Pular para o conteúdo principal
  • A maquete
    Tecnologia e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    A palavra tecnologia, como o texto aponta, é um termo que compreende um espectro amplo de significados. Na origem dessa palavra encontramos os vocábulos gregos techne e logos. Para os gregos a palavra techne também significa arte, aqui entendida como o conjunto de conhecimentos especializados necessários à prática de uma profissão. Arquitetos, ferreiros, estrategistas militares, farmacêuticos, por exemplo, nessa concepção, são todos artistas. Na mitologia grega, a techne seria uma virtude concedida aos homens pelos deuses e essa virtude unida à inteligência humana resultaria no agir humano, que para os filósofos possui três categorias: a ação teórica, a ação prática e a techne.
  • A osmose em seu dia-a-dia
    Tecnologia e Trabalho  Ciências  Nível II
    De acordo com o texto, a tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia. Uma aplicação tecnológica importante é a utilização da osmose reversa na purificação de água do mar, já que os estoques de água doce no planeta estão cada vez menores. Em uma solução, denomina-se soluto a espécie química que se encontra em menor quantidade e solvente a que está em maior quantidade. Em um copo de água com uma colher de sal dissolvida, o sal é o soluto e a água o solvente.
  • Biotecnologia: conflitos e possibilidades
    Tecnologia e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O avanço da tecnologia trouxe, como destacado no texto, vantagens e desvantagens ao ser humano. Entre os conflitos dos avanços da tecnologia, a implementação da biotecnologia tem sido foco de intenso debate, pelos seus desdobramentos para o meio ambiente e por dilemas éticos. O domínio de tecnologia associada à Biologia aparece no texto ao se mencionar o processo de fermentação da uva. Na época atual, a intervenção do ser humano vai além do conhecimento ou aplicação de processos naturais como a fermentação. A manipulação genética – técnica de recombinação de materiais genéticos – criou, por exemplo, uma variedade de soja resistente à aplicação de agrotóxicos (soja transgênica) e possibilitou a produção de insulina em laboratórios.
  • Tecnologia, tecnologias
    Tecnologia e Trabalho  História  Nível II
    Como o próprio texto afirma, o termo “tecnologia” é bastante abrangente, envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A partir daí, é possível problematizar o conceito, levantando múltiplas dimensões e significados da questão.
  • Tecnologias simples e complexas criadas pelo ser humano
    Tecnologia e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Como o texto afirma, houve tempos em que as ferramentas de uso dos seres humanos eram rudimentares; para fazer uma colher de madeira ou para a fermentação da uva no preparo do vinho eram usados processos simples e que estavam à mão de homens e mulheres. Comente com os alunos: no caso da produção do vinho, por exemplo, o suco de uva era preparado em grandes tanques, onde os trabalhadores nus mergulhavam, e erguiam-se e abaixavam-se repetidamente, agitando o suco para arejar a mistura e intensificar a fermentação.
  • Construindo tecnologia
    Tecnologia e Trabalho  Matemática  Nível II
    A necessidade humana de instrumentos de auxílio ao cálculo e à manipulação de informações data de milhares de anos. O computador atual se baseia em alguns princípios que já estavam presentes nesses instrumentos milenares. Os dedos foram, provavelmente, os primeiros instrumentos usados para contagem, servindo para a construção do sistema decimal de numeração (base 10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno