- Oktoberfest – Herança alegre da cultura alemã Cultura e Trabalho • Educação e Trabalho • Nível IIO sucesso da Oktoberfest é tão grande que Blumenau não só se recuperou física e economicamente, após duas enchentes, como também o evento se converteu num elemento associado à identidade da cidade. A festa cresceu muito e se tornou lucrativa. Por trás da segunda maior festa da cerveja do mundo – depois da Oktoberfest de Munique, Alemanha – movimentam-se batalhões de pessoas para viabilizar a estrutura do evento. Graças ao volume de visitantes que a cidade passou a receber em função da festa, a economia se desenvolveu de forma equilibrada, harmônica e crescente. O padrão de vida dos moradores subiu paralelamente. O dinheiro arrecadado é investido em melhorias para a cidade, galerias de águas, asfalto e assistência social.
- Pontos cardeais e colonização alemã Cultura e Trabalho • Geografia • Nivel I e IIO texto trata da tradicional festa alemã chamada Oktoberfest, que ocorre anualmente no mês de outubro, no estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Blumenau. O autor faz referência à cidade que deu início a esse tipo de festa que é Itapiranga, localizada na porção oeste do estado. A localização geográfica é feita pelos pontos cardeais que sempre serviram como importante referência para a localização humana. A sua criação propiciou a expansão da comunicação entre os territórios e ampliou os horizontes das possibilidades de busca e conquista de novas regiões. Parcelas até então desconhecidas da superfície da Terra foram interligadas e as possibilidades de trabalho ampliadas.
- Passeando em Santa Catarina Cultura e Trabalho • Matemática • Nível IÉ possível encontrar em todos os estados do Brasil um conjunto de festas que una tradição cultural com atividade econômica e geração de emprego e renda. Em que medida isso descaracteriza a cultura? É possível essa união acontecer sem que o povo seja afastado de suas tradições? Quantos alunos e alunas da EJA podem participar dessas festas? Quem conhece Santa Catarina?
- Festas populares e trabalho Cultura e Trabalho • Matemática • Nivel I e IIA Oktoberfest é uma festa que teve origem na Alemanha há cerca de 200 anos. No Brasil, a maior festa ocorre anualmente em Blumenau, no estado de Santa Catarina e no mês de outubro. São 18 dias de festa durante a qual a polka, a cerveja e a gastronomia divertem pessoas do local, da região e muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Nesse evento, os blumenauenses têm oportunidade de mostrar para todo o país a sua riqueza cultural, a música, a dança e a gastronomia típicas. Dessa forma, essa festa popular é divertimento, folclore e tradição. Além disso, é a segunda maior festa popular brasileira, depois do carnaval.
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Comentários
Postar um comentário