PROJETO TEMPO DE LEITURA -
Introdução:
Não existe educação plena sem domínio completo da leitura e da escrita. O estudante precisa ler e escrever como quem respira. Deve dominar a leitura como se fosse mais um dos seus sentidos. E a Língua Portuguesa pode proporcionar isso; quando pratica constantemente a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva, já que uma das principais funções da escola é contribuir para a democratização social e cultural, garantindo a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício pleno da cidadania.
Justificativa:
Partindo do pressuposto de que o brasileiro não possui o hábito de leitura e de que nossos alunos estão necessitando de praticar o ato de ler, devido a sua pouca frequência em bibliotecas. Vimos que para reverter esse quadro, não basta oferecer aos alunos os ”imprescindíveis” livros didáticos. É preciso oferecer-lhes incentivo e meios de lerem os principais autores nacionais e estrangeiros, da literatura de ficção e não-ficção, jornais, revistas, obras científicas e humanísticas. Essa é a forma de construirmos uma sociedade inteligente, culta e capaz de conduzir o Brasil a um destino melhor. Desta forma vamos explorar todos os tipos de textos, para que possamos visar seu conhecimento, desenvolvimento e criar um hábito de leitura, onde os alunos possam ter uma melhor visão do mundo que o cercam, tornando-os um cidadão crítico e participativo em nossa sociedade.
Como reflexão, fica o alerta de Bill Gates, o multimilionário gênio da informática, que, sem qualquer constrangimento, afirmou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas, antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.
Objetivos Gerais:
• Criar autonomia nos alunos, garantindo o acesso a informação e ensinando-os a buscar, localizar, selecionar, confrontar, estabelecer nexos;
• Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento, sendo capazes de operar sobre o conteúdo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas, discursos, criação de novos textos, etc.
Objetivos específicos:
• Estabelecer uma relação entre leitura e indivíduo;
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita
• Criar hábitos de ler e interpretar os textos tendo uma visão mais crítica.
• Freqüentar as bibliotecas;
• Adquirir hábito pelos diversos tipos de leitura;
• Conhecer os diversos escritores nacionais e estrangeiros;
• Resumir, recontar, sintetizar, criticar um livro ou uma notícia – escrito ou oralmente;
• Pesquisar biografia e bibliografia dos escritores;
• Ampliar a capacidade de análise crítica;
• Interpretar as entrelinhas de um texto;
• Inferir possíveis intenções do autor marcadas no texto;
• Reafirmar sua identidade pessoal, social e cultural;
• Persuadir amigos para a importância da leitura.
Público alvo: Todos os alunos do ensino fundamental do 6º ano ao 9º ano e do ensino médio.
Metodologia e execução:
1ª etapa – SENSIBILIZAÇÃO
Esta etapa conta de:
Uma palestra com o escritor da região enfatizando a importância da leitura no nosso dia-a-dia;
Leitura de artigos de opiniões a respeito da leitura na construção do conhecimento;
Exibição de um vídeo sobre a importância da leitura na formação pessoal;
Entrega de marcadores de páginas a cada aluno.
2ª etapa – CONCRETIZAÇÃO
Após a sensibilização, este projeto se subdividirá assim:
1- LEITURA EXTRACLASSE: ATUALIDADES Cada aluno deverá ler noticias de jornais, revistas ou internet e escolher uma notícia para fazer uma sinopse da mesma. Este trabalho é feito semanalmente e entregue bimestralmente para análise e avaliação do professor. (anexo I)
2- LEITURA EM CLASSE: Durante dois dias na semana, o professor fará um tempo de leitura. Este tempo fica estipulado em 15 minutos diários. Esta leitura será do acervo da biblioteca da própria escola, onde os alunos farão a leitura de um mesmo livro para posteriormente fazerem um trabalho com o mesmo. (anexo II – ficha de leitura)
3ª etapa – INTEGRAÇÃO
Integrar temas de leitura referentes aos Temas Transversais
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias.
Integrar temas de leitura interdisciplinares atuais (cadernos jornalísticos e revistas semanais: política, meio ambiente, história, cultura, religião, economia, tecnologia, etc).
4ª etapa – AVALIAÇÃO
Os critérios estabelecidos para avaliar este projeto estão de acordo com os objetivos propostos e são os seguintes:
Compreensão de textos orais ou escritos;
Elaborações de sinopses de notícias;
Inferência de textos;
Produção de textos coerentes e coesos, usando os padrões da escrita;
Auto-avaliação possibilitando conscientizar e comparar o aluno sobre seu desenvolvimento nas leituras e inferências.
