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PROJETO DIDÁTICO – "Encanto" -
A importância da música na vida dos seres humanos é indiscutível. Ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Vale lembrar o caráter democrático da música que permeia todas as classes ultrapassando barreiras de gênero e de idade. A música afeta a sensibilidade e mexe com a inteligência das pessoas.
Criatividade, pesquisa, invenção e construção. Esses conceitos são primordiais, quando se fala em educação, e, mais ainda, em educação através da arte.
Mesmo se o contato com a música é feito somente pela apreciação, sem adentrar criticamente sob os aspectos da letra, mas simplesmente ouvindo com atenção e propriedade (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais são bastante intensos. Ao mesmo tempo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações.
A música também traz efeitos muito significativos no campo da maturação social do adolescente. Além disso, também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras afetivas e de exposição através da arte. Quando um adolescente no silêncio do seu quarto tem aquele momento de introspecção ouvindo sua música favorita, ou mesmo cantando-a em alto e bom tom, ele tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção, de dúvida e de afirmação.
As primeiras formas de relatos históricos das civilizações ocorreram através das odes que foram transmitidas oralmente, através de inúmeras gerações. Além do seu caráter histórico para os povos; as canções também formam maneiras inteligentes que a sabedoria humana inventou para que seus jovens assimilassem paradigmas em sua sociedade e pudessem lidar com a vida adulta.
Hoje nós possuímos uma vasta gama, ritmos e letras que abordam todos os tipos de temas e refletem os paradigmas vigentes na sociedade moderna. Pretende-se com a elaboração das mais variadas atividades atingir a todos os gostos dos alunos e trabalhar o respeito com os ritmos e estilos que eles não apreciam.
Nas atividades a serem planejadas, o educador precisa levar em conta, no aluno, o prazer e a satisfação. O professor deve organizar sua sala de aula de modo a torná-la um ambiente propício para que todos sintam-se parte integrante do processo. Através de experimentos e interações com os colegas, isto como situação rotineira, os alunos sentirão que a aprendizagem requer também disciplina e esforço pessoal.
"A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento." (SANTOS P.33 1999)
PROJETO DIDÁTICO
1 - Público Alvo:
6° e 7° Ano do Ensino Fundamental.
2 – Características dos alunos:
A música desempenha um papel muito importante na educação. Pode-se constatar que os nossos alunos gostam de cantar, ouvir música, dançar e produzir sons. Através das atividades musicais, é possível exercitar as diversas habilidades linguísticas, a expressão corporal, além de outras potencialidades, como aprender a ouvir, não apenas música, mas também outros sons.
Eles se sentem atraídos com o exercício da linguagem oral, que pode ser trabalhada como incentivo ao gosto pela leitura. Momentos de canto, em que o corpo e a voz se soltam na vivência da linguagem e da emoção são fundamentais para que seres humanos mais felizes, inteiros e curiosos surjam. Da curiosidade e criatividade surgirão novas soluções para todos nós.
3 - Tema do Projeto:
Experimentação e apreciação musical de músicas de todos os ritmos.
A iniciação musical nas séries iniciais do Ensino Fundamental estimula áreas do cérebro dos adolescentes que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Pretende-se com o seguinte projeto trabalhar músicas e ritmos atuais. E através das músicas trabalhar temas de formação social, individual e cultural do aluno.
Uma vez que a música valoriza a criatividade e a invenção, torna-se instrumento pedagógico valioso. Portanto, uma forma produtiva de incentivo à linguagem oral e escrita é deixar que a criatividade do adolescente flua, proporcionando situações de troca através de atividades que, além de pedagógicas, sejam emocionantes e prazerosas para a classe. E os permita criar a partir do trabalho com as músicas, textos dos mais diversos gêneros.
4 - Objetivos gerais do projeto:
- Ampliar o repertório dos adolescentes, trabalhando variados ritmos musicais.
- Discutir temas, sociais, culturais e históricos presentes nas letras musicais.
- Trabalhar elementos de interlocução presentes nas músicas.
- Características do texto poético e figuras de linguagem
- Produção de diversos gêneros textuais com base na temática das músicas.
- Estimular a reflexão sobre a linguagem oral com base em um repertório significativo.
- Impulsionar, através da vivência e apreciação musical, a linguagem oral e escrita. A emoção é o motor da aquisição da linguagem e as atividades musicais são fundamentais para viabilizar seu afloramento na dinâmica de sala de aula.
5 - Objetivos específicos interdisciplinares:
O trabalho com a música será abordado observando diversos temas atinentes às demais disciplinas: Preservação ao meio ambiente, combate às drogas, conscientização política e principalmente despertar no aluno um sentimento de mundo desenvolvendo o respeito entre todos os seres vivos. Dentre as temáticas interdisciplinares focar-se-á as relações humanas, violência, preservação ambiental, espaço rural, urbano, central e periférico.

6 - Estratégias de desenvolvimento:
- Selecionar 12 músicas atuais de ritmos diferentes.
- Elaborar atividades de interpretação das músicas com base no Parâmetros Curriculares Nacionais, CBC e apostilas Gestar II.
- Assistir a filmes que tenham forte apelo musical e/ou que ilustrem o tema social presente na música trabalhada em sala.
- Estimular a produção de um gênero textual ao final de cada atividade musical.
7 - Descrição dos procedimentos:
1ª Etapa: Conversar sobre as músicas ouvidas ao longo das atividades, perguntando à classe quais são as canções preferidas. Selecionar músicas para serem trabalhadas com os alunos e gravá-las em CD.
2ª Etapa: Elaborar atividade para cada música.
3ª Etapa: Trabalhar semanalmente uma atividade musical que durará em média 2 horas aula, envolvendo interpretação do texto, observação dos aspectos lingüísticos e literários presentes, ilustração das canções.
4ª Etapa: Promover a criação de um gênero textual ao final de cada atividade de interpretação dos temas musicais.
5ª Etapa: Produzir uma caixa de texto por aluno para que eles depositem cada texto produzido ao final de cada atividade, para que ao final do projeto o aluno encaderne confeccionando a capa
7 - Produto final:
CD gravado e nomeado “EnCanto”, acompanhado pelas atividades desenvolvidas em sala e portifólio de gêneros textuais produzidos pelos alunos.

8 – Avaliação:
Comparar o conhecimento musical e a redação da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? Os alunos melhoraram quanto a interpretação? Foram capazes de fazer inferências? Verificar, ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram. Fazer atividade avaliativa sobre a identificação e interpretação dos diversos gêneros textuais.

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