Pular para o conteúdo principal
  • A maquete
    Tecnologia e Trabalho  Artes  Nivel I e II
    A palavra tecnologia, como o texto aponta, é um termo que compreende um espectro amplo de significados. Na origem dessa palavra encontramos os vocábulos gregos techne e logos. Para os gregos a palavra techne também significa arte, aqui entendida como o conjunto de conhecimentos especializados necessários à prática de uma profissão. Arquitetos, ferreiros, estrategistas militares, farmacêuticos, por exemplo, nessa concepção, são todos artistas. Na mitologia grega, a techne seria uma virtude concedida aos homens pelos deuses e essa virtude unida à inteligência humana resultaria no agir humano, que para os filósofos possui três categorias: a ação teórica, a ação prática e a techne.
  • A osmose em seu dia-a-dia
    Tecnologia e Trabalho  Ciências  Nível II
    De acordo com o texto, a tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia. Uma aplicação tecnológica importante é a utilização da osmose reversa na purificação de água do mar, já que os estoques de água doce no planeta estão cada vez menores. Em uma solução, denomina-se soluto a espécie química que se encontra em menor quantidade e solvente a que está em maior quantidade. Em um copo de água com uma colher de sal dissolvida, o sal é o soluto e a água o solvente.
  • Biotecnologia: conflitos e possibilidades
    Tecnologia e Trabalho  Ciências  Nivel I e II
    O avanço da tecnologia trouxe, como destacado no texto, vantagens e desvantagens ao ser humano. Entre os conflitos dos avanços da tecnologia, a implementação da biotecnologia tem sido foco de intenso debate, pelos seus desdobramentos para o meio ambiente e por dilemas éticos. O domínio de tecnologia associada à Biologia aparece no texto ao se mencionar o processo de fermentação da uva. Na época atual, a intervenção do ser humano vai além do conhecimento ou aplicação de processos naturais como a fermentação. A manipulação genética – técnica de recombinação de materiais genéticos – criou, por exemplo, uma variedade de soja resistente à aplicação de agrotóxicos (soja transgênica) e possibilitou a produção de insulina em laboratórios.
  • Tecnologia, tecnologias
    Tecnologia e Trabalho  História  Nível II
    Como o próprio texto afirma, o termo “tecnologia” é bastante abrangente, envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A partir daí, é possível problematizar o conceito, levantando múltiplas dimensões e significados da questão.
  • Tecnologias simples e complexas criadas pelo ser humano
    Tecnologia e Trabalho  Matemática  Nivel I e II
    Como o texto afirma, houve tempos em que as ferramentas de uso dos seres humanos eram rudimentares; para fazer uma colher de madeira ou para a fermentação da uva no preparo do vinho eram usados processos simples e que estavam à mão de homens e mulheres. Comente com os alunos: no caso da produção do vinho, por exemplo, o suco de uva era preparado em grandes tanques, onde os trabalhadores nus mergulhavam, e erguiam-se e abaixavam-se repetidamente, agitando o suco para arejar a mistura e intensificar a fermentação.
  • Construindo tecnologia
    Tecnologia e Trabalho  Matemática  Nível II
    A necessidade humana de instrumentos de auxílio ao cálculo e à manipulação de informações data de milhares de anos. O computador atual se baseia em alguns princípios que já estavam presentes nesses instrumentos milenares. Os dedos foram, provavelmente, os primeiros instrumentos usados para contagem, servindo para a construção do sistema decimal de numeração (base 10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...