Pular para o conteúdo principal
  • Opções de desenho
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    Elifas Andreato é um artista plástico e gráfico que por muitos anos dedicou-se à criação de cartazes para teatro, capas de disco e revistas. Como artista sensível, pôde reconhecer, já em seus traços iniciais, uma sincronicidade com as idéias e os sentimentos criativos do artista plástico Volpi. Apesar da diferença de gerações e de seguirem caminhos diferentes, a relação com a arte permaneceu: ambos persistiram com seus sonhos e foram reconhecidos por eles.
  • Do que é feita a lágrima?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O autor exprime no texto momentos de emoção que o levaram às lágrimas. A função da lágrima é manter a umidade dos olhos. Assim, ela contribui para a saúde deles. Quando piscamos, nossas pálpebras espalham o fluido secretado pelas glândulas lacrimais por toda a superfície dos olhos. Isto ocorre em intervalos regulares. Podemos identificar três camadas em nossas lágrimas: uma mais interna de muco, uma intermediária de secreção lacrimal e um filme oleoso. O objetivo desse filme é minimizar a evaporação da camada intermediária. Em sua composição química, as lágrimas são parecidas com a de outros fluidos do corpo, como o plasma sanguíneo, possuindo conteúdo de sal similar.
  • Festa junina
    Cultura e Trabalho  Educação e Trabalho  Nivel I e II
    A festa junina é uma das nossas festas populares em que podemos encontrar uma grande diversidade de elementos que constituíram e constituem a cultura brasileira. De origens variadas, ela carrega manifestações tradicionais de outros povos que, misturadas aos elementos culturais encontrados em diferentes regiões do Brasil, produziram uma festa popular com características múltiplas.
  • Arte com geometria
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Elifas Andreato é um importante artista gráfico do Brasil. Com uma infância de pobreza e privação, alfabetizou-se quando já era adolescente, foi operário e militante político perseguido pela ditadura (1964-1985). Sem instrução formal, tornou-se referência no meio intelectual e artístico do país. Mesmo sem ter passado pela escola, chegou a ser professor de Artes na USP. Começou a fazer arte enquanto ainda era operário, decorandoo salão de festas da fábrica onde trabalhava. Quantos “Elifas Andreato” existem por aí, sonhando com uma coisa e fazendo outra?
  • Jogo dos campos lexicais
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”. E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno