Pular para o conteúdo principal
  • Jantar virtual
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    A culinária de um país representa uma de suas facetas culturais. Definitivamente, é uma das mais populares aquela que é levada para o resto do mundo com seus imigrantes. O Brasil, sendo um país jovem e de formação altamente miscigenada, possui influências dos quatro cantos do mundo. De norte a sul do país conhecemos uma variedade muito grande de receitas, utilização de determinados condimentos que vão se modificando também à medida que sofrem influência de produtos locais ou de pessoas com culturas diferentes e novas propostas.
  • Pirâmides
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    As pirâmides foram construídas em pedra, há mais de 2500 anos. Possuem base na forma de um retângulo e suas faces podem ter o formato de um triângulo ou de um trapézio. Foram construídas com o objetivo de receber os corpos de nobres e sacerdotes, isto é, eram túmulos. Acredita-se que podiam funcionar também como templos religiosos. Antes do início da construção das pirâmides, os corpos eram geralmente enterrados diretamente na areia. Era costume enterrar com o corpo alguns de seus pertences em vida (jóias, instrumentos de caça e vasos contendo bebida e alimento), o indivíduo, após sua morte, era ali enterrado.
  • O vinagre
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    Um dos ingredientes sempre presente na culinária em geral é o vinagre. O vinagre é um condimento constituído de uma solução de ácido acético a 4%(4 g de ácido acético para 100 mL de vinagre). Este valor, de 4%, é a concentração mínima exigida na legislação. Além disso, os fabricantes adicionam ao produto uma substância química chamada estabilizante, para aumentar a durabilidade do produto. No entanto, o vinagre original deve ser fabricado a partir de vinho ou outras bebidas alcoólicas (uísque ou cerveja), de cereais (milho ou arroz) ou de outras matérias-primas, como maçã, pêssego, laranja,etc.
  • Culinária
    Cultura e Trabalho  Educação e Trabalho  Nível I
    Quem quiser vatapá/ Que procure fazer/ Primeiro o fubá/ Depois o dendê. Essa é uma música de Dorival Caimmy que traz em sua letra uma receita de vatapá. Como esta, há inúmeras letras de músicas, filmes, poesias, crônicas, que trazem como tema a culinária. É comum ouvir alguém dizer que uma receita não fica igual à de outra pessoa porque ela tem um segredinho que não conta para ninguém. A culinária como manifestação cultural transformada em produto cultural gera emprego e renda e são inúmeras as famílias que se sustentam por meio desse ramo de atividade. Você conhece alguém que sobrevive da culinária?
  • O texto instrucional
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...