Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 1 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professor(a):Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos heróis mitológicos e reais;
Textos poéticos;
Textos narrativos e elementos da narrativa.
Estrutura linguística
Revisão das classes gramaticais (análise morfológica);
Estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências);
Verbos regulares e irregulares , formas nominais , locuções verbais, tempos do subjuntivo;
Ortografia (g ou j , s ou ç, x ou ch, s ou ss);
Morfossintaxe - seleção e combinação de palavras:
Tipos de sujeito
Tipos de predicado (verbal e nominal);
Análise morfossintática.


Habilidades

Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente, estabelecendo relações entre literatura e história;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo;



Avaliação

Avaliação 1 (3,0):
classes gramaticais (análise morfológica)
a estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)
verbos regulares, irregulares, formas nominais, locuções verbais, tempos do subjuntivo
ortografia (G ou J, S ou Ç, X ou CH, S ou SS)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
morfossintaxe
tipos de sujeito (simples, composto e desinencial)
tipos de predicado (verbal e nominal)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Odisseia(1,0)
livro paradidático: Não se esqueçam da rosa (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização (0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)

LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno