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SUGESTÕES DE MÚSICAS E PARÓDIAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, DE LINGUAGEM E CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

144- Aula De Matemática  -   Tom Jobim
Composição: Antonio Carlos Jobim / Marino Pinto

Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.


145- Poesia matemática (Millôr Fernandes)

Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base…
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela.

Até que se encontraram
No Infinito.

“Quem és tu?” indagou ele
Com ânsia radical.

“Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa.”

E de falarem descobriram que eram
- O que, em aritmética, corresponde
A alma irmãs
-Primos-entre-si.

E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz.

Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinoidais.

Escandalizaram os ortodoxos
Das fórmulas euclideanas
E os exegetas do Universo Finito.

Romperam convenções newtonianas
E pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.

Constituir um lar.
Mais que um lar.
Uma Perpendicular.

Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.

E fizeram planos, equações e
Diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.

E casaram-se e tiveram
Uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.

E foram felizes
Até àquele dia
Em que tudo, afinal,
Se torna monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum…

Frequentador de Círculos Concêntricos.
Viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um
Denominador Comum.

Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais
Um Todo.
Uma Unidade.

Era o Triângulo,
Chamado amoroso.
E desse problema ela era a fracção
Mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobriu a
Relatividade.
E tudo que era expúrio passou a ser
Moralidade
Como aliás, em qualquer
Sociedade.

Dinâmica:

- Criar letras de músicas utilizando os conhecimentos matemáticos.
- Analisar e discutir os diversos temas propostos nas músicas.
- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal.
- Ampliar a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música.
- Criar um espaço informal que propicie o enriquecimento dos conteúdos matemáticos.


146- Música: Matemática  -  Banda: D'Corpo Inteiro

Fiz tantos planos pra nós dois
o que aconteceu
realidade virou ilusão
e o culpado não sou eu

Essa sua matemática
e só dividir
tudo que eu sempre sonhei pra nós
no coração
multiplicando a tristeza que me subtraiu
de repente a felicidade
virou solidão

Mais que soma é essa
que deixou pra trás
toda porcentagem que eu calculei
essa sua regra não me deu valor
eu acabei sozinho
10 em matemática e 0 no amor
e mais um problema sem resolver
sorriso na cara e uma imensa dor
no final das contas fiquei sem você...

Atividade:

 Para instigar os alunos a compor músicas, proponha um Festival de Músicas com letras originais como tema os assuntos estudados nas aulas de Matemática.
1.    tempo para composição das músicas;
2.    apresentação das letras ao professor para correção relacionados aos conteúdos de Matemática abordados nas mesmas (se houver necessidade);
3.    tempo para ensaios;
4.    apresentação, avaliação e escolha da melhor música de cada turma;
5.    apresentação e escolha (por avaliação pontual) da melhor música da Escola no Festival de Músicas.
Os/as alunos/as, seguindo o cronograma, deverão inicialmente:
•     optar por um trabalho em grupo ou uma apresentação individual;
•    escolher uma música para servir de melodia para a letra composta pelo grupo de alunos e/ou aluno.
Peça o envolvimento dos professores de Língua Portuguesa e de outras áreas de conhecimentos para auxiliar no trabalho da comissão julgadora.


147- Paródia de matemática - Note os notáveis

Tem uma regra matemática
Que você pode conhecer:
Uns tais de Produtos Notáveis
Agora você vai ver.
Tem três delas principais
Que nós vamos te mostrar,
É só prestar atenção
Que é fácil de decorar.
No produto da soma pela diferença
Você pega o primeiro termo
E eleva ao quadrado,
Menos o quadrado do segundo termo.
O quadrado da soma de dois termos
Você vai querer saber:
a2 + 2ba
Mais o quadrado de b.
No quadrado da diferença
De dois termo, vou falar:
Quase igual ao quadrado da soma,
Mas ao invés de adicionar
2ba à sua conta, você subtrairá.


148-  Música: Bola de Meia Bola de Gude (Milton Nascimento)

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem para me dá a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

Ele fala de coisas bonitas
Que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter,
 bondade, alegria e amor
Pois o nosso menino
Não quer viver como toda essa gente insiste em viver
Pois não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem
Isso é coisa normal

Bola de meia
Bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
 o menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem para me dá a mão.

Dinâmica:

Poderemos ouvir a música, depois cantar, conversar sobre as impressões que ela nos traz. Refletir sobre quem é esse menino? Quem é a bruxa? Que verso ou estrofes eles gostariam de destacar ? Escolher uma das estrofes para ilustrar. Explicar os motivos da escolha.
Pensar sobre as coisas bonitas que o menino acha que nunca deixarão de existir. Montar um debate com a temática: A Amizade, o respeito, o caráter, a bondade, a alegria e amor sempre irão existir? A escolha dos debatedores será feita pelos alunos. Convidar psicólogos, coordenadores para participar desse momento. Marcar um horário com a turma para jogar bola de gude e bola de meia.

149- Paródia de biologia - Ilariê da Xuxa:

     Tá na hora, tá na hora
     Desse sangue circular
     Do ventrículo direito
     Prá artéria pulmonar
 
     Do pulmão vai pr‘uma veia
     Que também chama pulmonar
     Átrio e ventrículo esquerdo                
     Que prá aorta vai bombear
 
     Ilá – ilá – ilariê,  ar – ar – ar
     É o sangue venoso
     Na artéria pulmonar
     Ilá – ilá  - ilariê,  ar – ar – ar
     É o sangue arterial
     Indo prá veia pulmonar
 
     Através da veia cava
     Sangue pode retornar
     Para o átrio direito
     Prá tudo recomeçar


150- Xixi nas estrelas  - Composição: Guilherme Arantes

Lá vem eles com as suas bandeiras
Suas armas e outras asneiras
Esses homens pássaros do espaço
Será que eles vêm só pra ver
Ou será que eles vêm pra brigar?
Se for pra brigar, vão se ver comigo
Ponho todos de castigo
Se eles pensam que podem fazer aqui em cima
O que fazem na terra
Estão redondamente enganados
Aqui é o jardim do céu

Quem foi que disse
Que eles podem vir aqui
Nas estrelas fazer xixi, xixi

Quem foi que disse
Que eles podem vir aqui
Nas estrelas fazer xixi

Lá vem eles com as suas bandeiras
Suas armas e outras asneiras
Esses homens pássaros do espaço
Será que eles vêm só pra ver
Ou será que vêm pra brigar?
Se for pra brigar, vão se ver comigo
Ponho todos de castigo
Se eles pensam que podem fazer aqui em cima
O que fazem na terra
Estão redondamente enganados
Aqui é o jardim do céu

Tomem muito cuidado
Que esse sol é uma rosa
Esse azul é um gramado
Essa lua é uma flor
Na madrugada

Quem foi que disse
Que eles podem vir aqui
Nas estrelas fazer xixi, xixi

Quem foi que disse
Que eles podem vir aqui
Nas estrelas fazer xixi


151- Paródia de biologia - Mamãe eu quero
[versão biológica]

     Inseto eu quero (há-há)
     Inseto eu quero (há-há)
     Inseto, eu quero respirar
     Me dá a traquéia (há-há)
     Me dá a traquéia (há-há)
     Assim meu sangue não vai
    ter que transportar
       O2 - O2 - O2 …
    
     Rep – Ave – Mami
     Respiram por pulmão
     Brânquia é utilizada
     Por ostra e camarão

     A filotraquéia
     É usada pela aranha
     O sapo e a minhoca
     Têm respiração cutânea


152- Paródia de biologia Coração Corintiano
[versão biológica]

    Planária, cê não me engana
     Você excreta por célula flama     
     Planária, cê não me engana
     Você excreta por célula flama

     Toda lombriga, tubos em “H”
     Molusco e anelídeo
     Nefrídeo prá “excretá”
     A planária não me engana
     Ela excreta por célula-flama

    No inseto e “aracnidi”
    No intestino, tubos de Malpighi
    No inseto e “aracnidi”
    No intestino, tubos de Malpighi

    Toda aranha, glândula coxal
    E a glândula verde
    Crustáceos em geral
    No inseto e “aracnidi”
    No intestino, tubos de Malpighi

153- Paródia de biologia Pra frente Brasil
[versão biológica]

     Sistema aberto em ação
      Molusco e artrópode
      Anelídeo não
      Todo vertebrado
      Sistema fechado
      De circulação

      Novamente
      O ventrículo esquerdo da gente
      Bombeia prá aorta
      Com alta pressão

      Hemácia faz oxigenação
      Plaqueta, coagulação
      Vamos juntos, vamos
      Prá frente glóbulos brancos
      Contra a infecção


154- Música: Comida  - Arnaldo Atunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito.

Comida
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida.
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida.
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida.
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida.
A gente quer a vida como a vida quer.
Bebida é água.Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comer.
A gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer.
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro.
A gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro.
A gente quer inteiro e não pela metade.

Procedimento:

1 – O que quer dizer:
a) “Bebida é água”
“Comida é pasto”?
b) Quem é “a gente”?
c) O que você pode entender pelo verso “ a gente quer inteiro e não pela metade”?
d) O que os Titãs defendem e o que criticam nesta música?
2 – A palavra “fome” de acordo com o dicionário tem os seguintes significados: sensação causada pela necessidade de comer; falta; míngua de viveres; miséria; carência alimentar; ambição; ganância.
Os sinônimos encontrados no dicionário refletem o real significado da palavra “fome” no poema “comida”? Justifique sua resposta com elementos do texto.
3 – Redija um breve texto para ser publicado em um jornal de circulação nacional, comentando as possíveis consequências para a sociedade se a desigualdade social não for controlada.


155- Paródia sobre meio ambiente: Ei, Você! - Jota Quest.

Ei você, não desperdice mais
Isso, não lhe leva a nada

Ei, você, não desperdice mais
Isso, não lhe leva a nada

E se quiser ajudar a economizar
É só fazer sua parte
Para o mundo melhorar

Ei você,
Não consuma demais
Isso, não lhe leva a nada
Ei você
Recicle mais
Isso, melhora tudo.


156- Paródia sobre meio ambiente: Pela última vez do cantor NXO

Eu não vou te deixar
Ir embora assim
Nada vai funcionar
Sem o Planeta aqui
Mas algo me diz
Que o mundo vai cair
Em pedaços
E quando aos nossos verdes
E todas as florestas
Agora é muito tarde
Pra tentarmos concertar

Eu sei
Tudo vai mudar
Mas tenho tanta coisa pra arrumar
Eu e você
Todos nós
Não vamos poluir mais
Tente me ouvir agora
É pela última vez
Pela última vez
Eu quero que recicle
Para o nosso mundo ajudar

Agora o mundo está com uma defesa
Todos o olham
Mas realmente ninguém vê
Que ele está acabando.
Agora
Temos que ajudar
Ele nos deu muito mais que a nossa vida
Quando tudo não passava de ilusão
Eu nunca te agradeci
Por ser sempre assim

Eu sei
Agora vai mudar
Mas tenho tanta coisa pra arrumar
Eu e você
Todos nós
Não vamos poluir mais
Tente me ouvir
Agora
E pela última vez
Eu quero que recicle
Para o nosso mundo ajuda


157- Paródia sobre meio ambiente: Só Hoje (Jota Quest)

Hoje eu preciso preservar de qualquer jeito
Nem que seja pra cuidar em casa
Foi um dia normal
Cuidar de plantas fáceis e da natureza
De um jeito que ti faça rir, que te faça rir
Hoje eu preciso preservar
Para esquecer os meus anseios
E preservar em paz

Hoje eu preciso cuidar de qualquer planta
Nem que seja uma plantinha
Que esta viva
Hoje eu preciso de água
Ouvindo você suspirar
Dizendo que eu estou a desmatar
Mas eu cuido sempre, sempre

Hoje preciso preservar
Com todo meu amor
Com todo meu sorriso
Hoje só preservando
A terra ira ficar, feliz. ( bis)


158- Paródia: Preserve o Meio ambiente
Música “ Semente” do cantor Armandinho

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Se não ele irá acabar

Tenha certeza
De que tudo que nós fizemos
Um dia irá prejudicar, prejudicar

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Ele irá nos agradecer

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Que um dia você
Irá ver
Como é importante viver


159- Paródia: Toma, toma água
Música “ Folha de Bananeira” do cantor Armandinho

Refrão:
Toma, toma, toma água da torneira
Toma na boa mas não de brincadeira
Toma, toma, toma água da mangueira
Toma na boa só não a da banheira

Seu guarda preste muita atenção
Sou seu amigo então não tente fugir não
A água é boa só pra quem é mole
Toma na boa e não se contamina

Refrão...

Seu delegado preste muita atenção
Sou seu amigo então aprenda essa lição
Água mineral não precisa tomar não
Se não o meio ambiente poluirá então

Refrão...

Meu tio, preste muita atenção
Sou seu sobrinho então não tente fugir não
O canudinho não precisa usar não
Por que se não o meio ambiente poluirá então


160- O Ciclo da Vida ( Disney)

Desde o dia em que ao mundo chegamos
Caminhamos ao rumo do sol
Há mais coisas pra ver
Mais que a imaginação
Muito mais pro tempo permitir
São tantos caminhos pra se seguir
E lugares pra se descobrir
E o sol a girar sobre o azul deste céu
Nos mantem esse rio a fluir
É o ciclo sem fim
Que nos guiará
Na dor e emoção
Pela fé e o amor
Até encontrar o nosso caminho
Neste ciclo
Neste ciclo sem fim.


161- Absurdo  -  Vanessa da Mata

Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Autodestrutivos,
Falsas vítimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar.

Para conversar:

     Por que chegamos a isso? O que nos levou a destruir e descuidar da água, da terra, do ar, uns dos outros?
     Por que não pensamos no que deixar para quem vem depois, as próximas gerações, os filhos e filhas da mãe-Terra?


162- Amazônia - Roberto Carlos

Tanto amor perdido no mundo
Verdadeira selva de enganos
A visão cruel e deserta
De um futuro de poucos anos
Sangue verde derramado
O solo manchado
Feridas na Selva
A lei do machado
Avalanches de desatinos
Numa ambição desmedida
Absurdos contra os destinos
De tantas fontes de vida
Quanta falta de juízo
Tolices fatais
Quem desmata, mata
Não sabe o que faz
Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos de quem pode ver

Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Todos os gigantes tombados
Deram suas folhas ao vento
Folhas são bilhetes deixados
Aos homens do nosso tempo
Quantos anjos queridos
Guerreiros de fato
De morte feridos
Caídos no mato
Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos de quem pode ver

Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver
Amazônia, insônia do mundo.



163- Paródia de física - Força magnética

 RITMO: na janela lateral no quarto de dormir...

Quem nunca usou a mão
Vai Ter que usar agora
Todo mundo colocando mão direita pra fora
Ei, você aí!
Tire já a mão dessa moça.
Vai Ter que usar parar
Saber o sentido da força
Força magnética, como calculo você?
Força magnética seno teta bê que vê
(F = sen q. B . q. v)
Prepare sua mão e dê um tapa de verdade
Quatro dedos apontam o campo
Polegar a velocidade
O sinal da carga indica
Pra que lado a força vai
Negativa sai das costas
Positiva da palma sai
Força magnética, como calculo você?
Força magnética seno teta bê que vê
(F = sen q . B . q. v)
MRU e MRUV


164- Paródia de física LETRA: Era um esfera
RITMO: era uma casa muito engraçada..