A avaliação também ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Conclusões e Aplicações
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há elementos inovadores.
Recursos Humanos;
Este projeto necessita de apoio do diretor, do supervisor escolar, do professor de Língua Portuguesa/Literatura, da bibliotecária, pais e/ou responsáveis pelos alunos.
Recursos materiais:
Folhas xerografadas (roteiro de leitura-atualidades);
Livros literários.
Revistas e jornais atuais.
Previsão orçamentária:
Não há previsão orçamentária, pois todos os materiais necessários estão disponíveis na escola.
Cronograma:
Prazo de execução do projeto: Durante todo o ano letivo.
Obs.: 1- A apresentação das atualidades será feita bimestralmente, em forma de seminário.
2- A cada livro lido o aluno deverá realizar o roteiro de leitura e avaliado pelo professor.
Sugestão para o aprimoramento:
É indispensável parceria com todos os professores de Língua Portuguesa da Escola e o incentivo e conscientização de pais e/ou responsáveis pelos alunos para atingir os objetivos deste projeto.
Referência bibliográfica:
Projetos desenvolvidos em outras escolas.
Revistas Nova-escola.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa.
Apostila: Sugestão de roteiros para elaboração de projetos
(ANEXO I)
Semana: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Título da publicação:
Nome do repórter:
Fonte:
Data da publicação: Página(s):
Sinopse:
Comentários:
Vocabulário/revisão gramatical:
(ANEXO II)
Ler... é só se acostumar, depois vira mania...
Responda às perguntas (dando respostas completas), após a leitura de um livro que você escolheu ou que lhe foi indicado.
1. Identificação do Livro:
Título do livro:
Editora:
Nome do(a) autor(a):
2. Estrutura do livro:
Por que o livro tem este título?
Quais os personagens principais da hisória lida?
De qual personagem você mais gostou? Por quê?
O que aconteceu de mais importante com esse personagem?
Onde (em que lugar) se passou a história (ambiente)?
Conte com suas próprias palavras a história que você leu (resumo):
O que você aprendeu lendo esta história? (mensagem)
Se você pudesse reescrever esta história, o que você mudaria nela? (crítica) Por quê?
Não tenha medo dos livros... eles nos ensinam, nos educam e nos fazem crescer
Introdução:
Não existe educação plena sem domínio completo da leitura e da escrita. O estudante precisa ler e escrever como quem respira. Deve dominar a leitura como se fosse mais um dos seus sentidos. E a Língua Portuguesa pode proporcionar isso; quando pratica constantemente a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva, já que uma das principais funções da escola é contribuir para a democratização social e cultural, garantindo a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício pleno da cidadania.
Justificativa:
Partindo do pressuposto de que o brasileiro não possui o hábito de leitura e de que nossos alunos estão necessitando de praticar o ato de ler, devido a sua pouca frequência em bibliotecas. Vimos que para reverter esse quadro, não basta oferecer aos alunos os ”imprescindíveis” livros didáticos. É preciso oferecer-lhes incentivo e meios de lerem os principais autores nacionais e estrangeiros, da literatura de ficção e não-ficção, jornais, revistas, obras científicas e humanísticas. Essa é a forma de construirmos uma sociedade inteligente, culta e capaz de conduzir o Brasil a um destino melhor. Desta forma vamos explorar todos os tipos de textos, para que possamos visar seu conhecimento, desenvolvimento e criar um hábito de leitura, onde os alunos possam ter uma melhor visão do mundo que o cercam, tornando-os um cidadão crítico e participativo em nossa sociedade.
Como reflexão, fica o alerta de Bill Gates, o multimilionário gênio da informática, que, sem qualquer constrangimento, afirmou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas, antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.
Objetivos Gerais:
• Criar autonomia nos alunos, garantindo o acesso a informação e ensinando-os a buscar, localizar, selecionar, confrontar, estabelecer nexos;
• Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento, sendo capazes de operar sobre o conteúdo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas, discursos, criação de novos textos, etc.
Objetivos específicos:
• Estabelecer uma relação entre leitura e indivíduo;
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita
• Criar hábitos de ler e interpretar os textos tendo uma visão mais crítica.
• Freqüentar as bibliotecas;
• Adquirir hábito pelos diversos tipos de leitura;
• Conhecer os diversos escritores nacionais e estrangeiros;
• Resumir, recontar, sintetizar, criticar um livro ou uma notícia – escrito ou oralmente;
• Pesquisar biografia e bibliografia dos escritores;
• Ampliar a capacidade de análise crítica;
• Interpretar as entrelinhas de um texto;
• Inferir possíveis intenções do autor marcadas no texto;
• Reafirmar sua identidade pessoal, social e cultural;
• Persuadir amigos para a importância da leitura.
