Pular para o conteúdo principal

Valores Humanos para a Escola

Tendo em vista as inúmeras dificuldades no convívio de alunos entre si e entre professores e demais funcionários das escolas, Valores Humanos para a Escola, desejando colaborar, procurou conhecer experiências bem sucedidas de algumas escolas e, tomando-as como base, elaborou a sugestão abaixo. O ponto mais importante é que essa campanha deverá desenvolver-se a partir dos próprios alunos, coordenada pela direção da escola e pelos professores.
As ações, partindo deles mesmos, certamente terão bem maior aceitação e melhores possibilidades de surtir efeitos.


Sugestão

PARA MELHORAR O CONVÍVIO NA ESCOLA

1 – Durante uma quinzena destinar os primeiros 5 minutos da primeira aula de cada turno para os alunos elaborarem idéias, ações e/ou regras de conduta que possam melhorar o convívio entre todos, alunos, professores, funcionários, etc..
Esse pequeno tempo, de apenas cinco minutos, será mais como um momento de envolvimento e motivação para eles pensarem e trocarem idéias entre si, em outros momentos. Dessa forma, a elaboração da campanha permanecerá ativa além do tempo em que estiver sendo discutida na sala de aula, gerando mais memória sobre a mesma. As escolas que estiverem ministrando o Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, poderão, durante esse período, substituir as aulinhas de valores humanos pela campanha do bom convívio.
As turmas que apresentarem sugestões que forem aceitas para o mural irão concorrer a um premio (V. item 4).
2 – Ao término da quinzena, as sugestões elaboradas pelos alunos são analisadas pela direção da escola e/ou pelos professores, que escolhem aquelas que devem compor o mural – manual de conduta para toda a comunidade escolar – a ser inaugurado com a presença de todos. O próprio mural poderá ser elaborado pelas turmas cujas idéias foram aceitas, sob a coordenação dos professores.
É muito importante convidar as famílias dos alunos para essa inauguração e a escola deve imprimir um folheto com esse manual, a ser distribuído para todos.
Todos devem ser incentivados a aderir à campanha e também a atuar como incentivadores e observadores de resultados da mesma.
OBS: É importante guardar os registros de todas as sugestões que vão compor o mural/manual, com o fito de premiação para as turmas que as elaboraram. No item 4 apresentamos a confecção de um vídeo, como sugestão de premio.

3 – No final do semestre a escola escolhe uma quinzena mais adequada para acontecer uma avaliação dos resultados da campanha, que pode ser feita por toda a comunidade escolar, ou a critério da direção da escola.

4 - Uma forma de premiação muito interessante para as turmas cujas sugestões/idéias formarem o mural é a confecção, por eles próprios, de um vídeo sobre a campanha, enfatizando as idéias ganhadoras, com depoimentos sobre os resultados obtidos, podendo também os participantes fazer (nesse vídeo) apresentações artísticas.
Para a produção desse material a escola deve colaborar proporcionando a logística necessária.
O vídeo em questão poderá ser exibido a todos os alunos em momento adequado, assim como, também, veiculado na Internet (youtube, etc.).
Observe-se que uma premiação como essa será muito atrativa para os alunos, e, além disso, deixará a campanha sempre no foco das atenções.

Essa campanha poderá ser sempre repetida, tornando-se parte das atividades escolares.

Esta é apenas uma idéia básica que as escolas poderão adaptar à sua realidade, enriquecendo-a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...