Pular para o conteúdo principal

Planejamento anual 9ºano

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3º 9º ano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Conto:
Estrutura do enredo e do conflito.
O tempo e o espaço.
O discurso indireto livre.
Estruturas linguísticas:
Figuras de sintaxe.
Regência nominal e verbal.
A crase.
Colocação pronominal.

Livro literário:
“Venha ver o pôr-do-sol” – Lygia Fagundes Telles.
“O alienista” – Machado de Assis.

Habilidades

Dominar a norma padrão.
Identificar os valores semânticos dos verbos de acordo com sua regência.
Empregar adequadamente o acento indicativo de crase.
Empregar adequadamente os pronomes oblíquos átonos.
Identificar e empregar adequadamente as figuras de sintaxe.
Produzir contos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.




LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

  1. Parabéns professora gostei do seu trabalho pedagógico. gostaria de poder contar com sua ajuda sempre que preciso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...