Pular para o conteúdo principal

Plano de aula

Unidade Escolar _____________________________
Professor(a): _________________________
Disciplina: História/ Português
Série/Ano: 6º Turma/Turno:
Planejamento de Aulas /
Tempo: 02 aulas Objetivos:
Fazer levantamento do conhecimento do aluno acerca da História e do papel do historiador;
Introduzir o aluno aos estudos históricos;
Mostrar ao aluno que todos fazem a História.
Eixo Norteador: Memória
Competência: : Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças no modo de vida dos diferentes povos.
Habilidade: Perceber a importância do estudo da Historia como ciência que estuda as ações humanas no tempo.
Conteúdo:
Introdução aos estudos históricos.
O que estuda a história;
O papel do historiador;
Fontes históricas.
Metodologia:
Começaremos o trabalho fazendo uma sondagem com os alunos, pedindo para que falem o que entendem por História, o que ela estuda, como é feita a história. O que eles acham qual o papel do historiador e como o historiador estuda a história, a partir de quê.
Tendo como base essa sondagem, fazer um exercício em sala de como se poderia estudar a história do próprio aluno e a partir disso poder trabalhar o Estudo da História. O exercício será fazer um desenho, representando a vida deles (que pode ser do dia que eles nasceram até o momento atual ou o dia-a-dia deles). Depois dos desenhos feitos explicar que eles fizeram uma linha do tempo, colocando nela os fatos que eles consideraram mais importantes. Com os desenhos mostrar ao aluno que a história é feito por todos nós, que somos agentes da história. Também,com isso, já se pode entrar no assunto da cronologia, calendário, contagem de tempo, etc. Mas isso já fica p/ uma próxima aula.
Recursos:
Quadro branco, pincel, papel ofício, lápis de cor (canetinha ou giz de cera) livro didático, laboratório de informática.
Avaliação:
A avaliação será positiva se ao final da aula o aluno compreender o papel do historiador e da História. Quais os materiais que o historiador utiliza p/ entender a história. Que todos somos e fazemos a História. E que a história é bem mais próxima da gente do que se imagina.

Referencia Bibliográfica:


Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. – TO: 2009. 292p.


Piletti, Nelson
Historia e vida integrada /Nelson Pilleti, Claudino Pilleti. - - Nova ed. Reform. E atual. - - São Paulo: Ática, 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...