Pular para o conteúdo principal
  • Crenças e ritos
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    O antropólogo e educador Darcy Ribeiro apresenta neste texto a concepção geral do que é cultura. Dentre as inúmeras construções culturais, ou seja, daquelas criadas pela ação do homem, parte significativa relaciona-se diretamente aos ritos e crenças, que representam a compreensão que um povo tem do mundo. Ao longo da história, as diferenças entre diversos credos e ritos têm fomentado guerras, impedido relacionamentos e gerado discórdia entre irmãos.
  • Os vermes
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    No texto, o autor faz menção a lombrigas. A lombriga é o nome comum do verme Ascaris lumbricoides, um animal invertebrado da família dos nematelmintos. Ele infesta o intestino delgado do ser humano, provocando a ascaridíase. Os principais sintomas dessa doença são o ranger de dentes durante o sono, a coceira no nariz, as diarréias crônicas e as febres irregulares. O corpo da lombriga é alongado, medindo, a fêmea, cerca de 25 cm de comprimento e o macho, 15 cm. Esses animais se reproduzem sexuadamente no intestino delgado. Se a pessoa contaminada vive em condições precárias de higiene e defeca ao ar livre, elimina ovos de lombriga junto com as fezes. Esses ovos contaminam o solo e a água de poços. Essa água pode contaminar verduras e outros alimentos e, conseqüentemente, as pessoas.
  • Cultura, culturas
    Cultura e Trabalho  Geografia  Nível II
    O conceito de cultura pode ser abordado a partir de vários referenciais, de forma mais teórica ou mais prática, e sempre possibilita diversas interpretações e significados. O belo texto de Darcy Ribeiro nos ajuda a pensar, a refletir sobre esse conceito como tudo aquilo que é “feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos”. Ele distingue a chamada cultura material da imaterial, chamando nossa atenção para a importância da fala, da linguagem, além disso, discute as crenças, criações artísticas e religiosas, a produção e a transmissão das idéias de uma geração a outra.
  • Cultura e natureza
    Cultura e Trabalho  História  Nivel I e II
    O texto contribui para o debate sobre dimensão da cultura e da natureza, fundamentando a dificuldade de separar uma da outra nas vivências humanas. Quando observamos uma foto com uma paisagem de floresta, onde está a dimensão humana? Está na foto? Em quem fez a foto? Em quem a observa e aprecia a paisagem? Na técnica de fazer a foto? Na boa aceitação desse tipo de imagem? Será que há propriamente na floresta uma dimensão humana? No senso comum, por exemplo, a floresta amazônica tem sido considerada uma área natural. Mas será que não tem uma dimensão humana?
  • Cultura e formas geométricas
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nível I
    Darcy Ribeiro afirma no texto que cultura é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano, ou aquilo que resulta do trabalho de homens e mulheres e de seus pensamentos. Uma casa, uma cadeira, um vaso, um prato, um sorvete e a própria fala são exemplos de cultura. Além disso, também são considerados elementos da cultura as crenças, as artes e os ritos. Sugestões para discutir com os alunos: que resposta dariam ao autor quanto à pergunta que ele faz no final do texto?
  • Cultura, fala e provérbios
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Pergunte à turma: por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...