PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1º 9ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Texto dissertativo-argumenativo:
Estrutura.
A informatividade.
A articulação.
A qualidade dos argumentos.
Continuidade e progressão.
Estruturas linguísticas:
Período composto por subordinação.
Orações subordinadas substantivas desenvolvidas e reduzidas.
Pronomes relativos.
Orações subordinadas adjetivas reduzidas e
Habilidades
Dominar as normas desenvolvidas.
Livros literários:
“Por mares há muito navegados” – Álvaro Cardoso Gomes.
Norma padrão.
Identificar e classificar as orações subordinadas substantivas e adjetivas.
Analisar e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos e das orações subordinadas adjetivas, a partir de um contexto.
Empregar adequadamente os pronomes relativos.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos dissertativos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Produzir o texto dissertativo-argumentativo.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1º 9ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Texto dissertativo-argumenativo:
Estrutura.
A informatividade.
A articulação.
A qualidade dos argumentos.
Continuidade e progressão.
Estruturas linguísticas:
Período composto por subordinação.
Orações subordinadas substantivas desenvolvidas e reduzidas.
Pronomes relativos.
Orações subordinadas adjetivas reduzidas e
Habilidades
Dominar as normas desenvolvidas.
Livros literários:
“Por mares há muito navegados” – Álvaro Cardoso Gomes.
Norma padrão.
Identificar e classificar as orações subordinadas substantivas e adjetivas.
Analisar e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos e das orações subordinadas adjetivas, a partir de um contexto.
Empregar adequadamente os pronomes relativos.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos dissertativos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Produzir o texto dissertativo-argumentativo.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário