Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Jogos de alfabetização: as letras nas palavras

Objetivos
  • Ampliar a capacidade de grafar corretamente vocábulos com Ç e J.
Introdução
Como está a memória de seus alunos? Quantas palavras conseguem relacionar que sejam escritas com a letra J? E com Ç? Convide-os a entrar no jogo e mostrarem suas capacidades!


  1. Ler o texto e discutir com os alunos se já existem movimentos ou quais poderiam ser criados, em sua região para possibilitar ampliação dos empregos para jovens de baixa renda.
  2. Jogo da ortografia:
    1. Pedir aos alunos que procurem no texto, palavras escritas com Ç (atuação, gravação, adereços, preços).
    2. Pedir a um aluno que escreva no quadro as palavras que encontrou.
    3. Escrever, então, uma outra palavra retirada do texto (para os propósitos desta atividade, poderia ser “jovens”).
    4. Estipular um tempo para que encontrem no texto as palavras que possuam J (cujo, projeto, loja, juvenil).
    5. Pedir aos alunos que escrevam três frases que contenham, em cada uma, essas três palavras.
    6. Fazer a correção. A seguir, dividir a classe em grupos. Estipular um tempo e pedir que relacionem palavras iniciadas pela letra J. Pode ser estabelecido um número mínimo.
    7. Ao final do tempo, fazer a apuração dos resultados. Declarar vencedores os grupos que atingiram o número estabelecido. O grande vencedor será o grupo que conseguir o maior número de palavras.
    8. Se nenhum grupo atingir o mínimo exigido, substituir a letra e reiniciar o jogo.
Tempo sugerido: 2 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de grafar corretamente os vocábulos em português.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...