- A descrição – a realidade objetiva e subjetiva Cultura e Trabalho • Português • Nível IIPergunte aos alunos: vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores?
- Casa de farinha Cultura e Trabalho • Educação e Trabalho • Nível IIOs elementos que compõem o processo de trabalho são três: 1) “a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; 2) a matéria a que se aplica o trabalho, o objeto de trabalho; 3) os meios de trabalho, o instrumental de trabalho”. Segundo esta definição, podemos identificar os elementos que compõem o processo de trabalho tradicional de fabricação da farinha.
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Comentários
Postar um comentário