- Cordel Cultura e Trabalho • Artes • Nivel I e IIA origem da literatura de cordel remonta à antiguidade e segundo consta teria chegado à Península Ibérica por volta do século XVI. É através dos portugueses que a literatura de cordel chegará ao Brasil no século XVIII. Caracterizada como poesia narrativa, de forte apelo popular pelo seu viés humorístico, essa literatura durante muito tempo ocupou o lugar dos noticiários de hoje. Por seu baixo custo, encontrava facilidade de produção e comercialização, sendo ainda hoje o único tipo de literatura consumida em muitas regiões do Nordeste, onde é extremamente popular. O cordel tem uma impressão simples e uma capa em xilogravura alusiva ao conteúdo.
- Cultura popular ou erudita: ambas como expressão do trabalho humano Cultura e Trabalho • Educação e Trabalho • Nivel I e IIA literatura de cordel é uma das formas de expressão cultural do Nordeste do nosso país. Muitas pessoas acham que cultura é apenas aquela atrelada às formas de expressão clássicas. Não compreendem que ópera e samba, balé e capoeira, feijoada e cuisses de grenouilles, etc., são diferentes expressões culturais. Darcy Ribeiro dizia que apesar de sempre perigoso, algumas vezes é útil falar de cultura popular e erudita. “Gosto de pensar que essas são as duas asas da cultura que, sem vigor em ambas, não voam belamente. É preciso reconhecer que uma não é melhor nem pior, superior ou inferior à outra; são apenas diferentes”.
- Ler e criar literatura de cordel Cultura e Trabalho • Português • Nivel I e IISeus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?
PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos . I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Comentários
Postar um comentário