- Crenças e ritos Cultura e Trabalho • Artes • Nivel I e IIO antropólogo e educador Darcy Ribeiro apresenta neste texto a concepção geral do que é cultura. Dentre as inúmeras construções culturais, ou seja, daquelas criadas pela ação do homem, parte significativa relaciona-se diretamente aos ritos e crenças, que representam a compreensão que um povo tem do mundo. Ao longo da história, as diferenças entre diversos credos e ritos têm fomentado guerras, impedido relacionamentos e gerado discórdia entre irmãos.
- Os vermes Cultura e Trabalho • Ciências • Nivel I e IINo texto, o autor faz menção a lombrigas. A lombriga é o nome comum do verme Ascaris lumbricoides, um animal invertebrado da família dos nematelmintos. Ele infesta o intestino delgado do ser humano, provocando a ascaridíase. Os principais sintomas dessa doença são o ranger de dentes durante o sono, a coceira no nariz, as diarréias crônicas e as febres irregulares. O corpo da lombriga é alongado, medindo, a fêmea, cerca de 25 cm de comprimento e o macho, 15 cm. Esses animais se reproduzem sexuadamente no intestino delgado. Se a pessoa contaminada vive em condições precárias de higiene e defeca ao ar livre, elimina ovos de lombriga junto com as fezes. Esses ovos contaminam o solo e a água de poços. Essa água pode contaminar verduras e outros alimentos e, conseqüentemente, as pessoas.
- Cultura, culturas Cultura e Trabalho • Geografia • Nível IIO conceito de cultura pode ser abordado a partir de vários referenciais, de forma mais teórica ou mais prática, e sempre possibilita diversas interpretações e significados. O belo texto de Darcy Ribeiro nos ajuda a pensar, a refletir sobre esse conceito como tudo aquilo que é “feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos”. Ele distingue a chamada cultura material da imaterial, chamando nossa atenção para a importância da fala, da linguagem, além disso, discute as crenças, criações artísticas e religiosas, a produção e a transmissão das idéias de uma geração a outra.
- Cultura e natureza Cultura e Trabalho • História • Nivel I e IIO texto contribui para o debate sobre dimensão da cultura e da natureza, fundamentando a dificuldade de separar uma da outra nas vivências humanas. Quando observamos uma foto com uma paisagem de floresta, onde está a dimensão humana? Está na foto? Em quem fez a foto? Em quem a observa e aprecia a paisagem? Na técnica de fazer a foto? Na boa aceitação desse tipo de imagem? Será que há propriamente na floresta uma dimensão humana? No senso comum, por exemplo, a floresta amazônica tem sido considerada uma área natural. Mas será que não tem uma dimensão humana?
- Cultura e formas geométricas Cultura e Trabalho • Matemática • Nível IDarcy Ribeiro afirma no texto que cultura é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano, ou aquilo que resulta do trabalho de homens e mulheres e de seus pensamentos. Uma casa, uma cadeira, um vaso, um prato, um sorvete e a própria fala são exemplos de cultura. Além disso, também são considerados elementos da cultura as crenças, as artes e os ritos. Sugestões para discutir com os alunos: que resposta dariam ao autor quanto à pergunta que ele faz no final do texto?
- Cultura, fala e provérbios Cultura e Trabalho • Português • Nivel I e IIPergunte à turma: por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei?
PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos . I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Comentários
Postar um comentário