Pular para o conteúdo principal
PROJETO 'SHOW DO SABER' -
Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação.

A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia.

É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conhecimentos pois o projeto é apresentado a todas as turmas.
• Séries a que se destina: todas as turmas do ensino fundamental.

• Duração: a atividade é desenvolvida em 04 aulas.

• Justificativa: o presente trabalho se justifica pela necessidade de apreender, reforçar e adquirir o conhecimento, de interagir, de desenvolver o espírito competitivo e de se divertir, aprendendo.

• Objetivos: expor para toda a escola os conteúdos trabalhados pelos professores durante o bimestre, verificar o conhecimento apreendido pelos alunos.

• Conteúdos trabalhados: conteúdo bimestral de todas as disciplinas: artes, educação física, matemática, português, ciências, geografia, história, inglês.

• Estratégias/procedimentos: todos os professores elaboram duas questões com alternativas de respostas, as quais são apresentadas em slides para todos assistirem através da apresentação que é feita pelo telão (datashow), na quadra da escola. A turma tem um tempo para ler e analisar a questão, respondendo posteriormente. Um professor fica responsável pela contagem de pontos, dos acertos obtidos pela equipe. Terminadas as perguntas para uma turma, passa-se para outra e assim sucessivamente até todas as turmas participarem. Quem obtiver maior número de acertos será a equipe vitoriosa e premiada. Em caso de empate, apresenta-se mais questões às equipes, até que se tenha um vencendor.

• Material necessário: datashow, telão, computador e DVD's das apresentações.

• Avaliação: a avaliação é feita levando-se em conta os erros e acertos da turma, em cada disciplina. Caso o professor perceba que o conteúdo continua apresentando dificuldades, fica a critério dele a maneira de reforçar o aprendizado.

Projeto Faz de conta - Marcos(uma referência aos contos de fada e à matemática)

Tema: Compreensão, entendimento e interpretação de textos, contemplando alguns dos descritores de Língua Portuguesa e alguns específicos de Matemática.

Público alvo: Alunos do 9º ano

Professores envolvidos:  (Língua Portuguesa)
-  ( Matemática )

Justificativa:
Durante o primeiro semestre de 2009, observamos que os alunos, de modo geral, demonstraram dificuldades na interpretação de textos. Através de atividades diagnósticas detectamos que isso acontecia devido a falta de conhecimento dos alunos e também de sua falta de orientação sobre a inter-relação entre os conteúdos, dentro dos textos, exigidos para interpretação, tanto nos livros didáticos como nas provas aplicadas pelos governos como SIMAVE e Prova Brasil.
Baseado nesse contexto tivemos a ideia de unir, num primeiro momento, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhar juntos vários textos que apesar de estarem nos livros e nas atividades de Língua Portuguesa necessitavam de certos conhecimentos em Matemática para resolver as situações propostas.

Objetivo Geral:
Melhorar a compreensão de texto dos alunos de maneira mais significativa e eficiente.

Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas que será recebido;
- Inferir uma informação implícita em um texto.

Matemática
Entender e aplicar os conceitos de:
- Porcentagem;
- Fração;
- Cálculo de distância;
- Juros e desconto;
- Regra de três simples.
Metodologia
- As atividades em Língua Portuguesa serão trabalhadas em forma de leitura lúdica,
- Os textos jornalísticos em forma de apresentação de telejornal onde poderão contextualizar o assunto e assim compreenderem as informações como a previsão do tempo por exemplo;
- Os demais textos, em forma de comparação e análise.
- Nas aulas de matemática, o conteúdo será transmitido em forma de jogos e trabalhos práticos, para que os alunos assimilem o conteúdo a ser utilizado na avaliação final.
- No final do projeto os alunos escolherão alguns textos para apresentarem num telejornal para toda a escola.

Recursos a utilizar:Jornais, revistas, folhetos, propagandas, gráficos, mapas, tabelas, notas fiscais, contas de água, luz, retroprojetor, computador, vídeo, jogos.

Avaliação
A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem e no final com a apresentação do jornal.

Bibliografia:
www.ne.org.br
Cereja, William; Cochar, Thereza; Cleto, Ciley. Interpretação de Textos – Construindo competências e habilidades em leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno