PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao consumo: o consumismo e a dona de casa, a publicidade na TV.
A carta-denúncia.
Textos relacionados às diferenças humanas: raciais, sociais e comportamentais.
O texto de divulgação científica.
O seminário.
Avaliação apreciativa e o uso de recursos gráficos: aspas, itálico, negrito, (sic).
Estruturas lingüísticas:
A conectividade.
O vocativo.
A pontuação.
Problemas e valores semânticos concernentes à relação entre a pontuação e o complemento nominal, o aposto e o vocativo.
A conjunção.
As conjunções coordenativas e subordinativas.
Período simples e composto.
Período composto por coordenação e subordinação.
Emprego da palavra porque.
Livro literário:
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de
Brás Cubas. (adaptação José Louzeiro)Scipione.
VERNE,Júlio; POE, Edgar Allan; BRAZ, Júlio
Emílio. Clássicos Juvenis: Três por três. SP. 1ª ed. Atual.
Habilidades
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer o seminário como gênero oral.
Participar de um seminário como meio de apropriar-se do gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Conhecer e exercitar a conectividade como princípio de coerência e coesão textuais.
Construir o conceito de vocativo.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao vocativo.
Observar o papel semântico-estilístico do vocativo na construção de textos.
Reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores semânticos.
Compreender e distinguir o período composto por subordinação e coordenação.
Apropriar-se de estruturas sintáticas específicas que envolvam tanto o período simples quanto
Período composto.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística da conjunção e do período composto na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações preestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao consumo: o consumismo e a dona de casa, a publicidade na TV.
A carta-denúncia.
Textos relacionados às diferenças humanas: raciais, sociais e comportamentais.
O texto de divulgação científica.
O seminário.
Avaliação apreciativa e o uso de recursos gráficos: aspas, itálico, negrito, (sic).
Estruturas lingüísticas:
A conectividade.
O vocativo.
A pontuação.
Problemas e valores semânticos concernentes à relação entre a pontuação e o complemento nominal, o aposto e o vocativo.
A conjunção.
As conjunções coordenativas e subordinativas.
Período simples e composto.
Período composto por coordenação e subordinação.
Emprego da palavra porque.
Livro literário:
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de
Brás Cubas. (adaptação José Louzeiro)Scipione.
VERNE,Júlio; POE, Edgar Allan; BRAZ, Júlio
Emílio. Clássicos Juvenis: Três por três. SP. 1ª ed. Atual.
Habilidades
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer o seminário como gênero oral.
Participar de um seminário como meio de apropriar-se do gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Conhecer e exercitar a conectividade como princípio de coerência e coesão textuais.
Construir o conceito de vocativo.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao vocativo.
Observar o papel semântico-estilístico do vocativo na construção de textos.
Reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores semânticos.
Compreender e distinguir o período composto por subordinação e coordenação.
Apropriar-se de estruturas sintáticas específicas que envolvam tanto o período simples quanto
Período composto.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística da conjunção e do período composto na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações preestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário