PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos temas medo, terror e aventura.
Crônica
Noticia
Entrevista
Estrutura lingüística
pronomes na função de objeto
adjunto adnominal
o adjunto adverbial
aposto e vocativo
análise sintática
ortografia (mal ou mau, mas ou mais)
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
análise sintática
pronomes na função de objeto
adjunto adnominal
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
análise sintática
adjunto adverbial
aposto e vocativo
ortografia (mal ou mau, mas ou mais)
- leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Dom Quixote (1,0)
- livro paradidático: Crônicas 5 (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
- assiduidade e organização (0,2)
- tarefas (0,2)
- material (0,2)
- comportamento (0,2)
- participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos temas medo, terror e aventura.
Crônica
Noticia
Entrevista
Estrutura lingüística
pronomes na função de objeto
adjunto adnominal
o adjunto adverbial
aposto e vocativo
análise sintática
ortografia (mal ou mau, mas ou mais)
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
análise sintática
pronomes na função de objeto
adjunto adnominal
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
análise sintática
adjunto adverbial
aposto e vocativo
ortografia (mal ou mau, mas ou mais)
- leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Dom Quixote (1,0)
- livro paradidático: Crônicas 5 (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
- assiduidade e organização (0,2)
- tarefas (0,2)
- material (0,2)
- comportamento (0,2)
- participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário