PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professor(a):Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos heróis mitológicos e reais;
Textos poéticos;
Textos narrativos e elementos da narrativa.
Estrutura linguística
Revisão das classes gramaticais (análise morfológica);
Estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências);
Verbos regulares e irregulares , formas nominais , locuções verbais, tempos do subjuntivo;
Ortografia (g ou j , s ou ç, x ou ch, s ou ss);
Morfossintaxe - seleção e combinação de palavras:
Tipos de sujeito
Tipos de predicado (verbal e nominal);
Análise morfossintática.
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente, estabelecendo relações entre literatura e história;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo;
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
classes gramaticais (análise morfológica)
a estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)
verbos regulares, irregulares, formas nominais, locuções verbais, tempos do subjuntivo
ortografia (G ou J, S ou Ç, X ou CH, S ou SS)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
morfossintaxe
tipos de sujeito (simples, composto e desinencial)
tipos de predicado (verbal e nominal)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Odisseia(1,0)
livro paradidático: Não se esqueçam da rosa (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização (0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
Professor(a):Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 1- 7ºano
Conteúdos
Leitura e produção de texto
Textos relacionados aos heróis mitológicos e reais;
Textos poéticos;
Textos narrativos e elementos da narrativa.
Estrutura linguística
Revisão das classes gramaticais (análise morfológica);
Estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências);
Verbos regulares e irregulares , formas nominais , locuções verbais, tempos do subjuntivo;
Ortografia (g ou j , s ou ç, x ou ch, s ou ss);
Morfossintaxe - seleção e combinação de palavras:
Tipos de sujeito
Tipos de predicado (verbal e nominal);
Análise morfossintática.
Habilidades
Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;
Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas;
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação;
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente, estabelecendo relações entre literatura e história;
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo;
Avaliação
Avaliação 1 (3,0):
classes gramaticais (análise morfológica)
a estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)
verbos regulares, irregulares, formas nominais, locuções verbais, tempos do subjuntivo
ortografia (G ou J, S ou Ç, X ou CH, S ou SS)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação 2 (3,0):
morfossintaxe
tipos de sujeito (simples, composto e desinencial)
tipos de predicado (verbal e nominal)
leitura e interpretação de textos e imagens
Avaliação livre (3,0):
produção de texto (1,0)
livro paradidático: Odisseia(1,0)
livro paradidático: Não se esqueçam da rosa (1,0)
Avaliação formativa (1,0)
assiduidade e organização (0,2)
tarefas (0,2)
material (0,2)
comportamento (0,2)
participação (0,2)
LIVRO ADOTADO: LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 7º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM
muito bom...
ResponderExcluir