- Cordel Cultura e Trabalho • Artes • Nivel I e IIA origem da literatura de cordel remonta à antiguidade e segundo consta teria chegado à Península Ibérica por volta do século XVI. É através dos portugueses que a literatura de cordel chegará ao Brasil no século XVIII. Caracterizada como poesia narrativa, de forte apelo popular pelo seu viés humorístico, essa literatura durante muito tempo ocupou o lugar dos noticiários de hoje. Por seu baixo custo, encontrava facilidade de produção e comercialização, sendo ainda hoje o único tipo de literatura consumida em muitas regiões do Nordeste, onde é extremamente popular. O cordel tem uma impressão simples e uma capa em xilogravura alusiva ao conteúdo.
- Cultura popular ou erudita: ambas como expressão do trabalho humano Cultura e Trabalho • Educação e Trabalho • Nivel I e IIA literatura de cordel é uma das formas de expressão cultural do Nordeste do nosso país. Muitas pessoas acham que cultura é apenas aquela atrelada às formas de expressão clássicas. Não compreendem que ópera e samba, balé e capoeira, feijoada e cuisses de grenouilles, etc., são diferentes expressões culturais. Darcy Ribeiro dizia que apesar de sempre perigoso, algumas vezes é útil falar de cultura popular e erudita. “Gosto de pensar que essas são as duas asas da cultura que, sem vigor em ambas, não voam belamente. É preciso reconhecer que uma não é melhor nem pior, superior ou inferior à outra; são apenas diferentes”.
- Ler e criar literatura de cordel Cultura e Trabalho • Português • Nivel I e IISeus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
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