Era uma esfera eletrizada
em equilíbrio e isolada
dentro da esfera não tinha carga
não tinha campo não tinha nada
na superfície o campo é normal
e o potencial é sempre igual
A onda e o meio
Autor e Letra de Daniel Fachini
(Paródia: Plágio de Que vês – Tihuana)
Intro: Am Dm G Em
Am G Dm F
Pensando em ondas posso analisar
Comprimento de onda (l) e sua freqüência (f)
Algumas precisam meio material (mecânicas)
E aquelas do rádio (eletromagnéticas) a gente não vê.
Am G Am G
Tem ventre (no meio), a crista é saliente
Am G Dm F
Seu oposto é o vale, não vá se enganar
Tem V, igual a l sobre T (período)
Se liga agora dá pra calcular
Uma onda não pode levar matéria
Somente energia pode propagar
Se for de vai e vem é longitudinal
Transversal só se faz, com 90º


165- Paródia de física - Memorização de corrente elétrica
(Ritmo: Village People - YMCA)

Vou falar pra vocês
de um imã
as linhas de indução
saem do pólo norte
e che-gam no pólo sul
Quando
uma corrente elétrica
percorre um fio condutor
surge
um campo magnético
da-do pela regra
Essa é a Regra |
da mão direita |BIS
O dedão pra corrente
Os dedos pro ponto
e o sentido do campo é o
do Tapa!


166- Paródia de física - Eletricidade - Ponte de Wheadstone (Ritmo: Pagode)

IA ponte de wheadstone é bem diferente
No fio do meio não passa corrente
Produto cruzado, é assim que se faz
R1 R3, R2 e o de tras
Vai vai vai
Se o produto dos ohm é igual
a ponte de wheadstone é a ideal
segura a galera da palma da mão
a ponte de wheadstone é a solução
Vai vai vai
Hernane Barcelos – Professor de Química
Pra evaporar tem que ter boa pressão
Pra evaporar tem que ter volatilidade
Pois a atmosfera, ela não é mole não
É 1 atm mas depende da localidade.
Pra evaporar tem que ter boa pressão
Pra evaporar tem que ter volatilidade
Pois a atmosfera, ela não é mole não
É 1 atm mas depende da localidade.
Vamo vê como é que cada substância se comporta
Na evaporação
A primeira é água salgada.
É assim ó.Vai pro céu…(3x)
Se ligou? De novo!
Céu…(3x)
Água doce!
Créu, créu, céu, céu, céu, créu
Continua fácil, né? De novo!
Céu, céu, céu, céu, céu, céu!
Etanol!
Céu, céu, céu, céu, (3x)
Tá ficando dificil, hein?
Céu, céu, céu, céu (3x)!
Agora eu quero ver a acetona!
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Tá aumentando mané!
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu
Agora vamo vê comé que o éter caminha pro céu!!
Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu (6x)
Hahahahaha
Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu (8x)!



167- Paródia de química -  Só Hoje (Jota Quest)

Hoje eu preciso ionizar de qualquer geito
Nem que seja só pra ficar estável na camada de valência
Depois de uma reação normal
Olhar tuas nuvens eletrostáticas de eletróns fáceis
E te roubar eletróns e ionizar
.
Hoje eu preciso te eletrizar
Sentir o seu cheiro de cátion positivo
Pra esquecer o meu ânion negativo e desestabilizar
.
Hoje eu preciso compartilhar qualquer carga tua
Qualquer carga exagerada que me faça sentir alegria
Em estar estável

Hoje eu preciso tomar um par de eletróns, vendo você compartilhar
Me dizendo que eu sou o causador da sua cadeia carbônica
Que eu deixo tudo ligado sempre
Hoje preciso compartilhar
Em qualquer camada com qualquer elétron
Hoje só o tua camada
Vai me deixar estavel
Só hoje


168- Paródia de química - Aprendendo a composição
(Marcas do que se foi)

Este ano quero aprender a composição.
Dos Sistemas da matéria, eu não entendia não.
Se o tempo passa, com ebulição e fusão constante.
Sem parar, acho sempre substância sem errar.
Se a temperatura mudar no PF e PE,
acontece nas Misturas, que eu acabo de aprender.
Este ano ...
Se a temperatura mudar, só no ponto de fusão.
É mistura azeotrópica, tô começando aprender.
Este ano...
Se a temperatura mudar Somente na ebulição.
Imagino tipo eutética, tô começando entender.


169- Paródia de química -  Exaltassamba – Fui
(Grupo Lambreta Vuadora – Fun... Funções)

Quando a Química é difícil e não entende mais
Não adianta se desesperar, gritar, chorar

Se você quiser acreditar ou não, vamos lá, eu já aprendi e agora posso te ajudar
É só você pegar o ácido H+, E a base OH e neutralizar
Pegando o sal e o cátion vamos provocar

Agora já era eu aprendi
E vou botar pra funs...( Funções é muito fácil sim funs...)
( Funções carbônicas pra mim funs...)
É fácil de se aprender
Se fizer assim
Como eu fiz pra mim
Com certeza vai se dar bem(2x)
No Vest. vai passar
A prova é fácil basta estudar
No Vest. Vai passar
Química é fácil é só se ligar


   

170- Paródia de química -  Sais Solúveis
Ritmo: (música que se canta em sala de aula de criancinha!)

se vc está contente bata palmas..
se vc esta contente e quer mostrar a toda gente
se vc está contente bata palmas....
Música de Sais Solúveis

nitratos , cloratos e acetatos
são solúveis
nitratos , cloratos e acetatos
são solúveis

cloretos, brometos e iodetos também são
exceto Ag, Pb e Hg
Sulfatos que beleza
Todos são solúveis
exceto Ca, Sr, Ba e Pb.
171- Paródia de química - Cadeia Carbônica
Ritmo: (música: Bom chi bom bom das Meninas)

Analisando a cadeia de carbon
Quero me ligar de forma simples, dupla ou tripla
O hidrogenio e monovalente

O oxigenio e bivalente
e o destino todo mundo já
 descobre e para o nivel de valencia
se igualar a um gas nobre
refrao: met, et, prop but


172- Paródia de química - Eletroquímica
Ritmo: (Bom chi bom chim bom bom bom..)

Bom chi bom chi bom bom bom...

Analisando essa célula voltaica
Vamos aprender eletroquímica moçada (bis)

Onde o Zinco cada vez fica mais fino
E o cobre cada vez fica mais forte

E o motivo todo mundo já conhece
Nóx do Zinco sobe
E o do cobre desce

Bom chi bom chi bom bom bom...

E o catodo é o pólo positivo
reduz e ganha elétrons com muita facilidade
também tem o anodo que é o pólo negativo
ele perde elétrons e sofre oxidação

E o motivo todo mundo já conhece...
(colaboração de Suelen Oliveira)


173- Paródia de física Estudo dos Ametais
Ritmo da "música dos dedinhos"

1=O agá do becênof,
Sipêsclê,Sipêsclê
 O H do B,C,N,O,F-SI,P,S,CL- bis)
2= Gêascê BÊ Èrre.
GÊascê BÊ Èrre.
(Ge,As,Se,Br) (bis)
3= Isbê TÊi Poat,Isbê Têi Poat,
(SB,Te,I,Po,At) (bis)


174- Paródia de química -  Estudo do Carbono
Ritmo da "Bom-Xibom Bom Bom"
Refão: MET, ET, PROP, BUT (MET É UM ,UM)
MET, ET, PROP, BUT (ET É DOIS)
MET, ET, PROP, BUT (PROP É TRÊS)
MET, ET, PROP, BUT (BUT É QUATRO)

Analisando essa cadeia de CARBONOS
 eu vou aprender a nomeá-la e a contá-la (bis) -
No começo da cadeia ele é PRIMÁRIO. -
Entre dois na cadeia é SECUNDÁRIO –
Entre três na cadeia é TERCEÁRIO. -
E entre quatro na cadeia é QUARTENÁRIO.(refão)

Analisando todos HIDROCARBONETOS
que formam cadeias com carbonos e hidrogênios (bis) -
Saturadas é Prefixo + ANO (-) C-C -
Insaturada é prefixo +ENO (=) C=C -
E com três é prefixo + INO (---) C---C
Nomeamos ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS. (refão) -
E essa estória todo mundo já conhece é que os
 HIDROCARBONETOS são COMPOSTO APOLARES.


175- Paródia de química -  Estudo da Química
Ritmo da "eguinha pocotó"

1= Fui Ontem No Clube
 Briguei I Sai Correndo Pro Hospital,
só não posso esquecer a valência no Orbital.
2= Refrão:FONCLBrISCPH, FONCHLBrISCPH,
só não posso esquecer FONCLBrISCPH.
3=Os Metais da Tabela têm tendencia pra doar,
o elétron que está fácil o Ametal vai arrancar.
4= O Metal mais Ametal forma ligações Iônica,
Ametal mais Ametal Covalente vai formar


176- Paródia de biologia - Excreção
Ritmo de ciranda cirandinha

camarão tem glândula verde
para amônia liberar
a minhoca tem nefridias que usa para excretar
nos insetos tubos de malpighi
acido úrico vão eliminar
nas planarias células flama
nas aranhas glândulas coaxais
o homem produz amônia
no meio intracelular
o fígado muda para uréia
que o rim vai excretar


177- Paródia de biologia -  Membrana plasmática
paródia de é tanto amor (versão brasileira)

Para aprender biologia direitinho
venha com a gente estudar alfredinho
a plasmalema é lipoprotéica
é só cantar pra se lembrar
Transporte ativo amigo gasta energia
se for passivo tem osmose e difusão
plasmoptise rompimento, na hemácia
hemólise, hemólise
A vegetal só vai inchar
túrgida ela ficará,
não irá estourar,
não irá estourar
Hemácia murcha
é crenação
no meio hiper pê osão (PO)
é quem fará murchar
é quem fará murchar
Se com amor eu estudar
na faculdade eu vou chegar
então eu já tô lá
então eu jé tô lá


178- Paródia de química  (Menina - Netinho)

na tua boca tem ptialina
já no estômago tem pepsina
pra proteínas degredar
Gastrina
estimula a secreção
do suco gástrico e enterogastrona
faz a inibição
A bile, não tem enzimas e é produzida
pelo fígado e é secretada pela
vesícula biliar
A colecistocinina, contrai a vesícula
 a vesícula biliar
e através do colédoco, no duodeno
a bile vai chegar, vai chegar
Secretina, faz o pâncreas liberar
seu suco e suas enzimas tem
Quim TALNu como bizu.


179- Paródia de biologia -  Tecidos de condução
 (bate forte o tambor)

Vestibular tá chegando e o
relógio tá dizendo é tic-tic-tá
No tecido condutor, seiva bruta vai
subindo, elaborada vai descendo
O xilema é morte, amigos, e
é formado, pelos traqueídes
e elementos de vaso
é mais interno e lignificado,
conduz seiva bruta que sobe ligeiro
Já o floema tem tubo crivado
e é tecido vivo pois tem companheira
E é retirando o anel de Malpighi,
que a pobre plantinha tem morte ligeira.


180- Paródia de biologia - Sistema digestivo
(ritmo de frevo -Vassourinhas-)

A digestão do amido, a ptialina faz/
amilase é seu nome, na saliva ela está/
no estômago começa a digestão das proteínas/
depende da acidez e também da pepsina
No intestino delgado, tem a quilificação/
o alimento é misturado com três líquidos que são:/
o primeiro é a bile que do fígado provêm/
têm ainda o pancreático e o entérico também
Emulsionar as gorduras é a função que a bile têm/
ela ainda absorve ácidos graxos também
Pâncreas para digestão, tem a quimiotripsina/
amilase e lipase, nuclease e tripsina ...


181- Paródia de biologia -  Circulação
 (música: Oi tum , tum , bate coração...)

Artéria aorta sai do coração,
levando o O2 prá nosso corpo
Que libera o CO2 e volta
depois pela veia cava
Venoso o sangue vai para o pulmão,
levado pela artéria pulmonar
Então a hematose acontece, no pulmão,
para o sangue purificar

oi tum, tum, bate coração,
oi tum coração pode bater
Oi tum, tum, bate coração,
 circulação é fácil de aprender

Completa é aquela circulação,
que não deixa acontecer
mistura de sangue venoso com arterial,
tente aprender
Os peixes e aves são assim,
assim os mamíferos também
Peixe Só de Coco ARDI muito Meu Amor,
Deixa Comigo isso também.


182- Paródia de biologia -  Sangue
(cantiga infantil: Passarás)

Passarás, passarás,
logo no vestibular/
se não for na Unicap
a de ser na federal
Nosso sangue é formado pelo plasma que contém/
Albumina, globulinas e fribrinogênio também
Hemácias anuleadas,
 hemoglobina contém/
Que transportam o O2
e o CO2 também
As plaquetas não são células
são apenas fragmentos/
Os leucócitos defendem o nosso corpo
 a todo momento

183- Paródia de biologia -  sistema nervoso (Teresinha de Jesus)

A resposta aos estímulos
chamamos excitação/
Os estímulos geram impulsos
que provocam reação
Os neurônios sensitivos
aferentes sempre são/
pois conduzem para o centro
os impulsos meu irmão
Os motores, efetores, e
ferentes eu diria/
Trazem de volta os impulsos para a periferia
Nossas glândulas, nossos músculos,
neste sistema complexo/
são os orgãos efetores
dos nossos arcos-reflexos


184- Paródia de biologia -  Gametogênese (Ciranda cirandinha)

A gametogênese ocorrerá/
Nas gônodas visando gametas formar
primeiro ocorre multiplicação/
Depois o crescimento e maturação

Espermatogônias sofrem a mitose/
Originado espermatogônias filhas
Citos II sofrem a meiose II/
Formando espermátides logo em seguida

As espermátides vão realizar/
A espermiogênese prá então formar
Espermatozóides que tem a função/
De encontrar o óvulo na fecundação.


185- Paródia de química - Respiração  -  Ritmo Carnaval:

Inseto eu quero, inseto eu quero
Inseto eu quero respirar
Me dá traquéia,
me dá traquéia
Assim meu sangue
não vai ter que transportar
O2 O2 O2
O caramujo respira por pulmão
Brânquia é utilizada por ostra e camarão
A filotraquéia é usada pela aranha
A lesma e a minha tem respiração cutânea.


186- Paródia de biologia -  Polinização (Ritmo Ilariê)

Tá na hora, tá na hora
Da planta polinizar
Com auxílio de um inseto
Grão de pólen transportar
E saindo da antera
No estigma vai chegar
E formar tubo polínico
Para o óvulo fecundar
Ila Ila Ilariê ô ô ô
É um lindo insetinho
Polinizando a seu favor
187- Paródia de biologia -  Estômato e o potássio
Ritmo : "se essa rua, se essa rua fosse minha..."

Se há entrada, se há entrada de potássio
Muito água, muita água vai entrar
Aumentando, aumentando o volume
E aberto, e aberto vai ficar.

Se há saída, se há saída de potássio
Muita água, muita água vai passar
Reduzindo, reduzindo o volume
E fechado, e fechado vai ficar.


