PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao universo da adolescência, à psicologia, aos valores e à sensibilidade do adolescente.
Textos relacionados ao consumo: A educação e o consumismo.
A crônica.
A crônica argumentativa.
O anúncio publicitário.
A carta de leitor.
Estruturas lingüísticas:
O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.
O modo imperativo.
Figuras de linguagem.
Complemento nominal.
Aposto.
Livro literário:
CARRASCO, Valcyr; NOVAES, Carlos
Eduardo e outros. Acontece na cidade: crônicas. Ática. (coleção Quero ler) .
SHAKESPEARE, W.Otelo, o mouro de Veneza – (adaptação – Hildegard Feist). Scipione.
Habilidades
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer a crônica como gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Construir o conceito de denotação e conotação.
Exercitar níveis de significação das palavras, produzindo pequenos textos envolvendo conotação.
Conhecer e identificar categorias sintáticas como o predicativo do objeto e o predicado nominal.
Sistematizar o emprego do verbo no modo imperativo.
Construir os conceitos de complemento nominal e aposto.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao complemento nominal e ao aposto.
Observar o papel semântico-estilístico do complemento nominal e do aposto na construção de textos.
Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e não-literários.
Observar e exercitar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do objeto, o predicado verbo-nominal, o modo imperativo e as figuras de linguagem na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações pré-estabelecidas como
psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 8ºano
Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao universo da adolescência, à psicologia, aos valores e à sensibilidade do adolescente.
Textos relacionados ao consumo: A educação e o consumismo.
A crônica.
A crônica argumentativa.
O anúncio publicitário.
A carta de leitor.
Estruturas lingüísticas:
O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.
O modo imperativo.
Figuras de linguagem.
Complemento nominal.
Aposto.
Livro literário:
CARRASCO, Valcyr; NOVAES, Carlos
Eduardo e outros. Acontece na cidade: crônicas. Ática. (coleção Quero ler) .
SHAKESPEARE, W.Otelo, o mouro de Veneza – (adaptação – Hildegard Feist). Scipione.
Habilidades
Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer a crônica como gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Construir o conceito de denotação e conotação.
Exercitar níveis de significação das palavras, produzindo pequenos textos envolvendo conotação.
Conhecer e identificar categorias sintáticas como o predicativo do objeto e o predicado nominal.
Sistematizar o emprego do verbo no modo imperativo.
Construir os conceitos de complemento nominal e aposto.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao complemento nominal e ao aposto.
Observar o papel semântico-estilístico do complemento nominal e do aposto na construção de textos.
Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e não-literários.
Observar e exercitar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do objeto, o predicado verbo-nominal, o modo imperativo e as figuras de linguagem na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações pré-estabelecidas como
psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.
LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário