PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao humor: o humor no texto teatral, depoimentos de humoristas, o humor e a crítica social.
O texto teatral escrito.
O texto teatral.
A crítica.
O discurso citado.
O discurso citado nos textos ficcionais.
O discurso direto e o discurso indireto.
Estruturas lingüísticas:
Sujeito indeterminado.
Oração sem sujeito.
Vozes do verbo.
Agente da passiva.
Livro literário:
POE, Allan; CERVANTES; do Miguel e outros. Contos universais. Vol. 11 Ática. ( coleção Para gostar de ler)
Habilidades:
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito,levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer o texto teatral como gênero e produzir textos teatrais com a finalidade de representá-los.
Observar como ocorre o discurso citado em textos narrativos e exercitar os discursos direto e indireto.
Reconhecer a intencionalidade subjacente em enunciados em que se faz o uso do sujeito indeterminado.
Conhecer e identificar os casos em que uma oração não apresenta sujeito.
Observar o emprego de orações sem sujeito no registro coloquial da língua.
Conhecer e identificar os tipos de vozes verbais.
Observar o uso das vozes verbais na linguagem publicitária.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística do sujeito indeterminado, da oração sem sujeito e das vozes verbais na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações pré-estabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao humor: o humor no texto teatral, depoimentos de humoristas, o humor e a crítica social.
O texto teatral escrito.
O texto teatral.
A crítica.
O discurso citado.
O discurso citado nos textos ficcionais.
O discurso direto e o discurso indireto.
Estruturas lingüísticas:
Sujeito indeterminado.
Oração sem sujeito.
Vozes do verbo.
Agente da passiva.
Livro literário:
POE, Allan; CERVANTES; do Miguel e outros. Contos universais. Vol. 11 Ática. ( coleção Para gostar de ler)
Habilidades:
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito,levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer o texto teatral como gênero e produzir textos teatrais com a finalidade de representá-los.
Observar como ocorre o discurso citado em textos narrativos e exercitar os discursos direto e indireto.
Reconhecer a intencionalidade subjacente em enunciados em que se faz o uso do sujeito indeterminado.
Conhecer e identificar os casos em que uma oração não apresenta sujeito.
Observar o emprego de orações sem sujeito no registro coloquial da língua.
Conhecer e identificar os tipos de vozes verbais.
Observar o uso das vozes verbais na linguagem publicitária.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística do sujeito indeterminado, da oração sem sujeito e das vozes verbais na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações pré-estabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
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