PROJETO 'SHOW DO SABER' -
Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação.
A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia.
É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conhecimentos pois o projeto é apresentado a todas as turmas.
• Séries a que se destina: todas as turmas do ensino fundamental.
• Duração: a atividade é desenvolvida em 04 aulas.
• Justificativa: o presente trabalho se justifica pela necessidade de apreender, reforçar e adquirir o conhecimento, de interagir, de desenvolver o espírito competitivo e de se divertir, aprendendo.
• Objetivos: expor para toda a escola os conteúdos trabalhados pelos professores durante o bimestre, verificar o conhecimento apreendido pelos alunos.
• Conteúdos trabalhados: conteúdo bimestral de todas as disciplinas: artes, educação física, matemática, português, ciências, geografia, história, inglês.
• Estratégias/procedimentos: todos os professores elaboram duas questões com alternativas de respostas, as quais são apresentadas em slides para todos assistirem através da apresentação que é feita pelo telão (datashow), na quadra da escola. A turma tem um tempo para ler e analisar a questão, respondendo posteriormente. Um professor fica responsável pela contagem de pontos, dos acertos obtidos pela equipe. Terminadas as perguntas para uma turma, passa-se para outra e assim sucessivamente até todas as turmas participarem. Quem obtiver maior número de acertos será a equipe vitoriosa e premiada. Em caso de empate, apresenta-se mais questões às equipes, até que se tenha um vencendor.
• Material necessário: datashow, telão, computador e DVD's das apresentações.
• Avaliação: a avaliação é feita levando-se em conta os erros e acertos da turma, em cada disciplina. Caso o professor perceba que o conteúdo continua apresentando dificuldades, fica a critério dele a maneira de reforçar o aprendizado.
Projeto Faz de conta - Marcos(uma referência aos contos de fada e à matemática)
Tema: Compreensão, entendimento e interpretação de textos, contemplando alguns dos descritores de Língua Portuguesa e alguns específicos de Matemática.
Público alvo: Alunos do 9º ano
Professores envolvidos: (Língua Portuguesa)
- ( Matemática )
Justificativa:
Durante o primeiro semestre de 2009, observamos que os alunos, de modo geral, demonstraram dificuldades na interpretação de textos. Através de atividades diagnósticas detectamos que isso acontecia devido a falta de conhecimento dos alunos e também de sua falta de orientação sobre a inter-relação entre os conteúdos, dentro dos textos, exigidos para interpretação, tanto nos livros didáticos como nas provas aplicadas pelos governos como SIMAVE e Prova Brasil.
Baseado nesse contexto tivemos a ideia de unir, num primeiro momento, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhar juntos vários textos que apesar de estarem nos livros e nas atividades de Língua Portuguesa necessitavam de certos conhecimentos em Matemática para resolver as situações propostas.
Objetivo Geral:
Melhorar a compreensão de texto dos alunos de maneira mais significativa e eficiente.
Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas que será recebido;
- Inferir uma informação implícita em um texto.
Matemática
Entender e aplicar os conceitos de:
- Porcentagem;
- Fração;
- Cálculo de distância;
- Juros e desconto;
- Regra de três simples.
Metodologia
- As atividades em Língua Portuguesa serão trabalhadas em forma de leitura lúdica,
- Os textos jornalísticos em forma de apresentação de telejornal onde poderão contextualizar o assunto e assim compreenderem as informações como a previsão do tempo por exemplo;
- Os demais textos, em forma de comparação e análise.
- Nas aulas de matemática, o conteúdo será transmitido em forma de jogos e trabalhos práticos, para que os alunos assimilem o conteúdo a ser utilizado na avaliação final.
- No final do projeto os alunos escolherão alguns textos para apresentarem num telejornal para toda a escola.
Recursos a utilizar:Jornais, revistas, folhetos, propagandas, gráficos, mapas, tabelas, notas fiscais, contas de água, luz, retroprojetor, computador, vídeo, jogos.
Avaliação
A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem e no final com a apresentação do jornal.
Bibliografia:
www.ne.org.br
Cereja, William; Cochar, Thereza; Cleto, Ciley. Interpretação de Textos – Construindo competências e habilidades em leitura.
Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação.
A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia.
É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conhecimentos pois o projeto é apresentado a todas as turmas.
• Séries a que se destina: todas as turmas do ensino fundamental.
• Duração: a atividade é desenvolvida em 04 aulas.
• Justificativa: o presente trabalho se justifica pela necessidade de apreender, reforçar e adquirir o conhecimento, de interagir, de desenvolver o espírito competitivo e de se divertir, aprendendo.
• Objetivos: expor para toda a escola os conteúdos trabalhados pelos professores durante o bimestre, verificar o conhecimento apreendido pelos alunos.
• Conteúdos trabalhados: conteúdo bimestral de todas as disciplinas: artes, educação física, matemática, português, ciências, geografia, história, inglês.
• Estratégias/procedimentos: todos os professores elaboram duas questões com alternativas de respostas, as quais são apresentadas em slides para todos assistirem através da apresentação que é feita pelo telão (datashow), na quadra da escola. A turma tem um tempo para ler e analisar a questão, respondendo posteriormente. Um professor fica responsável pela contagem de pontos, dos acertos obtidos pela equipe. Terminadas as perguntas para uma turma, passa-se para outra e assim sucessivamente até todas as turmas participarem. Quem obtiver maior número de acertos será a equipe vitoriosa e premiada. Em caso de empate, apresenta-se mais questões às equipes, até que se tenha um vencendor.
• Material necessário: datashow, telão, computador e DVD's das apresentações.
• Avaliação: a avaliação é feita levando-se em conta os erros e acertos da turma, em cada disciplina. Caso o professor perceba que o conteúdo continua apresentando dificuldades, fica a critério dele a maneira de reforçar o aprendizado.
Projeto Faz de conta - Marcos(uma referência aos contos de fada e à matemática)
Tema: Compreensão, entendimento e interpretação de textos, contemplando alguns dos descritores de Língua Portuguesa e alguns específicos de Matemática.
Público alvo: Alunos do 9º ano
Professores envolvidos: (Língua Portuguesa)
- ( Matemática )
Justificativa:
Durante o primeiro semestre de 2009, observamos que os alunos, de modo geral, demonstraram dificuldades na interpretação de textos. Através de atividades diagnósticas detectamos que isso acontecia devido a falta de conhecimento dos alunos e também de sua falta de orientação sobre a inter-relação entre os conteúdos, dentro dos textos, exigidos para interpretação, tanto nos livros didáticos como nas provas aplicadas pelos governos como SIMAVE e Prova Brasil.
Baseado nesse contexto tivemos a ideia de unir, num primeiro momento, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhar juntos vários textos que apesar de estarem nos livros e nas atividades de Língua Portuguesa necessitavam de certos conhecimentos em Matemática para resolver as situações propostas.
Objetivo Geral:
Melhorar a compreensão de texto dos alunos de maneira mais significativa e eficiente.
Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas que será recebido;
- Inferir uma informação implícita em um texto.
Matemática
Entender e aplicar os conceitos de:
- Porcentagem;
- Fração;
- Cálculo de distância;
- Juros e desconto;
- Regra de três simples.
Metodologia
- As atividades em Língua Portuguesa serão trabalhadas em forma de leitura lúdica,
- Os textos jornalísticos em forma de apresentação de telejornal onde poderão contextualizar o assunto e assim compreenderem as informações como a previsão do tempo por exemplo;
- Os demais textos, em forma de comparação e análise.
- Nas aulas de matemática, o conteúdo será transmitido em forma de jogos e trabalhos práticos, para que os alunos assimilem o conteúdo a ser utilizado na avaliação final.
- No final do projeto os alunos escolherão alguns textos para apresentarem num telejornal para toda a escola.
Recursos a utilizar:Jornais, revistas, folhetos, propagandas, gráficos, mapas, tabelas, notas fiscais, contas de água, luz, retroprojetor, computador, vídeo, jogos.
Avaliação
A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem e no final com a apresentação do jornal.
Bibliografia:
www.ne.org.br
Cereja, William; Cochar, Thereza; Cleto, Ciley. Interpretação de Textos – Construindo competências e habilidades em leitura.
Comentários
Postar um comentário