Pular para o conteúdo principal
Proposta de atividade: Escolher um dos textos sugeridos para planejar uma atividade de interpretação, produção de texto e de análise linguística.
Planejamento de atividade – texto 2
1) O poema abaixo foi inspirado na quadro acima do pintor Italiano Giuseppe Arcimboldo. Observe o quadro com atenção e faça relações entre o título do poema .

2) O texto é composto de 8 palavras contrapostas e um frase explicativa. Identifique os 4 “maus” elementos e os 4 “bons” elementos. Explique os critérios de sua seleção de bom e mau.

3) Em nossa Língua Portuguesa, podemos observar que através de uma pequena alteração gráfica na hora de escrevermos uma palavra muda completamente o seu significado. O autor brinca com a grafia e assim retira outros significados das palavras.

FOGO MÁGOA BAR GUERRA
JOGO ÁGUA AR TERRA

a) Retire os quatro maus elementos do texto e anagrame retirando outras possíveis palavras.

4) Justifique o emprego da palavra maus escrita com a vogal “u” no texto. O que alteraria no sentido do poema se fosse empregada a palavra mal com a letra “l”.

5) O autor retira dos 4 elementos da natureza, 4 maus elementos. Agora é a sua vez de relacionar 4 bons elementos aos elementos da natureza.

6) Observe que no poema o autor não utilizou frases para criar o enunciado, utilizou apenas palavras (sintagmas nominais). Com base no que você compreendeu do poema crie frases verbais relacionando:

a) Terra com Guerra:
b) Bar com ar:
c) Jogo com fogo:



Planejamento de atividade – texto 2

1) De acordo com o texto, os elementos visualizados na tela de Giuseppe Arcimboldo referem-se a terra, ar, água e fogo respectivamente. Quais são as cores que remetem a estes elementos? Cite-as.

2) Correlacionando os quatro elementos naturais com a poesia “Quatro”, que tipo de relação é possível ser observada. Levante hipóteses da ideia (valores positivo/negativo).

3) Construa um texto relacionando a poesia e o quadro fazendo uso de frases verbais, períodos curtos.

É importante fazer as observações pertinentes no final da atividade.


Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento


1º passo – Leitura em voz alta interpretando os cinco personagens do texto.
2º passo – Perguntas relacionadas ao texto
3º passo – Transformar o texto do discurso direto em discurso indireto.
4º passo – Análise linguística – pontuação, concordância.

 O professor primeiramente fará a leitura e orientará para a segunda parte que será em voz alta. Em seguida serão escolhidos cinco alunos para representarem os personagens e fazer a leitura em voz alta para toda a turma. Essa leitura poderá ser dramatizada. Quando o primeiro grupo terminar troca-se o grupo para que assim todos leiam.
 Atividades de compreensão do texto com questionamento.
 Ex.: 1) A palavra “esbaforido” no 7º parágrafo refere-se a quem?
2) Qual o tema do texto?
 Atividade de produção de texto: Depois de ler e fazer as atividade do texto será proposto que os alunos deem continuidade ao texto contando o que aconteceu após o castigo.
 Analisar os tipos de discurso presentes no texto e a pontuação empregada
 Transformar o texto de discurso direto para discurso indireto.
 Analisar a concordância nominal.
Ex.: Muito assustada, volta Adalgisa.
Entram esbaforidas da corrida as três tias.

Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento

1º passo – Interpretação - O texto apresenta 5 personagens. Quais as características implícitas e explícitas de cada uma delas? Você se identifica com alguma? Qual? Por quê?

2º passo – A história relata acontecimento em qual tempo verbal?
( ) pretérito ( ) futura ( ) presente

3º passo - O texto se apresenta no gênero teatral. Recontando os fatos no gênero relato, tipo narrativo, produza um texto usando o tempo verbal no pretérito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...