Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 2 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados à interação entre o eu e o outro e ao respeito às diversidades;
Textos argumentativos;
Texto de campanha comunitária;
Coesão textual;
Estrutura linguística
Predicação verbal (verbos transitivos, intransitivos e de ligação).
Complementos verbais (objeto direto e indireto)
Predicativo do sujeito
Predicativo do objeto
Ortografia (há ou a)
Regras de acentuação gráfica

Habilidades

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Avaliação


Avaliação 1 (3,0):
tipos de predicado (verbal e nominal)
predicação verbal
predicativo do sujeito
predicativo do objeto
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
ortografia (há ou a)
regras de acentuação gráfica
complementos verbais
a preposição
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: O mistério do cinco estrelas
(1,0)
livro paradidático: Frankenstein(1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização.(0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)

LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...