PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados à interação entre o eu e o outro e ao respeito às diversidades;
Textos argumentativos;
Texto de campanha comunitária;
Coesão textual;
Estrutura linguística
Predicação verbal (verbos transitivos, intransitivos e de ligação).
Complementos verbais (objeto direto e indireto)
Predicativo do sujeito
Predicativo do objeto
Ortografia (há ou a)
Regras de acentuação gráfica
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
tipos de predicado (verbal e nominal)
predicação verbal
predicativo do sujeito
predicativo do objeto
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
ortografia (há ou a)
regras de acentuação gráfica
complementos verbais
a preposição
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: O mistério do cinco estrelas
(1,0)
livro paradidático: Frankenstein(1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização.(0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados à interação entre o eu e o outro e ao respeito às diversidades;
Textos argumentativos;
Texto de campanha comunitária;
Coesão textual;
Estrutura linguística
Predicação verbal (verbos transitivos, intransitivos e de ligação).
Complementos verbais (objeto direto e indireto)
Predicativo do sujeito
Predicativo do objeto
Ortografia (há ou a)
Regras de acentuação gráfica
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
tipos de predicado (verbal e nominal)
predicação verbal
predicativo do sujeito
predicativo do objeto
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
ortografia (há ou a)
regras de acentuação gráfica
complementos verbais
a preposição
análise sintática
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: O mistério do cinco estrelas
(1,0)
livro paradidático: Frankenstein(1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização.(0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Comentários
Postar um comentário