188- Paródia de biologia -  olhando a célula
Ritmo : (Asa Branca)

Quando a célula dentro
Pra saber da secreção
Eu perguntei ei, ao professor o (bis)
Será do golghi esta

Inté mesmo a proteína
Necessita produção
Intão se eu disse ao professor
Ergastoplasma esta função

Intão se eu disse ao professor
Engastoplasma esta função

Quando verde das tua folhas
Receber iluminação
Eu te asseguro é fotossíntese (bis)
É dos plastos essa função

Quando olhei a célula dentro
Pra saber da digestão,
Eu perguntei ei, ao professor o (bis)
Do libossomo esta função

Inté mesmo a mitocôndria
Sai fazer respiração
Intão se disse ao professor (bis)
Energia, liberação

Quando cílios e flagelos
E o fuso na divisão
Eu te asseguro vire rosinha(bis)
É do centríolo esta função


189- Paródia de biologia -  Esporócitos
Ritmo : (Casa Engraçada)

Era uma esponja muito engraçada
Não tinha tecido, não tinha nada
Não tinha estrutura pra respiração
Não tinha órgão para excreção
Não tinha nervos, nem em rede
Nem capilares na sua parede
E não tinha celoma ali
De onde poder retirar xixi
Mas tinha genola para reprodução
E coanócito para digestão (bis)
154- Paródia de física digestão
Ritmo : (Yellow submarine)
Glicídeo, monossacarídeo
Proteína, aminoácido
Acido nucléico, nucleotídeo
Lipídeo, acido graxo e glicerol
Vitaminas, águas e sais
Não fazem digestão, não fazem digestão (bis)


190- Paródia de biologia - Vitaminas - Ritmo :"marchinha de carnaval"

Questões sobre as vitaminas
e as doenças causadas pela carência das mesmas
Sem vitamina C
O escorbuto pega você
E o raquitismo acontece porque?
Falta vitamina D
Quando há cegueira noturna
falta vitamina A
Quando há uma hemorragia
falta vitamina K
Sem vitamina E
o rato não vai ter nenê
E o beri-beri acontece porque
falta vitamina B1!


191- Paródia de matemática -  O Cálculo do M.M.C

Eu vou aprender, eu vou aprender,
como calcular o m.m.c

Mínimo Múltiplo Comum é muito fácil aprender.
É só você seguir o que eu vou te dizer
Peque os números dados pelo professor
Porque em fatores primos nós temos que decompor.

Toda decomposição começa para 2
E se não der mais eu passo para 3
E se não der mais eu passo para 5
Só não posso esquecer só vale fatores primos

E quando terminar a decomposição
Tenho que fazer a multiplicação
Dos fatores primos que eu encontrei
O produto dos priminhos é o m.m.c


192- Paródia de biologia - Planeta Azul  (Chitãozinho e Xororó)

A vida e a natureza  sempre a mercê da poluição
Se inverte as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que planta colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz

Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada, o sol abrasador
Rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo de água
Quanto ao futuro inseguro será assim de norte a sul
A terra nua semelhante a lua
O que será desse planeta azul
O que será desse planeta azul

O rio que desce as encostas
Já quase sem vida parece que chora
Num triste lamento das águas
Ver devastada a fauna e flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia
Preservar a vida
Estar bem com Deus.


193- Paródia de biologia - A natureza

A Natureza pede passagem
E muito respeito}BIS         
Não respeitando a Natureza
Não tem nada feito } BIS


Criado por ela o céu e o mar
E todos Elementos
Que existem por lá
Respeitando a Natureza
Só iremos lucrar[ BIS

As Florestas
Também vem aqui falar
Por que não devemos desmatar
Por que sem Florestas
Os Rios vão secar
E sem energia
Iremos ficar.
ESTRIBILHO

As águas da TERRA
Chama-se HIDROSFERA.
A camada sólida LITOSFERA
A camada de ar
Chama-se ATMOSFERA
Vegetais e animais
Vivem na BIOSFERA


194- O cio da terra  (Milton Nascimento/Chico Buarque)

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra propícia estação
E fecundar o chão


195- Planeta azul – Chitãozinho e Xororó

A vida e a natureza
Sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno
E frio no verão
Os peixes morrendo nos rios,
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo o que se planta, colhe,
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando
O leito dos rios secos,
Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul:
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse Planeta Azul?
O que será desse Planeta Azul?
O rio que desce as encostas
Já quase sem vida parece que chora,
Num triste lamento das águas
Ao ver devastada a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde,
Regar a semente que ainda não nasceu,
Deixar em paz a Amazônia,
Preservar a vida,
Estar de bem com Deus


Atividade:

1. Proponha aos alunos a observação e análise de águas de origens diferentes (rio, manancial, lago etc). Para tanto, utilize critérios como:
a) lixo flutuante ou acumulado nas margens
. nenhum lixo (boa qualidade)
. pouco lixo ou apenas árvores, folhas, aguapés (qualidade média )
. muito lixo (água poluída)
b) peixes
. muitos (boa qualidade)
. poucos, raros (qualidade média)
. nenhum ou só guarus (água poluída)
c) material sedimentado
. ausência, não é possível medir (boa qualidade)
. baixa quantidade, menos de três milímetros (qualidade média)
. alta quantidade, mais de três milímetros (água poluída)
Obs.: utilize um copo cheio de água para essa experiência.
d) cheiro
. nenhum (boa qualidade)
. fraco, de mofo ou capim (qualidade média)
. fétido ou cheiro de ovo podre (água poluída)
2. Os alunos podem pesquisar cartas e fotos de satélites que mostrem a poluição das águas no globo terrestre e a concentração de clorofila na camada superficial das águas, determinando as condições de vida dos seres marinhos. Para informações sobre cartas e fotos de satélites.

