Área: Português |
Atividade: Ler e criar literatura de cordel
Objetivos
Objetivos
- Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel.
Introdução
Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?
Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?
- Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio.
- Atividades de Leitura:
- Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu.
- Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
- Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia, Safadeza, Política, Propaganda. Pedir aos alunos que procurem determinar em quais dessas classificações estaria o cordel lido.
-
- Atividades de Produção de Texto:
- São abundantes os sites sobre cordel na Internet. Sugerimos que o professor, se não tiver possibilidades de trazer para a sala os folhetos originais, valha-se desse recurso para mostrar aos alunos vários autores, temas e capas dessa poesia popular.
- Depois que os alunos estiverem familiarizados com a forma e a temática cordelina, proponha que se dividam em grupos e criem um folheto de cordel sobre um tema que esteja provocando debate no momento.
- Se houver quem saiba fazer xilogravura, proponha que os folhetos sejam ilustrados utilizando essa técnica, como nos cordéis tradicionais.
- Organize com o grupo uma festa para apresentação e leitura dos folhetos, com participação da comunidade.
-
- Exponha, num varal, os folhetos criados pelos alunos e vários outros produzidos por cordelistas famosos. Convide os visitantes a manusear o material. Se houver na comunidade algum repentista, seria interessante convidá-lo para conversar com o grupo e apresentar sua obra. Os alunos também podem, na mesma ocasião, fazer a leitura dramatizada de seus textos.
Tempo sugerido: 8 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em versos.
Dicas do Professor: www.cordelon.hpg.ig.com.br/historia_cordel.htm
Comentários
Postar um comentário