Pular para o conteúdo principal
  • O que é serigrafia?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O texto trata de um projeto que vem sendo desenvolvido em Curitiba, para a qualificação de jovens de baixa renda desempregados. Entre as atividades do projeto está a serigrafia. A serigrafia (ou silkscreen) é um processo que trabalha com impressão direta. Utiliza uma matriz, que é uma tela permeável de malhas finas, esticada em um quadro. A tinta penetra através da matriz, por meio da pressão de um rodo ou puxador, passando para o material no qual haverá a impressão. Dessa forma, a impressão é produzida no papel, tecido ou outro material. A serigrafia produz excelentes resultados em diversos materiais: papel, couro, madeira, plásticos, vidros, chapas metálicas, tecidos, borrachas, etc.
  • Economia solidária e cultura
    Cultura e Trabalho  Economia Solidária  Nivel I e II
    Encontrar o primeiro emprego é sempre um grande desafio para os jovens brasileiros. Os jovens de 16 a 24 anos representam grande parte dos desempregados do país. Alguns programas governamentais vêm tentando contribuir com a geração de oportunidades de trabalho para a juventude brasileira, tanto no âmbito da inserção no mercado formal de trabalho, utilizando, por exemplo, incentivos às empresas que participam do Programa Primeiro Emprego, como também estimulando a organização de grupos produtivos de caráter associativo e autogestionário. Essas experiências têm se multiplicado em todo país e, em alguns casos, servido para estimular manifestações culturais, ao tempo que geram trabalho e renda.
  • Los jóvenes y las posibilidades de acceso al trabajo
    Cultura e Trabalho  Língua Estrangeira - Espanhol  Nível II
    Os jovens de 16 a 24 anos que ainda não conseguiram oportunidade de se inserir no mercado de trabalho têm atualmente algumas alternativas para se capacitar, produzir, empreender e administrar. Dentro do que prevê as novas formas de acesso ao mundo do trabalho, o Projeto Mercado Alternativo do MH20, em Curitiba, faz parte do programa do Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolve produtos com o perfil da cultura hip-hop, que tem quatro elementos estruturantes: o break, representa o corpo através da dança; o MC, a consciência, o cérebro; o DJ, a alma, a essência e raiz e o grafite, a expressão da arte, o meio de comunicação. Tudo isso leva à manifestação cultural articulada com a oportunidade de se vincular à cadeia produtiva.
  • A participação dos jovens em grupos e movimentos culturais
    Cultura e Trabalho  História  Nivel I e II
    Como sabemos, a cultura hip-hop, constitui um fenômeno que representa uma resposta política e cultural da juventude excluída, das periferias e aglutina, hoje, milhares de jovens, especialmente nas grandes cidades. Trata-se de um movimento cultural que, como o texto indica, não tem importância apenas como manifestação artística, lazer, diversão, mas como forma de luta política e inserção em projetos educativos e de trabalho. Como já afirmamos, no Brasil há diversas juventudes. São vários e diferentes grupos, ações, ideais, interesses e formas de participação na vida pública.
  • Cadeia produtiva
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    O texto traz uma noticia sobre uma política pública para criação de empregos para jovens de baixa renda, aproveitando elementos da cultura popular. Os alunos e alunas da EJA conhecem esse programa do governo? Como avaliam essa iniciativa? Que alterações na sua vida esse tipo de programa pode produzir? Que atitudes eles poderiam adotar para implementar programa semelhante?
  • Iniciativas empreendedoras
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Conforme o texto lido, o MH2O, oriundo do movimento cultural hip-hop, é uma demonstração de que é possível criar oportunidades alternativas de trabalho, quando há planejamento e organização do empreendimento. Quais de seus alunos desejariam ser empreendedores? A atividade, a seguir, contribui para reforçar as idéias contidas no texto, que acenam com a possibilidade da inserção dos jovens no mercado de trabalho através de empreendimentos ligados à sua cultura e estilo de vida.
  • Jogos de alfabetização: as letras nas palavras
    Cultura e Trabalho  Português  Nível I
    Como está a memória de seus alunos? Quantas palavras conseguem relacionar que sejam escritas com a letra J? E com Ç? Convide-os a entrar no jogo e mostrarem suas capacidades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...