3. Solicite aos alunos que construam uma linha do tempo que mostre a evolução das sociedades relacionada à tecnologia do manejo e utilização da água, destacando aspectos como culturas agrícolas irrigadas, água encanada, esgoto, água tratada, construção da roda d'água, construção de hidrelétricas.

4. Proponha uma pesquisa sobre invenções de máquinas movidas a água e sua importância; a partir dessa pesquisa, sugira a elaboração de desenhos, pinturas, maquetes, protótipos relativos ao tema.

5. Divida a classe em grupos e oriente para que cada grupo estude um ecossistema aquático brasileiro. Sugere-se que o estudo aprofunde os aspectos:
a) características gerais e capacidade de adaptação dos seres vivos que compõem o ecossistema;
b) cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos;
c) ação do homem nesses ecossistemas.

6. Desenvolva, no início do semestre, a seguinte atividade:
a) solicite que os alunos tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma explicação sobre os campos onde estão registrados o volume de água consumida, o período, o valor;
b) realize um trabalho de conscientização sobre a importância da água para a preservação da vida. Esse trabalho pode ser iniciado com a leitura de um texto ou com a apresentação de um vídeo da série 'Água na Boca.
c) faça um levantamento e registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água;
d) estimule, através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências;
e) promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso.

7. Solicite um estudo sobre "sociedades sustentáveis" no aspecto referente à preservação da água e promova as seguintes atividades:
a) debate: divida a classe em duas alas, sendo que uma defenderá a "sociedade sustentável" e a outra fará a oposição;
b) providencie o registro das idéias favoráveis e desfavoráveis para posterior reflexão e elaboração de um relatório final.

8. Após localizar num mapa de onde vem a água que abastece a cidade, os alunos deverão mostrar, com desenhos, o caminho da água até chegar às casas, e a sua saída, já como esgoto.

9. Oriente os alunos a realizar em grupo o planejamento e construção da maquete de uma casa colocando hidrômetro, canos, caixas d'água, torneiras, chuveiros, vasos sanitários e ralos. Durante a construção da maquete, discuta com os alunos o caminho da água dentro das nossas casas e enfatize a origem e o local de tratamento dessa água.

10. Promova um estudo do meio com a realização das seguintes atividades:
a) visita a uma estação de tratamento de água, em que um técnico explique aos alunos os processos de decantação e filtração e qual o papel das algas no processo de purificação da água;
b) a partir dessa visita, proponha aos alunos a elaboração de um relatório ilustrado sobre as fases de tratamento da água;
c) peça aos alunos que expliquem quais as conseqüências do aumento e da diminuição da quantidade de algas nas águas.

11. Visite uma estação de tratamento de esgotos e chame a atenção dos alunos para as medidas obrigatórias de segurança e higiene adotadas (vestimentas adequadas dos trabalhadores, calçados, máscaras, sinalizações etc.). Solicite a um técnico da estação que faça uma exposição oral a fim de mostrar a relação entre consumo de água e produção de esgoto, entre quantidade de lixo e poluição da água. Em sala de aula, promova um debate e reflexão sobre a importância de não se jogar o lixo e o esgoto em lugares inadequados.

12. Solicite aos alunos que façam um estudo sobre as causas de poluição das águas (como agrotóxicos, esgotos, detritos industriais etc.) e suas conseqüências para a vida na Terra.

13. Peça uma pesquisa sobre o que os governos estão fazendo pela preservação de mananciais e como ONGs - organizações não governamentais - colaboram com esse trabalho.

14. Proponha aos alunos que procurem em jornais e revistas matérias sobre a situação da água nas grandes cidades e montem dois murais: um que mostre matérias com informações positivas sobre essa situação e outro que mostre matérias com informações negativas.
O professor pode orientar os alunos para uma reflexão sobre esse assunto.

15. Solicite aos alunos a observação de uma localidade de sua cidade: sua casa, a rua onde mora, uma área de lazer, o percurso que faz até a escola, registrando qualquer sinal de desperdício ou poluição das águas. Na sequencia, realize as seguintes atividades:
a) estabeleça uma discussão em sala de aula e indique um aluno para registrar todas as conclusões dos participantes;
b) defina como trabalho individual o que cada um pode assumir para melhorar a situação observada;
c) estabeleça como trabalho individual o que cada um sugere para que a comunidade resolva ou amenize os problemas constatados;
d) o professor poderá apresentar aos alunos a síntese final das sugestões.

16. Sugira a elaboração de um jornal ecológico, no qual os alunos expressem, por meio de pequenas reportagens, denúncias de agressões à natureza e divulgação de campanhas de preservação e uso adequado da água potável. É importante que os alunos, orientados por professores, tenham a liberdade de se expressar utilizando sua própria linguagem.

Algumas sugestões de como fazer:
a) discussão das possíveis seções do jornal;
b) definição dos temas ecológicos das matérias principais;
c) visita aos locais das reportagens para uma melhor coleta de informações e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustrarão a reportagem;
d) elaboração de textos individuais e coletivos, posteriores à discussão em grupo;
e) entrevistas com pessoas relacionadas com os temas escolhidos;
f) fechamento e digitação das matérias;
g) distribuição das matérias e fotos nas páginas do jornal (diagramação);
h) elaboração das legendas e manchetes;
i) distribuição na escola e na comunidade.

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