Pular para o conteúdo principal
  • O que é serigrafia?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O texto trata de um projeto que vem sendo desenvolvido em Curitiba, para a qualificação de jovens de baixa renda desempregados. Entre as atividades do projeto está a serigrafia. A serigrafia (ou silkscreen) é um processo que trabalha com impressão direta. Utiliza uma matriz, que é uma tela permeável de malhas finas, esticada em um quadro. A tinta penetra através da matriz, por meio da pressão de um rodo ou puxador, passando para o material no qual haverá a impressão. Dessa forma, a impressão é produzida no papel, tecido ou outro material. A serigrafia produz excelentes resultados em diversos materiais: papel, couro, madeira, plásticos, vidros, chapas metálicas, tecidos, borrachas, etc.
  • Economia solidária e cultura
    Cultura e Trabalho  Economia Solidária  Nivel I e II
    Encontrar o primeiro emprego é sempre um grande desafio para os jovens brasileiros. Os jovens de 16 a 24 anos representam grande parte dos desempregados do país. Alguns programas governamentais vêm tentando contribuir com a geração de oportunidades de trabalho para a juventude brasileira, tanto no âmbito da inserção no mercado formal de trabalho, utilizando, por exemplo, incentivos às empresas que participam do Programa Primeiro Emprego, como também estimulando a organização de grupos produtivos de caráter associativo e autogestionário. Essas experiências têm se multiplicado em todo país e, em alguns casos, servido para estimular manifestações culturais, ao tempo que geram trabalho e renda.
  • Los jóvenes y las posibilidades de acceso al trabajo
    Cultura e Trabalho  Língua Estrangeira - Espanhol  Nível II
    Os jovens de 16 a 24 anos que ainda não conseguiram oportunidade de se inserir no mercado de trabalho têm atualmente algumas alternativas para se capacitar, produzir, empreender e administrar. Dentro do que prevê as novas formas de acesso ao mundo do trabalho, o Projeto Mercado Alternativo do MH20, em Curitiba, faz parte do programa do Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolve produtos com o perfil da cultura hip-hop, que tem quatro elementos estruturantes: o break, representa o corpo através da dança; o MC, a consciência, o cérebro; o DJ, a alma, a essência e raiz e o grafite, a expressão da arte, o meio de comunicação. Tudo isso leva à manifestação cultural articulada com a oportunidade de se vincular à cadeia produtiva.
  • A participação dos jovens em grupos e movimentos culturais
    Cultura e Trabalho  História  Nivel I e II
    Como sabemos, a cultura hip-hop, constitui um fenômeno que representa uma resposta política e cultural da juventude excluída, das periferias e aglutina, hoje, milhares de jovens, especialmente nas grandes cidades. Trata-se de um movimento cultural que, como o texto indica, não tem importância apenas como manifestação artística, lazer, diversão, mas como forma de luta política e inserção em projetos educativos e de trabalho. Como já afirmamos, no Brasil há diversas juventudes. São vários e diferentes grupos, ações, ideais, interesses e formas de participação na vida pública.
  • Cadeia produtiva
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    O texto traz uma noticia sobre uma política pública para criação de empregos para jovens de baixa renda, aproveitando elementos da cultura popular. Os alunos e alunas da EJA conhecem esse programa do governo? Como avaliam essa iniciativa? Que alterações na sua vida esse tipo de programa pode produzir? Que atitudes eles poderiam adotar para implementar programa semelhante?
  • Iniciativas empreendedoras
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Conforme o texto lido, o MH2O, oriundo do movimento cultural hip-hop, é uma demonstração de que é possível criar oportunidades alternativas de trabalho, quando há planejamento e organização do empreendimento. Quais de seus alunos desejariam ser empreendedores? A atividade, a seguir, contribui para reforçar as idéias contidas no texto, que acenam com a possibilidade da inserção dos jovens no mercado de trabalho através de empreendimentos ligados à sua cultura e estilo de vida.
  • Jogos de alfabetização: as letras nas palavras
    Cultura e Trabalho  Português  Nível I
    Como está a memória de seus alunos? Quantas palavras conseguem relacionar que sejam escritas com a letra J? E com Ç? Convide-os a entrar no jogo e mostrarem suas capacidades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno