Pular para o conteúdo principal
  • Opções de desenho
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    Elifas Andreato é um artista plástico e gráfico que por muitos anos dedicou-se à criação de cartazes para teatro, capas de disco e revistas. Como artista sensível, pôde reconhecer, já em seus traços iniciais, uma sincronicidade com as idéias e os sentimentos criativos do artista plástico Volpi. Apesar da diferença de gerações e de seguirem caminhos diferentes, a relação com a arte permaneceu: ambos persistiram com seus sonhos e foram reconhecidos por eles.
  • Do que é feita a lágrima?
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O autor exprime no texto momentos de emoção que o levaram às lágrimas. A função da lágrima é manter a umidade dos olhos. Assim, ela contribui para a saúde deles. Quando piscamos, nossas pálpebras espalham o fluido secretado pelas glândulas lacrimais por toda a superfície dos olhos. Isto ocorre em intervalos regulares. Podemos identificar três camadas em nossas lágrimas: uma mais interna de muco, uma intermediária de secreção lacrimal e um filme oleoso. O objetivo desse filme é minimizar a evaporação da camada intermediária. Em sua composição química, as lágrimas são parecidas com a de outros fluidos do corpo, como o plasma sanguíneo, possuindo conteúdo de sal similar.
  • Festa junina
    Cultura e Trabalho  Educação e Trabalho  Nivel I e II
    A festa junina é uma das nossas festas populares em que podemos encontrar uma grande diversidade de elementos que constituíram e constituem a cultura brasileira. De origens variadas, ela carrega manifestações tradicionais de outros povos que, misturadas aos elementos culturais encontrados em diferentes regiões do Brasil, produziram uma festa popular com características múltiplas.
  • Arte com geometria
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Elifas Andreato é um importante artista gráfico do Brasil. Com uma infância de pobreza e privação, alfabetizou-se quando já era adolescente, foi operário e militante político perseguido pela ditadura (1964-1985). Sem instrução formal, tornou-se referência no meio intelectual e artístico do país. Mesmo sem ter passado pela escola, chegou a ser professor de Artes na USP. Começou a fazer arte enquanto ainda era operário, decorandoo salão de festas da fábrica onde trabalhava. Quantos “Elifas Andreato” existem por aí, sonhando com uma coisa e fazendo outra?
  • Jogo dos campos lexicais
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”. E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...