PLANO DE AÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Situação Problema: Dificuldade de leitura e interpretação de textos.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi elaborado após um período de observação e participação em estágio de gestão escolar e coordenação pedagógica, o qual será executado com professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante um período de aproximadamente 60 dias, uma vez que observamos ser a dificuldade de ler e interpretar uma das causas de maior incidência negativa no desempenho dos alunos nas disciplinas.
Será dada ênfase à importância da leitura e interpretação como habilidade necessária para que o aluno possa ter uma maior compreensão e domínio dos conceitos essenciais nas diversas disciplinas. É fundamental que o professor se envolva nesse processo de modo a estimular os alunos utilizando recursos que melhor se explicam em cada momento do processo ensino-aprendizagem.
A execução desse processo deverá também envolver o pessoal da biblioteca, os quais ajudarão os alunos na escolha de bons livros e orientando-os sobre a importância da leitura e professores das demais disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês.
PROBLEMÁTICA:
Nossos alunos têm demonstrado baixo desempenho na atividade de leitura e interpretação. A dificuldade de extrair informações dos textos afeta todo o rendimento escolar. Os alunos durante as avaliações, em sua maioria, não conseguem entender o que é cobrado nas questões, mesmo depois de terem estudado o conteúdo, por não entenderem o que se pede ou entenderem errado. Nesse projeto buscaremos alternativas que estimulem esse processo de modo a formar leitores conscientes que além de decodificar símbolos gráficos entendam realmente o que esses símbolos querem dizer.
OBJETIVO GERAL:
Orientar os professores quanto à importância do convívio diário dos alunos com a leitura, através de atividades planejadas, visando fazer uma integração entre as disciplinas enfatizando a importância da leitura e interpretação na vida social e profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar os professores da necessidade de fazer o diagnóstico para identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos no processo de leitura e interpretação.
• Orientar os professores na busca de formas de se trabalhar leitura e interpretação de maneira significativa, prazerosa e participativa.
• Propor aos professores divulgação na escola, dos textos produzidos pelos alunos.
• Promover uma interação entre professores e bibliotecários para incentivar os alunos à leitura.
METODOLOGIA:
Esse projeto deverá ser desenvolvido com professores do Ensino Fundamental da escola E.M.P.I.M.M. onde será apresentado durante uma reunião pedagógica, na qual serão sugeridas atividades para diagnosticar e solucionar dificuldades de leitura e interpretação.
AÇÕES:
• Inicialmente será realizada uma reunião com os professores para apresentação do projeto onde serão discutidas estratégias para melhor viabilizá-los.
• Serão distribuídos questionários (entrevista) para os professores, bibliotecários e alunos para diagnosticar as causas das dificuldades.
• Novamente será realizada outra reunião para discussão dos resultados dos questionários respondidos. Nessa reunião serão levantadas propostas de atividades para solucionar os problemas detectados.
• Promoção de feira cultural e exposição de atividades no encerramento do projeto.
• Analisar e comparar modelos de diversos tipos de texto, observar como os autores procedem para escrevê-los, sua linha de raciocínio, por exemplo: autores de propaganda, notícias, relatos, cartas, artigos científicos, crônicas humorísticas.
• Propor leituras programadas na classe para ser lidas com o auxilio do professor e ao final promover uma discussão a respeito da obra, do contexto em que foi produzida, quais os elementos usados pelo autor.
AVALIAÇÃO:
Ao final do planejamento das ações percebemos a aceitação das ideias pelos professores. Tivemos também o apoio da diretora, dos membros da biblioteca e demais colegas de trabalho. Acreditamos que após os trabalhos intensos de leitura e interpretação os alunos demonstrarão maior rendimento nas disciplinas.
Situação Problema: Dificuldade de leitura e interpretação de textos.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi elaborado após um período de observação e participação em estágio de gestão escolar e coordenação pedagógica, o qual será executado com professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante um período de aproximadamente 60 dias, uma vez que observamos ser a dificuldade de ler e interpretar uma das causas de maior incidência negativa no desempenho dos alunos nas disciplinas.
Será dada ênfase à importância da leitura e interpretação como habilidade necessária para que o aluno possa ter uma maior compreensão e domínio dos conceitos essenciais nas diversas disciplinas. É fundamental que o professor se envolva nesse processo de modo a estimular os alunos utilizando recursos que melhor se explicam em cada momento do processo ensino-aprendizagem.
A execução desse processo deverá também envolver o pessoal da biblioteca, os quais ajudarão os alunos na escolha de bons livros e orientando-os sobre a importância da leitura e professores das demais disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês.
PROBLEMÁTICA:
Nossos alunos têm demonstrado baixo desempenho na atividade de leitura e interpretação. A dificuldade de extrair informações dos textos afeta todo o rendimento escolar. Os alunos durante as avaliações, em sua maioria, não conseguem entender o que é cobrado nas questões, mesmo depois de terem estudado o conteúdo, por não entenderem o que se pede ou entenderem errado. Nesse projeto buscaremos alternativas que estimulem esse processo de modo a formar leitores conscientes que além de decodificar símbolos gráficos entendam realmente o que esses símbolos querem dizer.
OBJETIVO GERAL:
Orientar os professores quanto à importância do convívio diário dos alunos com a leitura, através de atividades planejadas, visando fazer uma integração entre as disciplinas enfatizando a importância da leitura e interpretação na vida social e profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar os professores da necessidade de fazer o diagnóstico para identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos no processo de leitura e interpretação.
• Orientar os professores na busca de formas de se trabalhar leitura e interpretação de maneira significativa, prazerosa e participativa.
• Propor aos professores divulgação na escola, dos textos produzidos pelos alunos.
• Promover uma interação entre professores e bibliotecários para incentivar os alunos à leitura.
METODOLOGIA:
Esse projeto deverá ser desenvolvido com professores do Ensino Fundamental da escola E.M.P.I.M.M. onde será apresentado durante uma reunião pedagógica, na qual serão sugeridas atividades para diagnosticar e solucionar dificuldades de leitura e interpretação.
AÇÕES:
• Inicialmente será realizada uma reunião com os professores para apresentação do projeto onde serão discutidas estratégias para melhor viabilizá-los.
• Serão distribuídos questionários (entrevista) para os professores, bibliotecários e alunos para diagnosticar as causas das dificuldades.
• Novamente será realizada outra reunião para discussão dos resultados dos questionários respondidos. Nessa reunião serão levantadas propostas de atividades para solucionar os problemas detectados.
• Promoção de feira cultural e exposição de atividades no encerramento do projeto.
• Analisar e comparar modelos de diversos tipos de texto, observar como os autores procedem para escrevê-los, sua linha de raciocínio, por exemplo: autores de propaganda, notícias, relatos, cartas, artigos científicos, crônicas humorísticas.
• Propor leituras programadas na classe para ser lidas com o auxilio do professor e ao final promover uma discussão a respeito da obra, do contexto em que foi produzida, quais os elementos usados pelo autor.
AVALIAÇÃO:
Ao final do planejamento das ações percebemos a aceitação das ideias pelos professores. Tivemos também o apoio da diretora, dos membros da biblioteca e demais colegas de trabalho. Acreditamos que após os trabalhos intensos de leitura e interpretação os alunos demonstrarão maior rendimento nas disciplinas.
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