Pular para o conteúdo principal
Atividade
Elaboração de uma atividade de literatura para adolescentes,considerando os objetivos da unidade 24:
1- avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

PLANEJAMENTO

PROFESSORES:

PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula

OBJETIVOS: Desenvolver o interesse para leitura, capacidade de síntese

CONTEÚDO: Livros literários selecionados de acordo com o nível social dos alunos, vocabulário adequado e com temas referentes à realidade deles.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, papel cartão, folha chamex, cadernos de 30 folhas, lápis, borracha, cola, canetinha etc...

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Organização em grupos de 5 alunos.

 Tempo para escolha das Cartelas com as Sinopses dos livros (nelas teriam fatos interessantes, características dos personagens, trechos persuasivos que instigassem o interesse pela leitura do livro. E justificativa oral do grupo pela escolha.

 Demarcação de tempo para leitura do livro.

 Confecção do diário de leitura com a síntese da estória e convite de cada participante do grupo a realizar a leitura do livro.

AVALIAÇÃO: Diário de Leitura do Grupo.

BIBLIOGRAFIA: A selecionar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno