Pular para o conteúdo principal
  • Oktoberfest – Herança alegre da cultura alemã
    Cultura e Trabalho  Educação e Trabalho  Nível II
    O sucesso da Oktoberfest é tão grande que Blumenau não só se recuperou física e economicamente, após duas enchentes, como também o evento se converteu num elemento associado à identidade da cidade. A festa cresceu muito e se tornou lucrativa. Por trás da segunda maior festa da cerveja do mundo – depois da Oktoberfest de Munique, Alemanha – movimentam-se batalhões de pessoas para viabilizar a estrutura do evento. Graças ao volume de visitantes que a cidade passou a receber em função da festa, a economia se desenvolveu de forma equilibrada, harmônica e crescente. O padrão de vida dos moradores subiu paralelamente. O dinheiro arrecadado é investido em melhorias para a cidade, galerias de águas, asfalto e assistência social.
  • Pontos cardeais e colonização alemã
    Cultura e Trabalho  Geografia  Nivel I e II
    O texto trata da tradicional festa alemã chamada Oktoberfest, que ocorre anualmente no mês de outubro, no estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Blumenau. O autor faz referência à cidade que deu início a esse tipo de festa que é Itapiranga, localizada na porção oeste do estado. A localização geográfica é feita pelos pontos cardeais que sempre serviram como importante referência para a localização humana. A sua criação propiciou a expansão da comunicação entre os territórios e ampliou os horizontes das possibilidades de busca e conquista de novas regiões. Parcelas até então desconhecidas da superfície da Terra foram interligadas e as possibilidades de trabalho ampliadas.
  • Passeando em Santa Catarina
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nível I
    É possível encontrar em todos os estados do Brasil um conjunto de festas que una tradição cultural com atividade econômica e geração de emprego e renda. Em que medida isso descaracteriza a cultura? É possível essa união acontecer sem que o povo seja afastado de suas tradições? Quantos alunos e alunas da EJA podem participar dessas festas? Quem conhece Santa Catarina?
  • Festas populares e trabalho
    Cultura e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    A Oktoberfest é uma festa que teve origem na Alemanha há cerca de 200 anos. No Brasil, a maior festa ocorre anualmente em Blumenau, no estado de Santa Catarina e no mês de outubro. São 18 dias de festa durante a qual a polka, a cerveja e a gastronomia divertem pessoas do local, da região e muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Nesse evento, os blumenauenses têm oportunidade de mostrar para todo o país a sua riqueza cultural, a música, a dança e a gastronomia típicas. Dessa forma, essa festa popular é divertimento, folclore e tradição. Além disso, é a segunda maior festa popular brasileira, depois do carnaval.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno