Pular para o conteúdo principal
PLANO DE AÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Situação Problema: Dificuldade de leitura e interpretação de textos.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi elaborado após um período de observação e participação em estágio de gestão escolar e coordenação pedagógica, o qual será executado com professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante um período de aproximadamente 60 dias, uma vez que observamos ser a dificuldade de ler e interpretar uma das causas de maior incidência negativa no desempenho dos alunos nas disciplinas.
Será dada ênfase à importância da leitura e interpretação como habilidade necessária para que o aluno possa ter uma maior compreensão e domínio dos conceitos essenciais nas diversas disciplinas. É fundamental que o professor se envolva nesse processo de modo a estimular os alunos utilizando recursos que melhor se explicam em cada momento do processo ensino-aprendizagem.
A execução desse processo deverá também envolver o pessoal da biblioteca, os quais ajudarão os alunos na escolha de bons livros e orientando-os sobre a importância da leitura e professores das demais disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês.
PROBLEMÁTICA:
Nossos alunos têm demonstrado baixo desempenho na atividade de leitura e interpretação. A dificuldade de extrair informações dos textos afeta todo o rendimento escolar. Os alunos durante as avaliações, em sua maioria, não conseguem entender o que é cobrado nas questões, mesmo depois de terem estudado o conteúdo, por não entenderem o que se pede ou entenderem errado. Nesse projeto buscaremos alternativas que estimulem esse processo de modo a formar leitores conscientes que além de decodificar símbolos gráficos entendam realmente o que esses símbolos querem dizer.
OBJETIVO GERAL:
Orientar os professores quanto à importância do convívio diário dos alunos com a leitura, através de atividades planejadas, visando fazer uma integração entre as disciplinas enfatizando a importância da leitura e interpretação na vida social e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar os professores da necessidade de fazer o diagnóstico para identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos no processo de leitura e interpretação.
• Orientar os professores na busca de formas de se trabalhar leitura e interpretação de maneira significativa, prazerosa e participativa.
• Propor aos professores divulgação na escola, dos textos produzidos pelos alunos.
• Promover uma interação entre professores e bibliotecários para incentivar os alunos à leitura.

METODOLOGIA:
Esse projeto deverá ser desenvolvido com professores do Ensino Fundamental da escola E.M.P.I.M.M. onde será apresentado durante uma reunião pedagógica, na qual serão sugeridas atividades para diagnosticar e solucionar dificuldades de leitura e interpretação.
AÇÕES:
• Inicialmente será realizada uma reunião com os professores para apresentação do projeto onde serão discutidas estratégias para melhor viabilizá-los.
• Serão distribuídos questionários (entrevista) para os professores, bibliotecários e alunos para diagnosticar as causas das dificuldades.
• Novamente será realizada outra reunião para discussão dos resultados dos questionários respondidos. Nessa reunião serão levantadas propostas de atividades para solucionar os problemas detectados.
• Promoção de feira cultural e exposição de atividades no encerramento do projeto.
• Analisar e comparar modelos de diversos tipos de texto, observar como os autores procedem para escrevê-los, sua linha de raciocínio, por exemplo: autores de propaganda, notícias, relatos, cartas, artigos científicos, crônicas humorísticas.
• Propor leituras programadas na classe para ser lidas com o auxilio do professor e ao final promover uma discussão a respeito da obra, do contexto em que foi produzida, quais os elementos usados pelo autor.
AVALIAÇÃO:
Ao final do planejamento das ações percebemos a aceitação das ideias pelos professores. Tivemos também o apoio da diretora, dos membros da biblioteca e demais colegas de trabalho. Acreditamos que após os trabalhos intensos de leitura e interpretação os alunos demonstrarão maior rendimento nas disciplinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...