Pular para o conteúdo principal
PROJETO 'SHOW DO SABER' -
Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação.

A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia.

É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conhecimentos pois o projeto é apresentado a todas as turmas.
• Séries a que se destina: todas as turmas do ensino fundamental.

• Duração: a atividade é desenvolvida em 04 aulas.

• Justificativa: o presente trabalho se justifica pela necessidade de apreender, reforçar e adquirir o conhecimento, de interagir, de desenvolver o espírito competitivo e de se divertir, aprendendo.

• Objetivos: expor para toda a escola os conteúdos trabalhados pelos professores durante o bimestre, verificar o conhecimento apreendido pelos alunos.

• Conteúdos trabalhados: conteúdo bimestral de todas as disciplinas: artes, educação física, matemática, português, ciências, geografia, história, inglês.

• Estratégias/procedimentos: todos os professores elaboram duas questões com alternativas de respostas, as quais são apresentadas em slides para todos assistirem através da apresentação que é feita pelo telão (datashow), na quadra da escola. A turma tem um tempo para ler e analisar a questão, respondendo posteriormente. Um professor fica responsável pela contagem de pontos, dos acertos obtidos pela equipe. Terminadas as perguntas para uma turma, passa-se para outra e assim sucessivamente até todas as turmas participarem. Quem obtiver maior número de acertos será a equipe vitoriosa e premiada. Em caso de empate, apresenta-se mais questões às equipes, até que se tenha um vencendor.

• Material necessário: datashow, telão, computador e DVD's das apresentações.

• Avaliação: a avaliação é feita levando-se em conta os erros e acertos da turma, em cada disciplina. Caso o professor perceba que o conteúdo continua apresentando dificuldades, fica a critério dele a maneira de reforçar o aprendizado.

Projeto Faz de conta - Marcos(uma referência aos contos de fada e à matemática)

Tema: Compreensão, entendimento e interpretação de textos, contemplando alguns dos descritores de Língua Portuguesa e alguns específicos de Matemática.

Público alvo: Alunos do 9º ano

Professores envolvidos:  (Língua Portuguesa)
-  ( Matemática )

Justificativa:
Durante o primeiro semestre de 2009, observamos que os alunos, de modo geral, demonstraram dificuldades na interpretação de textos. Através de atividades diagnósticas detectamos que isso acontecia devido a falta de conhecimento dos alunos e também de sua falta de orientação sobre a inter-relação entre os conteúdos, dentro dos textos, exigidos para interpretação, tanto nos livros didáticos como nas provas aplicadas pelos governos como SIMAVE e Prova Brasil.
Baseado nesse contexto tivemos a ideia de unir, num primeiro momento, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhar juntos vários textos que apesar de estarem nos livros e nas atividades de Língua Portuguesa necessitavam de certos conhecimentos em Matemática para resolver as situações propostas.

Objetivo Geral:
Melhorar a compreensão de texto dos alunos de maneira mais significativa e eficiente.

Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas que será recebido;
- Inferir uma informação implícita em um texto.

Matemática
Entender e aplicar os conceitos de:
- Porcentagem;
- Fração;
- Cálculo de distância;
- Juros e desconto;
- Regra de três simples.
Metodologia
- As atividades em Língua Portuguesa serão trabalhadas em forma de leitura lúdica,
- Os textos jornalísticos em forma de apresentação de telejornal onde poderão contextualizar o assunto e assim compreenderem as informações como a previsão do tempo por exemplo;
- Os demais textos, em forma de comparação e análise.
- Nas aulas de matemática, o conteúdo será transmitido em forma de jogos e trabalhos práticos, para que os alunos assimilem o conteúdo a ser utilizado na avaliação final.
- No final do projeto os alunos escolherão alguns textos para apresentarem num telejornal para toda a escola.

Recursos a utilizar:Jornais, revistas, folhetos, propagandas, gráficos, mapas, tabelas, notas fiscais, contas de água, luz, retroprojetor, computador, vídeo, jogos.

Avaliação
A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem e no final com a apresentação do jornal.

Bibliografia:
www.ne.org.br
Cereja, William; Cochar, Thereza; Cleto, Ciley. Interpretação de Textos – Construindo competências e habilidades em leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...