QUESTÃO 1
Lisbela e
o Prisioneiro foi encenada em 1961 e publicada, em livro, em 1964. Nos trechos
da peça, transcritos abaixo, apenas dois
trazem referências comprovando, de fato, que a ação se passa antes dos anos 60 do século passado,
conforme as respectivas justificativas.
LEIA com
atenção cada trecho e assinale, a seguir, a alternativa que indica CORRETAMENTE essas duas referências.
I “ Ô cabra
leso danado! Só pensa em fita de série .Esse daí, se o
Cinematógrafo
deixasse de existir, ele morria. ”: um
dos personagens, o praça Jaborandi, costuma ir ao cinema para assistir filmes seriados, gênero que a partir
dos anos 60 deixou de ser exibido no cinema, migrando, depois, para a TV.
II “ Eu
digo cela com cê-cedilha. ”: o personagem afirma como se
grafava a palavra cela conforme
ortografia vigente na primeira metade do século XX.
III “ Um
dia, a gente ouviu dizer que o Zepelim ia passar por lá. Foi um alvoroço! (...) Eu tinha uns oito anos . Quando vi, foi aquela beleza
atravessando o céu. Me esqueci de tudo e
saí andando atrás daquela claridade. (...) E assim tem sido a minha vida,
sempre me perdendo atrás do que é
bonito. ”: Leléu, o personagem central, tem no máximo 30 anos e se lembra de quando, ainda criança, viu o
Zepelim, transporte que se extinguiu antes de 1940.
IV “ Não
aceito esse pensar. Compaixão de bicho,
por quê ? Pra que é que são os bichos? Pra
gente derrubar com tiros, pegar com armadilhas, sangrar, montar neles, botar
carga, sela...O homem é o dono das
coisas, Doutor... Ter compaixão de bicho
é vício . ” : essa fala de Leléu, o
protagonista, mostra que os maus tratos dispensados aos animais, atitude hoje considerada politicamente incorreta, era
prática normal e aceitável até a metade do século passado.
V “ Pois
pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.”: como afirma o advogado, Dr. Noêmio, um dos antagonistas, até
1960, entre as pessoas instruídas, era moda não comer carne.
A) I e
III
B) II e
IV
C) III e
V
D)IV e V
QUESTÃO2
“O
regionalismo de Lisbela e o Prisioneiro
, fundado no aproveitamento de incidentes testemunhados por amigos, por familiares e por
Osman Lins bem como apoiado na transposição de ditados, expressões populares e dísticos
encontrados em para-choques de caminhões, é transfigurado sob a pena de seu autor.”
(Sandra Nitrini, S.Paulo, junho de 2003.)
Assinale,
abaixo, a alternativa cujo trecho citado
NÃO confirma
a análise de Sandra Nitrini:
A) “Ia
pra bem dez ou oito anos que eu não topava um boi, delegado.”
B) “No
mês passado, sim. Vendi um desse que diz padre-filho espírito-santo. Mas isso é
muito vasqueiro. Agora curió, eu tenho
bom.
C) “Quando
é ontem, eu fui lá buscar a roupa e ele, com licença da palavra, me jogou um capitão cheio. Saí de lá ensopado e com o cheiro
mais horroroso do mundo.”
D)“Hoje mesmo eu vou em Glória do
Goitá receber dinheiro de um freguês. (...) Depois, eu tenho de ir na Boa Vista, que fica meio longe,
é quase na fronteira com a Bahia.”
QUESTÃO3
Quanto à
organização do texto teatral ou dramático, ao seu desenvolvimento e ao tipo de
público a que se dirige, verifica-se que
a obra Lisbela e o Prisioneiro
A) Divide-se em capítulos, a
história é desenvolvida pela narrativa e destina-se a um público alfabetizado.
B) divide-se
em atos, a história desenrola-se pelos diálogos das personagens e destina-se ao
público em geral.
C) divide-se em parágrafos,
desenrola-se em narração e diálogos, e dirige-se a um leitor especializado.
D)divide-se em tópicos, a
narrativa desenrola-se em diálogos indiretos e dirige-se a um leitor acadêmico.
QUESTÃO 4
Considere
o seguinte trecho da peça
Lisbela e
o Prisioneiro:
LELÉU (...) Te lembras quando a gente trabalhava
nos dramas?
LAPIAU Se me lembro? Ora se! Peça formidável era
aquela: Meu Único Progenitor.
LELÉU E a Paixão de Cristo? A Paixão de Cristo,
rapaz. Aquilo é que era uma peça. (...)
CITONHO Mas espere, você também já trabalhou na
ribalta, Leléu?
LAPIAU E era grande. Tinha uma peça que ele fazia o
papel de Remorso e eu era o Crime.
Quando a
gente aparecia em cena, os dois, palmas era lixo. Mas aquilo era uma peça de entortar o cano.
LELÉU O Filho Amaldiçoado.
LAPIAU Não, maldito.
LELÉU Ah, sim. O Filho Maldito.
CITONHO Mas sim senhor. O homem também já foi
artista dramático! Afinal de contas, o que
é que você ainda não fez na vida, rapaz? (...)
LELÉU Uma vez, Citonho, na Semana Santa, eu fui o
Cristo e o jumento empacou, você já viu?
Na entrada de Jerusalém. Cristo fazendo tudo que era de milagre, mas não havia jeito de tirar o jumento do lugar.
Tive que entrar a pé em Jerusalém. E com
uma raiva danada do Jumento.
No trecho
transcrito acima, a intertextualidade se dá na forma de
A) Paráfrase , por causa das
recriações de textos de outros autores e
Epígrafe ,
porque há trechos de outros autores no
início do texto lido.
B) Paráfrase , pois o texto
apresenta reprodução explícita de outros textos, reforçando ideias e alusão
, por causa da menção a outros textos.
C) Citação , por causa de
transcrições de trechos de outros autores e alusão , porque há menção a outros textos, de outros autores.
D) Paródia , pois há ironia na
construção do texto, referindo-se a outros autores e pastiche , porque o autor imita o estilo de outros
autores.
QUESTÃO 5
Ainda em
relação ao trecho da peça, transcrito na questão anterior, também ocorre metalinguagem, pois
A) a peça refere-se ao modo de se representar
algumas outras peças nas próprias falas de alguns dos seus personagens.
B) a peça refere-se a outras peças e
alguns personagens revelam-se, eles próprios, atores que representam outros personagens.
C) a peça apresenta personagens que
dão indicações explícitas de como eles próprios devem ser representados.
D) a peça trata de assuntos
inerentes ao gênero dramático, inserindo, na própria trama, problemas que costumam ocorrer em cena.
QUESTÃO 6
Lis bela
e o Prisioneiro é uma obra que, por ser
escrita para o teatro e retratar personagens populares típicos da Região Nordeste,
apresenta um aproveitamento literário recorrente dos modos de falar, muitas vezes diferindo do que
prescreve a norma culta.
Entre os
trechos transcritos a seguir, isso só NÃO
se observa em:
A ) “Tenho passado a minha vida toda (...),
tratando todo mundo bem, sem fazer mal a uma mosca, nem carne eu como ...”
B) “ Liás, cabra safado não serve
pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos do peito e o caroço do imbigo que é pra não
deixar marcas da surra.”
C) “Pois voincê agora me tirou um
peso de cima. Ô homem dum juízo escanzinado. Por que é que voincê não assume essa delegacia?”
D) “Não adianta, rapaz. Tenente
Guedes Lima não está aqui, de modo que de maneiras tais, você está perdendo o seu latim .”
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