Pular para o conteúdo principal
AMPLIANDO HORIZONTES – O BRASIL E O MUNDO NAS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS
O JORNAL NA SALA DE AULA -

INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo principal iniciar alunos do oitavo ano e nono ano do Ensino Fundamental , na leitura e no mundo das reportagens jornalísticas. Durante o trabalho, escrevemos uma carta para um jornal de grande circulação e fomos respondidos. Para finalizar sugerimos aos alunos que criassem o próprio noticiário da escola. Iniciaram, portanto, a coleta de entrevistas, a montagem e elaboração de textos, até que nós (professoras envolvidas) realizamos a revisão e a montagem.

JUSTIFICATIVA
O trabalho teve como ponto de partida a carência dos alunos aos meios de comunicação e principalmente a leitura. A partir desse conhecimento inicial, decidimos trabalhar com o jornal em sala de aula devido à diversidade de gêneros textuais que esse abrange: notícias, editoriais, artigos, reportagens, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc. Cabe lembrar que trazer o jornal para a sala de aula é essencial para familiarizar o aluno com sua leitura, desenvolvendo as competências necessárias para fazê-lo criticamente. Além disso, possibilita estabelecer uma série de conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar e os acontecimentos recentes, permitindo aos alunos conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados. O trabalho foi feito semanalmente, os alunos levavam reportagens e escreviam uma análise critica da mesma.


OJETIVO GERAL
• Transformar o jornal num instrumento pedagógico formador de cidadania e levá–lo para dentro da sala de aula.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Familiarizar os alunos com a leitura dos jornais, estudar as propriedades temáticas, estruturais e estilísticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.). Sendo uma forma de mergulhar nas características desses gêneros e, além da competência escritora, ampliar a competência leitora;

• Estimular os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal. Mostrar que os fatos não têm importância por si mesmos: sua importância é construída a partir de uma série de indicadores: se ocupa a página inicial do primeiro caderno ou não; se está na parte superior ou inferior da página; qual sua extensão, etc.

• Desenvolver no aluno o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical.

• Montar um jornal, trabalhar diversos conteúdos e privilegiar a produção de textos, desenvolvendo o trabalho em equipe e salientar a importância do trabalho coletivo.

ATIVIDADE
Foi estabelecido que um dia na semana, os alunos leriam as reportagens trazidas. Como a escola não tem assinaturas de nenhum jornal, levávamos alguns exemplares para a sala de aula e deixávamos que os alunos folheassem e selecionassem o que queriam ler. Para ativar os conhecimentos prévios em relação ao que iriam ler, bem como permitir a comparação crítica, solicitávamos que assistissem aos noticiários televisivos do dia anterior. Assim este trabalho possibilita aos alunos compreenderem a diferença entre telejornal e jornal impresso. Em geral, a televisão apresenta a notícia como verdade absoluta; o jornal tende a relativizá-la, mostrando o outro lado, analisando os acontecimentos através de artigos e editoriais que têm como propósito incomodar o leitor, incitando-o a tomar partido, etc.
Depois de ter familiarizado os alunos com a leitura dos jornais, começamos a estudar as propriedades temáticas, estruturais e estilísticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.). Para finalizar o estudo produzimos um jornal com a turma sendo uma forma de mergulhar nas características desses gêneros e, além da competência escritora, ampliar a competência leitora.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorreu durante todo o projeto: na leitura das reportagens e na criação dos textos escritos sobre as mesmas, na criação das matérias, na procura de notícias. Nós, professoras do projeto, levamos em conta a participação diária do aluno, e seu interesse na criação do jornal, incentivando-os, questionando-os e procurando ouvir as opiniões e avaliações.

REFERÊNCIAS
Exemplares dos jornais: Estado de Minas, SUPER. Meios de comunicação de programas jornalísticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...