Projeto : Jornal na escola -
O Jornal visa à melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos, reciclagem, preservação do meio ambiente, etc...
Para chamar a atenção dos alunos, podemos expor o jornal em local visível da escola e um quadro de honras, com os nomes dos escritores e desenhistas que colaboraram para a produção do jornal.
Metodologia / Execução
- Apresentar aos alunos vários jornais locais para que eles estabeleçam as semelhanças e diferenças na primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
- Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
- Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
- Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
- Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou da escola.
- Explorar temas como: Datas comemorativas, Ecologia, Educação, Espiritualidade, Geografia, História, Juventude, Língua e Literatura, Política e Cidadania, Psicologia, Realidade Brasileira, Religiões, Saúde e Sexualidade, Cultura de Paz.
- Explorar atividades como: desafios, cruzadinhas, caça-palavras, piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
- O texto selecionado passa pela revisão do aluno juntamente com o professor de sala.
- Estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal.
Objetivos do projeto:
- sensibilizar professores e alunos;
- envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal;
- buscar apoio para sua publicação junto a Secretaria de Educação do município;
- buscar apoio dentro da escola, junto ao conselho escolar, pais, alunos e grêmio estudantil;
- incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;
Turmas envolvidas: todas as turmas da escola.
Equipe envolvida: direção, orientadora pedagógica, professores e representantes de turmas.
Cronograma: o jornal pode ser feito mensalmente. Deve-se observar o prazo para a entrega dos textos, entrevistas e matérias.
Avaliação: Esse é um projeto muito positivo, pois oportuniza desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os da leitura e da escrita. Outro grande diferencial a diversidade de textos que são explorados e a interação com as demais disciplinas.
O Jornal visa à melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos, reciclagem, preservação do meio ambiente, etc...
Para chamar a atenção dos alunos, podemos expor o jornal em local visível da escola e um quadro de honras, com os nomes dos escritores e desenhistas que colaboraram para a produção do jornal.
Metodologia / Execução
- Apresentar aos alunos vários jornais locais para que eles estabeleçam as semelhanças e diferenças na primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
- Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
- Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
- Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
- Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou da escola.
- Explorar temas como: Datas comemorativas, Ecologia, Educação, Espiritualidade, Geografia, História, Juventude, Língua e Literatura, Política e Cidadania, Psicologia, Realidade Brasileira, Religiões, Saúde e Sexualidade, Cultura de Paz.
- Explorar atividades como: desafios, cruzadinhas, caça-palavras, piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
- O texto selecionado passa pela revisão do aluno juntamente com o professor de sala.
- Estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal.
Objetivos do projeto:
- sensibilizar professores e alunos;
- envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal;
- buscar apoio para sua publicação junto a Secretaria de Educação do município;
- buscar apoio dentro da escola, junto ao conselho escolar, pais, alunos e grêmio estudantil;
- incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;
Turmas envolvidas: todas as turmas da escola.
Equipe envolvida: direção, orientadora pedagógica, professores e representantes de turmas.
Cronograma: o jornal pode ser feito mensalmente. Deve-se observar o prazo para a entrega dos textos, entrevistas e matérias.
Avaliação: Esse é um projeto muito positivo, pois oportuniza desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os da leitura e da escrita. Outro grande diferencial a diversidade de textos que são explorados e a interação com as demais disciplinas.
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