de outro corpo ou sistema. Quando alguém diz que uma determinada pedra consegue “passar energia para a pessoa”, interpretando do ponto de vista físico, essa pedra poderá ser radioativa, portanto, muito perigosa por emanar energia...; c)Quando as pessoas se referem a um produto (pão) como natural não atentam para o fato de que não há árvores desse produto, sendo, então, inevitavelmentei ndustrializado.
  • Companies
    Cultura e Trabalho  Língua Estrangeira - Inglês  Nível II
    O texto trata de forma bem-humorada do uso de jargão técnico em diversas áreas. É importante, então, apresentar parte do vocabulário típico de empresas, em alguns casos mesmo no Brasil, que adotam muitos termos do inglês
  • Anglicismos
    Cultura e Trabalho  Português  Nível II
    Pergunte aos seus alunos: Vocês vão ao clube? Jogam futebol? Tomam lanche à tarde? Já usaram biquíni? Não consegue abandonar a calça jeans? O português se form

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno