- A maquete Tecnologia e Trabalho • Artes • Nivel I e IIA palavra tecnologia, como o texto aponta, é um termo que compreende um espectro amplo de significados. Na origem dessa palavra encontramos os vocábulos gregos techne e logos. Para os gregos a palavra techne também significa arte, aqui entendida como o conjunto de conhecimentos especializados necessários à prática de uma profissão. Arquitetos, ferreiros, estrategistas militares, farmacêuticos, por exemplo, nessa concepção, são todos artistas. Na mitologia grega, a techne seria uma virtude concedida aos homens pelos deuses e essa virtude unida à inteligência humana resultaria no agir humano, que para os filósofos possui três categorias: a ação teórica, a ação prática e a techne.
- A osmose em seu dia-a-dia Tecnologia e Trabalho • Ciências • Nível IIDe acordo com o texto, a tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia. Uma aplicação tecnológica importante é a utilização da osmose reversa na purificação de água do mar, já que os estoques de água doce no planeta estão cada vez menores. Em uma solução, denomina-se soluto a espécie química que se encontra em menor quantidade e solvente a que está em maior quantidade. Em um copo de água com uma colher de sal dissolvida, o sal é o soluto e a água o solvente.
- Biotecnologia: conflitos e possibilidades Tecnologia e Trabalho • Ciências • Nivel I e IIO avanço da tecnologia trouxe, como destacado no texto, vantagens e desvantagens ao ser humano. Entre os conflitos dos avanços da tecnologia, a implementação da biotecnologia tem sido foco de intenso debate, pelos seus desdobramentos para o meio ambiente e por dilemas éticos. O domínio de tecnologia associada à Biologia aparece no texto ao se mencionar o processo de fermentação da uva. Na época atual, a intervenção do ser humano vai além do conhecimento ou aplicação de processos naturais como a fermentação. A manipulação genética – técnica de recombinação de materiais genéticos – criou, por exemplo, uma variedade de soja resistente à aplicação de agrotóxicos (soja transgênica) e possibilitou a produção de insulina em laboratórios.
- Tecnologia, tecnologias Tecnologia e Trabalho • História • Nível IIComo o próprio texto afirma, o termo “tecnologia” é bastante abrangente, envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A partir daí, é possível problematizar o conceito, levantando múltiplas dimensões e significados da questão.
- Tecnologias simples e complexas criadas pelo ser humano Tecnologia e Trabalho • Matemática • Nivel I e IIComo o texto afirma, houve tempos em que as ferramentas de uso dos seres humanos eram rudimentares; para fazer uma colher de madeira ou para a fermentação da uva no preparo do vinho eram usados processos simples e que estavam à mão de homens e mulheres. Comente com os alunos: no caso da produção do vinho, por exemplo, o suco de uva era preparado em grandes tanques, onde os trabalhadores nus mergulhavam, e erguiam-se e abaixavam-se repetidamente, agitando o suco para arejar a mistura e intensificar a fermentação.
- Construindo tecnologia Tecnologia e Trabalho • Matemática • Nível IIA necessidade humana de instrumentos de auxílio ao cálculo e à manipulação de informações data de milhares de anos. O computador atual se baseia em alguns princípios que já estavam presentes nesses instrumentos milenares. Os dedos foram, provavelmente, os primeiros instrumentos usados para contagem, servindo para a construção do sistema decimal de numeração (base 10).
PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos . I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Comentários
Postar um comentário