PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre:[2º] 9º ano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
A reportagem:
O discurso citado nos textos jornalísticos.
O editorial.
Poema:
Verso e seus recursos musicais.
Estruturas linguísticas:
Orações subordinadas adverbiais desenvolvidas e reduzidas.
Período composto por coordenação.
As orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Concordância verbal e nominal.
Livros literários:
“Cenas brasileiras” – Rachel de Queiroz.
“A Divina Comédia” – Dante Alighieri.
Habilidades
Dominar a norma padrão.
Identificar e classificar as orações subordinadas adverbiais.
Analisar e identificar os valores semânticos das orações subordinadas adverbiais, a partir de um contexto.
Empregar adequadamente a vírgula ao separar as orações subordinadas adverbiais.
Empregar adequadamente a vírgula diante das conjunções coordenativas.
Identificar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Produzir reportagens.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo.
Produzir poemas.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora: Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre:[2º] 9º ano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
A reportagem:
O discurso citado nos textos jornalísticos.
O editorial.
Poema:
Verso e seus recursos musicais.
Estruturas linguísticas:
Orações subordinadas adverbiais desenvolvidas e reduzidas.
Período composto por coordenação.
As orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Concordância verbal e nominal.
Livros literários:
“Cenas brasileiras” – Rachel de Queiroz.
“A Divina Comédia” – Dante Alighieri.
Habilidades
Dominar a norma padrão.
Identificar e classificar as orações subordinadas adverbiais.
Analisar e identificar os valores semânticos das orações subordinadas adverbiais, a partir de um contexto.
Empregar adequadamente a vírgula ao separar as orações subordinadas adverbiais.
Empregar adequadamente a vírgula diante das conjunções coordenativas.
Identificar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Produzir reportagens.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo.
Produzir poemas.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações préestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 9º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário