Pular para o conteúdo principal

Plano de aula

Unidade Escolar _____________________________
Professor(a): _________________________
Disciplina: História/ Português
Série/Ano: 6º Turma/Turno:
Planejamento de Aulas /
Tempo: 02 aulas Objetivos:
Fazer levantamento do conhecimento do aluno acerca da História e do papel do historiador;
Introduzir o aluno aos estudos históricos;
Mostrar ao aluno que todos fazem a História.
Eixo Norteador: Memória
Competência: : Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças no modo de vida dos diferentes povos.
Habilidade: Perceber a importância do estudo da Historia como ciência que estuda as ações humanas no tempo.
Conteúdo:
Introdução aos estudos históricos.
O que estuda a história;
O papel do historiador;
Fontes históricas.
Metodologia:
Começaremos o trabalho fazendo uma sondagem com os alunos, pedindo para que falem o que entendem por História, o que ela estuda, como é feita a história. O que eles acham qual o papel do historiador e como o historiador estuda a história, a partir de quê.
Tendo como base essa sondagem, fazer um exercício em sala de como se poderia estudar a história do próprio aluno e a partir disso poder trabalhar o Estudo da História. O exercício será fazer um desenho, representando a vida deles (que pode ser do dia que eles nasceram até o momento atual ou o dia-a-dia deles). Depois dos desenhos feitos explicar que eles fizeram uma linha do tempo, colocando nela os fatos que eles consideraram mais importantes. Com os desenhos mostrar ao aluno que a história é feito por todos nós, que somos agentes da história. Também,com isso, já se pode entrar no assunto da cronologia, calendário, contagem de tempo, etc. Mas isso já fica p/ uma próxima aula.
Recursos:
Quadro branco, pincel, papel ofício, lápis de cor (canetinha ou giz de cera) livro didático, laboratório de informática.
Avaliação:
A avaliação será positiva se ao final da aula o aluno compreender o papel do historiador e da História. Quais os materiais que o historiador utiliza p/ entender a história. Que todos somos e fazemos a História. E que a história é bem mais próxima da gente do que se imagina.

Referencia Bibliográfica:


Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. – TO: 2009. 292p.


Piletti, Nelson
Historia e vida integrada /Nelson Pilleti, Claudino Pilleti. - - Nova ed. Reform. E atual. - - São Paulo: Ática, 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno