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Valores Humanos para a Escola

Tendo em vista as inúmeras dificuldades no convívio de alunos entre si e entre professores e demais funcionários das escolas, Valores Humanos para a Escola, desejando colaborar, procurou conhecer experiências bem sucedidas de algumas escolas e, tomando-as como base, elaborou a sugestão abaixo. O ponto mais importante é que essa campanha deverá desenvolver-se a partir dos próprios alunos, coordenada pela direção da escola e pelos professores.
As ações, partindo deles mesmos, certamente terão bem maior aceitação e melhores possibilidades de surtir efeitos.


Sugestão

PARA MELHORAR O CONVÍVIO NA ESCOLA

1 – Durante uma quinzena destinar os primeiros 5 minutos da primeira aula de cada turno para os alunos elaborarem idéias, ações e/ou regras de conduta que possam melhorar o convívio entre todos, alunos, professores, funcionários, etc..
Esse pequeno tempo, de apenas cinco minutos, será mais como um momento de envolvimento e motivação para eles pensarem e trocarem idéias entre si, em outros momentos. Dessa forma, a elaboração da campanha permanecerá ativa além do tempo em que estiver sendo discutida na sala de aula, gerando mais memória sobre a mesma. As escolas que estiverem ministrando o Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, poderão, durante esse período, substituir as aulinhas de valores humanos pela campanha do bom convívio.
As turmas que apresentarem sugestões que forem aceitas para o mural irão concorrer a um premio (V. item 4).
2 – Ao término da quinzena, as sugestões elaboradas pelos alunos são analisadas pela direção da escola e/ou pelos professores, que escolhem aquelas que devem compor o mural – manual de conduta para toda a comunidade escolar – a ser inaugurado com a presença de todos. O próprio mural poderá ser elaborado pelas turmas cujas idéias foram aceitas, sob a coordenação dos professores.
É muito importante convidar as famílias dos alunos para essa inauguração e a escola deve imprimir um folheto com esse manual, a ser distribuído para todos.
Todos devem ser incentivados a aderir à campanha e também a atuar como incentivadores e observadores de resultados da mesma.
OBS: É importante guardar os registros de todas as sugestões que vão compor o mural/manual, com o fito de premiação para as turmas que as elaboraram. No item 4 apresentamos a confecção de um vídeo, como sugestão de premio.

3 – No final do semestre a escola escolhe uma quinzena mais adequada para acontecer uma avaliação dos resultados da campanha, que pode ser feita por toda a comunidade escolar, ou a critério da direção da escola.

4 - Uma forma de premiação muito interessante para as turmas cujas sugestões/idéias formarem o mural é a confecção, por eles próprios, de um vídeo sobre a campanha, enfatizando as idéias ganhadoras, com depoimentos sobre os resultados obtidos, podendo também os participantes fazer (nesse vídeo) apresentações artísticas.
Para a produção desse material a escola deve colaborar proporcionando a logística necessária.
O vídeo em questão poderá ser exibido a todos os alunos em momento adequado, assim como, também, veiculado na Internet (youtube, etc.).
Observe-se que uma premiação como essa será muito atrativa para os alunos, e, além disso, deixará a campanha sempre no foco das atenções.

Essa campanha poderá ser sempre repetida, tornando-se parte das atividades escolares.

Esta é apenas uma idéia básica que as escolas poderão adaptar à sua realidade, enriquecendo-a.

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