Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 1 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professor(a):Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos heróis mitológicos e reais;
Textos poéticos;
Textos narrativos e elementos da narrativa.
Estrutura linguística
Revisão das classes gramaticais (análise morfológica);
Estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências);
Verbos regulares e irregulares , formas nominais , locuções verbais, tempos do subjuntivo;
Ortografia (g ou j , s ou ç, x ou ch, s ou ss);
Morfossintaxe - seleção e combinação de palavras:
Tipos de sujeito
Tipos de predicado (verbal e nominal);
Análise morfossintática.


Habilidades

Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente, estabelecendo relações entre literatura e história;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo;



Avaliação

Avaliação 1 (3,0):
classes gramaticais (análise morfológica)
a estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)
verbos regulares, irregulares, formas nominais, locuções verbais, tempos do subjuntivo
ortografia (G ou J, S ou Ç, X ou CH, S ou SS)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
morfossintaxe
tipos de sujeito (simples, composto e desinencial)
tipos de predicado (verbal e nominal)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Odisseia(1,0)
livro paradidático: Não se esqueçam da rosa (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização (0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)

LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...