Pular para o conteúdo principal
  • Jantar virtual
    Cultura e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    A culinária de um país representa uma de suas facetas culturais. Definitivamente, é uma das mais populares aquela que é levada para o resto do mundo com seus imigrantes. O Brasil, sendo um país jovem e de formação altamente miscigenada, possui influências dos quatro cantos do mundo. De norte a sul do país conhecemos uma variedade muito grande de receitas, utilização de determinados condimentos que vão se modificando também à medida que sofrem influência de produtos locais ou de pessoas com culturas diferentes e novas propostas.
  • Pirâmides
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    As pirâmides foram construídas em pedra, há mais de 2500 anos. Possuem base na forma de um retângulo e suas faces podem ter o formato de um triângulo ou de um trapézio. Foram construídas com o objetivo de receber os corpos de nobres e sacerdotes, isto é, eram túmulos. Acredita-se que podiam funcionar também como templos religiosos. Antes do início da construção das pirâmides, os corpos eram geralmente enterrados diretamente na areia. Era costume enterrar com o corpo alguns de seus pertences em vida (jóias, instrumentos de caça e vasos contendo bebida e alimento), o indivíduo, após sua morte, era ali enterrado.
  • O vinagre
    Cultura e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    Um dos ingredientes sempre presente na culinária em geral é o vinagre. O vinagre é um condimento constituído de uma solução de ácido acético a 4%(4 g de ácido acético para 100 mL de vinagre). Este valor, de 4%, é a concentração mínima exigida na legislação. Além disso, os fabricantes adicionam ao produto uma substância química chamada estabilizante, para aumentar a durabilidade do produto. No entanto, o vinagre original deve ser fabricado a partir de vinho ou outras bebidas alcoólicas (uísque ou cerveja), de cereais (milho ou arroz) ou de outras matérias-primas, como maçã, pêssego, laranja,etc.
  • Culinária
    Cultura e Trabalho  Educação e Trabalho  Nível I
    Quem quiser vatapá/ Que procure fazer/ Primeiro o fubá/ Depois o dendê. Essa é uma música de Dorival Caimmy que traz em sua letra uma receita de vatapá. Como esta, há inúmeras letras de músicas, filmes, poesias, crônicas, que trazem como tema a culinária. É comum ouvir alguém dizer que uma receita não fica igual à de outra pessoa porque ela tem um segredinho que não conta para ninguém. A culinária como manifestação cultural transformada em produto cultural gera emprego e renda e são inúmeras as famílias que se sustentam por meio desse ramo de atividade. Você conhece alguém que sobrevive da culinária?
  • O texto instrucional
    Cultura e Trabalho  Português  Nivel I e II
    Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno