- Em nome de quem? Cultura e Trabalho • História • Nível IIO autor da letra da música, Tom Zé, coloca sobre si a representação de um grupo de compositores engajados, que tendem a falar em nome da classe operária, do povo brasileiro, da pobreza. Faz, assim, uma crítica aos intelectuais brasileiros em geral, de diferentes épocas, que assumem uma postura socialista, sem, contudo, ter sensibilidade para identificar seus próprios compromissos de classe.
- Jogos de alfabetização: criação de palavras Cultura e Trabalho • Português • Nível IPergunte aos alunos: Vocês são bons observadores? Vejam bem as letras que compõem as palavras formadas por seus colegas e adivinhem qual é a palavra que foi esc
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Comentários
Postar um comentário