Pular para o conteúdo principal
  • Crenças e ritos
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    O antropólogo e educador Darcy Ribeiro apresenta neste texto a concepção geral do que é cultura. Dentre as inúmeras construções culturais, ou seja, daquelas criadas pela ação do homem, parte significativa relaciona-se diretamente aos ritos e crenças, que representam a compreensão que um povo tem do mundo. Ao longo da história, as diferenças entre diversos credos e ritos têm fomentado guerras, impedido relacionamentos e gerado discórdia entre irmãos.
  • Os vermes
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    No texto, o autor faz menção a lombrigas. A lombriga é o nome comum do verme Ascaris lumbricoides, um animal invertebrado da família dos nematelmintos. Ele infesta o intestino delgado do ser humano, provocando a ascaridíase. Os principais sintomas dessa doença são o ranger de dentes durante o sono, a coceira no nariz, as diarréias crônicas e as febres irregulares. O corpo da lombriga é alongado, medindo, a fêmea, cerca de 25 cm de comprimento e o macho, 15 cm. Esses animais se reproduzem sexuadamente no intestino delgado. Se a pessoa contaminada vive em condições precárias de higiene e defeca ao ar livre, elimina ovos de lombriga junto com as fezes. Esses ovos contaminam o solo e a água de poços. Essa água pode contaminar verduras e outros alimentos e, conseqüentemente, as pessoas.
  • Cultura, culturas
    Cultura e Trabalho  Geografia  Nível II
    O conceito de cultura pode ser abordado a partir de vários referenciais, de forma mais teórica ou mais prática, e sempre possibilita diversas interpretações e significados. O belo texto de Darcy Ribeiro nos ajuda a pensar, a refletir sobre esse conceito como tudo aquilo que é “feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos”. Ele distingue a chamada cultura material da imaterial, chamando nossa atenção para a importância da fala, da linguagem, além disso, discute as crenças, criações artísticas e religiosas, a produção e a transmissão das idéias de uma geração a outra.
  • Cultura e natureza
    Cultura e Trabalho  História  Nivel I e II
    O texto contribui para o debate sobre dimensão da cultura e da natureza, fundamentando a dificuldade de separar uma da outra nas vivências humanas. Quando observamos uma foto com uma paisagem de floresta, onde está a dimensão humana? Está na foto? Em quem fez a foto? Em quem a observa e aprecia a paisagem? Na técnica de fazer a foto? Na boa aceitação desse tipo de imagem? Será que há propriamente na floresta uma dimensão humana? No senso comum, por exemplo, a floresta amazônica tem sido considerada uma área natural. Mas será que não tem uma dimensão humana?
  • Cultura e formas geométricas
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nível I
    Darcy Ribeiro afirma no texto que cultura é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano, ou aquilo que resulta do trabalho de homens e mulheres e de seus pensamentos. Uma casa, uma cadeira, um vaso, um prato, um sorvete e a própria fala são exemplos de cultura. Além disso, também são considerados elementos da cultura as crenças, as artes e os ritos. Sugestões para discutir com os alunos: que resposta dariam ao autor quanto à pergunta que ele faz no final do texto?
  • Cultura, fala e provérbios
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Pergunte à turma: por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno