PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3º 9º ano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Conto:
Estrutura do enredo e do conflito.
O tempo e o espaço.
O discurso indireto livre.
Estruturas linguísticas:
Figuras de sintaxe.
Regência nominal e verbal.
A crase.
Colocação pronominal.
Livro literário:
“Venha ver o pôr-do-sol” – Lygia Fagundes Telles.
“O alienista” – Machado de Assis.
Habilidades
Dominar a norma padrão.
Identificar os valores semânticos dos verbos de acordo com sua regência.
Empregar adequadamente o acento indicativo de crase.
Empregar adequadamente os pronomes oblíquos átonos.
Identificar e empregar adequadamente as figuras de sintaxe.
Produzir contos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3º 9º ano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Conto:
Estrutura do enredo e do conflito.
O tempo e o espaço.
O discurso indireto livre.
Estruturas linguísticas:
Figuras de sintaxe.
Regência nominal e verbal.
A crase.
Colocação pronominal.
Livro literário:
“Venha ver o pôr-do-sol” – Lygia Fagundes Telles.
“O alienista” – Machado de Assis.
Habilidades
Dominar a norma padrão.
Identificar os valores semânticos dos verbos de acordo com sua regência.
Empregar adequadamente o acento indicativo de crase.
Empregar adequadamente os pronomes oblíquos átonos.
Identificar e empregar adequadamente as figuras de sintaxe.
Produzir contos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Parabéns professora gostei do seu trabalho pedagógico. gostaria de poder contar com sua ajuda sempre que preciso.
ResponderExcluir