Público alvo: Todos os alunos do ensino fundamental do 6º ano ao 9º ano e do ensino médio.
Metodologia e execução:
1ª etapa – SENSIBILIZAÇÃO
Esta etapa conta de:
Uma palestra com o escritor da região enfatizando a importância da leitura no nosso dia-a-dia;
Leitura de artigos de opiniões a respeito da leitura na construção do conhecimento;
Exibição de um vídeo sobre a importância da leitura na formação pessoal;
Entrega de marcadores de páginas a cada aluno.
2ª etapa – CONCRETIZAÇÃO
Após a sensibilização, este projeto se subdividirá assim:
1- LEITURA EXTRACLASSE: ATUALIDADES Cada aluno deverá ler noticias de jornais, revistas ou internet e escolher uma notícia para fazer uma sinopse da mesma. Este trabalho é feito semanalmente e entregue bimestralmente para análise e avaliação do professor. (anexo I)
2- LEITURA EM CLASSE: Durante dois dias na semana, o professor fará um tempo de leitura. Este tempo fica estipulado em 15 minutos diários. Esta leitura será do acervo da biblioteca da própria escola, onde os alunos farão a leitura de um mesmo livro para posteriormente fazerem um trabalho com o mesmo. (anexo II – ficha de leitura)
3ª etapa – INTEGRAÇÃO
Integrar temas de leitura referentes aos Temas Transversais
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias.
Integrar temas de leitura interdisciplinares atuais (cadernos jornalísticos e revistas semanais: política, meio ambiente, história, cultura, religião, economia, tecnologia, etc).
4ª etapa – AVALIAÇÃO
Os critérios estabelecidos para avaliar este projeto estão de acordo com os objetivos propostos e são os seguintes:
Compreensão de textos orais ou escritos;
Elaborações de sinopses de notícias;
Inferência de textos;
Produção de textos coerentes e coesos, usando os padrões da escrita;
Auto-avaliação possibilitando conscientizar e comparar o aluno sobre seu desenvolvimento nas leituras e inferências.
A avaliação também ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Conclusões e Aplicações
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há elementos inovadores.
Recursos Humanos;
Este projeto necessita de apoio do diretor, do supervisor escolar, do professor de Língua Portuguesa/Literatura, da bibliotecária, pais e/ou responsáveis pelos alunos.
Recursos materiais:
Folhas xerografadas (roteiro de leitura-atualidades);
Livros literários.
Revistas e jornais atuais.
Previsão orçamentária:
Não há previsão orçamentária, pois todos os materiais necessários estão disponíveis na escola.
Cronograma:
Prazo de execução do projeto: Durante todo o ano letivo.
Obs.: 1- A apresentação das atualidades será feita bimestralmente, em forma de seminário.
2- A cada livro lido o aluno deverá realizar o roteiro de leitura e avaliado pelo professor.
Sugestão para o aprimoramento:
É indispensável parceria com todos os professores de Língua Portuguesa da Escola e o incentivo e conscientização de pais e/ou responsáveis pelos alunos para atingir os objetivos deste projeto.
Referência bibliográfica:
Projetos desenvolvidos em outras escolas.
Revistas Nova-escola.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa.
Apostila: Sugestão de roteiros para elaboração de projetos
(ANEXO I)
Semana: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Título da publicação:
Nome do repórter:
Fonte:
Data da publicação: Página(s):
Sinopse:
Comentários:
Vocabulário/revisão gramatical:
(ANEXO II)
Ler... é só se acostumar, depois vira mania...
Responda às perguntas (dando respostas completas), após a leitura de um livro que você escolheu ou que lhe foi indicado.
1. Identificação do Livro:
Título do livro:
Editora:
Nome do(a) autor(a):
2. Estrutura do livro:
Por que o livro tem este título?
Quais os personagens principais da hisória lida?
De qual personagem você mais gostou? Por quê?
O que aconteceu de mais importante com esse personagem?
Onde (em que lugar) se passou a história (ambiente)?
Conte com suas próprias palavras a história que você leu (resumo):
O que você aprendeu lendo esta história? (mensagem)
Se você pudesse reescrever esta história, o que você mudaria nela? (crítica) Por quê?
Não tenha medo dos livros... eles nos ensinam, nos educam e nos fazem crescer
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