Plano de aula
Público alvo: alunos do 9º ano
Objetivo: Levar os alunos a reconhecer características dos gêneros textuais em estudo.
Desenvolvimento: Leitura do texto
Explorando a musicalidade do texto, através das rimas proparoxítonas.
Ritmo da canção.
Chamar a atenção para a divisão das estrofes, com os momentos da inversão das últimas palavras possibilitando várias interpretações.
Compreensão
Interpretação
Correlação entre título e o poema, aspectos simbólicos e metalinguísticos.
Aspectos sociais abordados na canção
O cotidiano sobre prismas diversos.
Atividade de Produção
Criação de um texto informativo/ narrativo de uma ocorrência trágica.
Trabalhar aspectos gênero informativo (dados das vítimas, situação, local, fatos, compromisso com relato real, imparcialidade).
Texto de opinião sobre a banalização da violência
Avaliação: Leitura das produções por toda a turma e análise das características específicas dos gêneros textuas.
Público alvo: alunos do 9º ano
Objetivo: Levar os alunos a reconhecer características dos gêneros textuais em estudo.
Desenvolvimento: Leitura do texto
Explorando a musicalidade do texto, através das rimas proparoxítonas.
Ritmo da canção.
Chamar a atenção para a divisão das estrofes, com os momentos da inversão das últimas palavras possibilitando várias interpretações.
Compreensão
Interpretação
Correlação entre título e o poema, aspectos simbólicos e metalinguísticos.
Aspectos sociais abordados na canção
O cotidiano sobre prismas diversos.
Atividade de Produção
Criação de um texto informativo/ narrativo de uma ocorrência trágica.
Trabalhar aspectos gênero informativo (dados das vítimas, situação, local, fatos, compromisso com relato real, imparcialidade).
Texto de opinião sobre a banalização da violência
Avaliação: Leitura das produções por toda a turma e análise das características específicas dos gêneros textuas.
Comentários
Postar um comentário