Pular para o conteúdo principal
Proposta de atividade: Escolher um dos textos sugeridos para planejar uma atividade de interpretação, produção de texto e de análise linguística.
Planejamento de atividade – texto 2
1) O poema abaixo foi inspirado na quadro acima do pintor Italiano Giuseppe Arcimboldo. Observe o quadro com atenção e faça relações entre o título do poema .

2) O texto é composto de 8 palavras contrapostas e um frase explicativa. Identifique os 4 “maus” elementos e os 4 “bons” elementos. Explique os critérios de sua seleção de bom e mau.

3) Em nossa Língua Portuguesa, podemos observar que através de uma pequena alteração gráfica na hora de escrevermos uma palavra muda completamente o seu significado. O autor brinca com a grafia e assim retira outros significados das palavras.

FOGO MÁGOA BAR GUERRA
JOGO ÁGUA AR TERRA

a) Retire os quatro maus elementos do texto e anagrame retirando outras possíveis palavras.

4) Justifique o emprego da palavra maus escrita com a vogal “u” no texto. O que alteraria no sentido do poema se fosse empregada a palavra mal com a letra “l”.

5) O autor retira dos 4 elementos da natureza, 4 maus elementos. Agora é a sua vez de relacionar 4 bons elementos aos elementos da natureza.

6) Observe que no poema o autor não utilizou frases para criar o enunciado, utilizou apenas palavras (sintagmas nominais). Com base no que você compreendeu do poema crie frases verbais relacionando:

a) Terra com Guerra:
b) Bar com ar:
c) Jogo com fogo:



Planejamento de atividade – texto 2

1) De acordo com o texto, os elementos visualizados na tela de Giuseppe Arcimboldo referem-se a terra, ar, água e fogo respectivamente. Quais são as cores que remetem a estes elementos? Cite-as.

2) Correlacionando os quatro elementos naturais com a poesia “Quatro”, que tipo de relação é possível ser observada. Levante hipóteses da ideia (valores positivo/negativo).

3) Construa um texto relacionando a poesia e o quadro fazendo uso de frases verbais, períodos curtos.

É importante fazer as observações pertinentes no final da atividade.


Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento


1º passo – Leitura em voz alta interpretando os cinco personagens do texto.
2º passo – Perguntas relacionadas ao texto
3º passo – Transformar o texto do discurso direto em discurso indireto.
4º passo – Análise linguística – pontuação, concordância.

 O professor primeiramente fará a leitura e orientará para a segunda parte que será em voz alta. Em seguida serão escolhidos cinco alunos para representarem os personagens e fazer a leitura em voz alta para toda a turma. Essa leitura poderá ser dramatizada. Quando o primeiro grupo terminar troca-se o grupo para que assim todos leiam.
 Atividades de compreensão do texto com questionamento.
 Ex.: 1) A palavra “esbaforido” no 7º parágrafo refere-se a quem?
2) Qual o tema do texto?
 Atividade de produção de texto: Depois de ler e fazer as atividade do texto será proposto que os alunos deem continuidade ao texto contando o que aconteceu após o castigo.
 Analisar os tipos de discurso presentes no texto e a pontuação empregada
 Transformar o texto de discurso direto para discurso indireto.
 Analisar a concordância nominal.
Ex.: Muito assustada, volta Adalgisa.
Entram esbaforidas da corrida as três tias.

Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento

1º passo – Interpretação - O texto apresenta 5 personagens. Quais as características implícitas e explícitas de cada uma delas? Você se identifica com alguma? Qual? Por quê?

2º passo – A história relata acontecimento em qual tempo verbal?
( ) pretérito ( ) futura ( ) presente

3º passo - O texto se apresenta no gênero teatral. Recontando os fatos no gênero relato, tipo narrativo, produza um texto usando o tempo verbal no pretérito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno